Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 14.07.13

 

«Começa a ser difícil prever qual será a nossa equipa. Schaars é um jogador internacional holandês de classe, dotado de uma capacidade técnica acima da média, capaz de fazer várias posições (MC, MD e até LE), com forte personalidade dentro e fora do campo. Uma coisa é certa, a vir alguém será inferior.

 

Mas não deve vir. No plantel actual as soluções naturais são Adrien e João Mário, mas Dier deverá ser o titular (embora concorde que a sua posição natural é de DC). Mas Adrien também pode sair. Há pois uma nítida redução qualitativa. Como o Rui diz, passamos de megalomania (Schaars, Elias, Izmailov, só para citar alguns) para uma equipa B reforçada, pelo menos nalgumas posições.

 

Vamos ver o decurso da pré-época. A questão do LD é para mim a mais intrigante. Arias caberia perfeitamente nos planos desta direcção. Não vejo, sinceramente, vantagem nenhuma na sua venda. Mas tendo saído, então concordo com a ideia atribuída ontem por um diário desportivo a Leonardo Jardim: precisamos de um lateral direito.

 

Também muitos talvez não tenham a noção do que vai implicar a saída de Bruma. Além de condicionar a venda dos extremos que temos (para manter a qualidade só Jeffrén poderia sair, quando o maior encaixe pode ser feito com Capel) Bruma oferecia uma coisa que os outros extremos não oferecem: jogo interior e golo. Um pouco como Cristiano Ronaldo no Real Madrid (comparação meramente exemplificativa). Dado que Montero não é um jogador de área, temos aqui alguns problemas.

 

Conclusão: do meu ponto de vista só há espaço para a saída de um extremo, continuamos sem um verdadeiro 10 (mas Labyad ou André Martins podem fazer o lugar), precisamos de um lateral direito e idealmente de um ponta-de-lança com características diferentes de Montero. Mas o mais previsível é que saiam Labyad, Jeffrén, Capel e Adrien. A ser verdade a redução qualitativa será grande. De megalomania para miserabilismo.

 

Dado que o Sporting continua a ser Sporting vejo o futuro difícil. E claro, digo sempre, não foi nada disto que foi prometido. Mas cá estaremos para ver o que sucede. Se estiver enganado de bom grado darei o braço a torcer. Entretanto vou renovar a Gamebox. Sou do Sporting, não sou deste ou daquele presidente.»

 

* Leitor: AM

 

publicado às 10:22

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De FCS a 14.07.2013 às 11:58

"De megalomania para miserabilismo."

Pois... quando se acaba a fartura e é preciso viver com o que se tem, é lixado.
Sem imagem de perfil

De AM a 14.07.2013 às 13:12

Caro Rui, obrigado pela simpatia ao dar destaque às minhas palavras.

Quanto ao FCS só queria corrigir: vive-se com os apoios que se conseguem congregar e pelo visto o atual presidente,até gora,apresentou muito pouco. Portanto estamos e vivemos pobrezinhos.

Num clube com a nossa dimensão é sempre possível fazer mais.
Não vou voltar à temática eleitoral e às promessas então feitas. Mas haveria muito para dizer.

Vou esperar (e desejar) que afinal aquilo que eu disse no texto não se verifique e quando começar o campeonato o plantel não seja o que penso que vai ser.

Se formos capazes de apresentar uma equipa que honre a nossa história e dimensão social cá estarei para fazer o meu mea culpa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 14:45

Caro AM, eu é que agradeço a contribuição.
Sem imagem de perfil

De FCS a 14.07.2013 às 15:44

Parece-me a mim que os apoios que se conseguiam congregar mais não eram do que acumular dívida.

Quanto a mim, chega desse tipo de apoios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 16:15

O MM fez referência a apoios que se "conseguem" congregar e o FCS aos que se "conseguiam". Não sei portanto se se refere ao presente ou ao passado.

De qualquer modo, embora já se tenha feito a incontornável reestruturação, efectuado uma série de cortes em diversas áreas, admito até que muitos eram absolutamente necessários, despedimentos e poupanças diversas, etc., uma outra disposição é certa: através desta direcção ainda não entrou um "cêntimo" fresco nos cofres do clube e a "ginástica" mensal para fazer face às múltiplas obrigações mantem-se no mesmo ritmo.
Sem imagem de perfil

De AM a 14.07.2013 às 16:55

Caro FCS, penso que percebeu o que eu disse. Mas os apoios que refere, os que dependem do endividamento, também foram utilizados por BdC no âmbito do processo de reestruturação financeira,conforme foi referido pelo próprio em entrevista ao "Dia Seguinte". Falou no valor concreto de 16,5 milhões que tinham sido injectados,desde a sua entrada, pelos parceiros bancários.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 14.07.2013 às 12:46

Schaars, com uma capacidade técnica acima da média???

O último jogador com capacidade técnica acima da média que passou pelo Sporting foi o Matias Fernandez.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 14:45

Cada um tem a sua opinião e direito a ela. Não gosta dele ? Pode estar descansado que já se foi embora.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 14.07.2013 às 16:19

Onde é que eu escrevi que não gostava?

Umas aulas de leitura...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 16:33

Tanto sarcasmo para tão pouco...

Devia ter explicado porque é que um jogador 40 vezes internacional pelo seu país, 20 pela selecção A - que neste caso é "só" a Holanda, na sua opinião, não tem técnica acima da média.

Deixe o sarcasmo no bolso!
Sem imagem de perfil

De Mauro Maia a 14.07.2013 às 16:49

Eu também estou preocupado com a equipa principal do Sporting. Mas tenho uma visão diferente,não vejo como "miserabilismo" mas como oportunidade para os jogadores demonstrarem esforço, dedicação , união e garra pelo Sporting. Como sabem o Sporting só vai ter 20 jogadores A e 20 jogadores B,podendo os B chamados a jogar na equipa principal e os U19 e juniores jogar pela equipa B.Como tal aguarei numa caneta e fiz uma equipa olhando para o ordenado dos jogadores,reforços,jogadores com mercado,jogadores com futuro e capacidade para lutar pelos lugares da liga dos campeões.As minhas duvidas : Golas ou Boeck ? ; Labyad ou Adrien ou Plange ? ; Viola ou Rubio ou Betinho ? ; Carlos Mané ou Jeffren ou Bruma ; Contudo optei e a Equipa Principal do Sporting 2013/14:
20 Jogadores + 6 da equipa B
GR: Patricio (C),Luis Ribeiro(i,S,B),Victor Golas(i,B)
DD: Cedric,Esgaio,Fabrice Fokobo (i,B)
DE: Jefferson,king
DC: Mauricio,Rojo,Ruben Semedo(i,B)
Liberos: Eric Dier,William Carvalho
MDC/Mc : Fito Rinaudo,André Santos
MD/MAD/ED : Salomão,Diego Capel (VC)
ME/MAE/EE : Wilson Eduardo,Carrillo,Carlos Mané(i,B)
MAC : André Martins,Labyad,João Mário(i,B)
Av/PL : Salim Cisse,Fredy Montero,Viola
C- Capitão ;VC- Vice Capitão;i- inscritos na equipa A;
S- suplente A; B- da equipa equipa B
De fora para mim ficam Boeck, Plange, Adrien, Rubio, Betinho, Jeffren, Bruma, Ilori e Nuno Reis.
Saudações Leoninas ...Sporting Sempre...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 17:11

Caro Mauro Maia,

Deixarei para o MM o que ele desejar abordar mas, da minha parte, admitindo a plausibilidade de diversos cenários, dois factores principais perturbam a sua equação: não sabemos ao certo o salário de todos os jogadores e, segundo, daqui até o mercado fechar é muito provável que se verifiquem mais saídas, porque sabemos que esse é o intuito primordial da SAD.

Para já Leonardo Jardim anda a trabalhar com 28-30 jogadores, só deverá levar 23 para o Canadá - estamos à espera que sejam anunciados - e ainda é de admitir que chegue mais algum reforço além de Montero.

Não vejo, de modo algum, Adrien ficar de fora, salvo ser transferido. Boeck vai ser o guarda-redes titular indiscutível se Rui Patrício sair. Se não sair, não se quer ver Golas ou o Luis no banco de suplentes da equipa A quando poden jogar na B. Um destes terá que ser mesmo suplente mas só se o Rui sair.

O Ilori só ficará de fora enquanto recupera da lesão da mão. Se não é dada oportunidade a Rubio e Betinho agora, não sei quando será.

Enfim, há mais considerações, estas são só algumas.
Sem imagem de perfil

De Mauro Maia a 14.07.2013 às 19:34

Camarada Rui Gomes,
as minhas fontes sobre os salários dos jogadores são familiares e reservadas porém irão sair e talvez entrar mais jogadores.Tal como vós aguardo a convocatória para o Canadá .Concordo consigo se o Rui Patricio sair o Boeck é titular indiscutível mas se não sair não existe espaço para o Boeck ficar,pois está na hora de apostar num novo guarda redes da academia. Eu coloquei o Luis Ribeiro a suplente pois o Victor Golas é o titular da equipa B e em caso de lesão ou expulsão do titular o Luis Ribeiro pode perfeitamente jogar até ao final do jogo e depois ser convocado o Victor Golas. Quanto ao Ilori ,Nuno Reis,André Martins e Wilson Eduardo o denominador comum é Pinhas Zahavi e a dificuldade que o Sporting está a ter em renovar os contractos destes jogadores (e vice versa) e por isso talvez também os tenha de vender para não perder tudo.Eu gostaria que todos assinassem novos contratos com o Sporting para não acontecer o mesmo que ao Bruma ou pior (se isso acontecer o Ilori (DC,Libero,MDc) o Nuno Reis (DC,DD) , os restantes incluo-os já na minha equipa principal pois demonstram ter mais carácter mas não significa que não possam ser desviados ou vendidos. Sobre os avançados tudo depende da tática , se for com dois na frente precisamos de mais um mas a minha escolha recai no Owusu , eu dou preferência ao 4x3x3 e ao 3x4x3 ,três pontas de lança são suficientes pois os extremos jogam subidos, por isso o Rubio e o Betinho sobram. O Jeffren até podia ser um bom jogador mas é muito irregular e caro. Eu pessoalmente gosto do Adrien mas optei pelo Labayd pois já viu que o Sporting está a fazer um sacrifício financeiro para o ter e isso está a empolga-lo. E depois por cada nova entrada terá de sair alguém ... a lista total poderá ser esta : Boeck ou Rui Patricio, Ilori ,Nuno Reis,William Carvalho , André Martins, Wilson Eduardo, Adrien, Jeffren, Rubio, Plange . Infelizmente tudo é possível e eu estou preparado para que estes possam dizer adeus , embora tenha a esperança de estar enganado ... a ver vamos . SPORTING ...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2013 às 19:54

Caro Mauro Maia,

Camarada ?... muito subjectivo meu caro.

Todos e mais alguns cenários são plausíveis, mas talvez fique surpreendido pela convocatória para o Canadá que acabei de publicar. Rubio e Betinho ficam em casa, entre outros.

Pelas sua contas a recém-negociação do contrato de Marcelo Boeck não tem muita significância.

De qualquer modo, como já disse, tudo é possível e não se sabe até que ponto as escolhas de LJ estão condicionadas pela gestão da SAD. Penso que ele vai jogar num variável do 4x3x3.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo