Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um remendo de socorro

Rui Gomes, em 02.09.13

Não espero que este meu parecer seja consensual entre sportinguistas -sem que isso me preocupe - mas não partilho do regozijo que se evidencia em algumas partes sobre os negócios que facultarão as transferências de Tiago Ilori e Bruma para o Liverpool e Galatasaray, respectivamente. Considero o desfecho deste duplo episódio um remendo de socorro para uma Direcção que não teve competência para assegurar uma solução mais adequada aos interesses do Sporting e  que até à data ainda não importou um cêntimo fresco para os cofres do Clube, não obstante as muitas promessas de registo.

 

Reconheço alguns dos mais óbvios atenuantes, especialmente no caso de Bruma, já que ao que concerne Ilori nada de concreto se sabe sobre o que levou a esta decisão, uma vez que nem o jogador nem a SAD jamais se pronunciaram nesse sentido. Todos os argumentos que têm surgido na praça pública, e que continuarão a surgir, agora mais do que nunca, decerto, não passam de ruídos fundamentados em conjecturas, rumores e meias verdades.

 

A essência da minha discordância é assente em uma premissa muito simples: indiferente dos quês e porquês, mais uma vez o Sporting vai ser privado de talentos excepcionalmente promissores da Academia na equipa principal. Ninguém é insubstituível, mas não serão os 20 milhões que irão permitir reforços do calibre que estes jovens representam. Entre os dois, considero a saída de Bruma a mais significativa, porque se o jogador continuar a evoluir na direcção que apontou na época passada, tanto na I Liga como no Mundial de Sub-20, tornar-se-á em um futebolista de referência com a capacidade para "fazer a diferença" em qualquer equipa, e este tipo de talento não nasce todos os dias.

 

Perante este cenário e as inevitáveis vozes discordantes, é expectável mais do mesmo do que hoje em dia está em voga, nomeadamente por parte daqueles para quem este presidente do Sporting é uma figura imaculada: menosprezar e demonizar todos os que, de uma forma ou outra, não se conformam incondicionalmente à conveniência da actual estrutura. Quanto a Bruno de Carvalho, que tem vindo a dar fortes indicações de querer emular os notórios métodos de liderança de Pinto da Costa, deve-se questionar se o seu "modelo exemplar" prescindiria de dois jovens de reconhecida qualidade de forma tão simplista. Ao fim e ao cabo, 20 milhões foi o que valeu um Paulo Ferreira há quase uma década.

 

P.S. Seria elucidativo saber quantos dos que agora aplaudam fervorosamente estas transferências, são os mesmos que andam há anos a criticar impiedosamente a transferência de um jovem promissor de 18 anos chamado Cristiano Ronaldo, por 17,5 milhões !!!

 

publicado às 04:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.09.2013 às 08:45

Caro Rui,

A premissa de que não entrou dinheiro fresco acaba por ser uma premissa errada e explico porque:

O problema do SCP no meu entendimento nunca foi a entrada de dinheiro o problema tem sido o que é feito ao dinheiro que entra invariàvelmente através da banca ... e isso com BdC não será diferente.

Outra alternativa à entrada de dinheiro da banca é a alienção de %s de passes de jogadores que foi feito ao desbarato por GL.

Mas BdC não quer seguir esse caminho, o que já fez e bem no meu entender foi:
- A conversão dos passes detidos pela Holdimo em Capital.

Relativamente às vendas do Bruma e do Llori concordo com as mesmas e considero que foram bons negócios face à vontade dos jogadores contrária à do clube. + aqui reforço a ideia de caso tivessem salvaguardados os interesses do SCP renovando com os jogadores atenpadamente (quando se encontravam na equipa B) não teriamos assistido a estas tristes novelas de verão e isso é um fato inegavel por mais que queiram negá-lo.

No entanto ficamos com mais segurança para o futuro já que situações como a de Bruma e Ilori dificilmente se repetirão (16 renovações com duração de 4/5 anos), gerstão de carreiras é isto.

SL,

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 10:08

Em primeiro lugar, nada do que escrevi visa comparações com o passado, seja Godinho Lopes ou outros.

Segundo, nada do que evocou implica dinheiro fresco. O acordo com a Banca é isso mesmo, sem qualquer investimento do exterior ou "cash flow" para fazer face às questões de tesouraria.

O ilori quando assinou o seu primeiro contrato profissional foi por três anos, daí até 2015. Qual foi a urgência de renovar com ele agora antes do fecho do mercado, porque não daqui a um mês ou dois ou três.

O Sporting vai ter sempre problemas com jovens que têm presença real no mercado. As inúmeras renovações não envolveram um único nessas condições.

Por esta óptica, preparare-se para perder Eric Dier para o ano, já que ficará com somente mais dois anos de contrato. Acha que ele vai ser intimidado a assinar ?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.09.2013 às 10:28

Caro Rui,
Explique se quiser no seu entendimento o que é dinheiro fresco e para que serve (face à existência do acordo com a banca) !?
É o presidente do SCP chegar-se à frente com o seu dinheiro ou de terceiros !?? é que as pessoas que como eu votaram em BdC não foi pela sua carteira, ainda para mais quando publicamente o BdC falou que enquanto a SAD não fosse atrativa financeiramente não teríamos condições negociais de forma a obtermos investimento no clube sem suportar grandes custos.
Se a banca cobre as necessidades de tesouraria do clube qual a necessidade imperativa de haver dinheiro fresco !? investimento na equipa !?
Você continua a bater no contrato do Ilori até 2015 e ignora a vontade do jogador, o Eric Dier tem contrato até 2016, ao contrario do que já insinuaram não tem problemas nenhuns com o treinador e BdC e está feliz por envergar as nossas cores, o “problema” aqui é a sua desconfiança relativa a BdC ... é um problema pessoal seu.
“Acha que ele vai ser intimidado a assinar ?”
Convidado é diferente de intimidado é este tipo de assunções suas que lhe retiram alguma da razão que eventualmente possa ter.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 10:43

A demagogia expectável meu caro.

Se não sabe a diferença entre entrar dinheiro fresco através de negócios diversos, investidores, etc. e a reestruturação financeira, então não sei o que lhe dizer. Aparentemente, continuar a viver exclusivamente à sombra do crédito da Banca é saudável. Tudo bem.

Nunca ninguém aqui insinuou que Eric Dier tinha problemas com o treinador. Alguma dúvida que existia, era em relação a qualquer decisão da SAD que eventualmente inibisse o treinador. Por vontade de Leonardo Jardim até o Labyad estava com a equipa.

De facto nota-se que não tem havido intimidações diversas nos processos da SAD este verão.

E, sim, tudo se resume a um "problema meu". A "maior verdade de todas", sem dúvida.

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 02.09.2013 às 11:04

Caro Rui,

Chama-lhe demagogia !? E no entanto não responde à principal questão para que é necessário dinheiro fresco !?

O clube está a reorganizar-se e aprender a viver com o dinheiro que gera ... o que é de salutar já basta de vivermos com aquilo que não temos (lá estou a falar no passado) ... isto é ser demagogo !?? ou será que demagogo é quem agora se queixa da falta de dinheiro fresco !?

“De facto nota-se que não tem havido intimidações diversas nos processos da SAD este verão. “

Houve 16 renovações até à data 4 rescisões (Plange, André Santos, Pranjic e Onyewu) e 2 vendas de jogadores (Ilori e Bruma por confirmar) que não quiseram renovar, entretanto restam ainda os casos (Evaldo, Bojnov, Jeffren , Diego Rublio e Labyad deverão ser emprestados e Vitor Goias, não se sabe em que ponto estará a sua situação ... estará para renovar !?.

Isto tudo para dizer que houve mais renovações que rescisões + empréstimos + vendas, terão sido tudo processos de intimidação como afirma ou as intimidações como lhe chama terão haver com processos mais complicados de negociação firme (até que enfim) por parte da direção do SCP!?

“E, sim, tudo se resume a um "problema meu". A "maior verdade de todas", sem dúvida.”

Acho o Rui mais do que inteligente para perceber o que eu disse e o que disse:

“, o “problema” aqui é a sua desconfiança relativa a BdC ... é um problema pessoal seu.”

não foi o que o acima Rui escreveu.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 11:10

Meu caro, eu não o pretendo convencer seja do que for e decerto que não me vai fazer mudar de opinião quanto à venda destes promissores jovens nesta fase das suas carreiras.

O resto é tudo conversas laterais.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.09.2013 às 13:14

Caro Rui, pelos seus comentários sei que aprecia o talento o Labyad e que o LJ contava com ele etc., etc. Por acaso já lhe surgiu a hipótese de ter havido uma conversa entre o BdC e o LJ do tipo: Caro LJ, acha que o Labyad será uma mais-valia dentro de campo no SCP? E que a resposta seja do tipo, ele tem algum potencial, poderá ser um suplente útil; resposta do BdC, para suplente útil não vamos pagar 2 milhões por um jogador ainda por cima só temos 35% do seu passe, vamos tentar encontrar uma solução para aliviar este encargo na folha salarial.
Pode me dizer que os 2 milhões está incluído o passe, o que é certo é que consta 2 M ao fim do ano e só temos 35% do seu passe, por isso não sendo uma mais valia dentro de campo, concordo com a sua dispensa. Se fosse um Markovic, de certeza absoluta que o BdC aceitava que ficasse no SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 22:09

Caro José,

O Labyad só não está com a equipa por ter recusado baixar o seu salário.

Salvo conjecturas, não se sabe ao certo o seu vencimento, mas este include uma parte salário e outra parte o pagamento faseado do seu passe, 65% do qual o Sporting já alienou.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.09.2013 às 12:56

Caro Rui, se o Ilori tivesse assinado por 5/6 anos (o real madrid assinou por 6 anos o Bale, fico sem perceber se a FIFA autoriza ou não) podia jogar 3 anos no Sporting e a seguir seria vendido sem confusão maior.

Os contratos têm que ir até aos 24/25/26 anos e por objectivos. Creio que se for por objectivos, caso o jogador não passe da B, o salário será sempre baixo e não põe em risco a política orçamental e ainda temos condições para que uma equipa da segunda divisão ou da primeira possa adquiri-lo caso o jogador não revele dimensão futebolística para representar o SCP


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 16:26

A FIFA estipula contratos de 5 anos mas respeita as regras de cada federação.

É missão impossível, aqueles jovens mais promissores vindos da formação comprometerem-se até aos 25/26 anos. É muito tempo, especialmente com vencimento modesto, do género que o Sporting agora oferece, objectivos ou não.

Uma coisa é o que convém ao Clube, outra muito diferente são os objectivos pessoais de cada jovem.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.09.2013 às 17:06

Rui, como diz e bem, cada caso é um caso se o jogador for promissor deixa de ganhar rapidamente um salário modesto se o contrato for por objectivos.

Aliás, acho que um contrato por objectivos beneficia os talentosos em detrimento dos medianos. Se for devidamente esclarecido, acho mais fácil, um talentoso assinar um contracto deste tipo. Sabe que rapidamente vai ter um excelente salário, está protegido pela estrutura que o lançou, tem o carinho dos adeptos, só tem a ganhar. Voltando ao cenário dos nossos filhos, se fosse meu filho e se fosse promissor não hesitava, assinava um contracto deste tipo. Se o meu filho fosse mediano, é que pensava duas vezes porque podia ficar encalhado no salário inicial.

Os talentosos como o Bruma aos 18 anos, se tivesse feito um contrato baseado em objectivos, quando passou a titular, ao fim de x jogos já teria um salário nada modesto e teria dinheiro para comprar o dito mercedes sem ajuda de terceiros, na segunda época teria ainda melhor salário, se fosse chamado a selecção, mais ainda e por aí adiante. Acha esta lógica má para um talentoso?
Bem sei que há jogadores influenciados por empresários, não querem gestão de risco e querem tudo a cabeça… depois perdem tudo.

Defendo esta lógica partindo do princípio que o salário aumenta e bem em função do sucesso do jogador, do talento, da magia de cada jogador, da posição dentro de campo, se é guarda-redes, avançado, se é um 10 e por aí fora.

Se me disser que um jogador assinou um contrato por objectivos, tipo Bruma, passa a titular indiscutível na equipa, espalha perfume pelo campo e passou de 30 mil para 100 mil por ano. Aí direi que os valores do contracto por objectivos estão desajustados ao orçamento do Sporting e sou obrigado a concordar consigo que é difícil de um talentoso assinar um contrato deste tipo. Um orçamento de 20 milhões, depois de remover a gordura salarial, estou convicto que podemos fazer excelentes contractos por objectivos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo