Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sporting B 0 Académico de Viseu 0

Rui Gomes, em 28.10.13

 

 

A equipa B do Sporting empatou a zero golos com o Académico de Viseu em jogo a contar para a 12.ª jornada da II Liga, disputado no estádio José Alvalade.

 

O onze incial do Sporting surgiu com algumas surpresas de relevo: Luís Ribeiro, Mauro Riquicho, Eric Dier, Nuno Reis, Hugo Sousa, Fito Rinaudo, Kikas, Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Ricardo Esgaio e Islam SlimaniJefferson entrou aos 63 minutos.

 

A inclusão de Eric Dier era expectável já que não saiu do banco contra o FC Porto e alinhou pela equipa B na passada quarta-feira contra o Sp. Covilhã. Slimani, apesar dos 23 minutos contra o Alba para a Taça de Portugal, apenas regista 43 minutos na I Liga e desespera por tempo de jogo. Jefferson vem de uma lesão e necessita de recuperar ritmo competitivo para, em princípio, voltar a integrar o onze da equipa principal. Penso que poucos se alguns esperavam ver Rinaudo a jogar na B somente para efeitos de rodagem, já que pela extraordinária ascensão de William Carvalho, tem sido pouco utilizado. Embora se compreenda a intenção, não imagino que a experiência tenha sido muito estimulante para o internacional argentino que não há muito tempo era um indiscutível titular e capitão na equipa principal. Uma situação deveras ingrata e que não deverá melhorar nos próximos tempos. Até já surgiram boatos - e somente boatos - que poderá sair em Janeiro. Eric Dier é um caso à parte e sensível. Deixou de ser uma opção para Leonardo Jardim desde o empate com o Rio Ave e não é segredo algum que não anda muito satisfeito com as suas circunstâncias. Esperar para ver...

 

Com este empate, o Sporting passou a ocupar a 7.ª posição da tabela classificativa da II Liga, com 19 pontos, menos 7 do que o lider Moreirense.

 

publicado às 19:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De HY a 28.10.2013 às 20:18

O obstáculo principal a que a utilização dos jogadores damprimeira que descem à B seja verdadeiramente útil é precisamente esse, Rui: a falta de motivação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 20:23

Não está a ver o "filme" todo meu caro.
Sem imagem de perfil

De Lucas a 28.10.2013 às 20:37

Tu é que é só filmes desde que seja para dizer mal do Sporting.O objectivo claro está é o ataque sistemático ao seu Presidente! Mas enganas alguém?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 20:41

Que não saibas ler e...muito mais, é compreensível, mas que tenhas prazer em exibir essa tua condição é que pasma !

E é escusado vir com comentários com linguagem obscena, como já fizeste, que é tempo perdido.
Sem imagem de perfil

De HY a 28.10.2013 às 20:44

Bem, limitei-me a concluir das suas palavras... Eu acredito mesmo que é pouco útil fazer descer os AAs ( excepto em caso de recuperação pós lesão) porque nao se empenham totalmente, e afirmei-o.

Acredito que nao esteja a ver o filme todo. Que tal mostra-me o guião, já que parece conhecê-lo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 21:00

Não compreendi as suas palavras nesse sentido. Tudo bem... não discordamos.

Como já deve ter percebido, pelos meus escritos, tenho um apreço especial pelo Eric Dier e com o respeito que Leonardo Jardim me merece, entendo que não está a ser bem utilizado e que a sua evolução está a ser condicionada. Posso estar errado, claro, mas gostaria de o ver a jogar, mesmo cometendo alguns erros, pela grande promessa que representa.

Fico por aqui, já que tenho em mente, há muito, escrever algo em detalhe sobre este caso, na altura própria.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.10.2013 às 11:12

O Eric Dier, infelizmente, tem tudo para acabar com um "Tiago Ilori Parte 2" porque não aceita assinar um contrato com uma cláusula de 60 milhões, como o fizeram muitos jogadores da equipa B, em especial aqueles que têm consciência de que só muito dificilmente (ou por milagre) conseguirão "dar o salto" para o estrangeiro.

Com isto "queima-se" o melhor central que temos (ainda que seja um jovem) em detrimento do "calhamaço" do Maurício (só porque é bom rapaz e voluntarioso não significa que mereça ser titular indiscutível de um clube como o Sporting) e do Rojo (que é tudo menos central, mas que precisamos que jogue para que seja convocado para o Mundial para o despachar para o ano que vem).

É esta a "aposta na formação" desta direcção: fazer "guerrilha" aos jogadores que não querem assinar os contratos que se lhe apresentam e colocar os jogadores que não são titulares da A a "ganhar rodagem" na B em detrimento daqueles que deviam lá jogar, tal como já o fizeram no ano passado.

Dar minutos a quem vem de lesões sim. Dar minutos a quem não é titular (como o Rinaudo ou o Slimani) não. Excepto em casos muito particulares.

Porque como já aqui foi dito (e concordo) ficam dois jogadores insatisfeitos: o que "desce" e aquele que não joga porque o outro desceu...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2013 às 21:16

Cada vez que um jogador A desce há 2 jogadores afectados, também há um jogador B que vê afectado o seu espaço e a sua evolução porque deixa de jogar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.10.2013 às 21:19

Sem dúvida, já escrevi sobre essa disposição da "politica" em voga.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 29.10.2013 às 06:57

Compreendo o teor do post. Mas o futebol é assim mesmo.

Só podem jogar 11. Na A e na B. Noto que a entrada de Rinaudo no 11 titular da B até pode ter feito Joao Mário cair para o banco de suplentes. Considero Joao Mário um caso tao estranho como o de Dier. Para mim sao potencialmente ambos foras-de-série.

Aliás, se há coisa que o jogo com o fcp demonstrou é que no plantel actual do Sporting só há 3 foras-de-série: William, Montero e Rui Patrício. Qualquer um deles tinha lugar no 11 titular do adversário. Para ter mais chances de vencer estes encontros, urge aumentar esse número. Noto também que desses 3, dois sao oriundos da formacao; um demorou alguns anos a atingir o patamar, mas o outro parece ter saltado para a ribalta muito rapidamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 07:13

O futebol é assim mesmo quando o fazemos assim. O caso do Eric é tudo menos estranho, salvo pela forma (errada) como ele está a ser conduzido.
Sem imagem de perfil

De HY a 29.10.2013 às 08:08

Rui, querem essas palavras dizer que no caso do Eric há mais do que opções de ordem técnica?s
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 08:12

Lá vem o HY com a sua usual táctica. Já escrevi sobre o assunto e voltarei a escrever e se necessita de perguntar, resposta não é necessária. Ou será que a nossa defesa está assim tão bem recheada com foras de série ?

Sem imagem de perfil

De HY a 29.10.2013 às 21:12

Rui, já sei que alimenta as suas suspeitas, mas suspeitas são isso mesmo, suspeitas. Mas agora parece ir mais longe. Desculpe lá,mas se colocar a questão é a minha táctica habitual, a sua é esquivar a questão e nao dar resposta.

A questão e muito simples: o Rui acha ou tem informação segundo a qual o Eric nao é titular por razoes de outra ordem que nao técnicas? Nestas questões, conjecturas e impressões são uma coisa, informações são outras. Há que ser claro. É que uma coisa é um jogador ser afastado por decisão da direcção (o que sucede com o Labyad, por ex.). Podemos concordar ou nao, mas é uma decisão legitima da direcção. Outra coisa é o que se passa com o Eric. Insinuar dedo da direcção na sua nao titularidade deixa o LJ em muito má posição. Pessoalmente nao acredito que ele aceitasse que a direccao decida sobre a titularidade de um jogador apto e disponível.

Há que ser claro nesta matéria.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 21:32

Eu não me tenho pronunciado em detalhe sobre o caso do Eric porque tenho vindo a tomar nota de tudo do que se tem passado com ele e tinha decidido que um pouco mais adiante escreveria algo com profundidade sobre o assunto.

Se tenho directo conhecimento de causa, não tenho, e não me movimentei pessoalmente nesse sentido. É uma disposição em equação.

Mais do que suspeitas, tenho uma muito forte convicção de que a consideração crucial que "separa" o Eric da equipa, é precisamente a sua recusa em prorrogar o seu vínculo contratual para além dos três anos.

A última vez que jogou foi no dia 21 de Setembro contra o Rio Ave, pela lesão de Rojo. É verdade que cometeu erros nesse jogo, mas também é igualmente verdade que a combinação dele e Maurício não resulta, pelas características dos jogadores.
Além do mais, quantos outros jogadores estiveram longe do nível desejado nesse jogo ?

O HY tem a obrigação de perceber que LJ não teve palavra em muitas decisões da SAD , pese a legitimidade desta nesse sentido. LJ Não gostaria de ter Schaars nesta equipa ?... E Viola ?.... E MIguel Lopes ?... E até Labyad ?

LJ não é parvo e reconhece que a sua autoridade tem limites. Na minha opinião pessoal, e embora reconheça que Maurício dá o seu melhor, preferia ver o Eric crescer na posição, especialmente neste ano de crescimento colectivo. Se Rojo é o outro centralideal, é discussão lateral. Preferia vê-lo a lateral.

Sobretudo, por muito forte a personalidade de um treinador, as direcções têm sempre meios para exercer influência, uma menos outras mais. Isto não reduz LJ, ele sabe que tem de trabalhar em equipa, que não se limita somente aos jogadores
Sem imagem de perfil

De HY a 29.10.2013 às 23:08

Eu estou muito perto de concordar consigo quanto ao eixo preferido. E compreendo que a direcção pode tomar decisões como a do Labyad, que nao me agrada, embora admita que há elementos que nao conhecemos. Mas pressionar para jogar este ou aquele sobrepondo-se às escolhas técnicas do treinador... Também nao tenho informação, mas nao me parece que o LJ vá nisso...é uma impressão, vale o que vale.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 22:07

P.S. O eixo da defesa que eu idealizei para esta época, era o Eric e o Ilori, a combinação ideal. O Tiago tem a velocidade para complementar o Eric, que é muito bom em posicionamento, tem bons pés, consegue ser duro sem ser muito faltoso e avança muito bem no terreno.

Já sabemos o que aconteceu com estes meus planos !!!
Sem imagem de perfil

De Balajic a 29.10.2013 às 11:15

"Foras-de-série" vi poucos no Sporting e nenhum desses 3 cabem (ainda) nesse conceito.

Esses 3 que cita são os únicos jogadores que têm vindo a demonstrar que têm capacidade para jogar no Sporting porque são acima da média.

Mas não "foras-de-série"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 11:24

Como sabe, por vezes "fora de série" é apenas uma expressão.
Sem imagem de perfil

De Visconde a 29.10.2013 às 11:32

Perdemos uma boa hipótese de chegar mais perto dos primeiros. A equipa B foi criado com o intuito de fazer crescer os jovens que trasitam dos juniores e até promover alguns juniores com grandes capacidades. Outro objectivo é dar rodagem e tempo de jogo a alguns jogadores da equipa A, seja porque estiveram lesionados ou porque são menos utilizados na equipa A. Não me repugna que esse tipo de coisas aconteça, porque assim foi determinado pelas respectivas equipas técnicas. É obvio que os jogadores gostam todos ou gostavam todos de jogar pela equipa A. Este tipo de coisas deveria ser encarado com naturalidade e os jogadores deviam empenhar-se a 100%, seja na A ou na B.
Sem imagem de perfil

De Visconde a 29.10.2013 às 11:41

O ocaso do Eric Dier na equipa A do Sporting encerra um mistério que ainda não percebi. Para mim o Eric Dier é um defesa central de muito futuro. Não considero que possa vir a ser um grande nº6, como poderá vir a ser William Carvalho. Acho que deveria ser um dos centrais do Sporting. Não sei se tem que ver com opções técnicas ou não, mas deveria ser titular. Parece-me que tem capacidades inatas que podem fazer dele um grande central. É alto, forte na marcação, pouco faltoso ao contrario do Rojo e muito inteligente no posicionamente. Talvez tenha o contra de não ser um central muito rápido, mas compensa-o com o seu bom posicionamento.
Assim como não compreendo o mistério do Adrien, que continua a não dar dimensão ao jogo do sporting e continua em campo, jogo após jogo.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 29.10.2013 às 16:22

Estou mais inclinado a acreditar que o Dier não joga pelas razões apontadas por Balajic. Se não, é muito estranho. Outro caso que me faz confusão é não ver o Fokobo jogar, agora que já não está lesionado. Já me chegou aos ouvidos que andava na night com o Labyad e o Etock. Não sei até que ponto isto é verdade. É pena porque acho que também tem futuro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 16:31

Está à vista que a razão é a questão contratual.

A noitada foi uma só ocasião já há muitas semanas e envolvou o Fokobo, o Luka e um outro, não o Labyad.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.10.2013 às 16:34

O outro foi o Pranjic e isso aconteceu em Agosto. O Fokobo tem estado lesionado. O primeiro jogo de regresso foi agora com o Ac. Viseu.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo