Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bem embalados !

Rui Gomes, em 15.09.13

 

 

Não obstante a merecida vitória, apenas e tão só por termos sido a melhor equipa em campo, apetece-me dizer - mas não digo - que andamos com a "estrelinha de campeão". Uma primeira parte mais equilibrada do que a segunda em que o Sporting desperdiçou duas ou três boas oportunidades para marcar e que, sem a tal "estrelinha", poderia ter tido um desfecho muito diferente ao intervalo. Aos 39 minutos bola à trave da baliza de Rui Patrício pela marcação de um pontapé de canto em que Maurício falhou na cobertura defensiva. Aos 44 minutos, outro erro do defesa central pelo atraso curto para o guarda-redes e onde valeu Rui Patrício com uma excelente intervenção mesmo à entrada da área. Por fim, o primeiro golo da partida aos 51' por Fredy Monteiro, com um excelente cabeceamento, embora tenha beneficiado de posição irregular no momento em que a bola foi cruzada.
 
Justo relevo para o primeiro golo de André Martins com a camisola da equipa principal do Sporting aos 59 minutos, com um toque muito subtil a bater Ricardo por cruzamento de Wilson Eduardo. O Sporting apresentou-se novamente muito bem organizado, talvez com insuficiência de jogo pelo miolo na primeira parte, e um excelente regresso à titularidade de Diego Capel, um jogador que faz a diferença e que acelera esta equipa do Sporting. Perdi conta das faltas que sofreu e dos cartões amarelos que provocou, um deles, o último salvo erro, que, para mim, devia ter sido vermelho pela falta com os pitões levantados no calcanhar de Capel. Eric Dier muito sereno no eixo da defesa, como nos habituou.
 
Leonardo Jardim terá surpreendido com a entrada de Capel no lugar de Carrillo. Havia alguma expectativa que Rúben Semedo seria a opção pela ausência de Marcos Rojo, pela suposta falta de ritmo de Eric Dier, mas a decisão do treinador não foi surpresa estrondosa. Mais cedo ou mais tarde Eric Dier irá agarrar a titularidade, sendo a única dúvida quem irá substituir.
 
Mais uma vitória que nos permite manter o 2.º lugar na tabela classificativa e uma disposição que só pode dar acrescida confiança aos jogadores leoninos. Olegário Benquerença fez uma arbitragem sem grandes alarmes e não teve influência no resultado. O erro no primeiro golo do Sporting é da responsabilidade do árbitro auxiliar. 
 
Nota à parte: apesar da sua condição como adversário, gostei imenso de rever o nosso "velho" amigo Ricardo, por quem nutro muita estima.
 

publicado às 19:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De sloct a 15.09.2013 às 20:25

É uma verdade que o primeiro golo é em fora-de-jogo, e não há nada a contestar a esse respeito.
O que há a contestar é o facto do Olhanense ter acabado o jogo com 11 jogadores, porque aquela entrada ao calcanhar do Capel é uma vergonha. O Benquerença viu, senão não tinha marcado falta. Mas cartão amarelo? É uma vergonha.

O Ricardo é o costume, capaz de defesas inacreditáveis entre os postes, excepcional na cara dos avançados e horrível no jogo aéreo. O que há de diferente entre o nosso primeiro golo de hoje, ou por exemplo, o golo da Grécia na final do Europeu 2004? Ou com o golo do Luisão (mesmo com a indiscutível falta) em 2005?

No entanto sempre foi um senhor profissional, sério e respeitador do clube, e isso não pode ser nunca esquecido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.09.2013 às 21:26

Acho que no segundo golo a bola estva mais ao seu alcance.

Além do que Ricardo fez no Sporting, nunca me esquecerei da sua coragem no Euro 2004.
Sem imagem de perfil

De Bruno Giménez a 15.09.2013 às 20:44

"Aos 39 minutos bola à trave da baliza de Rui Patrício pela marcação de um pontapé de canto em que Maurício falhou na cobertura defensiva."

Caro Rui, nesse lance Maurício estava a cobrir o primeiro poste (no caso o esquerdo de quem defende ou o direito de quem ataca). Quem estava a "cobrir" o jogador que cabeceou (Diakhité?) era Fredy Montero, que o deixou fugir. Maurício, ao reparar nessa falha, sai da posição emq ue está para tentar compensar. Sem sucesso.

Aos 44 minutos, aí sim, Maurício comete um erro enorme.

"Mais cedo ou mais tarde Eric Dier irá agarrar a titularidade, sendo a única dúvida quem irá substituir."

Dependendo do nível exibicional, parece-me que substituirá Marcos Rojo. A diferença hoje foi notória, dos "charutos" de Marcos Rojo para terras de ninguém aos passes jogáveis de Eric Dier, para as laterais ou para o miolo. Rojo é mais rápido, acedo, mas menos concentrado...

"Leonardo Jardim terá surpreendido com a entrada de Capel no lugar de Carrillo"

Quanto a mim, nem tanto. André Carrillo vinha de longas e desgastantes viagens por causa da sua Selecção (e notou-se, aliás, nos minutos em que esteve em campo)...

Quanto ao Ricardo, confesso que também tenho alguma estima por ele. Geriu mal a carreira, quando decidiu sair do Sporting para o Bétis. Acontece. Muitas vezes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.09.2013 às 21:23

Bem, mesmo admitindo esse lance, da forma como o descreve, de quem foi o falhanço de marcação aos 76 minutos que só não deu em golo pela azelhice do jogador do Olhanense ? E.. quem foi que cometeu uma falta, entre outras, mas esta grosseira mesmo perto da área que o árbitro deu a lei da vantagem ? Isto também, salvo erro, nos últimos 20 minutos.

Se não é ele então há um problema no sistema de marcação.
Sem imagem de perfil

De Bruno Giménez a 15.09.2013 às 21:34

Não lhe retirei razão, simplesmente dei a minha opinião, tão válida ou legítima quanto a sua, Rui...

MAs já agora, desafio-o a ter a mesma atenção às exibições de MArcos Rojo. Talvez se surpreenda...

E já agora, se me permite, esta faz-me lembrar a discussão à volta de Anderson Polga que em dois anos consecutivos foi o defesa do Sporting com mais eficácia e mesmo assim era diabolizado...

Há aí (não sei se o Rui faz ou quer fazer parte ou não) um lobby anti-Maurício, simplesmente por ter vindo da 2ª divisão brasileira, ou se calhar não é por isso sequer... Leonardo Jardim lá saberá porque aposta nele (e isto também serve contra mim, porque LJ também aposta no Rojo).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.09.2013 às 21:42

Meu Deus !... Isto está chegar ao ponto de paranoia !!!

Meu caro, estamos a discutir futebol, onde a coisa mais natural é ter-se visto lances de forma diferente.

"Lobby anti-Maurício" ???

"Opinião tão válida ou legítima com a sua". Mas quem é que disse o contrário. Novamente... isto é futebol e não uma cerimónia celestial

Devo admitir, que nunca pensei ter saudades do Polga. Já a época passada disse isso. Mas, cada um a seu tempo...
Sem imagem de perfil

De Alarmante a 16.09.2013 às 06:47

Rui, Olhe que este Giménez é o próprio Azevedo de Carvalho. O tipo dá-se ao desplante de vir comentar pessoalmente na blogosfera e, na maior parte das vezes, insultar quem dele discorda. Por aqui, curiosamente, não é tão rude. O homem é delirante!
Sem imagem de perfil

De HY a 16.09.2013 às 09:58

Tem razão Rui, isto está a chegar ao ponto da paranóia. Eu próprio ontem me deixei levar por um um caminho semelhate ao do comentador anterior.também pensei inicialmente que houvesse algo como uma campanha anti-Maurício por razões que não têm a ver exclusivamente com o jogador…(sobretudo porque tinha acabado de ver na tv que o Montero é que não tinha conseguido acompanhar o jogador do Olhanense…)

Depois caí em mim…mas sabe porque reagi assim? Porque foi o que me veio imediatamente à cabeça, atendendo a que neste blog vi várias vezes referências a uma hipotética campanha para afastar todos os jogadores contratados pela anterior direcção… não fora isso, e nunca teria pensado em algo mais do que uma diferença de opinião sobre um lance como sucede sempre que dois apoiantes vêm um jogo de futebol.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2013 às 11:01

A sua "eloquência" é, como usual, muito elucidativa para os incautos.

Não houve campanha alguma, mas sim uma intenção deliberada de o fazer, de algum modo também sustentada pela necessidade de baixar a folha salarial. Basta contar os que ficaram, por falta de alternativas e não de vontade.

Quanto ao Maurício, indiferente do que possa pensar, é um jogador que mais cedo ou mais tarde irá comprometer a equipa seriamente. Não tem técnica alguma, no jogo aéreo defensivo é um desastre, comete faltas em cima de faltas e erros de posicionamento. Agora, se Leonardo Jardim entender que é uma mais-valia e que o vai conseguir corrigir, tudo bem, esperamos que assim aconteça.
Sem imagem de perfil

De HY a 16.09.2013 às 11:18



Rui, interprete como quiser, mas é absolutamente verdade o que lhe digo: quando li o comentário pensei imediatamente "querem ver que agora vão fazer com o Maurício o mesmo que diziam que o BdC queria fazer em relação aos jogadores contratados pelo GL?". Depois vi que seria absurdo. Mas foi o que me veio à cabeça.

Quanto a não ter havido campanha, várias vezes foi escrito neste blog (não me lembro porque autor, confesso) que haveria a intenção da nova direcção de "sanear" tudo o que provinha de GL, jogadores incluídos... tive ocasião de expressar quão absurda me parecia a ideia. Tal como seria absurdo agora acusá-lo de tal, mas foi o que me veio imediatamente à cabeça, garanto-lhe...

Agradeço que elogie a minha "eloquência" (pessoalmente não acho ser nada eloquente), mas eu não digo isto para "incautos", digo-lho directamente, para que se aperceba que quando insistimos em atribuir intenções malévolas aos outros algo sobra também para nós...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2013 às 11:41

O que eu acho deveras pasmante, incrível aliás, é tudo isto a partir de uma simples troca de impressões sobre um lance em um jogo de futebol.

Se não é paranoia, não sei o que é, quando se chega ao ponto de nem se poder opinar sobre futebol por ser imediatamente interpretado, directa ou indirectamente, como uma afronta à actual liderança. Santa paciência !!!
Sem imagem de perfil

De HY a 16.09.2013 às 11:47

Rui, é o que lhe tento explicar. Obviamente que me apercebi que era paranóia. Interrogue-se apenas se não acha que os posts que referi contribuiram também para a criação desse clima de paranóia... era só isso que queria dizer. è um testemunho honesto. Eu nunca tinha pensado uma coisa destas a propósito de nehum post, e tantos leio, sobre o qual acho que o autor não percebe patavina de futebol (na minha opinião claro, que sou o melhor treinador do mundo...na bancada). Mas se calhar tornei-me paranóico...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2013 às 12:14

Lamentavelmente chegámos a este ponto. Esse seu ego deve estar a necessitar de algum tipo de reparação urgente, mas veio parar ao local errado.

Passe bem...
Sem imagem de perfil

De Fredy a 16.09.2013 às 14:59

Mais um bom jogo do Sporting até aos 70m. Depois disso achei muito mau.
Não sei se o jogo menos conseguido do Mauricio não tenha a ver com o facto de ter sido encostado mais para a esquerda devido à entrada do DIer. Contuinuo no entanto a achá-lo uma boa surpresa e superior ao Rojo mas também porque considero o Rojo mais lateral esquerdo do que central.
Achei que o Wilson Eduardo não esteve tão bem como nos últimos jogos.
Mais um excelente discurso do Leonardo Jardim após o jogo.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.09.2013 às 15:10

Caro Fredy, concordo no essencial. Nos últimos 20 minutos terá havido alguma falta de ambição por considerarem que o resultado estava feito.

Maurício necessita de ser trabalhado por Leonardo Jardim, em questões de posicionamento, cobertura na área defensiva e pela sua menor agilidade e técnica, minimizar o um a um, que se relaciona com posicionamento. Ainda não me convenceu, mas poderá render mais.

Concordo que Wilson Eduardo não esteve tão bem e, na minha opinião, excessivamente agarrado à linha.

Reconheço as insuficiências de Carrillo mas penso que a equipa necessita da sua criatividade e capacidade para entrar no miolo, algo que muito se evidenciou na primeira parte.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo