Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reflexões sem pudor nem probidade

Rui Gomes, em 15.11.13

 

 

Razão tinha a minha vizinha quando disse que jogos entre Sporting e Benfica duram no mínimo uma semana !... Pelo andamento das coisas, o mais recente vai durar muito mais do que isso.

 

O dia de quinta-feira premiou-nos com versões várias da nota atribuída ao apitador Duarte Gomes pelo observador que trabalhou o "derby" na Luz, Natálio Silva, da Associação de Futebol do Algarve. Enquanto que logo ao romper do sol o Correio da Manhã surgiu com 2,9, o Record, ao pequeno almoço, garantiu que tinha sido 2,4. Perante toda esta especulação, o adepto de futebol acaba por ficar sem a mínima noção dos factos, precipitando o inevitável acréscimo de discussão.

 

Mais ao fim do dia - e a que me parece mais credível, pela forma como foi noticiada - surgiu a Rádio Renascença a garantir que a nota foi 2,6, uma avaliação considerada "insatisfatória", assente em um relatório onde são apontados erros com influência directa no resultado. Sendo verdade, passa a ser a terceira pior da época, inferior só a de Bruno Esteves no Vitória de Guimarães - Benfica, para a I Liga, e a de Jorge Ferreira no Lusitano Vildemoinhos - Olhanense, para a Taça de Portugal.

 

A ser sincero, considerando a gravidade dos erros e as consequências para o Sporting - eliminação da Taça de Portugal - acho que mesmo 2,6 é nota extremamente generosa.

 

Dito isto, e a exemplo da carnavalesca actuação de Pedro Proença, não tardou a aparecer outro "advogado de defesa", deixando a clara ideia que este elementos obram em "matilha". Aconselho o leitor a prestar muita atenção a estas palavras do ex-árbitro José Leirós:

 

«Acho um escândalo esse tipo de nota. Continuo a achar que o Duarte Gomes fez uma das melhores arbitragens da carreira dele, num jogo difícil, muito complicado, com muitas decisões técnicas e disciplinares. Duarte Gomes arbitrou bastante bem e foi muito penalizado com essa nota, o observador deve ter-se baseado em duas grandes penalidades, mas que certamente viu na televisão. Ou seja, é uma nota de televisão»

 

A dar jus ao título do post, estas reflexões de Leirós são despidas de qualquer pudor e probidade, no mínimo. Um juiz que, entre outras falhas, não assinala duas grandes penalidades em detrimento da mesma equipa e considera-se, então, que protagonizou "uma das melhores arbitragens da sua carreira", deixa qualquer adepto de futebol boquiaberto. Dá para imaginar a avaliação deste ex-árbitro dos três penáltis em 12 minutos que Duarte Gomes marcou a favor do Benfica em Guimarães !

 

Uma outra consideração de José Leirós requer explanação. Salvo ter sido um embate entre os históricos rivais, com as inevitáveis emoções, visto da bancada não se nota que ao nível técnico e disciplinar tenha importado um grau de dificuldade superior a tantos outros. Nos dois lances mais controversos, Duarte Gomes estava muito bem posicionado e se não assinalou as grandes penalidades foi porque não quis, tão simples como isso.

 

Infelizmente para o Sporting, e para o futebol português, "os cães ladram e a caravana não pára", ou seja, muitas contestações de momento mas até algo muito significativo surgir para eliminar a podridão dos bastidores do poder, a verdade desportiva continuará a ser ultrajada à conveniência.

 

publicado às 03:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 15.11.2013 às 09:53

Este blog só fica a ganhar com mais Rui Gomes e menos City Lion.

Grande post!
Sem imagem de perfil

De Anti-brunetes a 15.11.2013 às 10:46

Discordo,a qualidade dos textos do City Lion estão a par de muitos do Rui Gomes,alguns mesmo são do melhor que tenho lido por este espaço.


Quanto ao texto o essencial é mesmo a parte final,no fim continua tudo na mesma sem que se tenha tentado fazer algo mais para além de falar alto e grosso...

O mal começou mesmo antes do jogo,quem cala consente e o Sporting não pode ficar muito surpreendido com o que aconteceu.Sejam honestos,quando viram a nomeação de Duarte Gomes(ainda para mais da maneira que foi)não sentiram desconfiança ou um pequeno mau pressentimento?Como foi possível o Sporting não ter dito uma palavra sequer a contestar ou pelo menos a deixar um sinal que estava a alerta ao todo o "processo" de nomeação?

Pelo menos assim Duarte Gomes ia para jogo com uma pressão e responsabilidade diferentes daquela que foi.Mas nada foi dito e a descontracção e pouco vergonha eram tão grandes que ate deu para dar uma entrevista ridícula dias antes do jogo a um jornal.

O futebol Português não é para anjinhos e amadores,infelizmente não se pode confiar na seriedade e honestidade das pessoas que são responsáveis por ele porque simplesmente não o são.

Sem imagem de perfil

De Heitor a 15.11.2013 às 10:50

Anti-brunetes tu não és do Sporting tu és, como o nome indica anti-Bruno. Não me admirava nada que por baixo da máscara se escondesse um Duate Gomes qualquer..
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 15.11.2013 às 12:43

De 0 a 5....

!0....para o Heitor...!!

O grande mal é mesmo esse anti...sem geito...!!

E é pena...porque o Sporting necessita que rememos todos para o mesmo lado...!!

E custa-me a acreditar que se goste do Sporting...estando sempre a denegrir quem o dirige...!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 13:09

Obrigado pelas simpáticas palavras caro João, mas quero crer que ambos desempenhamos papeis de igual importância para avançar a causa sportinguista. Quão monótono não seria se fossemos todos da mesma opinião, em tudo. Além do mais, cada um exerce o seu direito a liberdade de expressão à sua maneira e nenhum de nós é mais ou menos sportinguista do que o outro por isso.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 15.11.2013 às 10:36

O grave da situação, é sabermos que pessoas "qualificadas" na arbitragem como Leirós, Proenças e todas as merdas de árbitros e dirigentes dos mesmos, "parecem " pensar todos pela mesma cabeça...

Também estou de acordo com o que se diz no post...
Realmente, com um trabalho assim "tão magnifico" o apitador deveria no mínimo ter uma nota ...acima da escala...
Para aí...5 e mais umas merdinhas...!!

E se como diz o Leirós, o Duarte "...protagonizou uma das melhores arbitragens da sua carreira...", então ...estamos conversados...


Mas não vamos desistir de nos ser feita justiça...!!

Um dia, havemos de acordar ...e a vergonha "será rainha" em Portugal...!!

Sporting Sempre...!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 13:13

Não deixa de ser igualmente "fascinante" que o presidente do Conselho de Arbitragem não queira falar sobre... arbitragem !

Até terá alguma "razão"... imagino quão difícil será defender uma nomeação indefensável.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.11.2013 às 14:47

E um derby que toda a vida esteve inserido numa categoria de jogos com classificação e grau de dificuldade de "jogo difícil" até pode passar a "jogo normal" pela primeira vez na história dos clássicos e o 2,4 subir outra vez para 2,9, com a mesma penalização de 1 erro grave no relatório do observador. No dia em que claro que também se ficou a saber que que afinal toda a informação e contra informação que envolve o derby só acontece porque o CA se lembrou de repente que é importante descobrir algumas toupeiras. E ainda mal começaram a jogar com o timing da selecção. Ainda tiram mais depressa o Bruno do banco que Jesus e queira Deus que os golos de Ronaldo abafem tudo por muito tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 17:04

A ser sincero, não vejo de bons olhos o Bruno no banco. Já fez sentir a sua presença e agora é a altura de deixar o relvado a quem de direito.

Confirmando-se que a nota foi 2,6 - muito indica que sim - é indicativo que o observador apenas considerou uma grande penalidade por assinalar, caso contrário nunca poderia ir além do 2,4.

Como já citei no texto, do meu ponto de vista da bancada, não considerei este jogo de extraordinária exigência técnica e disciplinar, até porque comparado a muitos outros jogos do tipo, os jogadores não complicaram a vida ao árbitro. Isto, a minha opinião muito pessoal.

Sem imagem de perfil

De Fredy a 15.11.2013 às 17:47

Relativamente à presença do BDC no banco também sou da opinião que a mesma já não é necessária.
Os jogadores já deram provas do empenho que têm ao envergar a nossa camisola. Ele agora é preciso no Camarote...até para se calar alguns papagaios como o PMAG ou o Presidente do Conselho Fiscal.
O José Pina assina um texto interessante sobre este assunto na sua página do facebook.
https://www.facebook.com/notes/jos%C3%A9-de-pina-sporting-cp/o-futebol-portugu%C3%AAs-%C3%A9-uma-matrix-uma-mentira/497770026987585
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 17:51

Obrigado pela referência caro Fredy. À primeira oportunidade irei ler o escrito do José Pina, meu ex colega de blogue e pessoa merecedora do meu respeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 18:31

Acabei por ler o artigo mais cedo do que antecipava . Concordo com os pontos mais essenciais, mas não com tudo, especialmente naquilo que eu considero que BdC ainda terá de fazer e percorrer para merecer a adjectivação que o José Pina lhe atribui . Quanto à questão dos bastidores, é um processo gradual e BdC ainda não tem a experiência e o "peso" para transformar o estado das coisa a curto prazo. Nesse sentido concordo que já é tempo de ele se concentrar mais nessa incontornável contenda.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.11.2013 às 10:43


Entretanto o que me tinha trazido aqui mesmo hoje era outro pilar desta direcção, o escreve-barato do professor Quintela e aquilo que já foi um grande orgulho de todos os sportinguistas, o jornal Sporting. Mais uma área onde o caro Rui já pôde confirmar como funciona a actual direcção do Sporting. Quando noutro dia aqui abordei o que parecia ser o novo plano da “nova inteligência” leonina, na verdade ainda só tinha tido acesso ao último editorial do jornal, digamos assim.

A última edição do jornal ficará para sempre nos anais do próprio clube e pelas piores razões, mais uma vez. E não ponho dúvidas que levará os responsáveis a responder no local mais apropriado. Se ainda fossem precisas mais provas que este senhor professor Quintela não é deste tempo, se me faço entender, depois da censura ao caro Rui, agora o Sporting também cataloga de uma forma assustadora os jornalistas de que menos gosta, ao melhor estilo de qualquer polícia política. E será que também está à espera das consequências todas, nomeadamente de algum adepto mais desprovido de cérebro? Mais uma vez, quem é que não conhece o Manha e o Sobral? E a liberdade de imprensa? E a liberdade de expressão? O professor Quintela e o seu ditadorzinho de meia tigela não conhecem as regras do mundo civilizado ou só lhes interessa a colagem aos adversários em tudo o que nunca fez parte do universo leonino e que só envergonha qualquer clube e qualquer um?

Também não ponho qualquer dúvida que a actual edição do jornal Sporting ainda é a maior mancha desta direcção do Sporting até agora e com consequências imprevisíveis, também até agora. Mas nunca pode deixar de ser razão para um pedido de esclarecimentos dos sócios e não vai ser de certeza. Se dúvidas ainda houvessem sobre o caminho que esta gente que chegou à liderança do Sporting tem para o clube. No Sporting nunca vale tudo para esconder outras fraquezas. Se há coisa que se lê claramente na última edição do jornal Sporting é que esta direcção nunca foi sequer do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.11.2013 às 10:32


Caro Rui,

O grau de dificuldade dos jogos é definido antes e não depois dos jogos. Até os jogos com o “4º grande” são há muito tempo “jogos difíceis”, até para a polícia. E não falo na polícia por brincadeira, como bem sabemos nem só o que se passa dentro do campo interfere. Mas isto para dizer que só por “gincana” um derby passa a “jogo normal”. O relatório do observador nomeia 1 erro grave, num jogo difícil como já aqui falamos manda logo a nota para 2,4 e num jogo normal o mesmo erro não penaliza tanto a nota. Pura brincadeira

Se do relatório do árbitro resultar algum inquérito da disciplina que retire o Bruno do banco era um grande favor que nos faziam a todos. Ao treinador mas sobretudo ao Sporting. Eu já tinha alertado aqui para que ainda só estávamos a ouvir um lado da barricada a esgrimir argumentos, claro que o árbitro se defendeu, claro que houve cenas lamentáveis e senão o tivesse feito tinha muito tempo para depois de tudo o que viu e ouviu. Só esta direcção do Sporting é que não sabia isso.

Mas tinha que conhecer há muito tempo os novos regulamentos da UEFA e da FIFA que proíbem a divulgação do relatório do observador porque ninguém quer reclamações, quanto mais exposições no escuro. Ninguém acusa ninguém sem provas! Ao Sporting ainda vai chegar a nota atribuída e sem quaisquer justificações. O problema é que até isso já devia ter chegado muito antes da disciplina reunir.

Só mesmo um humorista para chamar grande dirigente a um demagogo completamente impreparado e depois desfiar uma série de conselhos. Como o sistema funciona já nós estamos fartos de saber, o que interessava ver era um Sporting melhor mas nunca fomos tão maltratados. Para ser mais exacto, nunca fomos foi tão gozados. O CA está a fazer o que bem lhe apetece e ainda lhe sobra tempo para vir gozar para os jornais. A competência ou vinha com os milhões ou ficou toda no facebook. Nunca houve gestão nenhuma da crise, como não há gestão de expectativas e como não há gestão de nada. No caso do derby o que houve foi uma série de reacções a quente que ainda vão envergonhar muito mais o Sporting, completamente impreparado para lidar com o que se propôs logo a seguir à eliminação, completamente indefeso, até do CA.

Só passamos a estar ao nível dos principais adversários naquilo que mais criticamos. Já fomos eliminados da Taça há uma semana e a procissão ainda vai no adro. Um grande dirigente defende sempre o seu clube, não se envergonha a ele ou ao clube. Mas quem é o José Pina para reconhecer um grande dirigente, já conheceu algum? Mas o caro Rui, pela experiência de muitos anos, tem obrigação de dizer muito mais, no mínimo para reconhecer que esta crise só veio mostrar que afinal o presidente do Sporting não passa de um fala-barato. Que surpresa. O presidente do Sporting não desata a chamar todos de palermas quando perde.

Claro que qualquer crise tem sempre duas faces e como faço sempre questão de não deixar de ser justo, há realmente uma área onde este presidente do Sporting se te mostrado imbatível, mais demagogia barata e refiro-me à sua capacidade para arregimentar a facção mais fanática dos adeptos leoninos, para se entrincheirarem cada vez mais uns com os outros. Vamos pois esperar que continue a conseguir transpor esse espírito de injustiçado também para o balneário e em benefício do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 17:07

Entendo eu meu caro, que eles não pensam todos pela mesma cabeça mas sim que operam sob a mesmo mandato. Consequentemente, as posições públicas evidenciam uma aliança de posições, especialmente de ordem estratégica.
Sem imagem de perfil

De Visconde a 15.11.2013 às 14:22

Mais uma vez o Sporting falou a uma só voz. Infelizmente existem sempre protagonistas que não resistem a um bom microfone. Cheira-me que o chefe vai corrigir isso mais logo á noite em Santo Antão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.11.2013 às 16:58

Depreendo caro Visconde que pretendia dizer que o Sporting NÃO falou a uma só voz. Será ?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo