Não assisti ao jogo mas tenho conhecimento que a equipa leonina esteve bem e que conseguiu recuperar de um défice de 1-3 para chegar às grandes penalidades. Mais uma conquista para a já gloriosa história do Sporting Clube de Portugal.
Caro Rui, como se esperava foi um jogo bem mais difícil que o de ontem. O Estoril joga muito bem, foi melhor durante 75 minutos mas é a velha história: quem não marca sofre. Falharam o 4-1 e o 5-1 quando só dava Estoril e o Sporting com 12 minutos finais muitos bons chegou ao empate.
O Estoril é o 5o classificado da liga Sagres 2012-13. Manteve o treinador. Nao perdeu com o Sporting na época passada (nem com Jesualdo...), vai jogar a 3a ronda qualificativa da Europa League a doer já a 1 de Agosto e leva, por isso mesmo uma preparacao bem mais adiantada. Já o Sporting de ontem, bem mais próximo da equipa "B" da época que aí vem, mudou quase tudo. Só na 2a parte é que o Estoril realmente se superiorizou. Mérito para o treinador dos nossos, que manteve muita calma e continuou a rodar a equipa como era pretendido mesmo durante o período em que o Estoril estava por cima.
Fico com curiosidade para saber se o Rui vai ver mais fantasmas e palavras dignas de crítica neste texto:
"«Sabíamos que este jogo ia ser muito mais difícil que o de ontem [com o Benfica]. A única coisa que não podíamos controlar era o resultado, mas sabíamos que tínhamos de preservar a imagem deste clube. Sporting há só um. Estes jogadores estão de parabéns. Eu, e de certeza todos os sportinguistas, estamos muito orgulhosos pelo que eles aqui fizeram», salientou o treinador.
«Representamos esta instituição, temos uma imagem a defender e foi isso que fizemos. Era um teste, mas esta vitória traz-nos mais responsabilidade. Esta equipa está a aprender e espero que seja a extensão para equipa A, quando o treinador precisar. Ficou demonstrado o potencial destes jogadores», enalteceu. "
Como sempre, tanto para tão pouco. Quando eu entender que há algo merecedor de crítica, criticarei, ponto final.
Pela sua desmedida euforia, até parece que o feito é algo fora deste mundo. Sim, mérito para o nosso treinador quando o Estoril teve o 4.º e o 5.º golos pela frente e falhou e ele manteu toda a sua calma. Isto, pelas reportagens publicadas, já que não vi o jogo.
A coisa esteve mal parada, mas Abel mexeu na equipa, que para mim já tinha rebentado ainda na primeira parte, o Estoril também rebentou mas mais lá para o final do jogo, e todo aquele sangue fresco que entrou na segunda parte fez o resto.
A Equipa B promete fazer melhor que na temporada passada, especialmente se tivermos um plantel um pouco mais extenso e "completo", pois não fosse o desastre da equipa de honra na pretérita temporada e podíamos ter discutido o primeiro lugar até ao fim.
Ainda há muito trabalho para fazer, estas vitórias (seja nos 90 minutos ou nos penaltis) fazem bem ao ego e à alma, pois a temporada vai ser longa e vão aparecer muitas oportunidades para os idiotas do costume assobiarem e apuparem os seus ódios de estimação.
Qual é a origem dessa propaganda do "desastre da equipa de honra na pretérita temporada" ?
É a venda da imagem do Bruno ?
A equipa B na época passada esteve muitíssimo bem até os seus melhores jogadores terem ido para a equipa principal. Além do mais, a classificação, por si, da equipa B não é importante, salvo salvaguardar a despromoção, porque a sua primordial missão é o desenvolvimento de jogadores.
A equipa de honra do Sporting é aquela que disputou a Primeira Liga na temporada passada (que terminou com a pior classificação de sempre), e que vai fazer o mesmo na próxima temporada. É essa a designação que consta nos pergaminhos do clube, nos livros que celebram a nossa história (História e Vida do Sporting Clube de Portugal) e até, imagine, nos próprios arquivos da Torre do Tombo: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1013701.
Vi o jogo e gostei sobretudo da entrada da equipa com um golo madrugador e da reacção final depois de um longo período de domínio do Estoril. O Estoril é uma excelente equipa muito bem orientada não será tarefa fácil para ninguém e com trabalho poderá seguir em frente na Champions League. Será fantástico para eles sobretudo financeiramente. Um projecto desportivo sustentável com jogadores a valorizar e um excelente treinador. No Sporting gostei das ideias gerais, da circulação de bola, da solidariedade entre todos e da capacidade de reacção final. Alguns jogadores prometem. O Betinho é um jogador estranho, muitas vezes parece que não está lá, noutras parece pouco veloz, mas marcou dois golos com categoria especialmente o segundo pela execução frente a um bom guarda-redes. Colaborou no terceiro golo do Yuri Medeiros outro jovem com muitas capacidades. O Esgaio é muito bom e eu sou dos que acham sempre mau começar a recuar precocemente jogadores com tanto talento e capacidade ofensiva. Os centrais são bons particularmente o Nuno Reis, o Sambinha é forte mas ainda algo inexperiente. No final entrou um jogador cujo nome não recordo que faz o passe a desmarcar o Betinho para o segundo golo que me pareceu muito bom. Boa capacidade técnica e cpaacidade no último passe. Nenhuma equipa tem este potencial de jovens talentos disponíveis para jogarem na primeira equipa. Uma dúvida me assalta: com Nuno Reis, Fokobo, Sambinha e os outros que estão no Canadá quem terá tido a ideia de contratar Maurício?
É prematuro estar a avaliar Maurício, com um único jogo, mas para já não tira o lugar a nenhum dos outros centrais. Penso que o Sambinha ainda tem pelo menos mais uma época na B, para evoluir. Nuno Reis está pronto e requere uma decisão: andar com a A ou alternar entre as duas. Muito depende de Rojo ficar e os planos de LJ para o Eric Dier. Depois, ainda temos Ilori e sua renovação, embora seja só para 2015.
Concordo que temos muito talento jovem, mas reitero o que já disse vezes sem conta: necessita de ser integrado gradualmente numa equipa principal que tenha algumas referências acima da média.
Terão de definir o que pretendem de Esgaio. Excelente jogador mas, para mim, não ideal nem para lateral nem para extremo por falta de velocidade. Ele é mais um interior e parece que temos abundância desses. Gostei muito de ver Fokobo a trinco, mas ainda necessita de jogo e mais experiência.
Se a sua mediocricidade se sente realizada em apontar lapsos ortográficos nos comentários, pode continuar. É o mínimo prazer que lhe posso proporcionar.