Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
«Felizmente que não estou no meio dessas comparações - odiosas - porque é sempre subjectivo dizer quem é o melhor: Eusébio, Ronaldo, Figo, Maradona, seja quem for... Cada pessoa tem a sua opinião. Mas ninguém se pode comparar a Eusébio. É o rei.»
- Luís Figo -
Observação: Achei piada a esta afirmação de Luís Figo, pelo óbvio, e concordo mais com a primeira consideração: "é sempre subjectivo dizer quem é o melhor" do que com a segunda: "ninguém se pode comparar a Eusébio".
Vi ambos jogar inúmeras vezes e não tenho uma opinião formada, dado à diferença dos tempos e das circunstâncias de cada um. Aliás, sempre que esta temática vem a discussão - pese a minha natural imparcialidade - pergunto porque não incluir Fernando Peyroteo ou Travassos no leque de considerações ?... Talvez, como já disse, pelos tempos e circunstâncias diferentes que impossibilitam uma apreciação justa e correcta. Cada um foi o melhor da sua geração, indubitavelmente, mas muito dá para pensar que quem cá estiver daqui a cem anos terá as mesma dúvidas que sentimos agora, quanto ao melhor jogador português de sempre.
Dito tudo isto e não obstante semelhante subjectividade, vou adiantar um parecer muito pessoal, em outro contexto: Pelé é, para mim, o melhor jogador da história do futebol mundial. E vi-o jogar diversas vezes, assim como também vi Johan Cruyff, Franz Beckenbauer e Diego Maradona, entre outros.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.