Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

19623716_z9PZl.jpg

 

Um facto axiomático revela-nos hoje que os recursos financeiros são um dos principais responsáveis pelo lançamento ou relançamento dos clubes na cimeira do desporto. A nível mediático, casos como do Manchester City são um dos exemplos-modelo. O clube inglês alcançou no decorrer da última década um elevado sucesso interno, que lhe permitiu a triplicação do número de títulos face aos seus mais de 130 anos de legado. Publicamente reconhecida, a aproximação à holding City Football Group, financiada pelo Abu Dhabi United Group, apresentou-se esta como uma rápida e eficaz fórmula de crescimento pelo investimento estrutural efectuado no clube.

 

Em Portugal, dificilmente um emblema consegue proximidade aos atentos mercados internacionais, principalmente quando não são verificadas na sua dúbia gestão, medidas concretas no planeamento estratégico ao seu desenvolvimento. Assim, verificamos que todos os actos de gestão de um clube podem atrair ou repelir investidores. O que pode o Sporting fazer no imediato para aumentar o interesse internacional sobre a sua própria marca, e daí retirar dividendos como nunca? Tentarei, de modo pouco cansativo ao leitor, dar alguns exemplos, perfeitamente alcançáveis.

 

Resolução #1 - Aproximação ao "Blue Chip"

 

"Blue Chip" é o termo que designa empresas que se destacam pela operacionalidade positiva e fiabilidade, mesmo em períodos de profundas crises económicas. São as empresas consideradas pelo sector financeiro como as mais apetecíveis para investir, que geralmente se tornam visíveis na frequência de financiamentos publicitários a grandes competições desportivas. Adidas e Flying Emirates são dois desses casos. Gazprom ou a Nike representam outro exemplo. O Sporting tem de "piscar o olho" urgentemente à natureza de tão importantes parcerias. "New Balance" e "Hyundai" estão disponíveis. O Sporting estará?

 

Resolução #2 - Imagem do Alvalade XXI

 

Estádios inovadores, confortáveis e multidisciplinares permitem a atracção não apenas de mais adeptos, mas também de parceiros interessados em promover serviços ou publicitar campanhas nas respectivas instalações. O Sporting neste campo tem urgentemente de encontrar solução para três pontos fundamentais: melhorar os serviços prestados nos camarotes, melhorar definitivamente o triste palco verde malhado que apresenta a todo o mundo, e acima de tudo, criar conteúdos de marketing e informação, acessíveis aos adeptos em plenas bancadas.

 

As crianças gostam da mascote assim como os graúdos apreciam Sinatra, mas a todos assiste o interesse em dados estatísticos e informação on-demand. São quase 60 anos de quiosques de food & beverage a vender donuts nos períodos de intervalo do jogo – não estará na altura de aproveitar tal período para rentabilizar outros serviços directamente ligados ao clube? Urge melhorar a experiência proporcionada ao espectador, motivando a frequência da mobilização ao estádio, assim como a interacção do mesmo com novas tecnologias no decorrer do jogo.

 

Resolução #3 - Está na altura da FPF compensar o Sporting

 

A FIFA investe todos os anos cerca de 1 bilião de dólares na criação de infra-estruturas de desenvolvimento ao desporto pelo mundo, verba entregue à responsabilidade das federações. A posição ocupada por Portugal no ranking FIFA permite-nos obter – à FPF – valor proporcional. Se os clubes negoceiam valores de transmissões televisivas de acordo com o grau de relevância que detêm no mercado nacional, onde está o apoio prestado pela Federação ao Sporting pelos serviços prestados – sem retorno financeiro – à nação? Fundamentação nada demagógica, facilmente apoiada no plano jurídico.

 

Quando se lança no mundo do futebol nomes como C.Ronaldo, Figo e Nani, não se pode fazer uso do complexo de timidez na consequente exploração do clube em tal benefício nacional. Por outro lado, as federações de futebol são o maior pilar de aproximação às instâncias financeiras internacionais, proveito que o Sporting bem pode apelar a si, por toda a sua contribuição histórica que como clube indirectamente proporcionou à FPF, através de contratos milionários de exploração de imagem que esta usufruiu.

 

Resolução #4 - Renato Sanches vale 10 milhões. As tranças valem 25. Quanto vale Semedo, Matheus e João Mário, Sporting ?

 

35 milhões de euros foi a soma proporcionada ao Benfica por um dos maiores negócios envolvendo jogadores portugueses ao clubes de origem. O Sporting conta neste momento com uma diversidade de activos que permite sorrir perante futuros negócios. Porém, inexplicavelmente o clube na sua história não consegue incrementar "Hype Factor" em nenhuma das suas vendas. Ruben Semedo, Matheus Pereira e João Mário são neste momento os jogadores que apresentam maior potencial de exploração de imagem, por factores essencialmente focados na sua estética/idade/irreverência, e por último, rendimento – Hype é marketing. Que proveito retira o Sporting da exploração dos direitos de imagem dos principais activos? Pablo Osvaldo no Boca Juniors, nos últimos 7 meses, proporcionou o equivalente a 7 milhões de euros em exploração de imagem, aos dois clubes que representou...

 

Os milhões de seguidores acedem a milhares de conteúdos dos seus ídolos, sendo actualmente Neymar numa escala naturalmente superior, o jogador que actualmente mais proveitos de tal factor retira. Muito mais que Messi ou Ronaldo. Sabia o leitor que no Sporting, era Carrillo o jogador com maior potencial gerado nesse campo ?

 

Resolução #5 - Ampliar tecto salarial, baixar volume de investimento

 

Não visíveis, mas bem reais, são os encargos inerentes a impostos e comissões que o Sporting tem pago nos últimos anos a Estado e privados. Acrescentado as verbas relacionadas aos valores de transacção de passes, o desgaste de tesouraria é enorme face à urgência de retorno imediato que assiste ao clube. O Sporting tem de comprar muito menos, e por muito que nos custe, vender muito mais e melhor. William e Slimani são o melhor negócio que podemos realizar para breve. A sua importância no plantel naturalmente que se opõe à emocionalidade da perca dos mesmos, mas se verificarmos, são estas as posições onde o mercado nacional e internacional nos podem oferecer mais soluções de substituição de qualidade.

 

Em Portugal, existem bons médios defensivos. Em Inglaterra, existe um invulgar número de avançados de diversas nacionalidades, que fruto da idade ou da competitividade nos seus plantéis, não lhes garante a frequente titularidade. Por outro lado, uma batalha muito minha, relacionada com Coates. Inquestionável a sua qualidade. Mas tamanha dimensão, não apenas física mas de estatuto, pode retirar a possibilidade a Ruben Semedo, Tobias e Oliveira (pelo menos a dois destes) de se destacarem. Como Bruno César a Mané ou Mateus Pereira. Temos de interpretar determinadas contratações, não permitindo efeito-pinheiro que inibam a valorização no mercado dos nossos jovens activos.

 

 

P.S.: A ilustração por mim escolhida para figurar neste Post, é da autoria de Jacopo d'Antonio Negretti, intitulada "St. Lawrence distribuindo riqueza aos pobres".

 

publicado às 09:23

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


43 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 18.05.2016 às 22:37

Este actual presidente tem credibilidade para atrair investidores, publicidade, etc?

É que o presidente Bruno de Carvalho senta-se no banco de suplentes naquela ânsia de tirar o protagonismo das vitórias (e esconde-se nas derrotas), como se um presidente tivesse que ser apenas e só avaliado pelos resultados do futebol.

Um presidente tem que estar na tribuna, devendo falar nos sítios certos e nos momentos apropriados, tendo sempre uma linguagem digna de um presidente.

Como não se podem rasgar contratos com outras entidades, e empurrar todos os problemas para os tribunais - e perdendo os processos.

Como não fica bem despedir um treinador com justa causa, sem ter fundamentação para tal.

Etc etc etc...

Ora, é nestas questões que fundamentalmente um presidente tem que ser avaliado.
E este presidente tem credibilidade para atrair tudo o que o DrakeWilson propõe?


Este artigo é um bom pontapé de saída ;-) Cumprimentos
SL
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 18.05.2016 às 23:04

Boa noite Profeta, obrigado pelo seu comentário.
Quem opera actualmente no mundo financeiro, reconhece na idade e experiência dos gestores a melhor garantia de protecção ao seu investimento. Um manager de 70 anos é considerado pela experiência em diversos cenários económicos ao longo da história, sendo a sua vivência profissional em observação (e resultados naturalmente), um factor essencial a alianças financeiras.

No caso do Sporting, a idade do presidente, assim como o seu percurso profissional, não lhe providenciam visíveis argumentos que seduzam. É desagradável, mas é assim que as coisas funcionam. Todos os intervenientes em negócios da alta finança, como os praticados pela City Football Group, não carecem de investigação prévia a todas as pessoas envolvidas. Há quantos anos estão casados, clubes privados que frequentam, o colégio dos filhos, o número de filhos ou desportos praticados em tempo livre, acrescentam conhecimento sobre pontos fortes e fracos do parceiro de negócios. E todos sabem que são investigados, é norma no sector.

Bruno de Carvalho, parece-me, envolve-se demasiado emocionalmente. Isso retira-lhe lucidez. E principalmente, revela-se intragável quando confrontado com o desconhecido. Não fez grandes amizades em três anos de mandato. Não se aliou à comunicação social. Não se aliou á Federação. Não seduziu brand-activation internacional (embora nacionalmente sim). E acredite,para tais parcerias, um primeiro lugar no campeonato vale o mesmo que o sétimo. O que interessa é o potencial. Assim, temo que a minha resposta seja mesmo "não".
Sem imagem de perfil

De J. a 19.05.2016 às 08:32

Aprecio a linha do post, assentando a argumentação nos manuais de boa gestao empresarial, que infelizmente não abundam em Portugal.
Eu acho que terá razão em muitos dos pontos apresentados. Na minha opinião, no ponto 1 e 2 principalmente.
Mas há outro ponto, que não refere, e que por mais que custe ao Profeta admitar, foi um dos grandes sucessos da gestão de BdC, ainda que obviamente não seja apenas único e exclusiva responsabilidade deste:
- 40.000 de média em Alvalade;
- número record de associados;
- uma onda verde assinalável em quase todos os campos deste país
- e estou certo também, que culminará também num número record de Gameboxes vendidas para a próxima.

O Sporting é muito a força dos seus adeptos.
E esta força, está mais viva que nunca. E isso vale muito também para os tais "mercados"
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 09:04

J., obrigado pela participação e pelo acrescentar de ideias.

Na realidade, este texto resulta de uma síntese de 31 premissas acerca do nosso clube – que gradualmente colocarei disponíveis –, desejando o interesse e debate acerca das mesmas.

Tem razão ao apontar a "Brand Activation" nacional (conforme terei igualmente referido na resposta das 23:04 ao Profeta) como um caso bem sucedido na temporada. As manifestações públicas carregadas de emoção foram um dos factores que permitiu a mobilização de adeptos e novos associados em torno do Sporting, nomeadamente nas gerações mais jovens. Embora considere que numa percentagem superior, Jorge Jesus em formato bicampeão tenha sido uma influência maior nesse campo.
Sem imagem de perfil

De antonio correia a 18.05.2016 às 23:11

Sou adepto do Benfica, declaração de interesses.

Resolução #4 - Renato Sanches vale aquilo que o comprador estiver disposto a pagar e aquilo pelo qual o vendedor estiver disposto a vender. Tudo o resto é conversa da treta.

Penso que deveria ter incluido uma Resolução #6 - Estar presente na Champions League de forma consistente - Esta é a única montra onde se podem transacionar jogadores por somas importantes, é aqui que se mostra o que se vale, são estes os grandes jogos e onde estão os grandes jogadores. Fazer piruetas no campeonato Português vale zero.

Não são os adeptos que compram ou vendem jogadores.

Obrigado
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 18.05.2016 às 23:30

Estimado António Correia.
Existe um triunvirato responsável pelo negócio Sanches. Os dois clubes, e a Adidas, patrocinador de ambos. As imagens dos exames médicos comprovam, se analisar em detalhe. E tal negócio – que considero muito bom quando acrescentadas as alíneas adjacentes ao valor de 35 milhões–, é a realidade de exemplo que o Sporting terá de saber explorar.

Em termos técnicos, considera-se que o valor do jovem jogador contratado define-se como valor "Globetrotter". Ou seja, ele vale pelos pormenores técnicos que demonstrou na melhor montra do futebol como pela estética e irreverência, motivando uma expontânea "Brand Activation" sobre sí mesmo. A génese popular do Benfica fez o resto.

João Mário, por exemplo, é um valor mais seguro que o referido jogador do Benfica. Mas o Sporting faz muito pouco activação de marketing dos jogadores, de acordo com a dimensão da qualidade dos mesmos.

Independentemente de tudo, apreciava bastante Renato como jogador, embora a sua performance aos microfones deixou sempre a desejar. Aliás, quer que lhe revele os valores investidos pela Sagres no jogador? Ninguém bebe cerveja em directo para a TV em vão.
Sem imagem de perfil

De antonio correia a 18.05.2016 às 23:46

Caro Drake Wilson

Dizer que João Mário(que aprecio muito) é um valor mais seguro do que RS, é fazer futurismo, não vou entrar por aí.

Se puder, reveja os jogos de RS na LC e repare na intensidade de jogo e raio de acção do atleta, com 18 anos não há outro no mundo a fazer parecido. Os Alemães não dormem em serviço.

Sagres, Adidas, Microfones e outros que tais, não me merecem comentários.

A génese popular do Benfica serve para consumo interno, se não estiver na montra da LC com resultados positivos, nada feito.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 00:22

Na minha opinião está redondamente enganado com as perfomances de Renato Sanches , nos 2 jogos com o Bayern andou mais tempo a cheirar a bola e a fazer atletismo que própriamente a jogá-la .

Um jogador que nao consegue faser passes longos com precisão e com enormes dificuldades técnicas nos confrontos individuais ganhando os duelos á base do musculo.

O Negócio fez-se pela influência do Jorge Mendes e pelas necessidades urgentíssimas de entradas de volume considerável de dinheiro nos cofres vazios do Benfica , Jorge Mendes tem funcionado como bombeiro do presidente do Benfica a alguns anos a esta parte.
Negócio que terá concerteza outras nuances que só Jorge Mendes e o Bayern saberão.

Depois o miudo terminou a liga de rastos falhando inumeros passes e foi evidente que a equipa passou a jogar melhor sem ele ,( Marítimo como exemplo).

Tenho uma crítica directa á sua forma de jogar , o facto de fazer um passe para um colega e depois correr direito a ele e tirar-lhe a bola , isso terá que corrigir urgentemente.
No futebol é a bola que tem que correr sempre mais que os jogadores , é claro

Tenho sérias duvidas que Renato Sanches consiga a titularidade no Bayern, quando nem na nossa seleção tem lugar. No Sporting sería suplente.
É a sua opinião e tem direito a ela mas como vê á muita gente com outra visão do Renato Sanches , de outro Renato que não o mesmo que o caro vê.

Nota: Esqueça que a minha opinião basei-se por eu gostar do Sporting , aprecio e muito, alguns (poucos) jogadores do Benfica como já por várias vezes comentei aqui no camarote. Não vá por aí.

Sem imagem de perfil

De antonio correia a 19.05.2016 às 00:33

O futuro é a melhor prova do presente. Veremos.

A sua opinião é tão válida como a minha, por isso a respeito sem olhar a clubismos.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 00:32

Uma pergunta sem resposta

Nas portas de um Europeu em que uma vedeta pasme-se ,não sabia que poderia ser convocado para a sua seleção , foi necessário um outro colega lesionar-se para lhe abrir a vaga para a tal vedeta que teve que ser vendida á pressa!!

A vedeta que como caro descreve é unica no mundo mas será seguramente suplente na seleção portuguesa.



Não tem mesmo resposta, meu caro!!
Sem imagem de perfil

De antonio correia a 19.05.2016 às 00:38

A melhor resposta é estar calado.

Não repondo ao que não merece resposta.

As suas certezas são provocações que ignoro por opção.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 01:02

A mesma provocação que senti no seu comentário quando descreve "que não á outro no mundo" mas como escrevi é a sua opinião e tem direito a ela .

Simplesmente posso assegurar-lhe que não é tambem a opinião de muitos , mas está aqui num espaço livre, mas o camarote é leonino e aqui dispensamos promoções sem nexo de jogadores rivais.
Sem imagem de perfil

De Antonio correia a 19.05.2016 às 01:37

Nao estou a promover ninguem, RS esta vendido. Apenas dei uma opiniao.

Venho ao CL porque entendo ser um espaço plural, apesar da matriz Sportinguista que é absolutamente normal.

A opiniao de muitos mesmo que diferente da minha, nao é motivo para que eu a mude.

Nao conseguir conviver com a diversidade de opiniao é triste, mas é uma opçao.
Sem imagem de perfil

De Guardiola a 19.05.2016 às 13:36

«É, de longe, um dos melhores jogadores jovens da Europa, revela muita qualidade e personalidade em campo. Tem um grande futuro e uma gloriosa carreira pela frente», afirmou, na ocasião, o treinador espanhol.

“He’s far and away one of the best young players in Europe. He has abundant quality and character and covers a huge amount of ground. He has a great future ahead of him,” Pep Guardiola enthused in statements at the time of the Champions League clash. Practically every leading European club has been linked with Renato Sanches, who is frequently compared with former Dutch stalwart Edgar Davids.

Guardiola não percebe nada de futebol, nem o scouting do Bayern, nem o italiano Ancelotti o novo treinador que exigiu a sua contratação e até lhe prometeu a titularidade.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 14:05

Meu caro
Estou-me a borrifar para o que os outros dizem ou são pagos para dizer , ou comentam por conveniência.

Comento pelo que vejo e não pelo que dizem , nao preciso de andar á procura de reforços de opiniões nos jornais que sejam á conveniencia do que fica bem escrever para que os outros leiam.

São carradas de erros de casting que os grandes treinadores fazem todos os anos , ou então nao existia a palavra "flop" , ela existe por alguma razão.

Nao retiro uma virgula do que afirmo , em lhe dizer que o vosso Renato seria suplente no meio campo do Sporting e nao tem lugar na seleção portuguesa , sendo convocado por favores do selecionador e pela queda clubistica que este tem.

RS pode até vir a melhorar substancialmente mas vai ter muito que pedalar para chegar a titular do Bayern.
Fraco tecnicamente no 1 para 1 , saindo dos duelos pela força bruta com ajudas extras e em falta com os bracos a tirar tudo da frente, 95% dos seus passe são curtos e sobre pressão falha muitos passes.

A favor; a força fisica e o pulmão mas com bola no pé é fraco.

Ponto final parágrafo.
Sem imagem de perfil

De Infiltrado a 19.05.2016 às 14:33

Concordo em quase tudo o que foi dito pelo António Correia e Drake Wilson (este último com linguagem perfeita e perfeitamente alinhada com as realidades de ambos os clubes). Também concordo com a análise JM vs RS (que nada comungam em posição táctica), dado que RS é um valor idêntico ao que era Pogba aos 18 anos (podia ser ou não ser, tanto que foi libertado do MU da maneira que foi) e JM é um jogador assumido, que acrescenta valor no imediato a quase qualquer equipa mundial. As opiniões 'brunistas' do Julius já não admiram, sempre a olhar e incendiar o vizinho, com observações descabidas e evitáveis, enfim, passamos à frente. No que concerne ao teor do post, e de novo concordando com o autor, passa muito por JJ a potencial valorização do plantel (culminando em prováveis excelentes vendas neste Verão, inéditas no Sporting), e concordo mais ainda, dizendo que se o Presidente não alterar a postura, pouco mais vai melhorar do que a excelente mobilização de massa adepta que teve lugar na época transacta. O mote tem sido 'dividir para conquistar', e tal não resultará. JJ já renovou, o que é um bom índice desportivo/financeiro, mas que colidirá sempre com a gestão presidencial, se esta não mudar.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 15:07

O facto de eu concordar e nao concordar é motivo de colocar fôgo? Só me faltava essa agora meu caro , tenho as minhas opiniões e sou directo a escrevê-las , se á quem não goste , nada posso fazer .
Totalmente equivocado quando apelida de opiniões Brunistas , nao sou seguidista de ninguem , nunca fui e agora passava a ser??

As minhas opiniões são coincidentes ás vezes e outras vezes não .
Nao tenho que evitar as minhas ideias de momento que as apresente sem ofender ninguem.

É comodo comparar o RS com o Paul Pogba quando este nos seus 23 anos já é uma confirmação no futebol mundial , dá geito.
Sem imagem de perfil

De Infiltrado a 19.05.2016 às 15:29

O caro Julius Coelho, como qualquer pessoa, é livre de expressar a sua opinião. A sinceridade e honestidade intelectual das suas opiniões, são igualmente valiosas. O que não é viável e saudável é ter afirmações que qualifico como incendiárias, tais como 'vendido à pressa', ou venda 'urgentíssima para realizar dinheiro', que não dizem respeito ao post ou ao seu clube, daí eu as etiquetar como 'brunistas'. Falei de Pogba pela semelhança da posição e compleição física, mas posso comparar a um qualquer, dado que não se sabe o que vai dar. E o caro Julius contradisse-se quando falou da venda antes do Europeu, de um jogador que para si nem tem lugar no onze (e aqui concordo totalmente: não tem lugar). Se o Europeu não conta, então porque não vender pelo excelente valor que foi vendido? Era só isto, não adianta mais sair do tópico, porque não acrescentamos nada ao mesmo.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 00:55

Drake , a questão está em quem maneja com know how os bastidores do futebol mundial , agentes como Jorge Mendes e boa companhia.
Podería dar-lhe imensos exemplos de vendas extranhas com valores chocantes no futebol mundial envolvendo jogadores que não justificariam nem um terço desses valores.

Neste campo sim reconheço que Vieira teve orelhas e olhos para saber encostar-se a esta gente que domina e sabe potencializar as boas negociatas. Mas devemos ter presente que a estrutura directiva do Benfica vai fazer 15 anos á frente do clube contra os ainda 3 da Directiva do Sporting.
Estes tipos de conhecimentos fazem-se e conquistam-se na confiança mas com anos a fio e nao em apenas em meia duzia de meses.
Essa é ainda para mim a grande diferença.
Roma e Pavia nao se fizeram num dia.
Não se pode chegar e poder entrar de imediato no circuito dos grandes negócios , sem que primeiro sejam negociadas as cedências e em que contornos e tudo isso leva o seu tempo.
Depois, não ajudou em nada a posição inicial muito radical do Sporting avessa aos agentes e fundos que se sentiram traídos e deixaram o clube mais isolado.
Agora a travessia tem deserto pela frente para recuperar a confiança de todo esse meio ,
Felizmente no Sporting abunda a matéria prima de excelente qualidade que ajudará a trair mais rápidamente quem gosta e está habituado a ganhar muito dinheiro.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 01:46

Boa noite Julius, obrigado pela sua contribuição.
De facto está correcto quando refere a posição radical de Bruno de Carvalho em relação à industria. No que concerne a Jorge Mendes, não me parece que o seu domínio sob forma independente, assim como muitos empresários pela diáspora, tenha uma duração muito mais longa.
De facto, tem servido/se servido do Benfica muito bem, numa relação necessária, como as emoções de uma mulher adúltera provocam no cinema italiano na década de 70 – uma amante não garante a fidelidade de uma esposa. Não há esposas no mercado do futebol nem financeiro. O jovem presidente acreditava que havia.

Sabe Julius, é preciso reconhecer que para além dos anos de experiência, existe no Benfica algo essencial: Dr. Domingos Soares Oliveira tem uma autonomia e um domínio de matéria muito grande, onde nem as valências no ramo imobiliário do próprio presidente podem contribuir.

Aos nossos olhos, os valores que circulam nas transações comerciais entre clubes aparentam-nos chocantes, mas garanto-lhe que nunca se descobrirá porquê, pois todas elas se camuflam em pressupostos legais. O Sporting para entrar neste círculo, não deverá desprezar a contextualização que acima referi.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 19.05.2016 às 10:07

Começo por dizer que gostei do post... uma análise muito equilibrada e virada para soluções de futuro.
Algumas considerações:

1- Relembro neste aspecto a entrada do grupo Holdimo que se diz, que permitiu ao Sporting ter maior liquidez e recuperação de percentagem dos passes de grande parte do plantel. Outro aspecto a ressalvar é a normal intransigência dos associados dos clubes portugueses que normalmente não estão abertos a ouvir propostas que significam a perda do controlo do clube (relembro alguns maus exemplos como o Beira Mar).

2- Neste aspecto o trabalho tem sido feito... o relvado este ano creio que esteve na melhor forma de sempre (sem estar perfeito), e ao nível das assistência batemos o record de sempre com mais de 40 mil de média!

3- Concordo na integra! Até dou outro exemplo que foi a lesão do William no Europeu sub-21 que fez com que o jogador perdesse o arranque da época e só atingiu a sua forma só na 2ª volta. O Sporting deveria ter sido indemnizado por essa lesão....

4- Eu não valorizo assim tanto esse Hype das vendas do benfica.... porque desses Milhões que fala, quantos entram verdadeiramente no clube? eu defendo uma politica de manutenção das pérolas da formação o máximo tempo possível, com introdução de clausulas elevadas, para desta forma não cometermos os erros que cometemos no passado de vendermos demasiado cedo as nossas estrelas da formação, porque dizer que o Renato foi bem vendido é muito discutível.... já que se ele for, o craque que se pensa que será, ele daqui a 2/3 anos valerá o dobro!

5- É exactamente o que o Sporting tem feito!! Se observar o Sporting é sempre quem investe menos.... por exemplo o benfica tinha no banco um jogador que investiu 9.5M por 50% do passe, logo quase tanto como o investimento total do Sporting. Portanto o Sporting já pratica essa politica de "Ampliar tecto salarial, baixar volume de investimento".

SL
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 11:03

Bom dia Schmeichel, muito obrigado pelo seu contributo.
A respeito do ponto 1, a aproximação que referi não impõe a venda de participação na SAD, mas sim Sponsorship e Partnership. Naturalmente que o "brilhante" negócio NOS condicionaria uma correlação futura. Abordarei numa próxima intervenção aqueles que considero como os ideais parceiros, numa possível cedência de acções.

No que respeita à Holdimo, continuo à procura de uma razão que me permita entender porque perdeu a empresa angolana cerca de 18 milhões na permuta dos passes... Parece-me que perante os dados tornados públicos à auditoria, alguém ofereceu alguma "coisa" ao Sporting.
No mesmo âmbito, no relatório & contas referente a 2014/2015, julgo, aponta-se a 20% de mais valia ao clube Belouzidad CR na futura venda de Slimani. A informação proveniente do país de origem do jogador refere 5%. Percebe onde pretendo chegar Schmeichel? Porque razão os valores não batem certo?

Relativamente ao ponto 4, não podemos desprezar o incremento inflacionário que a exploração de imagem de um jogador contribuí para os cofres do clube. Cada "Tweet", cada colocação de imagem em redes sociais (Facebook e Instagram), cada vídeo no Youtube, cada lata de cerveja, cada celebração emitida pelo jogador, gera sobre o mesmo um "Interest Value" que comparticipa a venda de merchandising acerca do mesmo, sendo esta uma das análises de activos fundamentais à definição de valores de transação. Como exemplo, o que permitiu as interessantes verbas de Balotelli até 2013.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 11:19

Ps.
Quando me refiro a "lata de cerveja" ou "celebração emitida", creio que terei sido explícito em relação ao objecto da mensagem. Embora aprecie bastante o jogador, a sua falta de experiência e outras limitações culturais manifestadas ao microfone, resultaram num haraquiri que não lhe permitiu retirar proveito algum do momento. Algo que ao nível de João Mário, seguramente seria diferente.
Sem imagem de perfil

De Clandestino a 19.05.2016 às 10:18

Muito boa análise, apenas discordo parcialmente na parte do ressarcimento da fpf.

É basicamente o que fazem os grandes clubes pelo mundo fora, e fcp e slb em pt (ainda que não na plenotude)

Uma espreitádela ao campeonato de basquete americano (nba) e até à mfl encontramos todas estas valências exploradas exemplarmente.

Ir ao estádio é quase medieval, é necessário trazer o espectáculo desportivo para um nível que mereça um bilhete de 40€
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 11:07

Estimado Clandestino, obrigado pela sua intervenção.
O seu último parágrafo é muito importante. E o termo "Medieval" acolhe plenamente a minha concordância.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2016 às 11:11

Bom "artigo" Drake.
Só me pasma que de um artigo em que se fala de estratégias para o nosso CLUBE, venham outros para aqui apontar de imediato o dedo a quem está na direcção do nosso Sporting! Espanta-me porque apesar de sabermos como o homem é, a meu ver, está a fazer um trabalho com "valor". O problema dele, para mim, é o falar demais e onde não deve... se calhar a #6 estratégia era "Presidente Mudo" LOL
Saudações Leoninas e que os seus "escritos" sejam sempre na vertente SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 11:31

Estimado PSousa, obrigado pela sua opinião.

De facto, com algum humor, a sua sugestão #6 resolveria imediatamente 25% das nossas preocupações.

Apesar de tudo, o que me apraz nesta natureza de textos é verificar que independentemente de maior ou menor simpatia nutrida pelo presidente, os sportinguistas revelam estar informados nas participações e gostam sempre de dar uma opinião provida de conteúdo. É muito bom para o Sporting que sejamos assim.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2016 às 11:38

Drake,
Estamos a ser simpáticos, acho que se resolveria 90%. Eh eh eh!
Porque se ele falar em 10% das vezes, seria mais acertivo e ganhávamos (Sporting) mais com isso...
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 19.05.2016 às 14:14

Olha!!! , .....nunca pensei nessa possibilidade de virmos a ter no futuro um presidente do Sporting mudo

Resolvia o assunto da deficiente comunicação ,por falar de mais e pelo menos nesse ponto nao sería criticado.

A Sporting TV tería que alterar " a hora do presidente"

Opssss , o Facebook , pois!!!!!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 20.05.2016 às 13:00

Julius,
Não era ele ser "mudo"... era ter uns tempos de "pousio". O presidente tem "sempre de ter voz!", por muito rouca que seja! LOL
Sem imagem de perfil

De Ricardo Rodrigues a 19.05.2016 às 12:46

Caro Drake, antes de mais, obrigado pelo excelente post...
Racionalidade, é com isso que gosto de falar/escrever.

Permita-me as minhas considerações acerca das resoluções:


Concordo, se bem que algumas marcas esperam "mais" do que simples publicidade. A Gazprom por exemplo espera alguma influência politica para que possa "trabalhar" nos seus interesses... O dinheiro faz falta, mas neste campo a prudência também deve trabalhar, pois o SCP se quer lutar pela "verdade desportiva" tem de ter cuidado e não se associar a algumas marcas que futuramente poderão dar "problemas".
A New Balance poderia ser uma aposta excelente, já que para eles o SCP é um investimento baixo e permitia uma entrada mais forte no futebol para atacar a Adidas e Nike.


É reconhecido por todos que Alvalade XXI precisa de reformulação/renovação, mas é muito, muito, mesmo muito caro... Só tirar o fosso e baixar o relvado era uns 10 milhões pelo que se sabe, mudar a imagem exterior se calhar outro tanto, mais umas escadas rolantes que fazem falta pois custa-me ver idosos a subir até lá acima, mais uma renovação na parte alimentar, e mais, e mais... bom, quase um estádio novo... era preciso um vender o "name" do Estádio em troca da verba das obras, mas entre receber por exemplo 25milhões que podem ser investidos em jogadores/divida/dia-a-dia, ou os mesmos 25 milhões em troca de obras, acho que sei qual a opção natural, já para não dizer que seria difícil convencer muitos sócios de que a "troca" era justa. Infelizmente não vejo aqui grande solução para os próximos anos... pese embora eu considere um prioridade.
Também considero que estando Lisboa na principal rota turística da Europa, é hora dos clubes verem as oportunidades que existem nesse sector. É óbvio que é preciso investir, mas sem investimento não existe retorno.


Resolução difícil senão impossível... há muito a estudar e explorar. A única coisa que me parece imediatamente viável é o surgimento duma compensação quando um jogador se lesiona na selecção. Penso que também deveria de haver um prémio ao clube, cada vez que um jogador seu é selecionado.


Ok... só esta resolução vale um post...
O desporto em Portugal é arcaico e as potencialidades financeiras que dele são retiradas são diminutas. Em Portugal o futebol é rei e senhor do marketing, apesar daquilo que é feito ser quase nulo. Os atletas têm de ser explorados a nível da sua imagem e isso além do retorno imediato, valoriza ainda o atleta para futuras vendas...
Reconheço que o SCP tem vindo a mexer nesta área, bem como o SLB, mas o SCP tem mexido com a imagem da instituição e lamentavelmente tem deixado de lado o potencial da imagem dos atletas. Nos EUA existem skateboarders de 2ª linha que em termos de imagem valem mais que qualquer jogador do SCP e isso é quase criminoso (falando em termos de Mkti).
Quando um clube olha por exemplo para WC vê o valor desportivo dele (por exemplo 30M€), mas não vê nenhum valor económico... agora imaginem que ele com a imagem dava ao clube 2Milhões/ano só em Portugal, um clube por exemplo Alemão olhava para ele e dizia: em termos desportivos vale 30M€ + imagem que em Portugal é 2M€ então na Alemanha será 5x mais, então este jogador vale 40M€.
Outro exemplo é o Ronaldo, ele dá ao Madrid 50% dos rendimentos obtidos com imagem, para não falar do que o Real ganha com a imagem institucional + venda merchandising só com ele. A isto há que acrescentar os rendimentos desportivos.
100M€ é muito pelo Cristiano? É nada... tenho a certeza que se o Manchester desse 150M€ por ele o retorno era obtido ainda no 1º ano económico, mesmo que a nível desportivo ele tivesse pouca influência.


Honestamente, parece-me que essa é a aposta que tem sido traçada pela direcção este ano e isso tem-se visto nas renovações que têm sido feitas. Sem dúvida que o caso Carrillo foi um "abre-olhos" para a direcção do SCP.

Fortes Rugidos
RR
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 13:46

Ricardo Rodrigues, eu é que lhe agradeço pela disponibilidade das suas palavras. Elevo a sua intervenção.

Tal como referiu, a Gazprom é de facto uma empresa que observa os seus investimentos de um modo pouco saxónico mas muito interessante, em que fundamentalmente procura uma ligação a equipas nas quais consiga desenvolver projectos extra futebol. Ter o maior número de adeptos na sua cidade, participação frequente na Champions e proximidade à Rússia, sem esquecer a política dos países no que respeita á utilização de gás natural, são factores determinantes. Daí não a considerar hipótese de igual modo. A New Balance, pelos motivos que referiu, faz todo o sentido.

No ponto 3, defendo também um apoio protocolar entre as duas entidades. A FPF é o órgão mais fiável de investir em Portugal, mais que os próprios clubes. O Sporting em uníssono à Federação seria um Sporting mais forte.

O seu ponto 4 é acertivo, embora exista uma questão sensível a ter em conta no exemplo de William. Este é reconhecido como "Over-Ethnic", um termo pouco divulgado na industria do Marketing & Brand, pela razão óbvia. Algo que só pode ser ultrapassado se o indivíduo for de "simpática irreverência" ou "estética étnico-cosmopolita". O que tinha Rijkaard, Gullit, Edgar Davies, Clarence Seedorf, Ronaldinho e mesmo Renato Sanches em comum? William é muito fechado, exterioriza pouca simpatia, não se lhe reconhece sorriso fácil, não se lhe conhecem namoradas ou mulher... e principalmente não há ninguém no Sporting que perceba estas coisas. Particularmente custa-me aceitar este Status Quo a um dos meus ídolos actuais.

O caso Carrillo.
Qualquer um de nós sportinguistas, pelas razões que levaram Carrillo a não renovar, se as conhecêssemos, compreenderíamos. Carrillo sofreu uma devassa na sua vida pessoal em 2012, e isso não se faz a ninguém. Para piorar, ano e meio mais tarde, alguém voltou a cometer um erro.
Sem imagem de perfil

De Ricardo Rodrigues a 19.05.2016 às 14:19

Começando pelo fim... pelos motivos que evidenciou e tendo a estrutura do SCP conhecimento do caso que houve com ele e com quase todo o plantel do SCP é que o dossier dele deveria ter sido gerido de outra forma. Não quero com isto dizer que o resultado não fosse o mesmo, até porque acredito que o SLB depois de perder Jesus estava mais que atento a ver onde podia dar a sua dentada para "os outros não se ficarem a rir". E acredito que se não fosse com Carrillo ia ser com outro qualquer... Seja como for, insisto que foi uma aprendizagem para a estrutura do SCP, e graças a ela as contratações seguintes foram aparentemente, extremamente bem sucedidas.

Quanto ao que refere de WC, ele era apenas um exemplo, falei dele como podia ter falado de outro qualquer.
Mas pegando no exemplo dele, o que diz é certo, mas eu contraponho... O SCP tem quase 20 jogadores, o mercado português é pequeno e como tal há que ir além fronteiras... Por todas as razões que afirmou, o WC é efectivamente "Over-Ethnic"... MAS isso é em Portugal... é que ele é Angolano e Portugal é a porta de entrada de Angola na Europa.
Ponham WC a ir em visita institucional a Luanda, a distribuir umas bolas no Sambizanga onde nasceu e vão ver se não volta de lá com uns contratos de publicidade com empresas Angolanas... As televisões viram que Angola era rentável e têm apostado nisso colocando juízes de origem angolana nos programas de tv, fazem novelas com takes lá e com isso vendem programação para Angola, tal como a tv globo fez à 20 anos ao contratar 1 ou 2 portugueses para as suas novelas quando Portugal começou a apostar nas suas produções próprias e a deixar de consumir produto brazileiro. Se as TV's o fazem, porque não hão-de os clubes fazer o mesmo?
Como eu disse à uns anos, todos gozavam mas o Futre tinha razão no que dizia ao falar nos charters Chineses, ele pelas suas limitações óbvias é que não se sabia exprimir.

Como o caro Drake sabe, o Mkti é um mundo à parte e tem regras muito próprias que não são de fácil "compreensão" ao comum dos mortais... há que saber comer o consumidor sem que ele se aperceba que é ele o prato principal...
Em Portugal os clubes de futebol ainda olham para a publicidade como a simples divulgação da marca, esquecendo-se que deverão ser um parceiro comercial.

Fortes Rugidos
RR
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 14:35

Estimado Ricardo, obrigado mais uma vez pela intervenção.

O caso de ligação a Angola que refere, que se pode dizer como um bom ponto de vista, provavelmente iria esbarrar na falta de interesse dos mesmos na Lusofonia integracional. William joga pela seleção de Portugal, o que reduziria alguma probabilidade de êxito ao caso. Depois existe a célebre dificuldade de negociação de divisa e envio de valores para o exterior. Sabe que esses intercâmbios mediatizados não são mais do que uma encenação política para lavar a vista à diplomacia.

Mas claro, porque não tentar. O seu fundamento é correcto.
O seu último parágrafo diz tudo.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 19.05.2016 às 13:39

Antes de mais, devo dizer que me identifico muito com este texto e concordo claro com praticamente tudo o que refere

Devo dizer também que o Benfica tem trabalhado mt bem nesse sentido e apesar de ter um maior numero de simpatizantes ou potenciais clientes para eventuais parceiros, não tenho duvida que os nossos 3M de Sportinguistas são seum duvida o nosso maior activo.

No entanto o crescimento até uma certa altura do Benfica (e Porto) também deve-se na minha opinião mais a outros factores do que propriamente estes que refere.

Há jogadores que não têm boa imagem, que nem são muito conhecidos e que são vendidos por preços atronomicos - se reparar personagens e instituições, como Jorge Mendes, J. Mourinho, A. Madrid, estão na base da maior parte dos records de transferencias em Portugal e nao tenho duvida que por detras do que vimos há mil e uma negociatas noutros ramos nomeadamente o imobiliário.

No entanto e se reparar, já se começa a dizer que o mercado portugues è caro (ou seja caro demais para o valor dos jogadores) o que é prejudicial para todos incluindo o Sporting que não obteve nenhum beneficio daí

Acho que tem toda a razão quando se diz que temos de valorizar a nossa formação - a marca "made in Alcochete" tem de ser sinonimo de qualidade para qualquer pessoa que aprecie futebol

Estou confiante para este ano - temos boas prespectivas financeiras e a continuidade de JJ é optima noticia e mesmo com um ou outra venda, temos condições para crescer ainda mais - so espero que há uma melhor comunicaçao e gestão das expectativas do que nesta epoca
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 14:02

Jpinto, agradeço o incremento de qualidade das suas palavras.

Uma nota para a sua premente abordagem ao nome Jorge Mendes.
Bruno de Carvalho assume-se inimigo dos fundos. Os fundos são o "fantasma" das corporações. Jorge Mendes precisa hoje mais do que nunca das corporações (culpa das implementações FIFA e depressão da actividade bancária). Logo, em consequência, Bruno e Jorge têm diferentes interesses, não trabalham juntos.
Eu preferia que se trabalhasse.

No que respeita ao mercado nacional ser caro, sinceramente parece que tal frase representou um Fait Diver de Guardiola.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 19.05.2016 às 14:20

Concordo que BC tem sido inabil em fazer parcerias, nomeadamente com os fundos

Não partilho da opinião que precisamos dos fundos para comprar jogadores, mas podemos precisar, claro para os vender.
Infelizmente não sei se as coisas são assim tão simples, porque J. Mendes no Benfica ou Porto, aparece em todo o processo e é até co-proprietario do passe de alguns jogadores.

Sem imagem de perfil

De RG a 19.05.2016 às 16:21

"Coates. Inquestionável a sua qualidade. Mas tamanha dimensão, não apenas física mas de estatuto, pode retirar a possibilidade a Ruben Semedo, Tobias e Oliveira (pelo menos a dois destes) de se destacarem. Como Bruno César a Mané ou Mateus Pereira."

Concordo com o que aqui fala mas:

1- Oliveira teria de ter qualidade para um clube como SCP, que não tem e Tobias teria de mudar alguns comportamentos agressivos em campo, que o fariam ser um mártir no que aos amarelos e vermelhos diz respeito.

2- Bruno não impede Mané de se afirmar, Mané é que não tem qualidade para se afirmar da forma que todos prevíamos durante a formação....um pouco como Luis Lourenço que durante toda a formação deu a sensação de ser o avançado que o clube e o país precisava, para aquando da passagem a sénior não ser nada mais nada menos que um Eder ( para ser mais actual )embora mais pequeno. Matheus tem essa qualidade, mas está verde, nota-se que por vezes tenta decidir só o que deve ser decidido por tabelas, triangulações....precisa rodar e voltar como acontece com Iuri e aconteceu com JM.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.05.2016 às 17:40

Meu caro Drake Wilson

Gestão e área financeira não é a minha praia. Por isso não me atrevo a participar nesse debate específico que o seu texto desencadeou, porque corria o risco de se me aplicar o adágio "não suba o sapateiro acima da chinela". Contudo, segui atentamente a discussão com o intuito de me esclarecer. De uma forma genérica e em tese os exemplos apresentados parecem-me correctos e têm a grande virtude de chamar a atenção para um problema fundamental que é a sustentabilidade dos clubes/empresas. A questão que acrescento é se no Sporting haverá neste momento massa crítica e disponível para uma gestão que se liberte das rotinas tradicionais.
Aproveito para lhe dar as boas vindas a este espaço como colaborador regular.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 20:54

Estimado Nação Valente, agradeço-lhe imenso as palavras, espero contar futuramente com o peso das suas intervenções.

Mesmo não sendo uma área que domine, assim como a maioria dos que contribuíram para esta discussão saudável, qualquer opinião vinda de sí só elevará o tema. De facto, em relação à questão que deixa, a resposta mostra-se ambígua.

Hoje lí que Vieira terá hoje viajado com Jorge Mendes para a China, no sentido de ultimar um mega-negócio respeitante à venda dos passes de dois jogadores. Evitando comparações, mas gostaria de ter conhecimento acerca do dia-á-dia do nosso presidente, informações que no mínimo garantam que faz reuniões, ou conhece pessoas novas, ou se passa o dia sentado ao computador...

Um abraço!
Sem imagem de perfil

De m1950 a 19.05.2016 às 18:54

Não sei se vou a tempo do debate.

Antes de bem vindo ao Camarote Drake.

Concordo com os pontos do post , mas acima de tudo a necessidade de evolução que foi apontada , é muito importante que as pessoas apontem o que acham que deve ser melhorado e se possível mostrem soluções.

Estádio.

Sou da opinião que o fecho do fosso e as cadeiras verde-e-brancas deveriam ser prioritárias. O Sporting inicialmente teve a ideia este ano de pensar num festival anual em Alvalade no fim da época que sustentasse ao Sporting ter um relvado por época. Este ano pelos vistos a solução não se concretiza , já que justifica o Sporting que afinal as obras vão durar mais tempo do que o previsto.

Em Alvalade existe interação com o público em termos de tecnologias. Há uma votação para o Man of the Match leonino no decorrer do jogo. No intervalo são apresentados novos sócios em campanha pelo sócio num minuto , como se fosse um batismo.

O Sporting também participou com Leonardo Jardim que é uma aplicação para treinadores e curiosos que pretendam saber as estatísticas da equipa.

Não sei se ainda é possível atualmente tendo em conta a rigidez de Jesus no que toca a esconder o seu jogo.

Deixo-lhe aqui o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=9geqWUVcfLA&ab_channel=SportingAdeptos

Teto salarial

Eu penso inclusive que é possível não ter este teto , e o Sporting até vir a reduzir a massa salarial , para isso tem de escoar os flops contratados nas 2 primeiras épocas desta direção onde foi obrigada a ir à feira , e entre muitos erros , conseguiu-se um Slimani e vamos ver se o Schelloto não será outro achado , embora este até seja internacional italiano.

O Bruno César se ficar no Sporting só contará como lateral esquerdo , ou aquele jogador útil , não tem condições para ser titular no ataque do Sporting.

Coates , o meu caro terá de perceber que é mais que um jogador , ele é trave-mestra no jogo do Sporting e a influência desta nossa ponta final. O Coates é o jogador líder que controla o comportamento da nossa linha defensiva , a sua capacidade de saída de bola , lançamento , até mesmo já o vimos a queimar linhas em progressão à Maradona , ele permite que o Sporting jogue subido e seja eficaz na reação à perda porque encurta o campo. É um elemento com muita influência defensiva e ofensiva na equipa do SCP. Qualquer dos miúdos que o caro nomeou , ao lado de Coates têm condições para crescer e jogar bem.

Esta lesão deixa-me preocupado , pois vem com um histórico de ser propenso às lesões. Espero que recupere bem.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 19.05.2016 às 21:38

Caro m1950, agradeço bastante a sua intervenção e as suas boas-vindas. Lamento não ter respondido mais cedo, o meu dia de trabalho terminou à pouco.

A dimensão do texto que inicialmente previ para o Post seria proibitivo a uma leitura mais cómoda, o que me levou a tentar resumir ao essencial o conteúdo do mesmo. Mesmo assim irei sempre providenciar as informações em detalhe, sempre que solicitadas.

Na situação de Coates lembrei-me naturalmente de si. Coates é um jogador muito acarinhado, que de facto incrementa mais-valia ao nosso plantel. Também espero que a lesão não seja um mau presságio.
Respeitante à aplicação que referiu e muito bem, parece-me que esta nunca ultrapassou a fase de entusiasmo inicial. Algumas críticas relativamente a dificuldades técnicas de instalação e acessibilidade a menus, assim como a própria saída de Leonardo Jardim e o respectivo acompanhamento aos conteúdos da mesma, levaram a aplicação a cair no desinteresse, não havendo sequer actualizações desde 2015, creio. Embora mais iniciativas desta natureza sejam necessárias; inexplicavelmente em Portugal existe uma latente dificuldade nos processos de continuidade de desenvolvimento de novas tecnologias às plataformas inicialmente introduzidas no mercado. Ou caso que nada têm a ver com o nosso conteúdo, como os mais de 200 pontos do novo Simplex...

Concordo com a sua visão acerca do estádio, embora a ideia do festival anual em Alvalade me gere algumas dúvidas. Os conteúdos são muitas vezes pouco sedutores à afluência dos adeptos, já para não referir algo que me veio à memória: a iniciativa que a direcção promulgou e mais tarde revogou, relativamente à venda de bilhetes para se assistir em Alvalade ao jogo da taça de Portugal, num ambiente de piquenique. Não sei se concorda comigo, mas tal iniciativa foi muito mal estruturada na altura, merecendo gozo dos nossos próprios adeptos

Assertiva a sua posição relativamente a salários e contratações. Concordo igualmente com a sua posição relativamente a Bruno César.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo