Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estrutura e Sócios

Rui Gomes, em 07.09.13

Capítulo II - Do que gostei

 

- Gostei da reestruturação financeira. Quem não tem cão caça com gato e foi o que a nova Direcção fez. Ameaçou não pagar e, aproveitando a

fraqueza estrutural dos nossos credores (BCP e BES estão com graves prejuízos que não podem deixar agravar mais), conseguimos um acordo que nos permitiu sobreviver, se bem que limitados e dentro de baías extremamente curtas.

 

- Gostei que tivesse avançado a redefinição de meios - incluindo meios humanos - do Clube e da SAD. Apesar de não ter sido feito nos moldes que me pareciam mais adequados, houve coragem de reestruturar e mexer com hábitos e direitos adquiridos, o que é de louvar.

 

- Gostei da reestruturação informada das actividades amadoras - contra a qual antes batalhei e do aqui faço um mea culpa. O Presidente referiu que as diminuições de orçamentos estariam em linha com o que os outros grandes iriam fazer e, tanto quanto fui lendo, parece que se confirmou. Foi pois bem pensado e estrategicamente correcto reduzir or orçamentos quando a concorrência também o faz, não desperdiçando os muitos escassos meios de que vamos dispondo.

 

- Gosto do tratamento que temos tido por parte da comunicação social. Apesar das inúmeras e desnecessárias entrevistas e das "fugas de informação" despropositadas e de ética muito duvidosa, os jornais desportivos estão a tratar-nos muito melhor. Talvez aqui o dedo dos políticos que fazem parte destes Órgãos Sociais, ou talvez seja pura admiração pelo novo Presidente por parte dos jornalistas. Seja o que for, está a resultar, e isso interessa muito na mudança de percepção que vai sendo transmitida sobre o Clube.

 

- Estou conquistado pelo novo entusiasmo trazido pela nova Gestão, juntos dos sportinguistas em geral. Apesar de eu não ser adepto deste novo estilo de liderança, há que reconhecer que "pegou" junto da grande maioria dos "Leões" poresse país fora. É essencial recuperar as pessoas para o Clube - essa é, aliás, a nossa maiorforça. E se este estilo de dono da verdade com voz de falsete com pronúncia queque que o vai fazer, o melhor talvez seja deixar andar...

 

Capítulo III - Do que não gostei

 

- Não gostei do despedimento de Jesualdo. é um treinador valoroso e um homem sério que, colocado numa situação particularmente difícil com a que vivíamos a meio da época passada, conseguiu dar a volta e devolver alguma dignidade ao Clube. Não gosto de ver sair pessoas que fazem coisas boas pelo Sporting e penso que devemos uma palavra de agradecimento ao Professor. Pegou numa equipa em cima da "linha de água", física destroçada e com problemas de salários em atraso e quase só contando com os "miúdos" da B, acabou por nos colocar à beira da Europa.

 

- Não gostei das guerras com os empresários. Falarei um pouco mais sobre isto já a seguir ao comentar as contratações, mas eram desnecessárias estas cambalhotas todas na comunicação social. Até porque, no final do dia, lá se negociou com o Zahavi a ida do Ilori para o Liverpool (como ele sempre quis) e com o Catio Baldé a ida do Bruma para o Galatasaray (como ele pretendia).

 

- Não gostei das saídas de Ilori e Bruma. Acho que são jogadores de eleição, do que o interesse de diversos clubes europeus é prova. A ida do Bruma poderia ter sido evitada com algum investimento (talvez 2 milhões), um para o Catio Baldé, outro para o Bruma em salários ao longo de um ano), a ida do Ilori(ainda com 2 anos de contrato), com algum convencimento. Estou convicto que seriam 2 milhões que se traduziriam em 10 milhões ou mais, no final desta época. Para além de que trariam outras ambições a um plantel com poucos verdadeiros valores individuais. É claro que tenho de perceber que esta Direcção não tinha esse dinheiro para gastar. E, mais do que isso, tinha obrigatoriamente de fazer estas receitas para cumprir com os Bancos. Mas tal não me impede de me sentir desagradado com a repetição da situação do Sporting de sempre: mal aparece alguém a dar algum valor às nossas "pérolas", lá são vendidas prematuramente e abaixo do que poderiam vir a valer.

 

- Não gostei que não haja soluções para os jogadores problemáticos. Escrevo antes de saber o que acontecerá a Jeffrén, Labyad. Evaldo e Bojinov. Mas a verdade  é que o mercado já fechou e para aqueles cuja situação está resolvida - Pranjic, Boulehrouz, Onyewu - a solução não foi diferente da preconizada já antes por Duque/Freitas: os famosos cheque e vassoura.

 

- Não gostei da renovação de Salomão. Nem a entendi. Aliás, acho que ninguém entendeu porque é que este jogador teve direito a mais 5 anos de contrato e a vida garantida até aos 29 anos, nunca tendo provado nada em lugar algum. Terá a ver porser um jogador de Jorge Mendes e terá sido esta a forma mais económica de apaziguar um desaguisado com esse empresário ? Não sei. Há-de haver aqui razões que a própria razão desconhece...

 

- Não gostei da venda de Arias baratucho, incluído no "pacote" Schaars. Só vi um jogo dele, mas tinha-me agradado. Terá sido o PSV a impor esta aquisição para ficar com o Schaars ? Se assim foi, e consideradas as opções que tiveram de ser feitas a nível salarial, tenho de compreender.

 

- Não gostei de metade das contratações efectuadas. Cissé, Magrão, Hugo Sousa e Welder nada vieram acrescentar às equipas do Sporting. Este novo Everton ainda estamos para ver, mas não me parece que o Corinthians o libertasse assim. se visse nele grande futuro. Dir-me-ão que não há dinheiro, o que é totalmente verdade, mas por isso mesmo é que devemos ser ainda mais criteriosos no que vamos buscar fora. Se é para ir buscar quem não acrescenta, mais ale valorizarmos os que já temos em casa.

 

Texto da autoria de Desert Lion

 

publicado às 03:52

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De sergiom a 07.09.2013 às 19:28

Um reparo...Jesualdo Ferreira não foi despedido.

"Até porque, no final do dia, lá se negociou com o Zahavi a ida do Ilori para o Liverpool (como ele sempre quis) e com o Catio Baldé a ida do Bruma para o Galatasaray (como ele pretendia)."

Só não foi pelos VALORES que eles queriam. O que faz toda a diferença.

"a solução não foi diferente da preconizada já antes por Duque/Freitas: os famosos cheque e vassoura."

Ainda assim parece que desta vez houve mais vassoura e menos cheque.

"Não gostei da venda de Arias baratucho"

Veremos o que vai provar no PSV.

"Não gostei de metade das contratações efectuadas. Cissé, Magrão, Hugo Sousa e Welder nada vieram acrescentar às equipas do Sporting"

Em relação a Welder e Hugo Sousa também concordo que irão acrescentar pouco ao Sporting, quanto a Cissé e Magrão ofuturo será a melhor resposta, estou certo da utilidade de ambos.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2013 às 19:47

Se o Desert Lion não lhe responder, terei muito prazer em fazê-lo, ponto por ponto.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 08.09.2013 às 07:48

Tem toda a razao quanto ao Jesualdo, caro Sergiom. Coloque-se entao: "nao gostei que Jesualdo nao tenha sido persuadido a ficar".

Quanto as saidas de Ilori/Bruma, nao foi pelos valores que eles ofereceram, claro que nao. Houve, como ha sempre, uma negociacao e chegou-se a valores melhores para o Clube. Mas o que nos foi dito e que quem nao renovasse nao jogava e seria encostado. Seriam exemplos para outros que tivessem as mesmas tentacoes... Afinal, o que aconteceu foi que se fizeram as vontades dos empresarios e venderam-se os jogadores, que la comeram as suas grossas fatias, conforme sempre quiseram...

Nas saidas por rescisao tem havido muito cheque, caro Sergiom. E ainda bem que assim e, porque a seguranca juridica de um contrato tem de prevalecer sobre as vontades momentaneas de uma Direccao. Se assim nao fosse, para que e que se assinavam contratos? Seria a lei da selva a regular todas as materias...

O Arias pode provar ou nao no PSV. A verdade e que os custos do Welder acrescidos dos do Piri devem pagar uns 2 ou 3 Arias. Sera que ficaremos a ganhar com as trocas?

Finalmente quanto a valia dos jogadores, sao opinioes de cada um. Acho que posso ter a minha: Magrao esta em clara trajectoria descendente da carreira e nao acrescenta valor ao meio campo do Sporting (como, alias, a contratacao de Vitor prova) e o Cisse nunca percebi o que e que fez para vir parar a Alvalade...
Sem imagem de perfil

De Pean a 07.09.2013 às 20:13

Do que gostei neste post:
Do capitulo II e da referência ás contratações quanto a mim inuteis de Welder e Magrão apenas. Mas na verdade são 2, na época passada foram 47!

Do que não gostei neste post:
De tudo o resto referenciado no capitulo III

Peço imensa desculpa mas custa-me entender tantas criticas a quem está a fazer um trabalho notável num clube que quase acabou e agora está a renascer. Muito dificilmente alguém faria melhor dada a situação que existia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2013 às 22:36

Pela sua óptica, somo todos obrigados a gostar de tudo. É isso ?
Sem imagem de perfil

De Pean a 08.09.2013 às 01:31

Meu caro, não obrigo ninguém a nada nem sei onde isso está subentendido no meu comentário.
Só disse que me custava entender, o que certamente, será uma limitação minha...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.09.2013 às 03:40

"Obrigar" é uma expressão meu caro. Por outras palavras nem todos têm a mesma opinião.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 08.09.2013 às 07:55

Caro Pean,

Eu gostava muito, mas acredite que gostava mesmo, de perceber estes novos mandamentos do Sporting que dizem que tudo o que esta Direccao faz esta bem. So na religiao se vem dessas coisas, e mesmo ai parace que vao havendo discordancias.

Talvez o Pean nao saiba mas a critica melhora-nos. Isto, se formos pessoas inteligentes e capazes de aceitar as opinioes do outros, claro. Se vivermos rodeados por acriticos "yesmen" nunca poderemos tomar consciencia das nossas falhas e corrigirmos os nossos comportamentos.

Vai verificar que estas opinioes estao partidas em quatro partes: duas "nao gostei" e duas "gostei". Pelo que se procura encorajar o que achamos bem e desencorajar modificando no que achamos mal. So isso. Com equilibrio e isencao, mas nao abdicando de uma oipniao propria.

SL
Sem imagem de perfil

De AM a 07.09.2013 às 22:50

Mais um bom post,bem fundamentado como é habitual.
Em relação à reestruturação financeira também me parece o resultado bom.

A campanha eleitoral já vai longe ,mas todos nos lembramos dos 15-20M ,"no imediato",para que esta fosse A reestruturação,a resposta de BdC à afirmação de Couceiro-de que tinha reunido um conjunto de investidores Sportinguistas-perguntando-lhe se não existiam Sportinguistas no estrangeiro(implicando que tinha investidores estrangeiros e possivelmente Sportinguistas)...e por aí fora.

O problema desta reestruturação é que não houve dinheiro do nosso lado e foi a banca que forneceu a liquidez(pelo menos 16,5 M) para ...tudo.Daí as as extremas dificuldades resultantes.

Em relação à onda de entusiasmo acho que não tem tanto a ver com o presidente mas com o clima entusiástico que se criou à volta da equipa desde que vencemos a Fiorentina ,as goleadas no campeonato e o aparecimento das verdadeiras vedetas:Montero(sobretudo este),William,Adrien,...e a própria equipa,que é a grande força por detrás dos resultados.

Mas BdC percebe muito melhor a mentalidade dos adeptos que muitos dos nossos antigos dirigentes.E ultimamente tem-se apagado um pouco e deixado brilhar aqueles que levam o público aos estádios:os jogadores.
Espero que continuemos no bom caminho desportivamente.

Em relação à gestão desportiva é onde também acho que esteve pior.A questão dos excedentário foi mal gerida e como resultado ,a 2 semanas do fecho do mercado, tínhamos quase todos os jogadores por colocar.Com Bojinov vamos ver como corre(diz que vai recorrer para a FIFA) e ainda ficámos com Evaldo,Jeffrén e Labyad.

