Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




45 minutos foram bons !

Rui Gomes, em 15.02.14
 

 

 

O Olhanense não é o Benfica, obviamente, mas notou-se logo a partir do apito inicial o tipo de intensidade e dinâmica de jogo que nos habituámos a esperar da equipa do Sporting esta época. Excelentes movimentos de transição pelas alas, tanto por Heldon como por um muito inspirado Carlos Mané, que acabaria por marcar o único golo da partida, servido de forma exemplar por Fredy Montero. O avançado colombiano deve ter ficado a pensar: "Assim é que se faz, é assim que eu quero ser servido". E de forma inesperada, por ser tão invulgar, até verificámos acção de qualidade pelo miolo, que infelizmente não foi devidamente aproveitada por quem ficou em boa posição de remate em três ou quatro ocasiões, como foi o caso de André Martins. 58 por cento posse de bola e 16 remates contra 5, a favor do Sporting, na primeira parte, em que Rui Patrício só aos 44 minutos foi chamado a fazer a sua primeira defesa do dia e, ainda, o golo mal invalidado a Fredy Montero aos 27', por fora de jogo mal assinalado pelo árbitro auxiliar.

 

O Sporting, por razões difíceis de compreender, reduziu a intensidade e baixou o ritmo do seu jogo após o intervalo, deixando de exercer o controlo que era seu até esse ponto do jogo. Mesmo assim, ainda foram surgindo algumas oportunidades para dilatar o marcador, com destaque para um potente remate de Carrillo, aos 84', que foi ao poste esquerdo da baliza do Olhanense. Apenas em uma única ocasião houve perigo eminente para Rui Patrício, num ressalto confuso em que a bola acabou por ir ao lado.

 

Alguns reparos finais:

 

- Marcos Rojo viu o seu 5.º amarelo da campanha, que significa que vai falhar a visita ao Rio Ave. Até é um mal menor, porque limpa o registo e fica apto para a recepção ao SC Braga na 21.ª jornada. Também em situação de perigo estão Maurício, Adrien e Montero, com 4 amarelos, o último já há diversos jogos.

 

- Inconfundível a presença de William Carvalho no meio campo do Sporting, a lembrar a falta que fez no jogo na Luz.

 

- Fredy Montero fez um excelente jogo, muito embora não tenha conseguido dar ponto final à "seca" de golos, pese o que foi mal invalidado.

 

- O Sporting continua com muita dificuldade no que à finalização concerne.

 

- Wilson Eduardo voltou a demonstrar, na minha opinião, aqullo que eu tenho vindo a referir já há algum tempo: não é um extremo natural, mas sim um falso ponta de lança. O seu primeiro instinto é sempre rematar, e raramente se preocupa a ver primeiro quem pode servir na área, a exemplo daquela jogada em que foi desmarcado por Montero, ficando este, então, à espera da retribuição.

 

- A título de curiosidade, gostaria de saber quem determinou que Jefferson marca bem os livres. Estamos muito mal servidos nesta área.

 

- Acho que hoje tinha sido uma excelente oportunidade para dar 30 minutos de jogo a Shikabala, mas... o  treinador saberá o que é melhor, com certeza.

 

- O Sporting cumpriu a sua obrigação a garantir estes três pontos e agora resta esperar pelos resultados dos rivais. Isto, apesar de Leonardo Jardim ter afirmado, pós-jogo, que o Sporting "não está preocupado com a classificação". Se não está, quem é que vai estar ?... Estas considerações "diplomáticas" ultrapassam-me completamente.

 

- 29255 espectadores em Alvalade. Os adeptos continuam a apoiar.

 

publicado às 22:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 16.02.2014 às 08:24

Os 4 grandes problemas do Sporting neste momento sao
(a) a quebra evidente na capacidade de finalizacao (com aquela producao ofensiva, no período durante as primeiras 10 jornadas, teríamos feito pelo menos 3 golos) em que Montero é o expoente máximo,
(b) a dependencia excessiva de alguns jogadores que nao teem substituto à altura no plantel,
(c) a ilusao dos adeptos em relacao a um plantel que continua a ser fraco, mas que está espremido e muito bem espremido pelo seu treinador e
(d) a clara tendencia da arbitragem para retirar penaltis e golos limpos nos jogos em casa de há 5-6 jornadas para cá (no total: Rio Ave penalti, Nacional golo limpo, Académica penalti, Olhanense golo limpo).

No que concerne o post, só discordo da questao Jefferson/livres (já marcou muitos livres de forma excelente e penso que o Sporting geralmente nao dispoe assim de tantas bolas paradas directas à frente da área) e do tópico Shikabala (se o homem nao está em condicoes físicas e entra para o meio-campo num jogo de resultado escasso como o de ontem é que poderia ter corrido mal).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2014 às 08:48

Por partes:

1. A quebra ofensiva, além do criativo que nunca tivemos deve-se a dois factores primordiais: os extremos deixaram de produzir como produziram e Montero quase que não é servido e, as equipas têm perfeitamente identificado o estilo de jogo do Sporting, com as suas naturais limitações.

2. A dependência excessiva em alguns jogadores já há longo que foi identificada e era de prever, dado o plantel curto e a falta de qualidade de alguns.

2. Pior do que a ilusão dos adeptos é a dos responsáveis, mesmo que não o admitam.

3. A arbitragem explica algumas coisas, mas não tudo. Por coincidência, o golo de Montero em Olhão, em posição irregular, foi mal validado.

4. O Jefferson já marcou livres "excelentes". Que tenha marcado alguns bem, em diagonal, ainda se aceita, de resto, nos frontais, um livre excelente é o que dá golo ou, no mínimo, obriga o guarda-redes a fazer uma grande defesa.

5. Qual é a fonte de informação em relação à condição física de Shikabala ?... Se me disser que ele requer adaptação à equipa e ao sistema de jogo, isso até é compreensível, não a condição física, quando ele já treina à duas semanas e não deve ter chegado em muito mal estado. Será melhor ele estrear-se contra uma equipa forte e com um meio campo muito defensivo ? Ontem, a exemplo, teria tido amplo espaço, todo aquele que André Martins teve e desperdiçou.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 16.02.2014 às 09:14

1. O futebol ofensivo de uma equipa nunca se pode dever à presenca ou ausencia de um "criativo". Pelo menos, nao no século XXI. Nao sei que jogos tem visto, mas ontem foi a melhor exibicao de Montero desde há bastantes jornadas simplesmente porque deixou de se limitar a ficar na frente à espera de ser "servido". Com um Montero móvel e interventivo no jogo, toda a equipa beneficia (e muito). Para além disso, o Montero das últimas jornadas tem sido muito perdulário sobretudo se comparado com a sua eficácia do comeco da época. Nao é preciso ser génio para ver que o nascimento do seu filho coincide com o seu decréscimo de forma.

2. O plantel foi planeado da forma que foi, com os argumentos que foram dados e muitos vaticinaram que seria uma desgraca desportiva. Até ver, estamos bem longe disso.

3. A arbitragem é decisiva em jogos de 0-0 ou 1-0. Nao tenha dúvidas que, pese as exibicoes menos conseguidas da equipa nos jogos mencionados, o validar dos golos ou assinalar das grandes penalidades claras aumentaria as chances de vitória do Sporting de forma muito significativa. Conte agora quantos pontos mais teríamos em caso de vitória em 50% desses jogos.

5. A mesma fonte que a sua quando diz que "nao deve ter chegado em muito mal estado".

Termino apenas realcando a facilidade que a maior parte das pessoas tem em criticar o André Martins. O Martins (que ontem falhou alguns passes fáceis e nao fez um bom jogo) é um jogador com uma capacidade de decisao muito acima da média e que contribui e muito para a fluidez do meio-campo do Sporting. Para além disso, é um ponto muito + em termos defensivos para a equipa do Sporting pela forma como ocupa o espaco e pelos km que faz em tarefas de cobertura. O problema dele é nao ter a visibilidade do Adrien em termos de imposicao física sobre os adversários nem a capacidade de finalizacao dos médios ofensivos que caem no goto dos adeptos. Mas é seguramente o melhor box-to-box do futebol portugues desde o Moutinho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2014 às 09:42

Para não variar, vê tudo de forma diferente, e não me fale em que jogos eu tenho visto, quando tenho estado envolvido no futebol toda minha vida. Duvido que o mesmo se possa dizer de si, pelas teorias evidentes.

1. Deve-me indicar as boas equipas e que marcam muitos golos que não tenham um ou mais criativos em campo. E os criativos não são somente os "10".

2. O Montero tem enorme dificuldade em ser mais interventivo, porque a maior parte das equipas jogam em linhas baixas e não de dão espaço, dado que antecipam o sistema de jogo do Sporting.

3. Salvo uma ou duas ocasiões que eu me lembre, onde é que Montero tem sido perdulário ?

4. Mesmo operando de forma condicionada, foram feitas decisões sobre o plantel sem nexo, inclusive de alguns empréstimos de jogadores que agora nos fazem muita falta. E não me vou dar ao trabalho de recapitular todos os casos.

5. Tenho escrito imenso sobre as decisões das arbitragens, não me diz nada de novo. E enquanto o Sporting não der a si próprio maior margem para erro, próprio e de terceiros, vamos continuar a ser penalizados por erros, até humanos, dos homens do apito.

6. Eu, além de ter mesmo "fontes", sei que o atleta moderno, mesmo parado há algum tempo, recupera a forma física muito rápido, no que a treinos concerne, depois necessita de jogar para atingir a fase máxima e o ritmo competitivo.

7. Eu até gosto do André Martins, mas o problema dele não é a visibilidade comparado a Adrien , é que não tem mesmo o físico para se impor da forma desejada. Também acho que ele ultimamente sente-se inseguro na posição e tem vindo a fazer remates fora do seu alcance, quando devia procurar servir.

O seu último comentário sobre André Martins é um autêntico exagero. Pode vir a ser muito bom, mas ainda não é.

Sem imagem de perfil

De Petinga a 16.02.2014 às 12:47

1. Se na sua opiniao, criativos nao sao somente os "10", entao deveria também considerar o William como um criativo. É que a quantidade de passes verticais que ele faz por jogo é muito superior à média dos centrocampistas a jogar em Portugal. A teoria torna-se ridícula...

2. e 3. Montero tem falhado golos que, nas primeiras 10 jornadas, nao teria falhado. Se nao ve isso...

4. Costuma-se dizer que só fazem falta os que lá estao. Agora, se quiser considerar que o plantel ficou curto em alternativas para as posicoes de lateral-esquerdo, médio 6, médio 8 e ponta-de-lanca (porque apesar de tudo só temos 2), aí concordo. Sobretudo acho que nao é bom para o Sporting nao ter forma razoável de substituir William, Adrien ou mesmo André Martins. Mas eu acho que isto se insere numa estratégia que visa a venda de um deles (e talvez até do Cédric) no defeso do Verao, dependendo do Mundial.

5. Tem toda a razao. Mas os rivais, muito mais bem apetrechados e cheios de dinheiro para gastar, também teem vencido vários jogos pela margem mínima com ajudas decisivas do género "penalti milagroso" ou "golo no limite validado". Veja-se o penalti aos 90+5 que teria dado a vitória ao Benfica na jornada anterior ao derby. Essas coisas, num campeonato muito equililbrado como este, fazem a diferenca. E de que maneira.

Em resumo: convém colocar as coisas em perspectiva. Começámos a época como o clube do Presidente aventureiro que desafiava empresários (lembram-se do Bruma?) e só conseguia comprar jogadores de 2a linha do Brasil e de campeonatos menores (como o Americano e Argelino). Começámos a jogar, e semana após semana de repente já tínhamos equipa para ser campeoes. Nesta bipolaridade que caracteriza o futebol, chegamos a quase 2/3 do campeonato em terceiro e com duas derrotas - no Dragão e na Luz - e parece que está tudo mal porque o plantel (que era uma porcaria mas depois já era excelente) é curto em qualidade e os jogadores de qualidade "média+" nao jogam bem toda a temporada.
O objetivo sempre foi a Champions e não a final da Champions (como do outro lado da Circular). Acho que é importante avivar a memória.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2014 às 13:20

Tem andado afastado de comentar no blogue. Há muito que deixámos de abordar demagogias. Estamos aqui a debater os prós e contras de um jogo de futebol.

A exemplo do queria referir, e não vou repetir, o Ozil no Real Madrid não era usado por Mourinho como o clássico "10", pois colocava-so sempre na ala. O William não é criativo, em contexto, embora participe na construção das manobras ofensivas.

Essa das estratégias e só fazem falta os que estão, é a usual conversa da casa.

Há uma grande diferença da Champions como objectivo, entre o 2.º e o 3.º lugares. Um dá acesso directo à fase de grupos e aos milhões, o outro dá acesso a uma pré-eliminatória sem garantia alguma.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 16.02.2014 às 09:19

(no ponto 4, acabo de certa forma por concordar consigo; o Sporting desde André Cruz que nao tem um marcador de livres directos que garanta um golo ou quase-golo a cada 2 ou 3 tentativas).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2014 às 09:48

Não temos ninguém exímio nestes lances, neste momento. Eric Dier ainda marcou alguns nos juniores e na B, o Shikabala aparenta ser bom nisso mas ainda não joga. O único de quem se pode esperar alguma coisa em zonas frontais é o Montero. Ontem, salvo erro, tivemos dois, ou talvez três mais frontais, e lá apareceu o Jefferson. O Wilson Eduardo também pode contribuir algo, sem ser exímio.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo