Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Valeram os três pontos...

Rui Gomes, em 28.09.13

 

  

Uma vitoria é sempre uma vitória, o mais importante ao fim e ao cabo, mas em termos exibicionais este jogo em Braga foi tão ou mais desagradável do que o do Rio Ave; valeram os três pontos no campo do adversário.

Mesmo a jogar contra dez durante 60+5 minutos, o Sporting nunca foi a melhor equipa em campo, longe de mostrar a confiança e a organização de jogo que se viu nas primeiras jornadas. Não sei se existe excesso de pressão ou se é "apenas" pela continuada inexistência de um patrão do meio campo e obreiro das manobras ofensivas. Vítor Silva entrou aos 65 minutos para o lugar de André Martins mas pouco ou nada de novo trouxe ao jogo. Diogo Salomão estreou-se esta época e ficou longe de fazer esquecer Diego Capel, substituído ao intervalo por Wilson Eduardo.

Montero terá sido dos poucos jogadores leoninos que se evidenciaram, sempre com excelentes pormenores e mais um belo golo de cabeça logo aos 5 minutos. Cédric Soares garantiu a vitória com um remate fora da área que bateu à frente de Eduardo e o terá atraiçoado.

Não posso deixar de questionar Leonardo Jardim por ter esperado até aos 76 minutos, com superioridade numérica, para fazer entrar Slimani. Se temos um outro ponta de lança no banco e não recorremos aos seus serviços numa situação destas, não sei bem qual será o uso que se lhe vai dar. O Sporting situa-se em 2.º lugar com 14 pontos, dois atrás do FC Porto e dois à frente do 3.º classificado SC Braga, com 15 golos marcados e 4 sofridos. Há que preparar agora para receber o Vitória de Setúbal em Alvalade no jogo da 7.ª jornada.

 

publicado às 22:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.09.2013 às 22:50

Não gostei da falta da eficácia no ataque gostei da defesa (Rojo voltou e bem).

Gostei das declarações do LJ estou a ter confirmação do pulha que é JF ao querer minimizar a derrota do seu Braga por causa de uma possivel falta antes do remate do Cédric.

Louvar LJ que continua a ser o único a não falar de arbitros já os outros vão fazendo o seu trabalho sujo. Siga o Circo ...

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2013 às 22:59

Não ligo muito às usuais troca de "mimos" entre treinadores. Não gostei do Sporting pela falta de fluidez de jogo do meio campo para a frente, muitos passos falhados e algum nível de ansiedade. Como já disse inúmeras vezes, não temos rematadores entre os médios. No golo sofrido, a cobertura defensiva no corredor central desapareceu.

Teremos de melhorar por que a "estrelinha" não vai lá estar sempre.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.09.2013 às 23:11

É uma equipa em crescimento, não temos fora de séries (tirando Montero ... que jogador), mas temos um coletivo muito interessante.

Patricio seguro mas falha quanto a mim no 1º golo.

A dulpa de centrais hoje esteve muito bem tendo tipo um conjunto muito matreiro pela frente.

O Jefferson impressiona de jogo para jogo o Cédric apenas nos deu os 3 pontos.

William Carvalho esteve muito bem Adrien e AM estiveram muito apagados Vitor entrou bem quanto a mim a rever.

Salomão pouco fez Carrillo com uma falta de confiança impressionante, Wilson Eduardo ajudou a encostar o Braga.

Montero um golo e uma jogada de génio que reduziu o Braga a 10 jogadores, Slimani ainda procura o seu espaço no plantel espera mais dele nesta fase.

Um excelente Sabado :) se somarmos a vitória do Futsal e do Andebol fora no terreno do Aguas Santas.

Para terminar em grande este fds só mesmo uma vitória do PS em Gaia :).

SL,



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2013 às 23:19

Crescimento sim... mas faltam peças importantes.

Não sei como pode culpar Rui Patrício no golo. Alan não tinha ninguém à volta dele e rematou à vontade em arco.

Montero esteve bem muito por mérito próprio. Quantas vezes foi servido como deve ser ?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.09.2013 às 23:25

Rui,

O RP parece lançar-se tardiamente ao remate fiquei com essa ideia, posto isto não o culpo já que como o Rui referiu e bem o Alan teve toda a liberdade e todo o tempo do mundo para rematar.

Esta vitória foi muito importante, como é obvio tb não disfarça o que vai faltando à equipa o que reforça ainda mais o mérito do Montero.

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2013 às 23:34

Nunca se menospreza uma vitória e esta no campo do Braga ainda menos, por motivos óbvios.

Adoraria ver o Montero com um 10 a servi-lo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 29.09.2013 às 17:42

Alguém reparou na forma como a equipa festejou o golo do Cédric? Fez-me lembrar os festejos do golo do Rojo diante do Nacional na pretérita temporada.

Image

Faltam-nos craques e falta-nos maior capacidade e fluidez de jogo, mas com muita união lá vamos levando a água ao moinho, enquanto outros lá vão beneficiando de sistemáticas ajudas dos senhores de negro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 18:04

Por enquanto não nos podemos queixar desses "senhores de negro", em contrário. Por enquanto...
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 30.09.2013 às 23:20

Se o Xistra tem assinalado o penalti e o mesmo concretizado, possivelmente estaríamos agora em igualdade pontual com os "andrades"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2013 às 23:31

Sim, nesse caso, mas também já existiram outros a nosso favor.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 01.10.2013 às 03:22

Dois golos em fora-de-jogo, um dos quais valeu-nos um ponto apenas.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 28.09.2013 às 22:55

Caro Rui, a equipa da "loja dos 300" está na guerra. Estamos em segundo lugar, a dois pontos do Porto e a quatro do Benfica. O Sporting teve o mérito de ir insistindo até conseguir chegar à vitória. Ninguém está a jogar bem neste momento, mas quanto às expectativas do Sporting, se a equipa for ganhando arrisca-se a ser mesmo candidata ao título. Resta saber qual será a reacção quando perder. Acho que não haverá nenhuma debacle leonina, mas vão haver certamente muitos jogos chatos em que as coisas podem não correr bem, e não vamos ter ajudas como a dos andrades ontem. Mas prefiro que o Sporting não seja candidato ao título e vá fazendo um campeonato competitivo, do que "ser" candidato e ver os jogadores sem vontade nenhuma e os resultados serem medíocres.

Não pode haver outro desígnio sem ser o "jogo-o-jogo" e o Sporting não tem de se desviar dessa narrativa, por muito que os outros tentem arranjar casos. Como o jogo da Luz demonstrou (parabéns Belenenses!), quando menos se espera, perdem-se pontos.

SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 28.09.2013 às 23:02

Perdão, o Sporting tem mais três pontos do que o Benfica, não quatro. E quanto a jogos chatos, vem já aí um na próxima jornada. O histórico do Sporting contra o Setúbal nos últimos anos, mesmo em Alvalade, é medíocre. Nunca confiando.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2013 às 23:04

Como eu disse caro Lionheart, uma vitória é sempre uma vitória, mas nunca fomos a melhor equipa mesmo contra dez.

Não há dúvida que os três pontos têm muito valor, especialmente considerando, como diz, o nível dos nossos adversários.

Penso que Leonardo Jardim ainda tem um trabalho muito bicudo nas mãos.
Imagem de perfil

De Desert Lion a 28.09.2013 às 23:14

E bom nao esquecermos que o nosso orcamento para o futebol profissional e o dobro do do nosso adversario desta noite: 26,7 milhoes contra 13 milhoes de euros. Fazer terceiro, a frente deste Braga, sera sempre a nossa obrigacao considerada a diferenca de valores envolvidos ; sermos segundos e/ou lutarmos pela vitoria na Liga seriam um feitos notaveis, dada a desproporcao para o que Porto e Benfica dispendem anualmente.

Hoje, nao se jogando bem, acreditou-se ate ao fim, o que considero uma melhoria face ao jogo com o Rio Ave. No entanto, concordo com o Rui quando diz que faltam algumas caracteristicas no nosso meio campo ofensivo, antes de podermos sonhar mais alto. E claro, faltam tambem outras coisas de que nem vale a pena falar mais, mas que se vao vendo todos os fins-de-semana...