Quanto a Bruma e Ilori concordo inteiramente,mas não havia dinheiro.Não vejo como é que a banca ,que tudo financiava,num clube tecnicamente falido,ia aprovar as verbas que tínhamos que despender.Os gestores bancários não devem perceber nada de futebol.

Haveria muito mais para dizer,pois aborda muitos temas interessantes,mas o comentário já vai longo.Mas a série promete.

PS-já agora,gostaria de saber a sua opinião sobre o aumento de capital que falta:faz-se ou não e de que forma.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 08.09.2013 às 08:05

Caro AM, muito obrigado pelos seus comentarios, que indo na linha dos meus quase parece que combinamos antes de os colocar!

No que as pessoas parecem ter mais duvidas e porque e que eu, ao contrario de quase toda a gente, acho que os empresarios ganhram a guerra com o Sporting. E tem precisamente a ver com o facto do Sporting nao ter arcaboico para aguentar esta guerra. O Sporting nao se podia dar ao luxo de manter Bruma e Ilori na "B", e sem jogarem. Por isso foi despropositada e extemporanea a guerra aos empresarios. No fim de tudo la se sentou toda a gente a mesa - como era vontade dos empresarios desde o inicio - e se negociaram os melhores contratos possiveis - como tambem era vontade dos empresarios, que naturalmente que ganham mais sobre valores de contratos maiores.

Quanto ao aumento de capital penso que devera ser feito num prazo ate 16 meses (final de 2014). A prosseguir esta politica de rigor orcamental e a continuar algum sucesso desportivo dentro dos limitados objectivos que nos propusemos este ano, acredito que as pessoas que estavam com Couceiro venham a apoiar o Clube e contribuir para o aumento de capital. Seria muito importante para limpar dividas antigas, liquidar algum passivo remunerado e, se possivel, ainda deixar uma folga para alguma loucura que tenha de se fazer (algum Bruma ou Ilori desse tempo que se queira conservar no Clube, por exemplo)...

SL
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.09.2013 às 09:49

" E se este estilo de dono da verdade com voz de falsete com pronúncia queque que o vai fazer, o melhor talvez seja deixar andar..."

Se quer ser levado a sério nos seus posts, convém primeiro escrever de forma séria...
e já agora, uma explicacao sobre o que é realmente voz de falsete (http://pt.wikipedia.org/wiki/Falsete)

Sobre o restante, já muito foi escrito.
(a) Jesualdo nao foi despedido,
(b) Ilori e Bruma nao SAO jogadores de eleicao (mas poderao muito bem vir a se-lo),
(c) faz pouco sentido que se ache que Arias tem imenso potencial (e só viu um jogo dele) mas que Salomao ainda nao fez nada de jeito
(d) nao convém esquecer Gélson Fernandes entre os "indesejáveis",
(e) eu evitaria tecer comentários sobre vendas "baratuchas" antes de saber de fonte oficial os números das ditas vendas e
(f) tal como por aqui se foi prematuramente escrevendo que o Montero nao era o ponta-de-lanca que o Sporting precisava e o Maurício era um perna-de-pau da 2a divisao brasileira - coisas que ainda nao estao nem provadas nem totalmente desmentidas - eu evitaria escrever já, agora, que Magrao, Cissé e Hugo Sousa nao vieram acrescentar nada ao fim de 3 jornadas. Sobre Welder estamos mais de acordo porque a vinda de Piris parece ser para (tentar) rectificar isso.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 08.09.2013 às 17:48

Caro Petinga,

Sobre a voz de falsete: "A origem da palavra falsete vem do italiano falsetto que era muito usada na idade média. “Por que na idade média Caio?”, porque naquela época, as mulheres eram impedidas de fazer qualquer coisa, e qualquer coisa MESMO. O papel da mulher na sociedade era lavar, passar, cozinhar e procriar. O coral de igreja já existia naquela época, mas era composto apenas por homens. Era difícil acrescentar notas agudas no coro, foi então que para suprir a necessidade inventaram o falsete. Era um “FALSO TOM”. Os homens imitavam vozes femininas para que a harmonia e melodia se equilibrassem."
Aqui: http://soltandoavoz.com.br/2012/05/a-origem-do-falsete/

Quanto ao resto, ou ja expliquei nas respostas acima, ou estamos a tratar do dominio da livre opiniao de cada um.


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo