Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Dá vontade de rir perante a "fiabilidade" das fontes de informação do "quasi-oficioso" porta-voz do clube de Carnide, que anda há cerca de um mês a noticiar que o Sporting já tinha contratado Fredy Montero do Seattle Sounders e que este tinha assinado cinco épocas.
O clube da "Major Soccer League" (MLS) divulga esta segunda-feira no seu site oficial de que o avançado colombiano vem para o Sporting mas por empréstimo, com opção de compra. Detalhes do negócio não foram divulgados.
Perante isto, contactei a pessoa do meu conhecimento na MLS em Nova Iorque, como já tinha feito em uma outra ocasião, e só foi possível apurar que o empréstimo é por uma época e que a opção nunca será inferior a 3 milhões (USD) mais objectivos. Também não foi divulgado quanto o Sporting paga pelo empréstimo.
Em princípio, aparenta ser um boa opção para o Sporting por não poder adquirir os direitos económicos do jogador neste momento, mas é difícil avaliar totalmente sem saber os detalhes do negócio. Segundo o que me foi explicado, o empréstimo também terá sido financeiramente vantajoso para o Seattle Sounders porque a venda do jogador affecta o que na MSL é considerado "Allocation Money", um complexo processo que, entre outras coisas, permite ao clube assinar jogadores e despender determinadas verbas sem infringir as regras orçamentais da Liga.
Nota: Não é claro se os seus direitos económicos são da pertença exclusiva do clube ou se uma percentagem é da MLS, algo que é comum naquela Liga. Em Dezembro de 2010 era o jogador mais bem pago do Seattle, com um salário base de 500 mil USD, mais objectivos. Em Janeiro de 2013, antes de ser emprestado ao Millonarios da Colômbia, renovou com o Seattle por diversos (?) anos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.