SL

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.09.2013 às 23:28

Caro Desert Lion, em termos ofensivos falta imenso ao nosso meio campo: não temos o "chefe da orquestra", não temos rematadores, não conseguimos fazer uma única jogada bem organizada pelo corredor central e não temos quem sirva Monteiro frequente e qualitativamente.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 29.09.2013 às 08:35

Exactamente.É isso que eu também acho. Falta-nos um Balakov. Ou talvez o Matias Fernandez já chegasse. E se houver lesões no meio campo (ofensivo) ainda vai ser pior.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 28.09.2013 às 23:38

Desert Lion, não se esqueça que o Braga tem uma coisa que não tem preço: nenhum clube joga com o Braga como se fosse um grande, logo o grau de dificuldade dos seus jogos é menor do que aquele que o Sporting enfrenta quando joga com todos os outros clubes, com excepção de Porto e Benfica. Por exemplo, o Rio Ave empatou em Alvalade, hoje levou 3 em casa e na jornada anterior à de Alvalade tinha perdido em casa com o Guimarães. Está a ver...? E depois os arsenalistas vão tendo umas ajudas das arbitragens significativas, por ser um satélite do Porto.

E depois o Braga nunca tem pressão nenhuma. Se perde é normal, se ganha uns jogos já é um grande? Hoje estiveram apenas 15 mil espectadores em Braga. Note-se que o Braga teve a preocupação de colocar preços muito elevados para os adeptos visitantes, tal a insegurança quanto ao factor casa. O Guimarães tem uma média de assistência superior à do Braga. Tem mais sócios e adeptos que o Braga e até ganhou a Taça de Portugal este ano. É ridículo falar no Braga como um grande só por ter ficado à frente do Sporting na classificação em três ou quatro anos.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.09.2013 às 00:20

Subscrevo na íntegra o post do Rui.

Falta-nos um "10", mas, sobretudo, falta-nos muita classe. Só Montero a tem (não engana!).

Como diria o Jaime Pacheco, somos uma equipa de bombos. Não oiço nenhum violino. Parecemos aqueles grupos de "Zés Pereiras"...

Mas, sejamos realistas, o que é preciso é ir ganhando e acumulando pontos. Para estes três jogos antes de irmos ao campo do clube que fez 120 anos apesar de ter sido fundado no mesmo anos do que nós (Rio Ave, Braga e Setúbal) o meu objectivo era 7 pontos (V-E-V). Compensámos o resultado menos bom em casa com esta vitória.

Ainda que longe de me "alimentar a alma", satisfaz-me o espírito...
Sem imagem de perfil

De HY a 29.09.2013 às 14:11

É verdade, falta-nos um dez... Já nos faltava o aninhássemos, este ano então, com quase metade do orçamento, não nosnhavia de faltar... Vai-nos faltar ainda durante uns tempos, temo, porque não abundam por aí "dez" no mercado ao preço da uva mijona...

Temos que viver com o que temos e se não há dez, temos de construir de outro modo, não vale a pena chorar sobre o que falta temos de ser capazes de fazer bem com o que há.

Ainda há muito para o LJ fazer, sem dúvida. Por exemplo, ensinar os nossos médios a jogar melhor entre linhas na fase atacante. Chegou a ser exasperaste tamanha incapacidade com um jogador a mais. O AM e até o AS têm de melhorar muito neste aspecto. Mas, do mal o menos, mais vale jogar menoscabem e ganhar do que jogar muito melhor e perder....

Já agora, também é verdade que nos falta um Balakov... E provavelmente ainda nos vai faltar por muitos e muitos anos... Mas isso não é de certeza culpa de qualquer direcção do clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 17:04

Salvo pelo Labyad - caso à parte - não se trata de culpar seja quem for, mas sim fazer uma análise um pouco mais realista - penso eu - a esta equipa, não obstante, sejamos honestos, a estrelinha andar connosco, felizmente.

Ontem, como indica, foi bastante exasperante a falta de penetração ofensiva com superioridade numérica por mais de um hora.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.09.2013 às 20:32

Mais do que um "10" faz falta, como disse, muita classe.

No meio campo (não são AM nem AS que a têm) e na defesa (Maurício e Rojo muito menos).

Os "10" não abundam ao preço da uva mijona. Mas os pontas de lança também não e, ainda assim, parece-me que conseguimos um a esse preço.

Como já disse "o Bruno": "temos de fazer mais com menos"...
Sem imagem de perfil

De Pedro a 29.09.2013 às 00:56

O Sporting tem 14 pontos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 01:30

Sim, tem razão. Lapso a transcrever.
Sem imagem de perfil

De João a 29.09.2013 às 10:49

Quase parece que estão chateados de o Sporting ter ganho.

Eu quero ver os resultados do benfica e do porto na pedreira.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 11:00

O seu "parecer" está extraviado.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.09.2013 às 20:33

Bastante mesmo!
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 29.09.2013 às 13:41

Concordo parcialmente com o que escreve.Temos uma equipa que vale sobretudo pelo conjunto e pela organização, com alguns jogadores acima da média.O meio campo,sobretudo, não tem jogadores com características de MA capazes de desequilibrar no último 1/3 do campo.

William está a ser uma agradável surpresa,mas ainda tem que evoluir no processo defensivo,Adrien é um "box-to-box",agressivo,resistente, com boa técnica individual, mas não é um desequilibrador-último passe,1X1,remate-e AM é muito forte tecnicamente mas é pouco agressivo em termos atacantes,além de ser pouco resistente-raramente tem "pulmão" para o jogo todo.Vítor não vem acrescentar muito ,embora o ano passado tenha marcado 5 golos e feito 3 assistências ,melhor que Josué(0 e 3 respectivamente).

É na defesa e no ataque que temos os melhores jogadores e
com o conjunto de características que oferecem um leque mais alargado de soluções-Rojo,Jefferson, Montero(o melhor),Capel,Carrillo(irregular,irregular),de categoria acima da média,mas todos os que têm actuado têm estado bem-destacava WE e Maurício.

A grande lacuna deste plantel é a falta de um MA de qualidade-que está lá,é Labyad,mas não joga nem está inscrito.Nem que chegasse a um entendimento agora,não jogaria.

Portanto vamos ter muitos jogos destes,ganhos no querer,raça...e alguma sorte,pelo menos até Dezembro.Mas não há como não elogiar a carreira que estamos a fazer.
Excelente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 13:54

Não há muito por onde escolher no banco e quando o inverno chegar e o campeonato começar a "pesar" nas pernas, será então o verdadeiro teste desta equipa.
Sem imagem de perfil

De HY a 29.09.2013 às 21:53

Como é que podemos ter a certeza que Labyad é o tal número 10 de que precisamos? O ano passado esteve longe disso. Deu laivos uma ou duas vezes, mas está longe de ser uma aposta ganha, para que se fale dele como salvador da pátria. Acho que há uma boa dose de sebastianismo nessa convicção.

Mesmo que o jornal da travessa da queimada esteja certo e a renovação aconteça, ainda tem muito que provar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 22:33

Não tenho a certeza se ele é um 10 nato, só mais tempo e treinamento poderá esclarecer isso, mas já se verificou que tem características para jogar nas costas de um ponta de lança e, sobretudo, é o único médio da equipa com capacidade de remate.

Não compreendo - ou até compreendo - a relutância do HY e outros de lhe reconhecer talento. O rapaz desaprendeu a jogar só porque chegou ao Sporting ?

Outra disposição que não compreendo - ou também talvez compreenda - é a constante referência a uma época que é para esquecer, como se isso sirva de exemplo para alguma coisa.
Sem imagem de perfil

De HY a 29.09.2013 às 22:56

Rui, tudo o que diz tanto vale para si como para mim, mas eu, ao contrário de si, não quero fazer processos de intenções. Não tenho outra base de comparação do que o que vi o ano passado ao Labyad. Talento terá, seguramente, mas isso nem sempre chega como sabe. A verdade é que ainda não mostrou que pode ser o 10 desejado. Talvez, espero que sim e que tudo se resolva a contento para que o possa demonstrar.

Compreende esta posição (sem necessitar de leituras de segundo nível)?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.09.2013 às 23:15

O que é que quer dizer com "leituras de segundo nível" ?
Sem imagem de perfil

De HY a 30.09.2013 às 00:04

"...não compreendo - ou até compreendo - .... " , "...não compreendo - ou até talvez compreenda -..."

Se nos pomos todos a insinuar que se calhar até compreendemos,
aquilo que não compreendemos... As razoes aue apresento são apenas aquilo que são, nada mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2013 às 00:23

As insinuações começaram com os "sebastianismos".

De qualquer modo, essa sua base de comparação é deliberadamente limitada. Terá sido a primeira vez que o viu ao vivo e na equipa do Sporting, não sei, mas o rapaz já chegou com credenciais mais do que suficientes para determinar que aquilo que se viu dele na época passada não é representativo da soma do seu talento e capacidade.

Já aqui publicámos uma sinopse da sua carreira: fez os primeiros jogos na equipa principal do PSV com 16 anos, nos poucos minutos de jogo que teve até marcou 2 golos. Ainda juvenil, com 17 anos, em 2010/11, teve 516 minutos de jogo e marcou um golo, também pela equipa principal. Em 2011/12, com 18 anos, (fez 19 em Março 2012) fez 38 jogos como titular e entrou em outros 10 como suplente, e marcou 12 golos.
Chegou ao Sporting com 19 anos, em 2012/13, foi titular em 15 jogos e suplente em 12, marcou 3 golos. Nem refiro às internacionalizações.

Os vídeos são apenas vídeos, mas existe um bom número no youtube de muitos dos seus jogos tanto no PSV como pela selecção de Marrocos.

Entre tudo isto, dá para ter uma noção muito razoável do seu talento e uma estimativa da sua margem de progressão.

Reitero, que até provas em contrário não é um 10 nato, mas também não é um extremo como tem sido utilizado no Sporting. Gostaria de o ver jogar nas costas de Montero pelo seu remate e tendência de ir para a baliza. Além do remate, todos os relatórios disponíveis sobre este jogador sublinham a sua enorme eficácia em cruzamentos e passes.
Sem imagem de perfil

De HY a 30.09.2013 às 11:44

"Deliberadamente limitada"? Oh Rui, quem me dera a mim que o problema se resolva e que o Labyad se afirme como um extraordinário núumero 10 no Sporting. Mas só posso falar pelo que vi e não costumo andar a ver videos de jogadores que o clube contrata. Nos videos são todos muito bons...(embora me interrogue se nesses videos que refere ele se mostrava como 10?).

O problema, para mim, é que o Labyad foi uma grande desilusão o ano passado (talvez esperasse demasiado). Foram todos? É verdade, mas alguns mais do que outros...

A referência a "sebastianinsmo" não era uma insinuação com segundo sentido, mas apenas a interrogação sobre se não estaremos a pôr todas as nossas esperanças em algo (alguém) que poderá não estar à altura, nada mais. Pessoalmente, gostaria que as minhas dúvidas sejam rebatidas pela realidade.



Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 30.09.2013 às 13:54

Intrometendo-me nesta interessante discussão queria só chamar a atenção para esta notícia:

http://www.supersporting.net/labyad-vai-renovar-ate-2018/#_

Destaco:

"Segundo consta o FC Porto e vários clubes estrangeiros (especialmente ingleses e
alemães) esperavam pelo arrastar do processo e por uma possível ruptura entre o
jogador e o Sporting, para garantirem uma contratação ao custo zero."

Pois é, enquanto andamos com estas conversas temos talvez aqui a verdadeira razão porque nada disto se resolve.
Pelo visto os outros andam a ver os vídeos do Labyad.

Destaco também este :

http://www.noticias-do-futebol.com/content/labyad-pode-assinar-novo-contrato-com-os-le-es

e

"Leonardo Jardim será um apreciador das qualidades do marroquino

Se este novo entendimento entre clube e atleta acabar mesmo por se concretizar, com o médio-ofensivo a abdicar de parte das verbas a que tinha direito no contrato assinado no Verão de 2012, Labyad deverá ser naturalmente reintegrado no plantel principal, até porque Leonardo Jardim será um apreciador das qualidades do ex-jogador do PSV."

De facto é um enorme mais-valia vir a este site onde há leitores que sabem mais de futebol que o nosso treinador.
Grandes leituras ,sem dúvida.



Sem imagem de perfil

De HY a 30.09.2013 às 14:15

Serão grandes notícias a confirmarem-se (creio que era o quem Rui ontem punha em causa a "oportunidade" das primeiras notícias nesse sentido, e eu também espero para ver...).

Quanto ao haver comentadores que sabem mais de futebol que o nosso treinador...eu diria mesmo que todos os treinadores du mundo. Basta ler os comentários aos nossos últimos jogos (em particular aos menos conseguidos). Se não fosse assim não havia blogs sobre futebol...:-))

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo