Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Em cima: Laranjeira, Pedro Gomes, Gonçalves, Presidente da República Américo Tomás, Manaca, Marinho e José Carlos; em baixo: Vítor Damas, Chico Faria, Nélson, Fernando Peres e Dinis.
A equipa que derrotou o Benfica, por 4-1, e conquistou a Taça de Portugal 1970-1971.
Taça de Portugal - Sporting 21 Mindelense 0
24 de Maio de 1971
Ficará na história como a maior goleada oficial registada no estádio José Alvalade. Os oitavos-de-final da Taça de Portugal colocaram, olhos a olhos, o Sporting e o Mindelense, de Cabo Verde.
«Não conhecíamos a equipa adversária. Tínhamos a noção que era mais fraca que a nossa, mas não estávamos à espera de uma goleada daquelas. A partir de uma certa altura tornou-se fácil demais. Tornou-se num passeio ! Foi tão fácil que acabámos por abrandar o ritmo quase como se estivéssemos a fazer um treino, mas respeitando sempre o adversário e co futebol. Para eles, coitados, já foi uma festa terem vindo a Alvalade e jogarem com a equipa principal do Sporting.
A partir de uma certa altura perdi a noção do resultado efectivo. Virei-me para o Lourenço e perguntei-lhe: "É pá, quantos é que já marcámos ? E tu, quantos é que já marcaste ?" Como sabia que tínhamos marcado mais ou menos o mesmo número de golos, lancei-lhe o desafio, "olha lá, se calhar vou marcar mais do que tu !" O jogo foi tão fácil que até deu para fazer uma espécie de aposta com o Lourenço: "Vamos ver quem marca mais." Tudo isto no bom sentido é claro !
Os rapazes cabo-verdianos nem saíam do meio-campo. Já era uma felicidade para eles virem aqui. Foi como se viessem a uma festa. Apesar da goleada, nunca perdemos a compostura: nunca humilhámos os jogadores do Mindelense. era nosso timbre respeitar o adversário, fosse quem fosse. E acabou tudo com abraços. É claro que houve comentários da parte deles: "É pá, vocês jogam bem demais ! Vocês são muito fortes !»
Do livro Estórias d'Alvalade por Luís Miguel Pereira.
Nota: Fernando Peres marcou 7 golos nesse jogo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.