Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




4 golos e uma vitória merecida

Rui Gomes, em 05.10.13

 

 

Três golos "sul-americanos" - Fredy Montero (2), André Carrillo -, um golo "português" - Adrien Silva -, duas estreias na equipa e uma mais do que merecida vitória do Sporting sobre o Vitória de Setúbal.  

 

O Sporting foi sempre a melhor equipa em campo em todos os sectores: tanto a defesa como o meio-campo sólidos e um ataque ameaçador, especialmente na segunda parte. Nos primeiros 45 minutos pouco ou nenhum perigo foi sentido junto da baliza leonina (o primeiro e único remate de verdadeiro perigo apenas ocorreu aos 66 minutos) com o Sporting a ter 57% posse de bola, 16 ataques contra 9 e 6 remates contra 2. O primeiro golo da partida surgiu aos 40' pelo atento aproveitamento de Fredy Montero de um erro defensivo setubalense. Já aos 6 minutos, André Carrillo - em muito bom plano no jogo - mandou um forte remate ao poste da baliza visitante. 

 

Não sem alguma surpresa, verificou-se a estreia de Iván Piris na equipa principal no lugar do lesionado Jefferson. Um jogo não dá para ver tudo mas mostrou bons pormenores ofensivos e não comprometeu defensivamente. Foi a seu passe que André Carrillo marcou o terceiro golo da partida. A segunda estreia absoluta foi a do jovem Carlos Mané que tem andado a treinar com a equipa principal e os escassos 10 minutos em campo deram fundamentalmente para ele se sentir parte do grupo.

 

Um pequeno pormenor que não posso deixar passar, nomeadamente porque ilude lógica - a minha lógica, pelo menos: temos o melhor marcador da Liga, estamos a vencer por 3-0 através de 2 golos desse mesmo jogador e pela oportunidade de um "hat-trick" na marcação de uma grande penalidade, Adrien Silva foi o jogador designado. Reconheço que o médio executa bem este lance, mas...

 

Tudo bem que acaba bem. O Sporting assume agora a liderança da tabela classificativa à condição, com 17 pontos em 7 jogos, 19 golos marcados e 4 sofridos. Pela frente - dia 27 - temos o clássico no Dragão, que muito promete.

 

Nota: Contrário às expectativas (receios), Duarte Gomes não teve ocasião de inventar muito, especialmente em lances decisivos, e acabou por não influenciar o resultado.

 

publicado às 22:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 05.10.2013 às 23:52

O Montero tem uma importância crucial neste Sporting. Tanta como tiveram no seu tempo o Acosta, o Jardel, e mesmo o Liedson. O jogo estava embrulhado, e de repente, numa falha do Setúbal, o colombiano não perdoa e o Sporting vai para o intervalo a vencer. É lógico que a segunda parte foi logo diferente, porque a equipa tranquilizou. Ter um jogador que tem um aproveitamento destes dá muita confiança aos colegas, porque estes têm a percepção que têm na equipa alguém que de um momento para o outro faz um golo, e assim nada parece desesperado.

Felizmente que o Setúbal não concretizou em golo as jogadas de perigo que criou pelo flanco esquerdo do Sporting na primeira parte. Outra equipa não perdoaria... A segunda parte foi boa, com o Setúbal já em desnorte, em especial depois do golo do Carrillo. Os adeptos do Vitória acabaram a pedir a demissão do José Mota...

O Sporting emocionalmente está estável, o que faz adivinhar que não teremos grandes crises de rendimento após maus resultados.
O jogo no Dragão será de maior responsabilidade para o Porto, porque joga em casa e é um assumido candidato ao título. Caso ganhe é um resultado normal. Caso não ganhe, é um embaraço, dada a diferença teórica e financeira de valor entre os dois os
plantéis.

O Benfica, tem uma espécie de dilema. Por um lado quer que o Porto perca pontos, por outro não quer que o Sporting cresça, porque o crescimento do Sporting ameaça sempre mais a popularidade e autoestima do lampionismo, e porque põe ainda mais em cheque a dupla Vieira/Jesus, na medida em que dará mais força àqueles que defendem que o Benfica também tem de mudar de ciclo, para outra direcção e equipa técnica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 00:10

Costuma-se dizer - e é verdade - que os golos resolvem muito, por vezes, tudo. É de admitir que o Montero foi um achado.

Continuo a não compreender a grande penalidade mas enfim... LJ terá as sua razões.

Comecei a ver o jogo um pouco tarde e talvez tenha perdido algumas jogadas de perigo do Setúbal, mas o Sporting foi sempre a melhor equipa. Era de esperar que José Mota tentasse tapar as alas do Sporting para forçar o jogo pelo miolo, mas o meio campo esteve muito melhor neste jogo e o jovem William Carvalho continua a impressionar defensivamente.

Penso que o Sporting tem chance de ir buscar pontos ao Dragão, até vencer.
Sem imagem de perfil

De fcs a 06.10.2013 às 00:47

Se calhar é apenas uma questão de gestão do grupo. Todos têm o seu papel e protagonismo definido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 00:52

Até compreendo isso mas o Montero até já marcou uma grande penalidade e considerando o "hat-trick" penso que é importante para o Sporting dar o máximo de confiança ao seu marcador de serviço.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.10.2013 às 12:59

Esse argumento é invertivel! E se falhar... Perderia a confiança?! Ou, e o Adrien não tem direito a um shot de confiança?

Há uma hierarquia. Cumpre se a ordem inicial. Ponto. Não é no momento decide se conforme (à lá boji-Matias e muitos outros).

E sim montero já marcou uma GP em Coimbra. Mas (correndo o risco de estar enganado)julgo q Adrien já não estava em campo. E mm nesse jogo o Adrien tb marcou a primeira GP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 13:08

É por de mais óbvio que o "anónimo" nunca viu futebol salvo à distância, e muita...

Quando Montero marcou a grande penalidade, o Adrien ainda estava em campo.

É de facto incrível quem não compreende o estímulo que um "hat-trick" dá a um marcador. É tão "insignificante" que ainda hoje Cristiano Ronaldo fica com a bola sempre que regista três golos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 13:27

P.S. Ainda para esclarecer o anónimo:

Adrien Silva nem sequer foi substituido no jogo contra a Académica que o Sporting venceu por 4-0.

As substituições: Wilson Eduardo 63', Montero 78' e Jefferson 85'

As grande penalidades: Adrien Silva 53' - Montero 58'
Sem imagem de perfil

De HY a 06.10.2013 às 18:44

RG, eu também pensei no hat trick na altura, mas será assim tao importante que nos faça perder a confiança no LJ? Pode haver outro motivo que de fora nao percebemos ou haver uma hierarquia definida para os penalties. Com certeza nao é a direcção que proibe Montero de os marcar...

Melhor, poderá dizer q é o melhor marcador e quase sem penalties :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 19:21

Incrível, já li muito da sua parte e, sinceramente, não esperava esta.

Essa da direcção proibir é tão extrema que só o pensamento ofende, complementada por uma "inventada" perca de confiança no treinador.

Santa paciência !!! É uma simples observação sobre uma simples situação num jogo de futebol que não se relaciona se não com o que representa.

O impulso de vir defender "fantasmas" só pode ser paranóia , porque ao analisar um lance de futebol deste Sporting corre-se o risco de ser interpretado como uma crítica ao "Bruno" e à direcção.

Está a chegar ao ponto de quase não saber o que dizer.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Incrível, já li muito da sua parte e, sinceramente, não esperava esta. <BR><BR>Essa da direcção proibir é tão extrema que só o pensamento ofende, complementada por uma "inventada" perca de confiança no treinador. <BR><BR>Santa paciência !!! É uma simples observação sobre uma simples situação num jogo de futebol que não se relaciona se não com o que representa. <BR><BR>O impulso de vir defender "fantasmas" só pode ser paranóia , porque ao analisar um lance de futebol deste Sporting corre-se o risco de ser interpretado como uma crítica ao "Bruno" e à direcção. <BR><BR>Está a chegar ao ponto de quase não saber o que dizer. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>GIve</A> me a break !!!
Sem imagem de perfil

De HY a 06.10.2013 às 20:25

Oh Rui, por amor de Deus, você perdeu o sentido de humor??? Era uma boutade, tal como a última frase. Ninguém o acusou de nada, o sentido útil do comentário era dizer que embora pareça uma decisão estranha, há certamente razoes que a justificam e que o treinador saberá seguramente porque decidiu assim. Por ex, pode haver uma rotação predeterminada, podem treinar penalties durante a semana, pode o Montero não se ter sentido confiante e dito que preferia não marcar ontem, etc., etc., sabe-se lá. Nada mais do que isso...

Você já devia ter percebido que eu discordo frequentemente de si mas não sou "fanático", que diabo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 20:29

Então... devia ter dito precisamente isto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 19:34

Houve qualquer questão técnica, mas penso que a mensagem é clara.

Em resumo - eu até nem gosto de escrever estes comentários aos jogos, faço-o porque entendo que complementa o conteúdo do blogue - mas vou ter de considerar deixar e o fazer porque pelas sensibilidades em voga e em extremo, qualquer comentário sobre um passe, um remate, uma defesa, seja o que for, poderá vir a ser visto como oposição crítica à liderança. Ao ponto que isto chegou !!!
Sem imagem de perfil

De HY a 06.10.2013 às 20:29

Rui, já disse atras, não era todo essa a intenção, se de facto lhe dei essa ideia peço desculpa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 20:33

Tudo bem... mas qualquer observador desinteressado teria dificuldade em identificar o alegado humor, especialmente tendo em conta as constantes diferenças de opinião sobre quase tudo.

Ficamos assim...
Sem imagem de perfil

De HY a 06.10.2013 às 22:19

Rui, como sabe não tenho receio de assumir diferenças de opinião, embora não goste de ultrapassar os limites de uma discussão que se pretende sã entre Sportinguistas. Era uma referencia a algo tão absurdo que nunca pensei que alguém pensasse que deveria ser tomado a sério.

Guardemos a polémica para quando vale a pena.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 22:56

Sim, preservar "energias" para os momentos críticos.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 06.10.2013 às 00:49

Temos sempre hipóteses de vencer no Dragão, se nos deixarem acabar o jogo com onze jogadores... Para além disso, há que contar com o penalty do costume a favor do Porto, se a coisa estiver apertada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 00:53

Sim, há sempre o receio pelos imprevistos obscuros.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 06.10.2013 às 22:21

Falando de "imprevistos obscuros", os lampiões hoje não se queixam da arbitragem, de certeza.

Looking on the bright side, aquilo vai continuar podre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 22:29

E, mesmo assim, tremeram bastante.
Sem imagem de perfil

De Bruno Martins a 06.10.2013 às 07:28

Muito mais importante do que um hat trick (isso, na prática, de que vale?) é elevar os níveis de confiança de mais jogadores, entre os quais o outro marcador de serviço, e que por sinal até mereceu esse prémio após mais uma excelente exibição.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 08:36

O Adrien é o outro marcador de serviço ?
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 07.10.2013 às 20:43

O Adrien Silva marcou o primeiro penalti diante da Académica de Coimbra, este Sábado repetiu a dose. Se tem sido assinalado falta na grande área aos 86 minutos, quem sabe se Fredy "Krueger" Morte(i)ro não teria marcado o segundo penalti? ;)
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 06.10.2013 às 09:03

Prezado Amigo Rui Gomes

Gostei do que vi. Estava um pouco receoso, pois as equipas do treinador Mota, são muito agressivas e jogam muito cá atrás. Na primeira parte ainda houve umas agressões sem bola, caso do pontapé ao Carrilho e outras ameaças. Com os golos apontados a exibição chegou ao brilhantismo, pois há muito qualidade nesta equipa. O maior problema será manter este nível, pois os jornais têm muito influência na cabeça dos jogadores. Felizmente temos um treinador que sabe o que quer e tem os pés bem assentes na terra.

Em relação ao apitador de serviço, que tanto nos tem prejudicado, e que eu não gostei nada desta nomeação, pois só apitam os jogos do SCP quem nos pode desviar da vitória, mais uma vez não viu um penalti sobre o Carrilho, maior que o estádio do CAPELA, pois o nosso jogador foi ceifado dentro da grande área, Para estatística devemos apontar mais um não assinalado, pelo que o total vai em dois a nosso favor, contra dois foras de jogo não assinalados, que só foram vistos porque existe a TV.

Três semanas de sossego, para recargarmos a nossa ansiedade,
e esperamos que logo tenhamos mais um ou dois momentos de alegria.

Bom domingo Fernando Albuquerque

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2013 às 10:42

Caro Amigo,

Penso que o maior problema com manter este nível é a falta de banco qualitativo, especialmente havendo lesões.

Os golos resolvem muito e enquanto continuarmos a marcar os resultados aparecerão.

Para aquilo que conhecemos de Duarte Gomes não foi muito mau.

Um bom domingo também para si. Abraço

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo