Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um remendo de socorro

Rui Gomes, em 02.09.13

Não espero que este meu parecer seja consensual entre sportinguistas -sem que isso me preocupe - mas não partilho do regozijo que se evidencia em algumas partes sobre os negócios que facultarão as transferências de Tiago Ilori e Bruma para o Liverpool e Galatasaray, respectivamente. Considero o desfecho deste duplo episódio um remendo de socorro para uma Direcção que não teve competência para assegurar uma solução mais adequada aos interesses do Sporting e  que até à data ainda não importou um cêntimo fresco para os cofres do Clube, não obstante as muitas promessas de registo.

 

Reconheço alguns dos mais óbvios atenuantes, especialmente no caso de Bruma, já que ao que concerne Ilori nada de concreto se sabe sobre o que levou a esta decisão, uma vez que nem o jogador nem a SAD jamais se pronunciaram nesse sentido. Todos os argumentos que têm surgido na praça pública, e que continuarão a surgir, agora mais do que nunca, decerto, não passam de ruídos fundamentados em conjecturas, rumores e meias verdades.

 

A essência da minha discordância é assente em uma premissa muito simples: indiferente dos quês e porquês, mais uma vez o Sporting vai ser privado de talentos excepcionalmente promissores da Academia na equipa principal. Ninguém é insubstituível, mas não serão os 20 milhões que irão permitir reforços do calibre que estes jovens representam. Entre os dois, considero a saída de Bruma a mais significativa, porque se o jogador continuar a evoluir na direcção que apontou na época passada, tanto na I Liga como no Mundial de Sub-20, tornar-se-á em um futebolista de referência com a capacidade para "fazer a diferença" em qualquer equipa, e este tipo de talento não nasce todos os dias.

 

Perante este cenário e as inevitáveis vozes discordantes, é expectável mais do mesmo do que hoje em dia está em voga, nomeadamente por parte daqueles para quem este presidente do Sporting é uma figura imaculada: menosprezar e demonizar todos os que, de uma forma ou outra, não se conformam incondicionalmente à conveniência da actual estrutura. Quanto a Bruno de Carvalho, que tem vindo a dar fortes indicações de querer emular os notórios métodos de liderança de Pinto da Costa, deve-se questionar se o seu "modelo exemplar" prescindiria de dois jovens de reconhecida qualidade de forma tão simplista. Ao fim e ao cabo, 20 milhões foi o que valeu um Paulo Ferreira há quase uma década.

 

P.S. Seria elucidativo saber quantos dos que agora aplaudam fervorosamente estas transferências, são os mesmos que andam há anos a criticar impiedosamente a transferência de um jovem promissor de 18 anos chamado Cristiano Ronaldo, por 17,5 milhões !!!

 

publicado às 04:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De robson92 a 02.09.2013 às 11:02

Bom dia Rui,

Possivelmente vai achar que lá estou eu outra vez, a defender a direcção, como um comunista defende o diretório central, mas Ronaldo não foi vendido nas mesmas condições.

O jogador não tinha qualquer litigio com o clube enquanto que estes dois têm.

No plantel do Sporting só está quem de facto quer estar, de acordo com as condições definidas por direção e equipa técnica.

No meu entendimento, esta é a forma de fazer as coisas, pois assim os jogadores que jogam estão satisfeitos e focados.

Podem não ter tanta qualidade, mas têm fome de jogar.

Quanto ao Bruma e Ilori, a direção decidiu marcar uma posição para futuro. Do ponto de vista técnico entendo que Ilori tem menor qualidade que Dier e Semedo, quanto a Bruma, tem muita qualidade, sendo que a mesma foi muito especulada para alimentar o mercado de verão.

De salientar que os valores abrangidos demonstram boa negociação, pois os jogadores mostraram muito pouco para os valores que são praticados, veja-se por exemplo os montantes de Atsu.

Com os melhores cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 11:20

Bom dia,

Eu lamentei mas compreendi a venda de Ronaldo. Mas deve ter conhecimento, decerto, das inúmeras vozes (as mesmas ?) que ano após ano e sobretudo pós-facto criticam essa venda.

Que litígio tinha Ilori com o Clube ? Que condições de renovação lhe foram oferecidas ?... As mesmas dos outros não sei quantos que já renovaram ?

Essa de que os "jogadores mostraram muito pouco" é muito subjectivo meu caro. Na mente de 99.9% de sportinguistas, ambos seriam titulares indiscutíveis neste Sporting. Ainda há instantes li um artigo no Record intitulado "O dia que era Ilori e mais 10".

Para o ano, a Direcção terá oportunidade de marcar outra posição para futuro com Eric Dier.

Já disse e reitero as vezes que for necessário: só não haverá um cenário de dificuldades com os atletas que ainda não têm presença no mercado.

Entre tanto, ainda estou a tentar compreender a renovação de Diogo Salomão por 6 anos. Algo me escapa aqui, decerto.

Cumprimentos

P.S. Não esperava outra posição da sua parte, com respeito.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 02.09.2013 às 11:46

Caro Rui,

Lembro-me das vozes de Ronaldo e eu sou uma delas e vou continuar a criticar essa venda totalmente errada.

Não se pode é achar que Bruma ou Ilori são tão bons agora, como Ronaldo era em 2003/2004.

Quanto aos 99.9% dos Sportinguistas, devo informar que me insiro no 0.1% de Sportinguistas que entende que nenhum deles seria titular, pelo menos no inicio da temporada.

Se quiser posso fundamentar a minha posição.

Quanto ao Salomão também não percebo, mas vou aguardar.

Quanto às dificuldades da direcção em renovar, devo mencionar que elas são aceitáveis quando reparamos nos agentes que representam os nossos atletas.

Negociar com Baldés e com o Sr. Pini, que detém tantos jogadores, fragiliza a nossa possição.

Cumprimentos,

PS: Também não esperaria outra posição sua.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 11:54

P.S. Essa crítica sobre Ronaldo pós-facto é sempre fácil.

Não sei se sabe ou não, mas a maior promessa da geração do Ronaldp nem era ele, mas sim o Ricardo Quaresma. E isto eu sei pessoal e directamente da então Academia por quem de direito. Se tiver dúvidas pergunte a Aurélio Pereira.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 02.09.2013 às 12:03

Por acaso até sei e até com bastante conhecimento de causa sobre o assunto....

Não preciso de perguntar ao Aurélio Pereira, pois o Rui não é o único a saber da realidade do clube.

Como disse, má venda, efetuada cedo demais, como a do Viana e a do Quaresma.

Abraços
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 12:51

Está a extremar, desnecessariamente. Nunca clamei que sou o único a conhecer a realidade do Clube. Sei de muita coisa pelos meus anos de convívio íntimo, as amizades e outras experiências associadas ao Sporting e a outros emblemas. Há quem saiba mais, muitos saberão menos.

Não discordo quanto ao Ricardo, mas existiram circunstâncias atenuantes, lamentavelmente. Quanto ao Hugo, não compreendo: 12 milhões há cerca de 11 anos é pouco ? O que é que ele fez na sua carreira para justificar mais ?... Nem no Newcastle conseguiu manter-se e idem no Valência.

Como bem sabe, ou tem a obrigação de saber, o rendimento desportivo/financeiro dos formados, salvo casos excepcionais , depende quase por completo no nível de competitividade da equipa principal e muito em especial da sua participação nas provas europeias, nomeadamente na Champions . Com a crise nesta vem a crise na formação. Além do mais, nem sempre formamos jogadores excepcionais em grupo. Penso que agora até poderemos ter 3 ou 4 talentos acima da média, dos quais Bruma era um deles e talvez o Tiago.

Um factor que aparenta passar despercebido aos menos atentos e informados, é que a existência da equipa B é um enorme factor no sentido positivo. Até esta ressurgir , o problema com a colocação dos jovens era tremendo. Por muito que se diga, nenhum dos jovens que agora a dar bons sinais de evolução estavam aptos para a equipa principal há um ou dois anos atrás. Muitos ainda não estão.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 02.09.2013 às 13:47

Não estou a extremar. Se assim fosse o Rui também estaria.

Eu acredito que o jogador jovem português, antes de sair para o estrangeiro, deve reflectir mais no plano desportivo do que financeiro.

O clube e o país para onde vai Ilori é o melhor local para ele?

O mesmo para Bruma?

Ninguém lhes explica que é preciso ganhar tarimba e errar e que quando se erra é bom ter o apoio do clube da Formação?

Por exemplo, veja-se Patrício.

Com tantos frangos dados no início, não haveria clube estrangeiro que o mantivesse a jogar.

Daí que pense que Viana pudesse ter sido mais do que foi, e que em vez de doze milhões poderiam ter sido mais.

Cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 13:55

Penso que a EPL e a Inglaterra é o local certo para a vasta maioria de jovens talentos, especialmente para o Tiago, pelas suas raízes inglesas. O Liverpool é um clube histórico que se prepara para regressat ao topo da Liga e carece de defesas centrais.

A escolha de Bruma, desportivamente, é muito má. Mas... quem sabe ?

Para ser franco, duvido muito, alías tenho a certeza, que esta Direcção não renovaria com Rui Patrício pelos termos do seu actual contrato.

Repito, o que é que HUgo Viana fez na sua carreira para justificar esses 12 milhões de investimento que hoje se poderiam equiparar a 20 milhões ?
Sem imagem de perfil

De robson92 a 02.09.2013 às 14:26

Não sei se o Liverpool vai voltar a ser o que foi e também tenho dúvidas que um jovem estrangeiro venha a ter assim tantas oportunidades para jogar, pelo meno ad initio.

O Hugo Viana não fez muita coisa. Por isso, com mais anos, poderia ter sido vendido por mais. Tinha potencial para isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.09.2013 às 01:04

Nunca desgostei do Hugo Viana mas penso que o seu problema desde sempre foi de ser de uma só dimensão e daí que nunca tenha permanecido num só clube muito tempo.

Reitero que 12 milhões na altura foi um excelente negócio.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.09.2013 às 12:43

Caro Rui, é óbvio se o jogador tiver um contrato que está acabar e ganhar visibilidade, notoriedade e demonstrar que é craque haverá sempre problemas em renovar, aliás, nem temos qualquer hipótese de o manter e teremos novas novelas semelhantes ao Bruma.

Já agora qual é a solução que propõe? No caso do Ilori que solução daria? Soluções a custa de salários principescos, discordo totalmente, isso é entrar novamente no descalabro.
Já comentei no seu bloque que discordei da venda do CR7 e saiu porquê? Não foi pelo facto do contrato acabar no ano seguinte?

Tendo contrato por 5/6 anos, significa que o jogador vai até aos 24/25/26 anos, dependendo da idade que assinou o contracto. Se o jogador for realmente bom, temos margem temporal para que represente ao mais alto nível uns anitos no sporting e vender sem confusões de maior. É claro que alguns jogadores dão o clique mais tarde e estes contractos longos até podem ser curtos para esses casos, mas isso são as excepções.

Dando exemplo concreto, temos o Wiliam, já está a ganhar notoriedade, com este não teremos confusões, está blindado, espero que fique uns anitos, pelo menos 3 na equipa principal e depois sai com um excelente contrato e outro excelente para o Sporing e provavelmente sai para uma equipa de topo. É esta lógica que defendo e espero que os jogadores entendam que vale a pena esperar, não ganhar tanto no inicio e a seguir ganhar bem e representar uma equipa de top, a marca da academia é valorizada.

Não é negociar depois da notoriedade, nestas condições o Sporting não tem qualquer hipótese. Sugere investimentos para endividar mais o clube? Os investidores ou banca não emprestam dinheiro sem mais valias, vimos o que aconteceu nestes anos todos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 12:58

Caro José, já escrevi imenso sobre esta temática. O Sporting não possui os meios para ter uma solução ideal, tão simples como isso. À raiz, não discordo com a actual política de renovações, mas exaspera-me a euforia de muitos que não sabem reconhecer os riscos inerentes à mesma. Outro aspecto desta política que me incomoda, embora não se saiba os números exactos, é que não se pode lidar com todos da mesma forma, porque os talento são diferentes e as circunstâncias individuais também. Nem todos os jovens estão dispostos a comprometerem-se a contratos de longo prazo, sem mais nem menos. Significa isso que os devemos afastar de Alvalade imediatamente ?... Na minha opinião não.
Sem imagem de perfil

De jose a 02.09.2013 às 15:52

Para acrescentar algo sobre os afastamentos de jogadores, eu não sou cego, concordo com a actual gestão no contexto que tem surgido, mas poderá ser diferente se a qualidade do jogador for de outro nível.

Imaginemos que o Ilori com mais 2 anos de contracto não era um titular intermitente mas sim uma mais-valia dentro de campo, um titular inquestionável na defesa, com chamadas a selecção A e titular intermitente na selecção A. Digamos que tinha ultrapassado a fase de jogador promissor e estava na fase de confirmação.

Neste caso, a direcção tentava o plano A, renovação do contracto por mais x anos. Não sendo possível entrava o plano B do tipo:

Meu caro, não quer assinar, não podemos obrigar, mas para jogares no sporting por mais 2 anos como titular e consolidar a sua excelência futebolística temos que accionar determinadas cláusulas ao actual contracto para defender os interesses do Sporting do tipo:
a) Para não ferir o orgulho sportinguista, não assinar por qualquer clube português nos próximos x anos, sabemos que se for impedido apenas ao SLB e FCP, há sempre malabarismos de fazer uma passagem por uma outra equipa qualquer.
b) No fim dos próximos 2 anos, está livre para assinar por qualquer clube excepto os de Portugal, assim sendo, terá que haver uma cláusula que o sporting fique com 50% do passe na próxima assinatura contractual.
c) Se o clube interessado não aceitar que o SCP fique com os 50% do passe (por exemplo, o real Madrid não aceitaria), há um acordo para receber no mínimo 50% do valor do passe actual.
Estou convicto que algo do género e se o jogador tiver memória que o seu sucesso deve-se ao SCP, aceitaria de bom agrado algo semelhante. O Sporting não teria o retorno financeiro, ao menos teria retorno desportivo por mais 2 anos. Um jogador da formação que não aceite algo do género, não merece qualquer consideração e na minha opinião deve ficar encostado, até que apareça algum clube que o leve antes que o contrato acabe e venha algum retorno financeiro.

O Ilori não estava ainda na fase de confirmação, está na fase de valorização, assim sendo, temos outros jogadores que podem substitui-lo e valorizarem-se, acho bem que tenha sido encostado e ainda ganhamos 8 M que faz falta ao clube.

O Dier, se na presente temporada passar de promissor a confirmação, no próximo ano, concordo que seja proposto algo do género: plano A, não aceitando, siga o plano B, se não aceitar, plano C até que apareça algum clube que o compre. O Sporting tem que ter pulso forte, caso contrário, é chantagens atrás de chantagens.

Atenção, eu concordo com a actual politica contratual partindo do princípio que o aumento dos salários tem a ver com o sucesso desportivo de cada jogador, caso contrário discordo. Se for aumentos automáticos, então em breve voltamos a ter novamente desequilíbrio orçamental. Daquela fornada de jogadores, apenas 2 ou 3 irão vingar na equipa A e no próximo ano há mais jogadores vindos dos juniores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.09.2013 às 22:15

Contratos por objectivos com salários modestos são muito bons para os clubes, mas nem todos os jogadores os aceitarão, especialmente aqueles que reconhecem que já têm presença no mercado.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo