Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Equipa 2012/13 vs Equipa 2013/14

Rui Gomes, em 08.08.13

Antes de partir de férias (também dos posts no Camarote Leonino mas não da leitura, claro) e com a época prestes a começar não queria deixar de fazer uma análise comparativa muito sucinta entre as nossas equipas da época passada e desta.

 

Relembro as substituições feitas por posição (mesmo que não exactas) e deixo uma análise pessoal muito simples comparativa, talvez ainda prematura e com dados incompletos, no aspecto desportivo (1.º) e financeiro (2.º):

 

 

- Miguel Lopes e Arias por Welder: perdemos no 1.º e ganhamos mas pouco no 2.º;

- Ilori (por confirmar) por Maurício: perdemos no 1.º e ganhamos no 2.º, se houver o presumível encaixe pela venda de Ilori, o que parece mais certo (eu atrevo-me até a vaticinar que entrará desvalorizado num pacote com Rui Patrício que assim já pode valer os tais 15 milhões exigidos publicamente pelo Presidente;

- Joãozinho por Jefferson: ganhamos no primeiro e equivalem-se no 2.º;

- Schaars por William Carvalho: (aqui não é uma contratação, claro) - equivalem-se no 1.º e ganhamos um pouco no 2.º;

- Labyad por Magrão: equivalem-se no 1.º e ganhamos no 2.º (se conseguirmos colocar o Labyad);

- Viola por Montero: equivalem-se no 1.º e ganhamos no 2.º e continuo sem perceber a razão desta troca até porque Viola já estava adaptado ao clube e ao futebol português. Espero vir a ser desmentido mas para já Montero tem feito lembrar o Postiga no Sporting pelas piores razões.

 

Falta referir as entradas de Cissé e Slimani que vêm substituir Wolfswinkel, que não foi vendido por esta Direcção (mas acredito teria aceite o mesmo negócio). Aqui, tudo indica, ganhámos financeiramente mas estamos pior desportivamente, embora tenhamos aumentado as soluções para o lugar. Slimani promete mas é uma incógnita e precisará de tempo de adaptação e receio a cobrança que se fará dele, e o Cissé parece muito trapalhão e sem noções tácticas e de ocupação de espaços.

 

Falta a questão do Bruma que tinha tudo para ser a "cara" desta nova equipa e que a confirmar-se a sua perda será mais um dos maiores erros históricos do Sporting (pior ainda se for parar a um rival) e ainda a do Rui Patrício que a ficar (o que não acredito) seria a melhor notícia deste defeso, até porque Boeck tem desiludido.

 

Em resumo, trata-se de uma verdadeira revolução no plantel (mais uma) com redução na qualidade geral, que pode ser compensada com o crescimento dos jovens como o Dier e para já com poucos ganhos em termos financeiros. O Presidente anunciou hoje que ainda pode haver novas contratações (mediante as saídas) e fico a pensar a quem interessa todas estas revoluções que fazemos no plantel nos últimos anos ? Como é possível que um candidato às eleições escreva isto: "Deverá ser a partir do plantel actual, com alguns excelentes jogadores e alguns com previsível futuro muito risonho, que se deve construir o próximo plantel... Cinco ou seis jogadores, numa escolha cirúrgica, experientes e capazes de acrescentar valor ao plantel existente, serão suficientes para a construção de uma equipa que possa lutar pelos objectivos de curto, médio e longo prazo... Jogadores estrangeiros não adaptados ao futebol português apenas se forem mais-valias claras..." e depois não segue o que diz ?

 

Acredito que com Jesualdo Ferreira no lugar de Inácio o defeso ter-nos-ia corrido bem melhor, mas não esqueço que nesta altura o ano passado estava, como quase todos, feliz com as contratações do Sporting, embora estranhasse o excesso destas e depois foi o que foi.

 

A grande contratação da época foi a de Leonardo Jardim e aí estamos melhores do que o ano passado, especialmente em comparação com o Sá Pinto. Embora tenha ficado desiludido com a substituição de Adrien por Rinaudo no jogo com o Braga numa fase em que precisávamos de marcar dois golos, vê-se que sabe montar bem uma equipa e colocá-la a jogar com intensidade. A grande questão é se irá conseguir aturar o comportamento no mínimo errático do Presidente egocêntrico e deslumbrado que temos, sem perder o balneário. Um pormenor que reparei no Torneio do Guadiana foi que os jogadores do Sporting, especialmente a perder, protestavam muito com os árbitros e entravam em quezílias com os adversários, revelando o tal "nervosismo" de que falou Jesualdo Ferreira no fim do jogo e que não é justificável nesta fase de pré-época.

 

Este ano o nosso objectivo passa pelo 3.º lugar e acesso à Champions, que me parece perfeitamente ao nosso alcance, até porque o nosso orçamento é o 3.º maior, bem acima do 4.º e ainda podemos beneficiar de não estarmos nas competições europeias. situação que vou estranhar muito. Com sorte ainda podemos aproveitar o rebentamento do balão Benfica que tem o treinador numa situação pericilante (até por isso seria muito importante ganharmos na 3.ª jornada contra eles) e da inexperiência do treinador do Porto e saída de João Mountinho, mas isto já sou eu a sonhar, coisa que não vou deixar de fazer apesar dos apelos em contrário da Direcção que, como já disse, tem sido um autêntico tiro nos pés em termos de venda de gameboxes (e que falta faz termos Alvalade sempre cheio e vibrante).

 

Boas férias a todos os "Leões" e claro com boas exibições e vitórias em todos os jogos !

 

* Texto da autoria de City Lion

 

publicado às 18:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 08.08.2013 às 20:40

Prezado Amigo Rui Gomes

Apenas para lhe desejar umas boas férias com muita saúde.

O Adrien foi substituído, porque levou um toque que o deixou maltratado, pois estava fazer um grande jogo.

Com paciência, acredito que o SCP vá fazer um bom campeonato.

Uma abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2013 às 20:45

Caro Amigo,

Agradeço os seus muito apreciados desejos, mas quem vai de férias é o meu colega de blogue o City Lion. Eu, para já, ainda não tive essa oportunidade.

Sobre o Adrien, o meu colega fez referência não pelo facto de ele ser substituído mas por ter entrado Rinaudo, um médio defensivo, numa altura do jogo em que precisávamos de marcar golos.

Tenho confiança em Leonardo Jardim mas ainda existem algumas dúvidas quanto à equipa. Veremos...

Um abraço
Sem imagem de perfil

De City Lion a 09.08.2013 às 11:45

Caro Fernando Albuquerque, a referência que fiz à substituição tem a ver com quem entrou porque todos vimos o Adrien magoado. Entrar o Rinaudo com o William Carvalho em campo é que estranhei porque tinhamos que marcar 2 golos para ganhar o torneio. Bom fim de semana
Sem imagem de perfil

De haja luz a 08.08.2013 às 20:54

City Lion

Vou começar pelo meio

\" mas não esqueço que nesta altura o ano passado estava, como quase todos, feliz com as contratações do Sporting\"

Estavas e com razão! A época passada faltou duas coisas mais opções de ataque,e melhor preparação física.
Foi aqui que estiveram os erros.
Ao contrário este ano, temos jogadores relativamente bem preparados, que vai disfarçando, a falta de qualidade, sobretudo quando apanhamos equipas fracas fisicamente, como foi o caso de ontem,tanto que quando ao intervalo entraram outros jogadores, o jogo mudou e com os madeirenses.
Em relação ao Labyad, é diferente, mas parece superior, apesar de o brasileiro ter jogado poucos minutos.
O Schaars, também é muito superior, apesar de jogarem noutra posição.
A comparação seria com o Gelson, que é superior física e tecnicamente, embora sejam semelhantes tecnicamente, o suíço tem mais mobilidade articular, e muscularmente está mais equilibrado.
Em relação aos nervos dos jogadores, isso é muito importante. Que eles mantenha essa postura e se possível ainda mais conflituosa, só assim é que se ganham competições nacionais.
Uma nota, já todos se esqueceram do A. Martins, agora é o Adrien.




Sem imagem de perfil

De City Lion a 09.08.2013 às 11:53

Haja Luz, não vou discutir gostos por jogadores e avisei logo que a questão é muito subjectiva. É verdade ja nem lembrava do suiço Gelson. Em relação aos nervos há que não confundir com protestos e conflitos porque estes só desestabilizam e desconcentram e até cortam o ritmo de jogo, o que é mau como nestes jogos quando estamos à procura do prejuízo. Falta uma voz de comando e talvez o Dier seja o jogador indicado. Quanto à preparação física vêm-se melhorias mas continuo a achar a equipa ainda tem demasiados jogadores baixos como se viu com o West Ham e por exemplo com Cedric, Jefferson, Adrien, André Martins, Capel e Montero a titulares somos uma equipa bem minorca (no Barcelona com grandes craques a coisa funciona mas aqui é mais dificil)!
Sem imagem de perfil

De sergiom a 08.08.2013 às 23:42


Caro City Lion, como em termos desportivos o wender não será o titular, na troca Miguel Lopes - Cédric não ficaremos a perder.
Sem imagem de perfil

De City Lion a 09.08.2013 às 11:59

sergiom, permita-me discordar. O Cedric foi quase sempre suplente do Miguel Lopes que, embora fosse um jogador caro, seria titular na nossa equipa este ano até pela estampa física em comparação com o Cedric. Estou bem preocupado com as nossas limitações defensivas nas alas que acredito serão exploradas pelos adversários. Só por curiosidade a minha referência nesse lugar sempre foi o Artur que com o Jordão foi o meu idolo e que infelizmente teve um grande azar na vida - nessa altura ser pequeno não fazia tanta diferença como agora.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 09.08.2013 às 13:33

Jordão sim, mas City Lion isso já é falar de outra loiça, desses já não se fazem.
Sem imagem de perfil

De Jósé guinote a 10.08.2013 às 00:30

Não me parece que exista muito a comparar entre a equipa do ano passado e a deste ano. Mas tratando-se de um post aberto á discussão, como todos os que aqui se publicam, chamo a vossa atenção para uma das comparações que, do meu ponto de vista, se baseia num equívoco. Refiro-me à comparação entre Montero e Viola. Viola nunca jogou como ponta d elança ou como segundo ponta de lança. Gostava de jogar pelas alas e na Argentina era esse o lugar a que estava habituado. Montero é um jogador que só pode jogar na área. Fora dela é irrelevante e não justificaria que o Sporting desse por ele um cêntimo.
Uma das unanimidades criadas após o jogo com o Braga foi a de que ao Sporting faltou um matador. Vão ter que engolir a análise porque Montero, pelos argumentos que exibiu frente ao Braga, vai marcar muitos golos e dar muitos a marcar, fazendo uso da sua técnica superior, da sua mobilidade, da sua facilidade de remate e da sua capacidade de ler bem o jogo.
A mesma imprensa que elege Montero - fizeram mais ou menos o mesmo com Wolfswinkel - como uma espécie de fiasco antecipado não poupa nos elogios a Maurício, um central muto fraco, talvez o mais fraco de que me lembro nos últimos cinco ou seis anos. Com Illory e Drier a jogarem, com André Martins, com este fantástico Adrien, com Montero, com Capel, com Wilson Eduardo, com este William e com o Rinaldo dos melhores momentos, com Cédric, com jefferson, se BC conseguir recuperar Bruma- não sou capaz de perceber se está a fazer alguma coisa para que isso seja possível - não acho que Maurício, Welder e tão pouco o Magrão sejam contratações aceitáveis. Agora fala-se de dispensar o Boeck e contratar o Cássio. Há uma pulsão contratadora em Alvalade. Esta pulsão só dá disparate. Admito que o argelino possa ser a excepção, sendo certo que não tenho dúvidas acerca da qualidade - alta do meu ponto de vista - do Montero.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo