Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem não marca sofre !

Rui Gomes, em 07.08.13

Uma muito boa primeira parte pelo Sporting onde só faltaram os golos nas diversas oportunidades criadas. Já o mesmo não se pode dizer dos segundos 45 minutos, a fluidez de jogo e alguns jogadores desapareceram e mais um má cobertura defensiva permitiu o único golo da partida.

 

A estreia a titular de Magrão no meio campo, dando claras indicações de ser um jogador experiente mas não é o 10 que o Sporting tanto precisa. Montero esteve mais envolvido nas acções deste jogo e poderia ter marcado, mas continua muito sozinho na frente do ataque. Wilson Eduardo bem nos primeiros 45 minutos mas muito menos influente na segunda parte. É evidente que este Sporting ainda está longe do que se pretende e Leonardo Jardim continua com muito trabalho pela frente.

 

Por fim, a questão que mais me incomodou durante o jogo: temos outro "caso" em Eric Dier ?... Como explicar a sua total ausência nos dois jogos do torneio no Algarve ?... Decerto que não é Maurício que lhe tira o lugar.

 

Uma situação que exige explicação.

 

Nota: Leonardo Jardim louvou a primeira parte da equipa e lamentou a finalização, confiante que esta vai aparecer. Entende que a equipa está a progredir, o que até pode ser o caso, mas os jogos têm 90 minutos e verificam-se muitas oscilações de rendimento.

 

Adien sofreu um entorse no pé que, em princípio, não aparenta ser grave e a única explicação sobre Eric Dier é que ficou fora "por precaução". Esperamos que seja apenas isso. 

  

publicado às 23:08

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 07.08.2013 às 23:44

Insisto que não acredito que haja caso. Foi decerto algum toque sofrido num treino.
Estando em condições tem de jogar. Se o Leonardo Jardim acredita nesta dupla de centrais, como parece, jogará o Dier no lugar do William.

Penso que o modelo de jogo ideal foi o que vimos na primeira parte. A confirmar-se a contratação de Slimani, com este a jogar no lugar do Wilson, pelo menos inicialmente. O tempo dirá se será a escolha acertada.
Digo mais uma vez que gostei do que vi do Magrão. Esclarecido e objectivo.
Nunca podemos é ficar sem um médio com qualidade de passe como aconteceu na 2ª parte. A sair o Adrien num jogo a doer, tem de entrar o André Martins. esta substituição apenas se compreende pela gestão de esforço do André.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2013 às 23:57

Bem, espero que não haja caso com o Eric. O modelo de jogo ideal não pode ser com o 4x3x3, especialmente se pretende acomodar outro avançado.

Como indiquei, o Magrão mostrou ser um jogador experiente mas ainda é muito cedo para avaliar.

Não gostei da segunda parte.
Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 08.08.2013 às 00:04

A primeira parte foi um 4-4-2 claro. Magrão a fechar na esquerda e o Wilson 80% do tempo no centro. Apenas procurava ganhar espaço para diagonais.
4-3-3 no papel não reflectido em jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 00:08

Foi exigida muita cobertura de terreno a W. Eduardo e por isso ele arrebentou muito cedo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 08.08.2013 às 00:13

Penso que isso se deveu muito à falta de ritmo do Magrão. Claramente ainda noutro andamento, o que exige mais de quem está por perto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 00:23

É possível. Aparentemente o Magrão prefere jogar mais na esquerda, como interior, mas com os variáveis de Leonardo Jardim acho que vai ser exigido mais dele.

Eu prefiro ver um sistema de jogo mais constante e, por isso, dou preferência a um base 4x1x3x2. Não sei se temos jogadores ao nível de conseguir adaptar a equipa aos variáveis.

O golo terá tido unfluência, mas é evidente que se viu um Sporting muito diferente na segunda parte.

O Capel, penso eu muito por ele sentir a sua condição de transferível, aparenta estar a jogar sob muita pressão.
Sem imagem de perfil

De jose guinote a 07.08.2013 às 23:47

Bom jogo sobretudo na primeira parte. Domínio do jogo a partir do eixo central do meio-campo. Wilson Carvalho sempre bem posicionado rápido a largar a bola com bem critério a conferir fluidez ao jogo da equipa. Adrien muito bem. Bons movimentos dos laterais e uma boa primeira parte do Wilson Edwardo. Carrilo fracquinho como é costume. Em Montero gostei da capacidade para receber a bola e trocá-la com os médios e do posicionamento e sentido pela baliza. Não finalizou. Isso é uma questão de tempo. Estou certo que vai dar golos. O eixo da defesa é fraco com esta dupla não assegura qualidade. Os melhores centrais do Sporting não jogaram e o caso de Eric é de bradar aos céus. Não se entende. Magrão não me parece grande coisa. Com Adrien e Wilson Carvalho o outro lugar tem que ser para André Martins. Cappel tem que ser titular. Com esta gente Jardim pode fazer uma boa equipa que melhore o que a primeira parte já mostrou. Basta colocar a jogar os melhores. Alguns ficaram de fora hoje e outros todo o torneio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 00:02

Apenas com mais um jogo de pré-época, Leonardo Jardim precisa de definir ainda melhor a equipa.

Continuamos com problemas de cobertura no eixo da defesa. A ausência de Eric perturba.

Wilson Eduardo este muito bem na primeira parte e Carrillo também mostrou bons pormenores. Por qualquer motivo não vejo alegria no jogo dele. Não sei a que se deve, porque talento tem ele.

Achei a segunda parte muito atabalhoada, e depois do Adrien sair ainda pior.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 08.08.2013 às 00:41

Gostei de ver o Sporting jogar essencialmente na primeira parte. Rojo continuo a pensar o mesmo desde há muito, a central não rende, coloquei-o aqui no blog o meu 11 para este jogo e não inclui Rojo. Provavelmente renderá mais a lateral esq como o faz na seleção.
Tenho muita pena que o Ilori não esteja a acompanhar os trabalhos de inicio de época, também pela operação a que foi sujeito mas, todos nós o sabemos, nem será só por isso. Acho que seria titular de caras na nossa defesa.

Nesta pré-época, sinal mais para Cédric, Wiliam Carvalho e Adrien.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 01:09

A segunda parte foi muito inferior à primeira, onde só pecámos pela perdulária finalização.

O Rojo não está bem e se se deve somente a ele se à combinação com Maurício, não é bem claro.Ilori e Eric fazem falta, e a ausência dos dois não tem explicações claras.

O Wilson Eduardo também esteve bem até arrebentar por este sistema variável de Leonardo Jardim.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 08.08.2013 às 01:22

Tem toda a razão em relação ao Wilson Eduardo, tem, inclusive, justificado a integração definitiva no nosso plantel.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 08.08.2013 às 05:29

O Record falou em gestão de esforço relativamente ao Eric Dier. Quanto a Tiago Ilori, vamos ver o que vai acontecer quando estiver apto novamente. A equipa que alinhar diante da Fiorentina será certamente aquela que tirando este ou aquele jogador, defrontará de início o Arouca. Infelizmente, isto de comprar Gamebox para ver depois os jogos às segundas-feiras não dá jeito a muito boa gente... :(
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 13:39

"Gestão de esforço" ?... Noutro lado há referência a "precaução". Não é muito claro o que se passa.

Ilori já devia estar a treinar.

O LJ ainda não definiu a sua equipa base.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 08.08.2013 às 08:44

Prezado Amigo Rui Gomes

Depois de ter visto, pela TV, os dois jogos que o SCP fez neste torneio, fiquei ontem com melhor impressão da nossa equipa, pois contra os ingleses, não tivemos nervo para os combater. Desde já quero salientar os dois bons jogos que o Adrien fez, pois é caso para perguntar onde tem andado escondido. De facto o nosso treinador, tem muito trabalho pela frente, pois existem alguns jogadores que ainda não acabaram as férias, pois estão muito mal fisicamente. Dos novos jogadores que vieram recentemente ainda nenhum me convenceu, pois nada de especial demonstraram.
Precisamos de esperar mais umas semanas, pois fico com ansiedade de ver o que vai acontecer quando começar o campeonato. Faz-me confusão ver outras equipas cá do burgo, estarem fisicamente já mais adiantadas e alguns dos nossos jogadores estarem tão mal.

Em relação ao jogo de ontem, apenas dizer que o BRAGA nada fez que justificasse a vitória, pois tirando o golo, consentido
com muita ingenuidade e mais dois remates, passou muito tempo com 11 jogadores dentro do seu meio campo.
Gostei do Cedric , do Rojo e do Jeferson e como disse do Adrien . O W.Carvalho , parece-me a ser um jogador de largo futuro, que espero seja devidamente acompanhado e que neste momento está melhor que o Rinaldo . Por fim dizer que o SCP sem o Patricio é outra equipa, muito mais fraca.

Um abraço para si Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 12:16

Caro Amigo,

Ainda há muito trabalho pela frente. A primeira parte de grande qualidade teria resolvido o jogo salvo pela ineficácia da finalização.

Leonardo Jardim ainda não definiu totalmente a equipa base e ontem até mudou um pouco o sistema de jogo.

Continuamos a consentir golos por má cobertura defensiva.

Há algo que não está bem com alguns jogadores, mas não penso que seja una questão física.

Um abraço

Sem imagem de perfil

De peyroteo a 08.08.2013 às 09:53

A 1ª parte foi conseguida. Como previa, este jogo iria ser muito melhor do que contra o West Ham. A equipa foi pressionante e trocou bem a bola, chegando com facilidade a situações de finalização. Pena que o Montero não estivesse inspirado na finalização. No entanto, ridículos os comentários daquele Tadeia sobre o colombiano, claramente um jogador acima da média.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 12:22

Os jogos têm 90 minutos, teremos portanto que ser mais consistentes no todo de um jogo. Alguns jogadores baixaram o rendimento na segunda parte.

A finalização teria resolvido o jogo, mas temos de dar mais tempo. Penso que é uma questão de adaptação e confiança.

O Montero precisa de jogar mais apoiado e marcando um ou dois golos, a confiança surgirá.

Para ser sincero, nunca ligo muito aos comentadores, para não me irritar.
Sem imagem de perfil

De AM a 08.08.2013 às 12:59

Mais uma vez realço a adesão dos Sportinguistas.Um estádio praticamente cheio.Um potencial como o do Sporting a ser desperdiçado ano após ano.
Quanto ao jogo,uma 2ª derrota e penso que deve ser motivo de reflexão.Um erro individual de Rojo-preocupante o reaparecimento de erros que pareciam corrigidos.Vários golos perdidos por Montero,excelente jogador,mas não para jogar sozinho na frente.Chegou há pouco tempo,mas como sempre todos ignoram isso (adeptos e comentadores).

Se Slimani confirmar as credenciais, podemos ter uma boa dupla de atacantes.Dos novos,Magrão não me impressionou e não me parece 10.Maurício parece-me um bom central ,mas Dier (ou Ilori) deve ser o titular.Bem Wilson Eduardo,a mostrar que tem categoria para ser jogador do Sporting.

Indefinições:Ilori(fica ou não fica,joga ou não joga),Bruma(?),
Dier(central ou médio?) e Labyad(já disse ,grande potencial não é aceitável que se questione o seu valor só porque fez uma má época-e que época!)
Os dispensáveis: vários,sem valor acrescentado(excepto Jeffrén,mas aceitável a sua saída),poupariam milhões.A notícia de que Prajnic rescinde por 0,5 M,não é animadora.

O sistema táctico e modelo de jogo:devemos jogar com 2 avançados ,um mais móvel ,o outro mais "fixo" e na minha opinião, um extremo.Maior agressividade no ataque à baliza.

Falhámos,nestes jogos,no básico:falhas comprometedoras na defesa e muitos golos falhados.
Acho,pelo que vi,que podemos ter uma boa equipa mas continuamos com muitas indefinições:quanto ao 11 base, sistema táctico e até modelo de jogo.A resolver rapidamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 13:18

Concordo no essencial caro AM mas, a título de curiosidade, porque considera a rescisão de Pranjic por 0,5 milhões não animadora ?

Estou um pouco surpreendido com Leonardo Jardim. Pensei que nesta altura já tivesse a equipa e o sistema de jogo mais definido. Continuam a existir muitas dúvidas sobre alguns jogadores e a sua utlização e, claro, o sistema de jogo. Ontem, em movimento, variou do 4x3x3 para uma espécie de 4x4x2, mas não sei se temos os jogadores capazes de efectuar esses variáveis em pleno jogo.

O Montero é tecnicamente excelente e se jogar mais apoiado e com mais algum tempo de adaptação, o seu rendimento será mais elevado
Sem imagem de perfil

De AM a 08.08.2013 às 16:48

Estava esperançado que estes jogadores(Boula,Prajnic,...)
a dispensar, fossem emprestados ou idealmente vendidos.
Mas claro, com esta estratégia inédita de "demonizar" os nossos jogadores como parasitas exploradores da entidade patronal( a que se juntou agora Labyad) naturalmente ninguém os quer. Assim lá vem o cheque e a vassoura, A ser assim vamos gastar vários milhões para rescindir e nem todos aceitarão reduzir os valores a receber em 1/3. Mas temos sempre os relvados de Alcochete para os jogadores darem voltas.E nós a pagar...malandros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 17:16

O Pranjic tem contrato até 2015 e, segundo consta, um "bom" salário. Não fazendo parte dos planos (isto já é outra conversa), rescindir por esses 50 mil até é muito bom porque ele chegou a custo zero e o Sporting detém 100% do seu passe.
Poupará, portanto, nunca menos de perto de 2 milhões em salários.

O Boulehrouz ficou condenado logo à partida. Aqui deve ter valido o parecer de Inácio pelo que viu dele a época passada. Também veio a custo zero e consta ter um "bom salário". Também com ele o SCP detém 100% do seu passe, o que significa que não terá de compensar um fundo.

O caso de Labyad ainda vai fazer correr muita tinta, até pelo valor do jogador. Mas também ficou condenado logo à partida e as suas mais pálidas exibições, entretanto, ajudaram a reforçar a posição original de BdC e da SAD , isto pela óptica deles, claro.

O problema com o Turam é que eles entenderam que não serve, aliás , outra decisão logo à partida, mas necessitam de fazer encaixe para compensar a percentagem do seu passe já alienada.
Sem imagem de perfil

De AM a 08.08.2013 às 17:34

Caro Rui Gomes,penso que é um lapso da sua parte,são 500 mil, não 50 mil e de acordo com a notícia,aqui

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=3362415

o jogador teria a receber 1,5 M até ao final do contrato.
Daí falar em receber 1/3 do que tem direito.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 18:49

Desculpe AM , o lapso é somente ortográfico . Eu não li nada sobre o assunto, limitei-me a reagir às informações que referiu.

De qualquer modo, em termos de negócio é bom, uma vez que não o querem. Aliás , terão de fazer algo semelhante com os outros, salvo encontrar algum clube que os queiram e que estejam dispostos a assumir a totalidade dos seus salários.

O Godinho Lopes foi forçado a "engolir" uma boa parte do contrato do Pongolle desse modo. A discussão não deve ser este aspecto, já que isto é comum no futebol, todos os clubes são obrigados a "engolir" contratos, mas sim se o jogador poderia ou não ser útil à equipa. Além do mais, como bem sabe, a Banca vigia e exige a folha salarial mais baixa. É tudo uma questão de opções.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo