Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

  

As cenas de violência gratuita a que assistimos ontem cerca de duas horas antes do clássico do Dragão não é representativo do Sporting, do futebol e muito menos ainda de uma sociedade civil e respeitadora. Recorrendo às palavras de um leitor, "Depois da batalha campal que se seguiu pela televisão, os três pontos em disputa em qualquer jogo passaram de imediato para segundo plano. Há coisas mais importantes que exigem ser investigadas urgentemente."

 

Esperamos que o Sporting se pronuncie publica e oficialmente a repudiar estes lamentáveis actos e, sobretudo, que os prevaricadores dos mesmos - indiferente da sua associação clubista - sejam devidamente identificados e severamente punidos pela Justiça, disposição esta, em Portugal, mesmo muito duvidosa, infelizmente.

 

Um breve apontamento noticioso sobre os incidentes:

 

«Viveram-se momentos de grande tensão duas horas antes do clássico entre o FC Porto e o Sporting. Um grupo de cerca de 100 adeptos não identificados, vestindo roupa preta e cinzenta e munidos de capuchos - alegadamente afectos ao Sporting - resolveram sair fora da caixa de segurança formada pela polícia e irromper pela Alameda do Dragão causando o verdadeiro pânico, ao lançarem pedras e garrafas na direcção dos simpatizantes do FC Porto.

 

O medo apoderou-se de muita gente, que decidiu fugir para longe, ao passo que os prevaricadores continuaram a sua cruzada até ficarem encurralados e começarem a ser agredidos por adeptos do FC Porto.

 

As cenas de pancadaria não tomaram maiores proporções, já que os adeptos, em pânico, precipitaram-se para as baias de segurança, correram em direcção à entrada 25 do Estádio do Dragão e pularam os torniquetes para escapar à ira dos portistas.»

 
 
«A Polícia de Segurança deteve 101 adeptos envolvidos nos incidentes anteriores ao clássico e, segundo esta, pela impossibilidade física de manter os prevaricadores detidos até ao momento em que seriam apresentados a um juiz - o que costuma suceder no dia seguinte - decidiu libertá-los. Assim sendo, os 101 detidos - já identificados - serão convocados para mais tarde comparecerem em tribunal.»
 
Um breve vídeo dos incidentes pode ser visto aqui.
 

publicado às 13:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 15:20

Nem era precisa a acusação que o “alegadamente” adeptos leoninos vestidos de preto e cinzento e munidos de capuchos encerra, a correr na media desde ontem e na sequência também de outros incidentes aquando da visita a Braga, para cada um fazer o seu julgamento, independentemente da razão. A partir do momento em que começam a chover objectos contundentes como garrafas o espectro da morte passa a estar tão ou mais presente que através do lançamento de um qualquer very light que já custou o que nos custou e que nos vale uma homenagem pelo menos uma vez por ano e bem. Estranhamente ou talvez não através da sua página oficial o SCP já teve tempo para dar conta da injustiça do resultado, ao melhor estilo do grande optimista que foi Tarek Aziz, que vamos continuar a pensar jogo a jogo através do William e do treinador, que houve um arranque infeliz respeitante ao hóquei e uma alteração na convocatória do andebol. Para além das inscrições para a corrida Sporting que já agora também se saúda.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 28.10.2013 às 15:27

Então mas você não sabe que para algumas coisas não é o Sporting que gere o site? Resta saber o que significa a omissão da condenação...
Sem imagem de perfil

De paulo a 28.10.2013 às 15:38

Significa decerto aquilo que mais deseja e que o faz salivar abundantemente, tanto que se nota do outro lado do computador.

Significa pois, que o BdC "alegadamente " pagou, motivou e providenciou que um bando de malucos fosse para ali fazer aquelas figuras ;)

Não é assim que querem que seja ;)

Voçês são mesmo um grupo de gente estranha.

p
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 15:54

Caro Paulo,

Independente de se poder conjecturar até que ponto as palavras e a postura do presidente de há umas semanas a esta parte poderão ou não ter contribuído para este grave episódio, a essência da questão vai muito além dele e do próprio Sporting, é um caso para a sociedade, em geral, ponderar e corrigir.

Além do mais, as palavras do seu comentário são somente suas, já que este post não importa essa inferência, sendo possivel, no entanto, escrever mais sobre esse aspecto específico da ocorrência.
Sem imagem de perfil

De Visconde a 28.10.2013 às 15:55

Paulo não seja assim...
O Sporting pela voz do seu Presidente já deveria ter dito qualquer coisa relativamente a estes incidentes.
Pelo menos eu penso assim.
Ninguém aqui está a fazer processos de intenções. Parece-me que você é que está a colocar palavras nas nossas bocas, para depois as poder comentar a seu bel-prazer.
Acho o assunto com gravidade suficiente para, pelo menos difundir um comunicado no sitio do Sporting. Mais que não fosse para demarcar o SCP disto, mesmo que ainda não se saiba tudo o que aconteceu. Posteriormente poder-se-ia produzir uma comunicação verbal ou até outro comunicado. Se o sitio do Sporting serve para difundir varios comunicados sobre variados assuntos também devia servir para isto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 15:42

Há muito tempo que se eu fosse juiz há uma figura jurídica que permite imputar responsabilidades muito para além de quem vai à vinha e onde dói mais. Não é por acaso que se ouve muita gente dizer que temos óptimos códigos. Como sempre em Portugal só depois da casa assaltada... As outras soluções para este problema muito grave do futebol português custam muito dinheiro que o país não tem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 16:52

Felizmente só houve feridos porque vai ser difícil gerir isto com o presidente da CMP de gatas.
Sem imagem de perfil

De HY a 28.10.2013 às 18:21

Só pode haver uma reacção perante isto: acabem com esta vergonha. Os ingleses fizeram-no ( e a situação era pior), se cá não o fazem é porque não querem. Dirigentes de clubes, mas também autoridades públicas e, sobretudo, políticos. E ós todos, que amamos o futebol, mas viramos excessivamente a cara para o lado perante factos destes.

Quanto às insinuações e contra-insinuações, por favor, de ambos os lados, vamos ter um pouco de bom-senso, ok?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 18:54

Subscrevo na íntegra. Quanto às "insinuções", não sei bem a que refere já que o texto não as contém. Há, na realidade, outras considerações que podem ser discutidas mas que eu optei por não as abordar nesta altura.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 28.10.2013 às 18:57

Não sei se eram adeptos do Sporting se do Porto, mas fossem de um ou de outro...
São sempre cenas lamentáveis e a evitar...por isso as condeno, porque condeno toda a violência que retira do futebol as famílias e coloca em perigo inocentes cujo "único crime" é gostarem de ver o seu Clube de coração...
Agora não podemos aduzir das notícias, que efectivamente eram adeptos ligados ao Sporting...
Até podiam ser, mas cenas dessas acontecem com outros adeptos e até nem creio que sejam os do Sporting os piores, se bem que eu entenda que mesmo que fosse apenas um...já era demasiado...!!

Mas não vamos agora acusar BC de ser o culpado do que aconteceu...afinal não é a primeira vez que acontecem cenas de violência e BC tem 7 meses à frente dos destinos do Sporting...!!

Por outro lado entendo...que a dizer alguma coisa, se deve primeiramente saber quem são os culpados...

Agora todas estas cenas de violência que jornada a jornada se vão espalhando pelo País, já mereciam da parte, por exemplo governamental...um olhar atento sobre estas situações, antes que aconteçam coisas muito mais graves...
Havendo câmaras de vigilância onde normalmente essas cenas lamentáveis acontecem, não sei o que se espera para cortar o acesso aos estádios de indivíduos que não sabem conviver pacificamente...

Sporting Sempre...!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 19:42

A culpa é do BdC...esse malandro! Volta, GL! Ou será que o Peyroteo é que era? Mas...já não é Peyroteo...passou a Couceiro desde que foi para o V. Setúbal!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 19:54

Calma que os de preto que iam a cantar hinos do Sporting foram todos identificados.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 20:25

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=851163

Para quem nunca consegue perceber nada, à direcção do SCP só cabia condenar os actos! O resto, como saber quantos grupos medievais há no Sporting é trabalho das autoridades num estado de direito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 20:33

Já tinha lido esse artigo, obrigado. Ninguém discorda com a disposição que descreve mas, que eu saiba, também ninguém acusou a Direcção do Sporting de cumplicidade neste grave incidente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 20:44

Caro Rui,

E é preciso acusar alguém para condenarmos todos e de uma forma veemente a violência no desporto? Aqui também nunca esteve em causa acusar ninguém - mesmo sabendo de antemão que era gente ligada ao Sporting - para além dos prevaricadores e para além do discurso alusivo à hostilidade do presidente do Sporting. Como já disse, agora é trabalho das autoridades.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 20:50

Não refuto essa realidade nem o post infere seja o que for em sentido contrário.

Não podemos deixar de notar que o Sporting não emitiu qualquer comunicado a condenar os actos ocorridos. Pelo menos, ainda não vi nada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 20:50

E a questão referente a que há sempre gente que se recusa a perceber o que se passa dizia respeito a quem já tinha percebido mais uma acusação ao divino caro Rui.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 20:54

"Divino caro Rui" ???
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 21:04

Isto parece uma conversa de surdos nos últimos 15´. Divino é o outro caro Rui. E o exaspero nunca foi contra post nenhum mas contra a paranóia que se está sempre a acusar o divino. Conclusão e com muita pena minha, o Sporting já esteve duas vezes mal até aqui. Primeiro porque contribuiu para incendiar o jogo e depois por não vir condenar de pronto a violência no desporto. Se ainda vai haver uma 3ª ou não, não sei e queira Deus que não.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 21:09

Esclarecido... obrigado.

Sem imagem de perfil

De Luis a 28.10.2013 às 21:30

Pelo que vi nas imagens e pelo que tenho lido e visto sobre o assunto parece me que se trata de algo ainda mais grave e que extravasa a vIolencia no futebol! Parece me tratar-se do infelizmente famoso grupo skin que existe ( ou existia) no seio da JuveLeo!
A razão por detrás do ataque estou certo que está para além da rivalidade clubistica!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 21:34

Não refuto essa possibilidade por não ter conhecimento de causa sobre questões desta natureza. Esperamos que as autoridades consigam investigar o assunto devidamente e levar os prevaricadores à Justiça.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 22:26

O fenómeno das claques tem muito que se lhe diga para abordar agora aqui, para além claro da parte boa e tomou tal proporção que não vai ser uma direcção a resolver o assunto mas podem fazer muito mais. Gastam-se milhões por ano a passear os rebanhos. No caso concreto se um simples leão sente embaraço a direcção do Sporting tem que sentir muito mais e agir em conformidade. Para começar não devia ter feito o que fez antes do jogo e fazer muito mais depois do que se passou. Bastava o Estado começar a transferir custos para os clubes que tomavam-se logo outras providências. Eu por mim já ficava satisfeito com a garantia que todos os envolvidos não voltavam a entrar em Alvalade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 22:34

Boa ideia meu caro !
Sem imagem de perfil

De Visconde a 29.10.2013 às 12:23

O problema das claques é servirem para muito mais que simples grupos organizados de adeptos que apoiam o seu clube.
São muitas vezes constituidos por gente de bem que gosta de acompanhar o seu clube para todo o lado e também por minorias que as usam para tudo e qualquer coisa, como: traficar droga; vender armas; promover ideias de extrema direita, promover batalhais campais.
Deveria ser bastante fácil erradicar isto, porque eles deviam ser identificados levados a tribunal e serem castigados com penas de prisão se for caso disso e se assim não for ficarem inibidos de frequentar quaisquer recintos desportivos. E isso é fácil de controlar porque as claques organizadas dos clubes são escrutinadas á lupa.
Vou aqui contar dois episódios ligados a claques um vivenciado por mim e outro contado por um amigo de infância que é PSP e que segue as claques organizadas dos clubes de Lisboa.
Há uns 10 anos atrás fui convidado a formar um núcleo da Juve Leo na minha localidade. Ao que eu respondi prontamente que não. Porque as minhas experiências com claques, sobretudo com a Juve Leo, não foram nada gratificantes.
Num jogo da Taça de Portugal (Sporting-fcp), durante o almoço no Jamor, passou junto do meu grupo esse meu amigo, que não via há alguns anos, e estivemos a conversar. A proposito de claques disse-me que o seu departamento investigou a pior claque do benfica durante meses e que descobriram varias coisas graves, que foram encaminhadas para o Ministério Público. Os membros da claque foram ouvidos em Tribunal e nem um ficou detido. Tanto dinheiro gasto para nada.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo