Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tudo indica que o jovem Santiago Arias vai acompanhar Stijn Schaars na viagem para a Holanda e o PSV Eindhoven, numa medida que só pode ser interpretada como uma redução de corpos e da folha salarial. É evidente que é prematuro comentar valores uma vez que nada é ainda oficial, mas não passa de pura fantasia esperar que o negócio possa vir a valer 4 milhões de euros como indica o Record, sendo mais plausível os 1,8 milhões citados pelo jornal O Jogo. Seja qual for a verba, vai ser modesta, especialmente considerando que o Sporting só detém 37,5 por cento do passe de Schaars e 46,0 por cento do de Arias.

Mas a questão mais pertinente até se centra em uma outra disposição: o Sporting vai fazer a época com somente Cédric Soares como opção a lateral direito, depois da saída também de Miguel Lopes ? Parece que vamos de um extremo ao outro, de três para um, e sem garantias de rendimento, por promissor que Cédric seja. A dispensa de Arias surpreende precisamente por isto e por ele ter vindo a ser considerado como uma forte aposta para o futuro. Aquilo que o presidente e os administradores da SAD pensam não é grande mistério, gostaria de saber, no entanto, o parecer de Leonardo Jardim, já que não acredito de modo algum que ele fique entusiasmado pelo reduzido leque de opções à sua disposição.

 

publicado às 11:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 12:41

Pelo que fala hoje a imprensa, o Sporting contratará um lateral direito para concorrer com Arias. O Esgaio é sempre uma hipótese mas o próprio jogador afirma que se sente muito melhor a jogar a extremo.

Não gosto da saída de Arias. Acho que ele não mostrou todo o potencial que tem. Acho que ele tem tanto potencial para lateral como o Carrillo para extremo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 12:47

Bem, se o Arias está de saída, ninguém vai ser contratado para concorrer com ele. O Esgaio ?... Não o imagino nessa posição, já que entre outras considerações não tem a velocidade que hoje em dia se requere a um lateral.

Não é segredo que ele tem andado descontente pela falta de oportunidades na equipa principal, mas acho que era de ficar.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 13:02

Foi um lapso. Queria dizer Cedric...
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 12:46

Nada disto tem ponta por onde se pegue.
Sem imagem de perfil

De George a 13.07.2013 às 13:36

Não fale mal de si próprio na internet, haja luz; tenha auto-estima.

Caro Rui,
O negócio em si não me parece nada mau, dependerá dos valores. Gostava que Arias ficasse, mas a verdade é que passados 6 treinadores, não foi aposta de nenhum.
A contratação de um novo lateral direito parece-me redundante, e duvido que não passe de boato, mas não sou eu o treinador. Relembro que Eric Dier faz muito bem o lugar de lateral direito, sendo que prefiro vê-lo jogar a defesa-central e não como trinco. Posto isto, temos neste momento uma boa dupla de centrais e fartura no meio-campo, daí que quando necessário pode perfeitamente desempenhar o lugar de lateral direito com competência e qualidade, características que tem de sobra. Esgaio seguirá a extremo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 14:20

Caro George,

O negócio pela óptica desportiva só poder mau, pela financeira teremos de saber os valores exactos. O Schaars voltando à sua forma depois de um ano de lesões, não tem ninguém no plantel que lhe tire o lugar: 2011/12: 47 jogos como titular, 3 como suplente utilizado, 3540 minutos de jogo e 5 golos. Arias chegou com 19 anos e a questão dos treinadores não diz muito pelo óbvio. O que o poderia ter chamado foi Jesualdo Ferreira, mas não o fez porque tinha Lopes e Soares e a equipa B ficaria ainda mais desfalcada. Nesta, na época passada, ele fez 30 jogos como titular.

O que indica sobre Erdic Dier é precisamente o que eu temo. Ele representa um grande valor mas não pode nem deve andar a mudar de posição dia sim dia não. Ele é um defesda central puro, embora se aceite como trinco ou a 8, mas não é o melhor para ele nem para equipa.

O negócio visa arranjar uns tostões porque eles estão "tesos", reduzir corpos, porque têm muitos e baixar a folha salarial. A vertente competitiva é a última consideração.
Sem imagem de perfil

De George a 13.07.2013 às 14:42

Caro Rui,

De acordo nisso, Schaars é um óptimo jogador, mas não se pode passar por cima do ano 2012/2013, idade, mais um ano de contrato, e o seu historial de lesões. Como mais abaixo refere que Matias foi bem vendido, muito do que se aplica a Matias aplica-se a Schaars, pois como referi a última época foi semelhante a uma normal do Matias (com as agravantes referidas na primeira frase). É claro que, tal como Matias, é fácil gostar de um jogador como Schaars, daí que seja sempre agri-doce, dependendo dos valores.
Sobre Arias, acho que já dissemos no geral tudo, não havendo desacordo de fundo.
Dier, é claro que também não quero que ande a pular de lugar, mas por alguma razão a polivalência é uma característica cada vez mais importante no futebol moderno. O que não podemos, isso sim, é passar a vida a ter tantos jogadores lesionados. Com as lesões que habitualmente temos, nem 3 laterais direitos nos bastam para as eventualidades.(estou a exagerar, mas a regularidade nos nossos jogadores lesionados é exagerada, veja-se o Porto)

Por último, é óbvio que temos de fazer dinheiro e poupar. Vamos é esperar que o SCP consiga no médio-prazo ganhar outra pujança, e as competições europeias serão essenciais para tal.
Cumprimentos, e continuação de um bom fim-de-semana

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 14:59

Caro George,

O único historial de lesões do Stijn foi a época passada com aquela lesão grave que o manteu ausente, salvo erro, mais de 3 meses.

O Matias foi para o Fiorentina e este é o seu registo. 11 jogos como titular, 14 como suplente utilizado, contabilizando os minutos de jogo, jogou somente 12.8 jogos e marcou um golo.
Repito, eu gostava muito dele, quando estava bem, e era e é o único que fazia a posição 10. Tudo indica que vamos fazer mais uma época sem 10, mas com uma dúzia de centrais, para boa medida.

As lesões têm muitas explicações, inclusive, claro, da preparação física e do planeamento de manutenção.

Essa "por último" é que é a chave, mas não é fazer dinheiro, a bem dizer, mas sim fazer "tostões" pelo evidente. Claro, quem aposta em poupanças por necessidade e visão, terá de no final das contas explicar-se. O Godinho Lopes, ou melhor, a SAD, exagerou em um sentido, e agora vamos directamente para o polo oposto.

Também para si um, excelente fim-de-semana.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 13:43

Quanto é que ganhas?
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 14:00

Haja Luz, enquanto fizer comentários como "Schaars vale no mínimo 4 milhões", quando custou ao Sporting 850 mil euros e só tem mais um ano de contrato (além de ter desvalorizado muito na época passada e estar com 29 anos), dificilmente será levado a sério...
Quanto a Arias, quando foi contratado em 2011 (a custo zero) foi estimado que o seu valor de mercado era 2,5 milhões. Passados 2 anos, sem qualquer afirmação na equipa principal, dificilmente valerá esse dinheiro. Mas com esta saída, repito, não concordo.
Sem imagem de perfil

De eu sou assim a 13.07.2013 às 14:05

E falámos nós da venda do Moutinho pelos tripeiros, para fazer vendas destas. Mas pronto, o que interessa é a redução da massa salarial, isso até entendo. Agora ficamos com 1 lateral direito?!?!?!
Ou já estará algum brasileiro contratado pelo Inácio na 2ª divisão brasileira???

Medo...
Sem imagem de perfil

De FCS a 13.07.2013 às 14:12

O Schaars vale 4 milhões? Com 29 anos e mais 1 ano de contrato?

São os mesmos que defenderam a venda do Matias porque só tinha mais um ano de contrato, por 3 milhões?

Tá certo...
Sem imagem de perfil

De Valentão a 13.07.2013 às 14:20

E tens opinião sobre isto?
O negócio do Matias foi mau? O do João Pereira foi mau? Este foi mau também? Ou já se torna bom porque os intervenientes são outros?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 14:24

Bem, essa dos "mesmos" ultrapassa-me. Schaars não vale 4 milhões mas não é pela idade, mas sim pela desvalorização por estar no Sporting. Se com 29 está velho, então não sei.

Gostava muito do Matias mas foi bem vendido pelo rendimento dele. Grande jogador, quando jogava e estava ao seu melhor. Deve ver as estatíticas para confirmar o rendimento dele no Sporting.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 14:36

Rui, mais outro por dez

O FC Porto confirmou este sábado, em comunicado enviado à Comissão de Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Juan Quintero.
informaram que pagaram 5 milhões de euros pelos direitos desportivos do médio que pertencia ao Pescara, ficando com apenas 50 por cento dos direitos económicos.

Ainda andam por ai aqueles empregados, que se desmultiplicavam, em posts cheios de número falaciosos, a ver se iludiam os sportinguistas?
Já agora sob o entendimento da falange, dois colombianos, um que jogava num colosso o Pescara, e o outro que jogava num clube que no pensamento deles é pouco conhecido, só assim se justifica, o que eles querem justificar.
Um vale 10, o outro se valer 1 já é um grande negócio, do \"pastor\" que merece um grande aplauso, de pé, durante vários minutos.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 15:01

Mas isto é possível?! Agora compara-se alhos com bugalhos? Então o Quintero não foi dos jogadores mais destacados do Mundial sub-20, juntamente com o Bruma?!
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 14:42

Para mim como já referi, há muito, esses jogadores foram vendidos por números baixos, cerca de 4 M,
mas este negócio, ou melhor esta oferta, não tem comparação.
Se estes jogadores fossem vendido por esses valores, achava o mesmo que em relação aos outros.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 14:45

Rui, não estou de acordo, é um jogador de muita qualidade, internacional.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 15:03

Haja Luz, com respeito, tem de ser realista e reconhecer que todos os jogadores do Sporting - bons e menos bons - foram desvalorizados pos estas duas péssimas épocas- É inevitável, por muito que nos desagrade. Isto, agravado pelo facto de todos saberem que o Sporting não tem dnheiro.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 15:28

Precisamente Rui, ai é que está o ponto.
Sabemos que temos os jogadores desvalorizados, então não se vai vender, porque as ofertas vão sempre ser abaixo do valor dos jogadores, e consequentemente estamos a desvalorizar o clube em dois aspectos, no aspecto desportivo e no financeiro.
Se por acaso tivermos que vender, que sejam a ofertas pelo mínimo que valham os jogadores sem estarem desvalorizados, porque senão serão sempre mais negócios nas duas vertentes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 15:32

Mas como esta Direcção entrou sem dinheiro e as obrigações são elevadas, já se sabia que este seria o curso. Não há surpresa alguma.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.07.2013 às 15:35

Rui, esta falange assalariada, que mais uma vez aplaudiu o chefe, são os mesmos que há uns tempos chamavam nomes atrás de nomes, quando se venderam jogadores, a rondar os 4M.
Com esta gente não se pode ter qualquer espécie de diálogo sincero, são de uma falsidade e hipocrisia impressionante
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 15:45

Caro Haja Luz, compreendo perfeitamente a sua frustração, mas não se deve excitar tanto, é mau para o coração, eu que o diga. Deve lidar factualmente com cada caso conforme surge e se confirma.

Nós bem sabemos que há dois critérios relativamente a tudo, e negócios com jogadores não é excepção: o que é de "ontem", foi e sempre será mau, o que é de "hoje", é sempre será bom. É a realidade do Sporting do momento.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 16:07

O Haja Luz é tão ou mais extremista que os apoiantes da actual direcção. Só que é ao contrário... Tal como existiram bons e maus negócios no passado, o mesmo vai acontecer com esta direcção.
Ainda não sabemos ao certo quais os valores envolvidos no negócio com o PSV mas, à partida, e tendo em conta o valor de custo e a desvalorização da última época, não se podem esperar valores muito altos. Sendo que, qualquer valor abaixo de 2 milhões por Arias, acho pouco, mais pelo potencial que ele tem do que pelo rendimento nestes dois últimos anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 16:22

Se for 2 milhões, dará ao Sporting 920 mil euros pelos seus 46 por cento do passe. Não merece mais comentário, salvo o parecer técnico indicar que o jogador não é mais-valia alguma e sem margem de progressão.

Pela saída de Miguel Lopes e tudo o resto que está a acontecer com a equipa, era, para mim, a altura ideal para apostar 100% nos dois jovens, Cédric e Arias. Pelos vistos, Inácio e companhia têm outra visão das coisas. Agora vamos recrutar um desconhecido algures numa divisão secundária, por 200 ou 300 mil euros. E, assim, seremos competitivos !!!
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 16:42

Mas, caro Rui, o Sporting já terá recebido mais de 1 milhão de euros pelo venda dos restantes 54%. Se agora receber os restantes 46% no total receberá 2 milhões por um jogador que chegou a custo zero. Não seria propriamente um mau negócio se olharmos apenas ao rendimento do atleta nestas duas épocas.
Quem sabe se não podemos arranjar um bom lateral a custo zero?
Gostaria de saber a opinião de Leonardo Jardim sobre estes assuntos mas sabemos que ele é mais de actos do que de palavras.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 17:15

Preciso de mais tempo para pesquisar, que agora não tenho. O Sporting alienou 50% ao Quality Football Ireland, valor não revelado, e em 29/2/12 4% ao Sporting Portugal Fund por 100 mil.

Curiosamente, no entanto, no RC enviado à CMVM - tenho à minha frente - em Outubro de 2011, o Sporting, sobre "Aquisições" declara ter pago 920 mil euros pelo jogador a "clube não divulgado".

No mesmo comunicado também indica alienações de 50% de Eric Dier e Tobias Figueiredo ao mesmo Q.F.I. por valores não revelados.

Na data deste Relatório o SCP já só tinha 50% de Arias.

Isto são contas muito complicadas que nós a olhar de fora para dentro tentamos simplificar.
Sem imagem de perfil

De sloct a 13.07.2013 às 22:00

Se for correcto extrapolar um valor com base noutro, e não tenho como certo que o seja, se 4% do passe correspondem a 100 mil euros, isso quer dizer que o passe estava avaliado em 2,5 milhões de euros.
Nesta linha de pensamento poderemos inferir que o Sporting alienou 54% do valor do jogador por 1.350 milhões de euros, não sendo conhecido o valor correspondente aos 46% restantes.
Admitindo que esse valor seja 0 (hipótese meramente académica), então podemos concluir que o jogador custou 920.000 euros e foi vendido por 1.350 milhões, tendo desta forma originado um lucro de 430.000 euros.
Obviamente que não incluo aqui os custos com salários nem com amortizações.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 22:27

Bem, sabemos muito pouco ao certo. Para efeitos da CMVM, o Sporting avaliou o passe ade Arias em 2,5 milhões, mas o mesmo documento não refere que o Sporting tenha alienado 50% do seu passe, mas sim que só adquiriu 50% do seu passe, o que é bem diferente.

Eu calculo que ele tenha sido vendido por um milhão e Schaars por 600 mil. E, sendo assim, só para efeitos de calculo, do Arias o Sporting recebe 460 mil euros e do Schaars 225 mil.

Também admito que pela reestruturação e pelas declarações de BdC que esse 4% de Arias tenha sido recuperado e que pelo menos 15% de Schaars igualmente. Mas tudo isto não passa de conjecturas.

Também calculo, e aqui sinto 99% de confiança no que digo, que o Schaars foi comprado por 850 mil e que os 500 mil da diferença referem-se ao prémio de assinatura faseado ao longo dos seus três anos de contrato. A dificuldade que consta nas negociações centram-se em Schaars não querer abdicar da parte da assinatura que faltava pagar e que estava integrada nos pagamento desta que, obviamente, ele não chegaria a fazer.Aqui penso que estou certo.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 13.07.2013 às 15:53

É muito fácil rebater o Haja Luz mas, já agora, se está a falar do Matias Fernandez e do João Pereira, acho que foram maus negócios. Por duas razões muito simples: ambos estavam valorizados pela campanha europeia do Sporting. E a outra razão é o lucro das transferências: Se o João Pereira ainda deu algum lucro (foi vendido por 3,7 milhões, tendo custado 3 milhões), o Matias Fernandez deu prejuízo. Custou um total de 5,2 milhões e foi vendido por 3,15 milhões + um x por objectivos, sendo que por ter atingido a Liga Europa este ano, recebemos 250 mil euros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.07.2013 às 16:00

Relativamente ao João Pereira, nunca concordei com a sua saída, pela sua mais-valia desportiva, mas, cá estamos; estávamos a contar com Cédric e...Santiago Arias.

O Matias é o velho argumento: seis numa mão e meia dúzia na outra. Ainda há pouco respondi noutro comentário que só fez 12 jogos no Fiorentina na época passada. Excelente quando está bem, mas suas constantes oscilações prejudicam imenso o seu valor numa equipa.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo