Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Comentário

Rui Gomes, em 26.09.13

 

Muito certeira a tirada, penso que do comentador Jesus Correia, ao aplicar o adjectivo "mitomano" à forma de ser do presidente. Corresponde ao que tenho ouvido de quem o vai conhecendo melhor ao longo destes últimos meses...

 

Se olharmos a experiências passadas, onde aconteceu estes tipos de personalidades que se auto-atribuem características únicas e quasi-heróicas (a "liderança" que ele diz que agora o Sporting tem...), serem reforçadas por legiões de admiradores incondicionais, o resultado final nunca foi nada bom.

 

E concordando que esse sua infinita auto-confiança de se achar um ungido enviado à Terra para fazer grandes obras, que lhe permite ter a lata para tomar certas medidas que outros - certamente com maior empatia pela mera raça humana - não seriam capazes de tomar, também temos de levar em consideração que este é o tipo de pessoa capaz de produzir os maiores exageros e disparates - precisamente por se achar um eleito dos deuses, acima de toda a crítica.

 

Vigilância sobre tudo o que é feito, sem capitular nunca. Justiça e bom senso na apreciação da Direcção e apoio constante ao Sporting. É assim que vejo os próximos anos da vida do Clube.

 

Saudações Leoninas

 

P.S.: Alguém devia dizer ao presidente que é extremamente insultuoso para os restantes membros dos Órgãos Sociais - seus companheiros de lista - ele vir dizer que decide tudo, e colocar todas as questões em termos individuais: Eu, Eu, Eu... Mesmo para dentro, para quem trabalha com ele, isto fica muito mal !

 

Desert Lion

 

publicado às 15:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 26.09.2013 às 15:28

Tem piada,era mesmo esse adjectivo que eu ia usar para descrever os editores deste espaço.
Nos últimos meses a vossa prestação tem sido muito reveladora.

Ps :Que saudadas dos bons velhos tempos...deve ser algo que vos passa muito pela cabeça.Mas certamente são os bons velhos tempos com quais muitos Sportinguistas(dignos desse nome) se identificam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 15:34

Deve andar muito confuso meu caro. Nós não fazemos decisões em relação ao Sporting, somos somente simples adeptos.

Não dá para imaginar o que de diferente revelámos nos últimos meses que não tenha sido honesta e frontalmente revelado logo a partir do primeiro dia.

Dá igualmente para deduzir, pelo seu discurso, que nos 107 anos de história do Sporting Clube de Portugal apenas os recém-seis meses são "os bons tempos". Esclarecedor !
Sem imagem de perfil

De João a 26.09.2013 às 15:41

Os bons velhos tempos eram com João Rocha entre outros que me referia, particularmente como Sportinguista tenho saudades de reviver algo semelhante.

Mas não são esses tempos que vos trazem saudades, não,são outros tempos bem mais recentes.

Eu ate acho que este blog é um exemplo,um exemplo de um novo tipo de "sportinguismo" que tem crescido nos últimos anos(como case study disso é um blog muito interessante) .O Sporting é de facto clube diferente disso não há dúvidas,só é pena que as vezes não o seja pelas melhores razões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 15:57

João, uma presunção absolutamente ridícula - para não dizer pior - da sua parte.

Nos meus muitos anos de vida e sportinguista desde que me conheço, só em tempos recentes por obra de quem o João e outros endeusa que é veio à luz do dia distinção entre sportinguistas: "nós" e "eles", "o Sporting é nosso".

Em vez de se alargar em ditos inconsequentes, porque não contraria os factos citados no comentário publicado ? Ou será que isso não convém ?
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.09.2013 às 15:43

João,

Mesmo que os editores dos blogs mostrem uma face mais arrogante, eles podem. Pelos simples facto de não estarem a representar nenhuma instituição perante o público, podem adotar a postura que quiserem. Um presidente de um clube já está mais limitado nas posturas que deve ter, pois não é só a sua imagem que está em causa, a do clube também.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.09.2013 às 15:41

Eu continuo na minha. Apesar de não gostar muito do estilo populista do presidente, são os resultados desportivos que vão ditar tudo. Se as coisas correrem bem, o seu estilo vingará, se correrem mal, será insultado pelos adeptos.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 26.09.2013 às 16:23

Plenamente de acordo. Os resultados desportivos é que vão ditar tudo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 26.09.2013 às 16:02

Se incomoda assim tanto, alguma coisa boa deve estar a fazer...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 16:18

Enquanto chegavam estes comentários estava a preparar um post sobre o Rui Gomes da Silva, vice-presidente do SLB , personagem que muito me incomoda mas a quem me ilude atribuir quaisquer feitos. Uma disposição não tem relação à outra, necessariamente.
Sem imagem de perfil

De Pean a 26.09.2013 às 16:03

Rui, louvo a sua tentativa de querer manter a chama da discussão dos últimos dias acesa com este post. Mas como viu, ela surge sem se esperar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 16:10

Porquê sem se esperar ?... Indiferente de alguns actos positivos, que nós, aliás, não hesitamos em reconhecer, a postura do presidente - que é a que o post se refere - nunca mudou, se alguma alguma coisa é cada vez mais pronunciada.

