Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
"The suspense is killing me" - diria o meu vizinho - pela expectativa do sorteio de segunda-feira que indicará o adversário de Portugal para os "play-offs" de apuramento para o Mundial 2014 no Brasil. O que nos espera:
França - O cruzamento com os franceses não é o mais agradável para os portugueses. O registo histórico entre estas duas selecções mostra-nos 16 derrotas, 5 vitórias e um empate. A última vitória Lusa perante a França aconteceu em Abril de 1975, em Paris. De então para cá, oito derrotas, algumas bem dolorosas. Em 2006, nas meias-finais do Campeonato do Mundo. Em 2000, nas meias-finais do Euro. Em 1984, nas meias-finais de outro Campeonato da Europa, etc..
Suécia - Portugal também não tem tido grande sucesso com os nórdicos. Tudo somado, 6 derrotas, 6 empates e três vitórias. O último desaire já é bem distante - 1984 -, daí, cinco empates e duas vitórias.
Roménia - Com os romenos a história é mais agradável - sem garantir tranquilidade. No total, 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. O último encontro entre estas duas selecções teve lugar em 2000, durante o Europeu, em que Portugal saiu vitorioso. A derrota mais recente foi em 1998, no Porto.
Islândia - A selecção que Luís Figo alerta que é preciso ter cuidado. Este historial é simples, apenas dois jogos, com duas vitórias portuguesas. Em 2010 por 2-1, na Islândia e em 2011, por 5-3.
___________________________________________________________
Um amigo meu teve uma sugestão deveras interessante, pese a sua impraticabilidade: devíamos pegar na Selecção de Sub-21 - inclusive do seleccionador - reforçá-la cirurgicamente com três ou quatro jogadores da Selecção A e colocá-la a disputar este "play-off" que se aproxima. Na sua fértil imaginação teríamos este onze inicial:
Rui Patrício (ele preferia Beto, mas eu consegui dar-lhe a volta); Ricardo Esgaio (Cédric Soares), Bruno Alves, Pepe (Ilori) e Fábio Coentrão; William Carvalho, João Moutinho e Raul Meireles; Cristiano Ronaldo, Sérgio Oliveira (Bruma) e Ivan Cavaleiro (Betinho).
Bem... não me atrevo a fazer qualquer análise ao potencial desta equipa, mas mexe com a imaginação.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.