Ainda não está confirmado, mas muito indica que Valentin Viola vai ser emprestado, por uma época, ao Racing Avellaneda, o seu clube de origem. Segundo o que é noticiado, a cedência poderá valer tanto quanto 400 mil euros ao Sporting, além do emblema argentino assumir também o seu salário. O jovem avançado tem contrato com o Sporting até 2017 e uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.
Na época de 2012/13 participou em 7 jogos como titular e 17 como suplente utilizado pela equipa principal, acumulando 875 minutos de jogo (9.7 jogos), em todas as competições. Pela equipa B realizou 3 jogos como titular e um como suplente utilizado, 272 minutos de jogo.
Só a SAD poderá explicar se a razão que leva ao seu empréstimo é mais uma medida para assegurar alguma receita e baixar a folha salarial, já que para este observador a decisão não faz sentido em termos desportivos. É ainda muito jovem, já demonstrou que tem talento e enorme margem de progressão. Deveria ficar no Sporting, alternar entre a equipa principal e a B e, a ser emprestado, nunca ao Racing, por ser óbvio que ele necessita de crescer e evoluir no futebol europeu e não no sul-americano.