Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 
O Sporting conseguiu duas vitórias em Alvalade perante adversários difíceis, Real Sociedade e Fiorentina, mas a uma semana do começo da época oficial verifica-se que ainda há muito para melhorar. Frente à equipa italiana o Sporting entrou muito bem no jogo, marcou através de um potente remate por Fredy Montero mas a partir desse ponto - pouco mais de vinte minutos de jogo - o fulgor começou a desaparecer, apesar da Fiorentina também só ter ameaçado Rui Patrício uma única vez até aos 60 minutos. Há mérito do Sporting em saber defender, com alguma felicidade à mistura com duas bolas nos ferros, a complementar o remate de André Martins que merecia melhor sorte. Os italianos tiveram mais posse de bola mas também lhes faltou a eficácia de finalização nos últimos 30 minutos e acabaram por sofrer mais dois golos que, alías, terá dilatado o resultado exageradamente.
 
Pela primeira vez, Leonardo Jardim aproximou-se do sistema de jogo que tenho vindo a insistir ser o mais adequado para esta equipa: um 4xx4x2 frequentemente a tornar-se num 4x1x3x2, com William Carvalho à frente da defesa, Magrão, André Martins e Rinaudo no meio campo, Wilson Eduardo e Montero na frente do ataque. Este sistema tem ainda que ser bastante aperfeiçoado, pela novidade que representa para os jogadores. Reconheço que houve baixas devido a lesões, mas numa situação normal o meio campo terá de ser composto por Adrien Silva, André Martins e um ala, Capel, Carrillo ou Wilson Eduardo. Sem deslumbrar, Magrão até não esteve mal mas a combinação com André Martins não resulta porque ambos preferem jogar pelo interior. Partindo do princípio que Slimani vai ser titular - falta ver o melhor mas tem todas as características de um ponta de lança de área - ele será a ponta do ataque com Montero a ocupar o espaço nas suas costas.
 
O maior negativo da noite foi a expulsão de Rui Patrício, acção que o deverá afastar do jogo da 1.ª jornada com o Arouca.
 
Assistência: 19 385 espectadores
 
Nota: Foi a primeira vez que estive atento ao jovem Rúben Semedo e apesar de ser um trabalho em progresso, gostei imenso da sua exibição.
 

publicado às 00:58

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


27 comentários

Sem imagem de perfil

De AM a 12.08.2013 às 02:55

Concordo com o post,mas o que me desiludiu mais foi a assistência.Muito baixa.O ano passado não foi brilhante e tivemos 28 554.Estamos a voltar à era JEB.Com este baixar de expectativas o resultado é este e vai-se reflectir nas receitas em geral.Não há efeito BdC.Só quem não percebe o desporto pensa isso.As pessoas vão ao estádio para ver as equipas e os seus ídolos,os jogadores.Esperemos que esta vitória ajude a aumentar o entusiasmo.

A equipa está forte ,quer na transição quer no processo defensivo,que é onde o trabalho do treinador se faz sentir mais intensamente.
Ofensivamente ,como diz,há muito trabalho a fazer.Não esquecer que as equipas jogam em Alvalade muito fechadas e em contra-ataque.Nesse sentido o jogo com o Arouca será completamente diferente deste.Vamos ter muito mais bola e provavelmente vamos passar a maior parte do tempo em ataque organizado.

Em relação à equipa também concordo que devemos jogar com 2 avançados e um extremo.Quanto aos jogadores,Montero confirmou o que pensava dele.Excelente reforço.Slimani tem "pinta" de PL.Ruben Semedo esteve excelente.Made in Alcochete.
O Arouca vai ser um importante teste:porque é a sério e porque vai jogar como 12 das equipas que nos vão visitar.
Só aí podemos começar realmente a tirar conclusões.
Sem imagem de perfil

De Cantinho do Morais a 12.08.2013 às 08:54

Resultado enganador (deviam ter existido mais golos para cada equipa) mas vitória justa.
Gostei de Magrão , centrais e avançados. No geral foi bom, mas houve momentos de controlo total da Fiorentina. Mas porra , é a Fiorentina!

Só três pontos finais:
- Rinaudo . Um exemplo de um jogador que não nos faz falta. Não sabe o que é um campo de futebol, não tem noção do espaço que devia ocupar em campo, prende muito a bola, entradas à queima. Um ZERO. E ontem não devia ter acabado a 1ª parte. A sério, estaria na rua. Espero que não seja titular.
- Proença. Teve oportunidade de expulsar Rinaudo . Até quando este levou um pau no início da 2ª parte, foi repreendê-lo em vez de repreender os dois jogadores da Fiorentina que fizeram a falta. E a expulsão do Patrício, neste contexto, é ridícula. Resultado feito e no momento que o viola cai, estão 3 jogadores do Sporting à sua frente. Proença é um merdas.
- Até o Bruno Carvalho levou uma medalha. Ridículo. Já alguém viu o Presidente de um grande clube a ir receber o troféu da equipa? Ainda mais na pré-época?
Sem imagem de perfil

De robson92 a 12.08.2013 às 12:35

Levou uma medalha e depois?

Qual é o dano? Qual é a consequência negativa?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 14:55

Boa tarde Robsen,

Admiro o seu fervor em vir constantemente defender a "causa". A incidência, em si, não tem grande importância e, por isso, optámos por não a referir, mas não deixa de ser mais um episódio que reflecte na personalidade deste presidente.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De robson92 a 12.08.2013 às 17:59

Boa tarde Rui,

Não se trata de defender a causa pois não estou no dark side off force.

Este Presidente tem um estilo que não estamos habituados.

Já fez coisas que critiquei neste blog, como a atitude com o William Carvalho.

Não posso é concordar com as criticas de forma que estão a ser feitas de forma regular.

Pode-se não concordar com o estilo, mas há muita coisa acertada a ser efectuada.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 18:06

Meu caro, a questão do "estilo" não se limita apenas a concordar, tem de se ter um enorme grau de tolerância.

Para quem não simpatiza com ele, como eu, ter de levar com o seu visual no ecrã uma dúzia de vezes por jogo, entre outras considerações é, por falta de melhores palavras, excruciante.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 12.08.2013 às 18:48

Está no seu pleno direito.

Eu não ligo muito ao estilo e até acho que o Presidente tem adoptado comportamentos que serão melhor compreendidos daqui a uns tempos.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 19:00

Há comportamentos e há comportamentos, e não desejo ver os líders do meu clube, a exemplo de coutros, adoptar a postura de que os fins justificam os meios.

Passe bem.

Sem imagem de perfil

De sloct a 12.08.2013 às 14:43

Se eu bem entendo o sentido deste comentário, o Patrício é mal expulso?!?!?!?

I rest my case.....
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 12.08.2013 às 19:04

De certa forma concordo com o Cantinho. A expulsão pode não ser 'ridícula', mas existia margem para o árbitro optar entre o amarelo e o cartão vermelho. Claro que dependeria sempre do critério do árbitro e, estando em Portugal, da cor das camisolas, mas o avançado da 'Fiore' dps de ultrapassar RP, não ficava completamente isolado uma vez que tinha mesmo ao lado vários defesas do SCP (pelo menos Rúben Semedo estava a fazer-lhe mt sombra...). Para além de que a bola foi desviada pelo avançado para a lateral o q implica q, caso não fosse derrubado, não ficaria completamente enquadrado com a baliza... Por fim, o lance tb ocorre ainda a alguma distância da baliza...Dito isto: tb aceito a decisão de expulsar o nosso GR. Mas já vi lances idênticos em que a decisão arbitral foi outra...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 20:06

Caro Virgílio, penso que à letra da lei o Rui foi bem expulso mas, na minha opinião, o que pode ser questionado é a postura de Proença em andar o jogo inteiro a tentar evitar as sanções pelos motivos óbvios em relação a diversos casos flagrantes e ter decidido aplicar o "peso" total naquela jogada. Atendendo às circunstâncias, nada invulgar teria ocorrido se ele tivesse atribuído apenas o amarelo.

Aliás, chegou a um ponto que os jogadores das duas equipas sentiram-se à vontade para agarrar em falta, conscientes da referida postura do árbitro.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 13.08.2013 às 04:44

O Pedro Proença não fez nem mais nem menos do que se esperava dele. O Rui Patrício foi ingénuo em ter-lhe dado uma oportunidade para brilhar novamente. Pode ser muito bom a apitar finais do Euro e da Liga dos Campeões, mas frente ao Sporting, é incapaz de adoptar um critério igual ao aplicado ao nosso adversário, a menos que esteja instruído a prejudicar este em vez de nós, tal como aconteceu em Alvalade diante do Sporting de Braga, ao anular um golo limpo aos visitantes...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 12.08.2013 às 15:22

O post praticamente diz tudo sobre o que se passou ... eu apenas reforçaria o enfase deste upgrade tático que LJ trouxe para o clube, gostei muito de ver o 4-4-2 e a entrada de leão que tivemos ... que se mantenha nos próximos jogos.

Relativamente ao presidente medalhado só alguém de má fé é que não reparou na felicidade do presidente por ter ganho o trofeu em disputa ... não foi muito diferente do meu regozijo em termos dado 3-0 secos à Fiorentina e não a um VG qq.

Quero com isto dizer que acho ridiculo (para ser simpático) o fato de o nosso presidente ser criticado pelos seus adeptos por ter recebido uma medalha alusiva ao trofeu 5 Violinos, se calhar seria melhor estar numa tribuna cheia de notáveis todos num rega-bofes a comer e a beber à pala do SCP ... convenhamos que as medalhas ficam bem mais em conta :).

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 15:43

Caro Sérgio,

Sem desprimor para Leonardo Jardim, venho desde quase o primeiro dia a argumentar que o sistema ideal para este Sporting é o 4x4x2 , ou melhor, o seu variável 4x1x3x2 que, por vezes, em movimento e em função das circunstâncias de jogo, torna-se num 4x1x3x1x1 . A entrada de Slimani apenas reforçou o meu argumento mas, como também indiquei, não é com André Martins e Magrão no meio campo. Tem de existir um carregador de piano" com alguma técnica, neste caso o Adrien , um criativo, neste caso o André Martins e um ala, posição para a qual temos três ou quatro opções.

Gosto muito de Leonardo Jardim mas ele tardou na aposta por este sistema e já devia vir a usá-lo com regularidade desde os primeiros dias da pré-época.

Foi um bom resultado, exagerado até, mas é sempre bom vencer, mas não nos devemos deixar deslumbrar, porque só agora é que vai começar a doer.

Quanto à medalha do presidente, podem surgir argumentos diversos mas não acho importante suficiente para perder tempo a debater a questão. Isto dito, e como já sublinhei em diversas ocasiões, não gosto de o ver no banco e especialmente num jogo internacional em que recebemos um clube convidado pelo Sporting, entendo que seria muito mais digno ele acompanhar na tribuna o presidente do clube visitante. As regras de protocolo e educação assim exigem. Mas como o Sporting "é nosso outra vez" ele que faça como muito bem entender. Não vou perder sono por questões desta natureza.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 12.08.2013 às 15:54

Caro Rui,

Talvez LJ só agora começa a ter matéria prima (Montero 1º e agora Super Slim) para começar a implementar o 4-4-2 (a 1º vez que se viu salvo erro foi com o Braga).

Gosto muito de ver o Wilson Eduardo no papel de 2º avançado precisará apenas de ter mais confiança.

Eu apostaria num losango no meio campo como se via no tempo do PB com Carvalho - Adrien - Magrão - A.Martins na frente o Moreno e Super Slim.

+ que gostei bastante de ver o André Santos no pouco tempo que teve em campo, segurou o meio campo e permitiu que nem se desse conta da desvantagem numérica.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 16:06

Caro Sérgio,

Reconheço que o sistema de Paulo Bento produziu resultados, mas eu detestava-o porque a sua prioridade era defender.

Penso que Leonardo Jardim tem "materiaL" para apresentar um modelo mais atractivo, em termos de futebol jogado e eventualmente produzir resultados.

A situação do André Santos é muito confusa, por enquanto. Ele próprio não se sentirá muito confortável pelas incertezas em torno da sua continuidade.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 12.08.2013 às 16:19

Caro Rui,

O problema do PB nunca foi o meio campo mas sim a forma como a equipa saia a jogar com bolas longas dos defesas raramente com apoios como se ve no LJ.

O André Santos para mim está a tentar agarrar uma oportunidade ... quem sabe o Rinaudo ainda não possa sair!!!.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 18:02

Caro Sérgio,

Nunca compreendi bem o que se passou com o "desvio" de André Santos. Veremos o que vai acontecer.

Não me admiraria nada ver Rinaudo transferido.
Sem imagem de perfil

De jose guinote a 12.08.2013 às 17:53

A questão do sistema de jogo tem suscitado muita discussão. Penso no entanto que LJ não optou pelo 4x4x2. Perante adversários desta envergadura –dificilmente o Sporting defrontará mais do que 3 ou 4 adversários com este grau de dificuldade – este é o sistema que lhe garante maior eficácia. Nos restantes jogos a opção será pelo 4x3x3.
O jogo foi muito bom. Quer na fase em que o Sporting foi superior, até aos 25 minutos, quer depois quando se teve que confrontar com o poderio dos Violas. Esta Fiorentina é uma equipa muito boa e foi uma equipa que tentou sempre ganhar o jogo. Que apostou todos os trunfos disponíveis para o conseguir. O Sporting teve sorte na concretização e sorte nos falhanços do adversário éum facto. Mas teve mérito. Muito mérito.
Este jogo permitiu afastar alguns fantasmas. Levou menos de 10 minutos a destruir o papão da falta de matador, anátema que quase todos lançaram sobre Montero depois de um – bom!!!- jogo menos feliz no capítulo da concretização. Montero foi uma sorte que aconteceu ao Sporting. É apenas muito bom. Um reforço de luxo que vai pagar ao Sporting cada cêntimo gasto com ele com juros milionários.
Excelente o jovem defesa central Bruno Semedo. Muito bom na velocidade, na leitura e antecipação dos movimentos e dotado de uma elevada capacidade técnica. Excelentes movimentos de antecipação e uma enorme capacidade para sair a jogar. Craque. Subscrevo a opinião dos que acham que com estes jovens jogadores, já muito evoluídos e com classe, é um crime de lesa pátria gastar dinheiro em jogadores de menor valia. Maurício parece-me um jogador com muitas limitações.
André Martins melhor no meio do que na ala mas sempre com uma capacidade de rasgar – um passe para Wilson Eduardo que este não interceptou deixou a defesa da Fiorentina a ver – única. Tem que jogar nesta equipa. André Martins é um jogador raro e que necessita de jogar livre numa posição central. Depois com a bola nos pés faz o que mais ninguém faz, inventa linhas de passe, descobre os caminhos que colocam os avançados próximos da baliza adversária, e remata na entrada da área. Precisa de adquirir uma maior capacidade física, para durar mais tempo a um ritmo mais elevado. Adivinho grandes coisas na sua ligação com Montero, inteligente como ele, bom a desmarcar-se e com a mesma elevada qualidade técnica.
Gostei do argelino no pouco tempo que jogou. Pareceu- me bem. Esteve quase a marcar um golo e fez bons movimentos. Gostei de rever o André Santos com o seu critério de passe nas saídas. Não entendo o desaproveitamento deste excelente jogador. Muito bom o Jefferson, o melhor jogo desde que está no Sporting.
Eu também acho natural que o Presidente do Sporting festeje e receba a medalha com os jogadores. Trata-se de um troféu importante do clube e a alegria do Presidente pode funcionar como um incentivo para os adeptos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 18:21

Caro José, inúmeras questões num só comentário. Tentarei responder a algumas:

1. O 4x3x3 com este Sporting não resulta pelos jogadores que dispõe, ponto final. Com equipas fechadas o problema ainda vai ser mais acentuado porque não haverá espaço para os alas, daí a necessidade de penetrar pelo miolo directa e diagonalmente. Não se pode ser Montero , com o seu limitado físico, a fazer batalha 90 minutos com centrais, trincos e médios em linha baixa. Com a técnica dele e o saber movimentar-se, vai acontecer com ele o que acontecia frequentemente com o Ricky : vai buscar a bola aos lados, olha para o meio e não está lá ninguém. Isto, só alguns argumentos.

2. O resultado foi muito bom, o jogo merece discussão, mas como sempre tudo ou quase tudo é analisado em função do resultado.

3. Gosto muito do André Martins mas, como sempre, preocupa-me a sua inferioridade física para lutar com meio campos pesados de adversários. João Moutinho também é baixo e não corpulento mas tem outra capacidade de luta que o André não tem.

4. O argelino tem as características de ponta de lança de área, veremos o resto com o passar dos jogos. Onde o vai usar em conjunto com o Montero no 4x3x3 , ou ele veio para ser suplente ?

5. O presente e o futuro de André Santos ainda não está esclarecido.

6. Medalha ou não medalha, acho que há coisas muito mais importantes para nos preocupar. Como já disse, repetidamente, não gosto de o ver no banco, fá-lo só pelo mediatismo que o ego dele necessita. Além do mais, temos uma equipa nossa convidada em Alvalade e acho que o lugar dele é ao lado do presidente convidado. Não acredito em movimentos meramente populistas nos futebol.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 12.08.2013 às 21:53

Mais um jogo na mesma linha dos outros, com um resultado enganador.
Este ano está a acontecer o oposto da época passada, em que criavamos oportunidaes e falhávamos, os outros com bolas que ressaltavam em vários jogadores, na primeira oportunidade marcavam.
Parece que nesse aspecto as coisas mudaram.
Os outros com bolas quase em cima da linha de golo mandam-nas para fora, e oferecem-nos golos.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 12.08.2013 às 21:59

A continuar assim não nos precisamos de preocupar com a falta de qualidade que alguns jogadores evidenciam.
Quando for necessário jogar futebol, ai é que se vai ver a qualidade dos jogadores
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 22:52

Haja Luz, não nos devemos precipitar nem para um extremo nem para o outro, porque ainda há uma época inteira pela frente. Só o passar dos meses e dos jogos esclarecerá muito do que neste momento não é tão claro.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 12.08.2013 às 23:11

Rui

Há uns dias fez-me uma observação por eu ter uma persepectiva diferente de um comentador, mediante essa linha, tambem deveria proceder de igual forma com o meu comentario.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.08.2013 às 23:30

Haja Luz, sabe a quantos comentários eu respondo diariamente ?... É impossível lembrar-me de todos, mas decerto que não fui rude consigo. Se alguma coisa, terei comentado algo no sentido de sermos mais moderados em determinadas ocasiões. Cada um de nós tem as suas convicções pessoais e eu tenho de lidar com as de todos que participam no blogue, nem sempre ao nosso agrado, com o Haja Luz bem sabe.

Não me recordo dessa observação específica, mas garanto que qualquer reparo meu foi num sentido construtivo, até porque o Haja Luz sabe muitíssimo bem que a sua participação é bem vinda neste espaço.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De haja luz a 13.08.2013 às 08:22

Bom dia Rui, fiquei um pouco sentido, mas compreendo que seja cansativo administrar o blog, com tantos comentários.
Por vezes tento abreviar os comentários, o que poderá originar que não fiquem tão claros.
Cumprimentos Rui






Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2013 às 10:08

Bom dia Haja Luz, em abono da verdade não é fácil a administração do blogue e ainda a página de Facebook e eu tento responder à vasta maioria dos comentários.

Por vezes, de facto, não são muito claros.

Cumprimentos meu caro.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo