À chegada à grande metrópole Toronto, Canadá, o presidente do Sporting foi convidado a comentar determinadas questões sobre o futebol leonino. Uma destas centrou-se no noticiado mas ainda por confirmar novo reforço, Fredy Montero, proveniente do "Seattle Sounders" da "Major Soccer League" (MLS). O líder do Sporting negou que este esteja agendado para se integrar no grupo em estágio em Alliston: «Não vai haver nenhuma novidade no estágio, não vai chegar ninguém. Montero ? Não vem ninguém para o estágio.»
Na segunda-feira de manhã surgiu-me a ideia de contactar um "velho" conhecido meu nos escritórios da MLS em Nova Iorque. Este limitou-se a confirmar que ainda nada consta oficialmente nos registos da MLS sobre a transferência do jogador para o Sporting. Recomendou-me um director do Seattle Sounders que talvez esclarecesse a situação. Uma vez contactado, este último, compreensivelmente, respeitou o sigilo do processo e apenas afirmou que nada foi ainda oficializado. Em conversa lateral, foi possível apurar que caso a transferência se confirme, o jogador colombiano deverá viajar sozinho para Lisboa, uma vez que a Senhora Montero espera bebé e o casal pretende que o nascimento tenha lugar na cidade de Seattle, onde tem residência permanente e diversos familiares.
Por tudo isto, só é possível concluir que negociações estão ainda em curso entre os dois clubes. O jogador já se encontra em Seattle há mais de uma semana, de malas aviadas, à espera de instruções. Ainda alimentou a hipótese de se juntar à equipa no Canadá mas, pelas palavras do presidente, esse cenário está descartado. Não requer imaginação muito fértil para deduzir o que está a tornar o processo moroso, mas negociações são sempre complexas, por natureza, e os sportinguistas só podem esperar que tudo seja finalizado o mais breve possível.