«É benéfico ficarem pelo menos dois ou três anos na equipa principal antes de se transferirem para o estrangeiro. Acredito que um dia voltarei a jogar no Sportingm porque é o meu clube e adorei representá-lo.»
- Nani -
Observação: O jogador formado de leão ao peito que se transferiu para o Manchester United na maior transferência da história do Clube - 25,5 milhões de euros - deixa um bom conselho aos jovens da Academia, muito embora, nos dia de hoje, o deslumbre pela vasta quantia de euros a curto prazo seja o suficiente para muitos se precipitarem na perseguição dos seus sonhos. Sentimentalmente poderá ser de difícil aceitação para os adeptos sportinguistas mas, pragmaticamente, tendo em conta o precário estado financeiro do Clube e a sua notória incapacidade para oferecer vencimentos substanciais aos seus atletas da Academia pela promoção à equipa principal, é inevitável que continuem a surgir saídas prematuras pelos milhões que são disponibilizados do exterior. É uma ingrata mas inevitável realidade que deverá forçar o Sporting a repensar a sua aposta na formação, pelo menos na sua disposição actual.
O desejo de Nani de um dia regressar ao Sporting - provavelmente no final de carreira - é louvável, mas temos de ter consciência de que poderá não ser realizável, a exemplo do que acontecerá também com Cristiano Ronaldo.