E isso sempre criticámos e criticaremos, porque embora haja quem insista em separar as duas contendas, é missão impossível.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.09.2013 às 16:39

Rui,

Por outro lado, tenta perceber quem vos critica. É como se todos os dias um benfiquista escrevesse um post a dizer: "Jorge Jesus é um peixeiro, tal como o presidente".

Estarem sempre a bater na mesma tecla, em vários posts, também pode cansar. Mesmo que não se goste do estilo do presidente (e eu não gosto), estar sempre a bater no mesmo ponto não traz qualquer beneficio para a discussão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 16:48

Caro Mike, compreendo essa disposição mas o comentário do Desert Lion surgiu pela discussão de ontem. Além disso, pode-se verificar que publico uma média de 5 a 7 posts diários, e é visível quantos são a "bater na mesma tecla".

Além do mais - uma estatístics curiosa - penso eu que temos publicado muitos posts sobre temas diversos e interessantes que muito embora sejam lidos, raramente merecem mais do que meia dúzia de comentários. Menciona-se a pessoa do presidente e todos vêm para a praça.
Sem imagem de perfil

De sloct a 27.09.2013 às 09:24

"Além do mais - uma estatística curiosa - penso eu que temos publicado muitos posts sobre temas diversos e interessantes que muito embora sejam lidos, raramente merecem mais do que meia dúzia de comentários. Menciona-se a pessoa do presidente e todos vêm para a praça".

Caro Rui,

Infelizmente tem toda a razão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.09.2013 às 11:40

Infelizmente...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 17:36

Mike , ainda mais: essa percepção é ilusória porque não corresponde aos factos e é acentuada pela "onda" em voga:

Vejamos, nos últimos 55 posts que publicámos, apenas 4 - repito 4 - são relacionados, directa ou indirectamente, com a pessoa do presidente do Sporting. 4 de 55 !!!

Além disso, vejamos também:

Publicamos posts que entendo serem de muito interesse e informativos como:

1. UEFA e o Fair-Play financeiro (zero comentários)
2. O que dizem eles Platini ) (zero comentários)
3. O nosso sócio 31.118 (zero comentários)
4. O Happy One " não chorou (zero comentários)
5. Os golos de CR7 e Di Stefano (zero comentários)
6. SCP 29 Benfica 28 em andebol (3 comentários)
7. Frase do Dia (Paulo Fonseca) (3 comentários)
8. Frase do Dia LFV ) (5 comentários)
9. Frase do Dia 3 (Vítor Silva) (4 comentários)
10. Contratos de Direitos de Imagem (9 comentários)
11. UEFA Youth League (7 comentários)

E no inverso da moeda:

1. Frase do Dia 1 BdC ) (96 comentários)
2. Estão todos a afundar o futebol... (44 comentários)
3. Jogadores inscritos (23 comentários)
4. A oportunidade nunca é perdida BdC ) (73 comentários)
5. O dilema Bruma continua (63 comentários)
6. Um remendo de socorro (70 comentários)

E isto é apenas uma pequena amostra. O post "comentário) foi publicado à uma hora e já vai com 17 comentários, salvo erro.
Sem imagem de perfil

De TB a 26.09.2013 às 16:13

A única crítica que me sugere o 'post' é o facto de que um estilo mais individualista e auto-contemplativo (apoio o trabalho desta direcção, mas consigo ver isso!) só não corre bem quando não se está numa instituição democrática ("agarrados ao poder"). Felizmente o Sporting tem eleições e os sócios são quem mais ordena. Assim, goste-se ou não do estilo pessoal do BdC, o sucesso da sua presidência vai medir-se, principalmente, nas conquistas desportivas do clube e a sua reeleição será (ou não) uma consequência natural.

No meu entender, todo este burburinho à volta da "atitude" do presidente é meramente secundária. Qualquer dia até do penteado vão falar... Aguardemos para ver como correm as coisas e, até lá, vamos apoiando incondicionalmente o Sporting, que é o que realmente importa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 16:22

O seu último parágrafo reiterta precisamente as palavras de Desert Lion. Quanto ao resto, escapa-me a imaginação que todos sejamos "obrigados" a apoiar a postura pessoal do presidente e penso que temos capacidade intelectual suficiente para separar o joio do trigo.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 26.09.2013 às 16:37

Boa tarde,

hmmm, parece que há aqui um consenso. BdC é um mitómano.
E o que é um mitómano, pergunto eu? De acordo com o Priberam, mitómano é um individuo possuído de mitomania isto é, tem tendência impulsiva para a mentira.

Desculpem mas isto sim é insultuoso.

Gostava que o Desert Lion listasse aqui as mentiras escutadas nos discursos de BdC que lhe permitem com tanto agrado delirar com o adjectivo aplicado por Jesus Correia.

É que aqui começa a ser cada vez mais óbvia a construção de uma narrativa (onde é que eu já ouvi isto) que é repetida de uns para os outros e que serve para se convencerem uns aos outros.

Como é possível começar um post chamando mentiroso ao Presidente do clube e depois acabar o post com esta tirada maravilhosa:

"Vigilância sobre tudo o que é feito, sem capitular nunca. Justiça e bom senso na apreciação da Direcção e apoio constante ao Sporting. É assim que vejo os próximos anos da vida do Clube."

Será que os srs. estão a ser justos na apreciação que fazem do trabalho da direcção. Vigilantes estão (e muito bem acrescento eu), mas justos e com bom senso. Desculpem a minha opinião. Isso não.

São injustos e cegos na critica.

Repito meu caro Lion, liste num post as mentiras que ouviu para que todos possamos esclarecidamente ser elucidados e iluminados pois estamos cegos com este ser ungido e enviado à Terra para fazer grandes obras.

p

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 17:11

Caro Paulo,

Para já, a definição indicada nesse dicionário que cita é exclusivamente no contexto de medicina, enquanto que é por de mais evidente que tanto o leitor Jesus Correia como Desert Lion o referiram em um contexto figurado, com alguma associação à mentira mas mais no sentido deste exemplo encontrado em um outro dicionário:

"Discursos de líders políticos, que criamn promessas utópicas e conseguem a crença do público."
Imagem de perfil

De Desert Lion a 27.09.2013 às 18:58

Sem duvida no sentido que afirma, caro Rui. SL
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 26.09.2013 às 18:01


"Casa arrombada, trancas à porta..."


Muita vigilância, mais do que nas administrações anteriores, que foi pouca ou nenhuma mesmo, de tal maneira que as contas do clube ficaram no estado em que estão...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 18:05

Passa a vida a evocar a administração anterior. Quem é que neste espaço a defende ?

Esse seu discurso retórico já está gasto.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 27.09.2013 às 20:31

Apenas alguns exemplos da demagogia vigente. Outros o tempo revelara...

A rabula sobre a capacidade para fazer face ao deficit de tesouraria do Sporting, apos as eleicoes.
A rabula sobre o terceiro homem do futebol, que seria persiguido pelo GL se saisse do anonimato.
Todo o comunicado vertendo lagrimas de crocodilo acerca da saida do Manuel Fernandes.
As meias verdades sobre o trabalho feito para a reestruturacao financeira.
O CV "resumido" colocado em sporting.pt.
Toda a conversa fiada nos nucleos, so comestivel por mentes absolutamente indigentes, sobre os seus amigos nao mandarem bocas sobre o Sporting ao seu lado, ha anos a esta parte, e outras lerias do genero que ai sao afirmadas.

Toda esta e uma conversa politiqueira de ilusao e auto-elogio perigosa porqu pode levar o proprio a pensar que e o que nao e, e perfeitamente evitavel por quem tenha os pes no chao.

SL
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 26.09.2013 às 17:44

Não concordo com a "...legiões de admiradores incondicionais...".
Este é um fenómeno da blogosfera,não tem nada a ver com o sentir dos adeptos em geral.
Os adeptos dos clubes-e o Sporting não é excepção-querem é ganhar.Enquanto ganharmos,o presidente é bestial,o estilo é o melhor,era mesmo do que precisávamos,etc.

Se começarmos a perder ...é uma besta,
Os incondicionais são uma minoria:muito ruidosa ,activa...mas uma minoria.
Espero que o presidente continue a ser bestial,era bom sinal.

Não nos podemos esquecer como começou a onda verde:com o jogo com a Fiorentina-em que tivemos uma assistência fraca-seguido das goleadas com o Arouca e e a Académica.
Antes o ambiente era morno,de alguma descrença embora tivéssemos o show presidencial habitual.
É redutor mas são mesmo os resultados que tudo determinam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.09.2013 às 17:51

Sim, concordo que o parecer da maioria depende dos resultados desportivos, do género como são aplicáveis aos treinadores: "besta ou bestial".

Todavia, pelo espaço que operamos, temos de lidar com o fenómeno da blogosfera que cita, e bem.
Sem imagem de perfil

De HY a 26.09.2013 às 20:55

Desert Lion, para compreender melhor: pode dar-me um exemplo de um grande presidente do Sporting que não fosse "mitomano"?
Imagem de perfil

De Desert Lion a 27.09.2013 às 19:03

Gostei de Dias da Cunha. Sempre o vi como um homem de garnde seriedade e com genuino interesse nos destinos do Sporting - e sem nenhum interesse na sua auto-promocao, de que nao precisava para nada e que nao cabia na sua maneira de ser.

A forma corajosa como se manteve, ate ao fim, com o Peseiro e o Paulo Andrade, tambem me tocou. Nao sendo um gestor exemplar para o Clube - faltou aprimorar a capacidade de gerar resultados financeiros, se bem que havia uma caminho tracado nesse sentido - penso que sempre foi um homem com "H" enquanto esteve no SCP.

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo