De Petinga a 07.09.2013 às 18:49
Depois de ler todos estes comentários, continuo sem saber os contornos da situacao.
Se, por um lado, esta atitude da SAD parece ser uma forma simplista de "descalcar uma bota", por outro o que recentemente sucedeu com o caso Bruma/CAP faz-me pensar que o Departamento Jurídico dificilmente entraria com uma accao destas sem ter muita seguranca de poder documentar e validar o seu caso.
Portanto, urge tentar perceber o que realmente se passou. O Bojinov foi enganado pelo Sporting? Foi-lhe sonegada informacao sobre a prestacao do seu contrato de trabalho? Ou o jogador procedeu em incumprimento das suas obrigacoes? Coloco as perguntas com toda a honestidade porque nao faco a menor ideia. Se há algumas semanas foi tao propalada uma hipotética transferencia para o Parma, que seria em princípio benéfica para ambas as partes, porque é que se chegou a este cenário?
De sergiom a 07.09.2013 às 19:46
O que me parece é que o Sporting vai mesmo ter que indemnizar o Bojinov, mas em vez de lhe andarem a pagar mensalmente, se ele quiser que vá reclamar para a FIFA. Enquanto as instâncias resolvem e não resolvem o clube ficará todo este tempo sem gastar um tusto nos honorários do atleta.
Aplicando-se ao caso o proverbio " Enquanto o pau vai no ar, folgam as costas", neste caso as contas.
Deliberadamente não abordei alguns dos detalhes conhecidos do caso pela escassa informação disponível. Não aprovo mas concordo com o cenário que foi relatado pelo Sergiom , salvo alguns outros dados que me chegaram em particular e que opto, por agora, não divulgar.
Quanto ao Parma, já há umas semanas que foi possível compreender que apresentou uma proposta ao Sporting. Os exactos pormenores da mesma não são conhecidos. O Bojinov, ontem, salvo erro, disse que o Sporting exigiu 1,5/1,6 milhões ao clube italiano mas não elaborou mais. Isto não permite avaliar o todo das negociações que ocorreram.
O caso Bruma/CAP não deve servir de conforto algum porque ainda hoje é difícil, em termos de Direito, compreender o acórdão da CAP que levou à decisão. O departamento jurídico do Sporting fez o melhor possível com "batata quente" que lhe foi entregue e eles serão os primeiros a admitir as dificuldades com a decisão, não obstante ter servido os interesses do Sporting e, ao fim e ao cabo, do jogador também, já que ele foi para onde pretendia, recebeu um milhão como prémio de assinatura de um contrato milionário.
Quero acreditar que houve meios para resolver o caso Bojinov , mesmo que com o Sporting a abdicar de algum a curto prazo mas a lucrar a longo prazo. A opção, mais uma vez, foi a confrontação pelos meios à mão, orquestrados por quem ao lado de BdC é perito nessa matéria e já muito bem conhecido na "comunidade".
Caro Petinga, pela primeira resposta ao seu comentário não tive então disponibilidade para adiantar mais duas ou três considerações.
Lendo o comunicado à CMVM, levou-me só segundos para reconhecer a "assinatura" e identificar a intenção. No entanto, para debater inteligentemente a existência ou não de justa causa, é necessário mais informação. Dito isto, tenho opinião formada pelo que está disponível, na realidade, não é grande mistério, até porque a existir justa causa já teria sido invocada há semanas. Recorreu-se agora a este processo em desespero, pela opções que foram descartadas a seu tempo e pelo fecho dos mercados. O último - Ucrânia - fecha amanhã. Até o México já fechou.
Por fim, o cenário poderá não ser tão simplista como o Sergiom descreve, mediante o curso que o Bojinov escolher para contestar o acto. Se for para a FIFA, há sempre o risco das consequências não serem somente uma indemnização, caso a eventual decisão seja desfavorável. Especialmente juntando-se ao de Elias, se de facto está lá.
De Petinga a 08.09.2013 às 09:33
Caro Rui
Lamento mas continuo sem compreender o suficiente sobre este caso para tomar uma posicao. E parece-me que o Rui também nao - mas que se baseia no seu "feeling" pessoal para ter opiniao formada.
As questoes subjacentes a rescisao por justa causa sao muito complexas. Elias veio para os jornais dizer que tinha 8 meses de salários em dívida e uma franja dos adeptos acreditou piamente - quando com menos de metade desse tempo poderia pedir rescisao contratual por justa causa.
Nao compreendo também (e garanto que voltei a ler todos os comentários) qual a relacao entre esta situacao, na qual temos pouquíssima informacao, e a transferencia de Moutinho para o Mónaco.
Não vale a pena debater mais esta questão, vamos esperar para ver se Bojinov contesta ou não e perante qual entidade.
O único paralelo entre os casos, em outros, foi pela sugestão de um outro leitor que esta medida tomada contra Bojinov passa apenas por ser um acto de "gestão racional".
O pouco que eu comentei sobre o assunto é tudo menos um "feeling". Agora, até admito que o jogador possa optar por não contestar a acção, duvido mas é uma possibilidade. Não pela justa causa, mas sim porque, como na vida, por vezes é mais prático simplesmente aceitar uma multa ou uma condenação qualquer do que a contestar. Veremos...
Como palavra final, o Petinga nem sequer admite a forte possibilidade do cenário contrário à poisição tomada pela SAD. Ainda hoje insiste no rumo que levou à decisão da CAP, ignorando o enorme risco e o parecer que a própria Direcção não esperava ver. Nada de novo aqui, portanto.
De Petinga a 08.09.2013 às 10:31
Se Bojinov tiver razao, nao vejo porque nao contestaria. Afinal, o interesse do jogador deve ser contrário a uma rescisao unilateral! Se lhe fosse conveniente aceitar a multa para rescindir contrato, penso que facilmente teríamos chegado a uma rescisao por mútuo acordo. Nao faz muito sentido aquilo que escreveu.
Eu admito todos os cenários possíveis. Que haja aqui má-fé da Direccao do Sporting é possível. Que haja aqui incumprimento do jogador e coisas mal explicadas também. Pela CS só temos um dos lados da história! Mas nao tomo partido por um deles simplesmente porque gosto ou nao gosto do Presidente. E é aí que reside, como sempre, a diferenca entre nós, Rui.
Quem é ques está a tentar convencer do quê ? Quem comenta esta Direcção com objectividade ? Não atire areia para os olhos !!!