Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Notícias e Comentários

Rui Gomes, em 16.11.13

 

 

* Marcos Rojo e Wilson Eduardo foram punidos com um jogo devido às expulsões no "derby" do dia 9 e, além disso, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu instaurar um processo disciplinar ao Sporting. Enquanto que a causa do mesmo não foi revelada, é lógico concluir que advém da "barafunda" no centro do relvado depois do apito final.

 

Enquanto que a razão de descontentamento do Sporting é tão aparente como indiscutível, chegou a altura do presidente abandonar o banco e concentrar-se em outras funções de maior importância. Há justa causa para duvidar se a referida "confusão" teria ocorrido salvo pela sua presença no relvado e sequente confrontação com o árbitro. A solução para este problema, em particular, terá de ser encontrada por outros meios e é de desejar que o presidente reconheça isso, quanto antes.

 

* Alexandre Guedes, avançado do Sporting que milita na equipa B, é referido como estar a caminho do Benfica no final da época. Segundo as informações disponíveis, o jovem e o Clube não chegaram a um acordo para a renovação do seu contrato.

 

Ainda há poucos dias um leitor perguntou por Alexandre Guedes, precisamente por pouco ou nada se saber da situação dele. Realizou apenas dois jogos esta época e não é convocado desde 13 de Outubro, disposição que dará algum fundamento ao que é noticiado.

 

*O mercado de Janeiro ainda está longe mas os rumores surgem diariamente. Um dos mais recentes, divulgadopelo jornal inglês "Daily Mirror", destaca o interesse do West Bromwich Albion da "Premier League" em Adrien Silva. Avança o diário desportivo que o negócio poderá ser concretizado por cerca de 4 milhões de libras (4.7 milhões de euros).

 

Há razão para acreditar que o Sporting está receptivo a vender no mercado de Inverno, embora seja discutível se este médio é considerado vendável, não só pelo seu elevado rendimento esta época, como também pela cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, com um contrato válido até 2017.

 

* Embora sem confirmação formal do Sporting, consta que Nuno Reis regressará ao Cercle Brugge em Janeiro, clube onde já jogou por empréstimo em 2011 e 2012. Disse Sven Jacques - director do clube belga - que "a força desta parceria é que não é o Sporting a impor jogadores. Somos nós que escolhemos de acordo com as nossas necessidades." 

 

Nuno Reis, de 22 anos, é o actual «capitão» da equipa B e titular indiscutível no eixo da defesa. Salvo ser um daqueles jogadores que são tardios em trepar para um patamar futebolístico mais elevado, temo que o seu futuro no Sporting está condenado ao fracasso, uma vez que não se verificam nenhumas indícios que tem condições para integrar a equipa principal.

 

* Um outro rumor aponta para o interesse do Sporting em Thiago Heleno, defesa-central de 25 anos que milita no Criciúma do Brasil, cedido pelos uruguaios do Deportivo Maldonado. Segundo o que é noticiado, poderá vir a ser mais uma daquelas contratações a custo zero. Jogador quase impossível de avaliar da bancada, pela pouca informação disponível.

 

É por de mais óbvio que o Sporting precisa de um defesa-central de "peso", um género de patrão da defesa, mas com as conhecidas limitações financeiras torna-se muito duvidoso que esse tipo de jogador venha a ser contratado em um futuro próximo.

 

* Apesar da não concretização do negócio durante o Verão, o Mónaco é suposto continuar interessado em Rui Patrício. Consta que o Sporting terá recusado a oferta de 10 milhões de euros, insistindo em 15.

 

Entre este clube, o Arsenal e outros, é uma situação de algum modo destabilizadora para o jogador, a ter conhecimento destes frequentes rumores. Muito indica que apesar de se sentir muito bem no Sporting e ser uma dos jogadores mais bem pagos do plantel - talvez o mais bem pago - que Rui Patrício aspira a transferir-se para um clube de topo da Europa.

 

* Rúben Semedo foi punido pelo Tribunal da Amadora com multa de 900 euros, por ter sido apanhado a conduzir sem carta de condução, num caso em que a moldura penal ia até dois anos de prisão ou multa de 240 dias. Bebiano Gomes, seu advogado, garante que o jogador "está bem" e que sabe que "cometeu um erro e há que pagar por isso."

 

Pelo talento promissor que representa, esperamos que este episódio contribua para a maturidade deste jovem e que ele venha a reconhecer que o seu futuro não depende somente do seu rendimento dentro das quatro linhas. O defesa-central tem contrato até 2018, cláusula de rescisão de 45 milhões e aufere um salário na ordem dos 3500 euros por mês.

 

* Foi noticiado há escassos dias que já existia um acordo entre o Sporting e o Leixões para a contratação de Anderson, médio defesivo de 19 anos, que estava prestes a assinar um contrato por cinco anos. Surgem agora outras notícias que terá havido um recuo no processo por divergências relacionadas com o salário a auferir pelo jogador. No entanto, as negociações continuam.

 

publicado às 05:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel a 16.11.2013 às 11:14

Quanto a Nuno Reis os defesas centrais, salvo algumas excepções de prodígios como Varane, têm tendência a afirmar-se em idade mais avançada. Relembro que Ricardo Carvalho andou por Alverca, Leça e Setúbal só chegando ao plantel principal do porto aos 23 ou 24 anos. Se não fossem contratados estrangeiros de qualidade duvidosa provavelmente teria mais oportunidades para ganhar rotinas e mostrar-se, à semelhança do que aconteceu com Betinho que no início da época até na equipa B era obrigado a ir para o banco para se tentar justificar a contratação de Cissé mas quando entrava mostrava sempre ser bem superior. Esta deverá ser uma das razões para a falta de interesse de Guedes em continuar ao ver que qualquer perneta contratado pela nova direção até na equipa B tira o lugar às promessas formadas na academia. No entanto neste caso, pelo histórico das galinhas na aposta em jogadores nacionais, não me parece que seja uma opção de carreira bem ponderada.

Na notícia do Ruben Semedo estranho que o advogado seja o Bebiano Gomes, pois em clubes minimamente organizados, existem "departamentos" para tratar situações deste tipo, fazendo com que os atletas apenas se tenham que preocupar com as questões desportivas. A não ser que o Bio tenha sido indicado pelo SCP...

Quanto à selecção, parece que se confirma que enquanto o Sporting não pagar ao Jorge Mendes os valores que este reclama (em nome próprio e através das suas empresas) mais nenhum jogador vai ter minutos para além de RP, pelo que Adrien há-de continuar sem ser convocado em detrimento de Amorins, Micaeis, Josués etc e Cedric se for preciso até será preterido por Silvio ou Nelson. William Carvalho enquanto MV respirar também nunca há-de calçar e mesmo que MV expluda estou convencido que PB prefere adaptar Meireles ou Moutinho a 6 do que contrariar as ordens do chefe.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.11.2013 às 11:30

Caro Miguel, concordo que Adrien deveria ter sido convocado. É quase impossível justificar a aposta no Micael e até no Josué, embora sejam jogadores diferentes do Adrien.

Estou convencido que se Portugal se apurar para o Mundial, William Carvalho vai fazer parte do grupo e terá tempo de jogo. Mediante o resultado, até admito isso já no jogo na Suécia.

Compreendo o que se argumenta em torno da influência de Jorge Mendes, mas não estou totalmente convencido que assim seja. A exemplo, na minha opinião, o onze que entrou contra a Suécia é o actual melhor onze de Portugal, pese Nani estar longe fa forma que lhe conhecemos.

A maior dúvida que eu tenho quanto a Nuno Reis é não ser alto suficiente. Acho que isso é um enorme problema para um defesa central, embora hajam excepções.

Desconheço o porquê de não ter sido o departamento jurídico do SCP a representar o Rúben Semedo no caso em Tribunal.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 16.11.2013 às 11:53

Caro Rui, permita-me só um "off-topic", mas que acho que está indirectamente relacionado com o Sporting e dá que pensar.

A "comoção", a propósito de uma entrevista de um consultor da comunicação, está relacionada com o actual Primeiro-ministro português (com o anterior era igual ou pior...), nomeadamente, sobre o "modus operandi" da sua ascensão ao poder, especificamente na utilização da comunicação social e da internet. E isto relaciona-se com o Sporting porque também nos clubes se está a operar assim, até porque os operacionais são os mesmos, já que um deles até foi seu colega de blogue há uns tempos.

A manipulação da opinião pública, a utilização das redes sociais e dos blogues, a marcação cerrada em tudo o que lá se escreve, tudo isto é feito pelos partidos, e também pela "entourage" do actual presidente do Sporting. Nada é espontâneo, nada é popular. É tudo "industrial", baço, feito para parecer "povo".


http://ntpinto.wordpress.com/2013/11/14/como-a-comunicacao-de-passos-coelho-passou-do-80-para-o-8/
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.11.2013 às 13:00

O consultor de comunicação não surpreende porque há longo que se verifica isto, seja na blogosfera ou nas redes sociais. E temos tido muitos exemplos aqui no Camarote Leonino ao longo dos meses. Sabemos, igualmente, que outros blogues deixaram de publicar pela mesma razão.

No post "Reflexão sem pudor nem probidade" tem lá dois extensos comentários de hoje, mais ou menos dentro desta linha de pensamento, com o que Quintela está a fazer através do jornal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.11.2013 às 13:34

P.S. Depreendo que se refere a um dos meus antigos colegas do outro blogue. Qual deles ?... Porque eu penso que até há mais do que um envolvido.

Tenho andado a adiar, mas tereia de escrever algo sobre o jornal que está a perder muita qualidade pelo domínio da propaganda avulsa do Quintela. Artigos de opinião quase que desapareceram. já que opinião livre não é respeitada. O Quintela, para mim, escreve muito mal e os seus editoriais são sempre no mesmo sentido. Lá dentro chamam-lhe o "ditadorzinho", já que é um dos novos patrões do Sporting. Faz parte de um pequeno grupo de ditadorzinhos
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 16.11.2013 às 14:26

Pedro Correia.

O Quintela do Quintela & Reis Consultores, "empresa especializada em comunicação integrada"? Mas ele não é director do jornal pelos seus dotes comunicacionais, é óbvio. O jornal do clube é dirigido por um operacional de uma "consultoria de comunicação", com tudo o que isso implica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.11.2013 às 14:58

O Pedro Correira, pessoa que eu muito respeitava, foi a maior desilusão de todas. Um cínico de primeira classe que andou a usar o blogue para os seus próprios fins e para difundir propaganda avulsa. Por isso o confrontei deliberada e publicamente para o desmacarar pela hipocrisia do seu discurso.

Andou muito tempo a "abrir caminho" para se juntar ao grupo do Bruno.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.11.2013 às 15:42


E há várias maneiras de comprovar isso mesmo, o que é que já teria sido de tanta demagogia bacoca sem o excelente início de época que ninguém põe em causa? Totalmente alicerçada num trabalho fantástico de Leonardo Jardim - outra coisa que ninguém normal pode pôr em causa - e até em muitos golos decisivos de Montero. Outro achado, que digam o que disserem ninguém estava à espera de nada semelhante. Coisas que só mesmo muito raramente acontecem no futebol, chame-se taluda ou outra coisa qualquer. Sobre o que é hoje uma contratação a todos os níveis notável e não é por acaso que também é hoje o segredo mais bem guardado deste "novo" Sporting. Que por acaso até já estava referenciado no scouting leonino há muito tempo, como muitos outros avançados. E também não faço a mínima sobre quem foi mesmo o responsável pela chegada do avançado colombiano, nem isso agora interessa para nada. Para a história fica só mais uma enorme prova de carácter desta fase que o Sporting atravessa.

Mas quero fazer sem dúvida nenhuma uma referência que para além de justíssima, foi um enorme erro - e nem quero abordar agora as verdadeiras razões - desta administração e que mais uma vez devido aos resultados, no caso do Sporting e de muitas dificuldades em Braga, já ninguém discute e falo como é óbvio da saída do professor Jesualdo Ferreira. O futebol também tem destas coisas, já vi grandes actos de gestão correrem mal e o seu inverso, como acabou de acontecer no Sporting. Primeiro deixo aqui umas avaliações de alguém que vale sempre a pena ouvir e que vieram mesmo a calhar:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=853794

O professor Jesualdo Ferreira era mais útil ao Sporting, sobretudo na fase em que saiu e depois da época passada que os pára-quedistas todos que acabados de aterrar correram logo com ele. E também não deixa de ser outra grande prova de carácter o que alguns nunca deixaram de desejar para o professor e que não tem nada a ver com o facto de sermos hoje adversários. Só por citar o tempo de hoje, nem nunca esta mini crise que ainda envolve o derby tinha sido possível com o professor no banco. E só quem não percebeu logo o enorme salto que o Sporting deu na comunicação e com alguém que respira mesmo futebol português pode deixar de pensar nisso agora. E aqui também convém mesmo assegurar que deixamos a demagogia de parte, o professor ia ganhar tantos títulos no curto prazo como a actual direcção mas para além do posicionamento do Sporting no conjunto do futebol português é mesmo fundamental e fenomenal no que o Quim refere.

Quando esta demagogia toda cair o Sporting vai estar muito pior que no dia em que o professor Jesualdo Ferreira saiu. Só ainda não consegui perceber muito bem qual vai ser o prejuízo maior. Se a nível da delapidação de activos, se mais ao nível emocional da massa adepta e com o passar do tempo custa cada vez mais. Vai restar o consolo de afastar definitivamente do clube quem já andava a penalizar o Sporting há muito tempo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 17.11.2013 às 02:38

A demagogia a que se refere já caiu e dificilmente o Sporting poderá ficar pior do que quando o professor Jesualdo Ferreira saiu, depois de Godinho Lopes, Castro Guedes, Carlos Freitas, Luis Duque ou José Eduardo Bettencourt terem saído também.

Mas folgo em ver que anda muito preocupado com o actual estado de coisas do Sporting, especialmente no que à formação diz respeito. De facto, tenho seguido muito atentamente todas as suas opiniões dos tempos de José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes e quero aqui... Oh wait...

Pois, afinal dantes o caro Anónimo estava muito sossegadinho e caladinho, mas agora que "O SPORTING É NOSSO"...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.11.2013 às 12:23

Percebe-se bem que me tem seguido e deve ser na A1 quando preciso de ir ao norte. E se gosta de sounbytes políticos tem que se esforçar para se manter mais actualizado, para que é que interessa o Sporting ser nosso outra vez se o Bruno é que decide tudo? Esse foi nas eleições, para agradecer os votos, assim de repente lembro-me de mais dois entre esse e o Bruno é que decide tudo, nomeadamente dizer o que bem lhe apetece sobre os jogadores que não consegue segurar. E aquelas coisas mais arrebatadoras, que não tem medo de ninguém, só ao alcance de um grande líder, de um predestinado desde os 6 anos para liderar o Sporting.

Mas ainda bem que o caro está satisfeito com o que tem sido o aproveitamento dos verdadeiros talentos com esta direcção, os outros malandros é que não renovavam com nenhum, era só jogar. Mas também não fazem falta nenhuma, só no centro da defesa, quem é que precisa de um Ilori ou de um Dier quando pelos vistos agora no Sporting bastam 6 meses para pôr qualquer bravo da série B brasileira em Inglaterra. Estamos todos a ver o potencial de uma coisa como esta. No Brasil já devem andar todos à guerra para ver quem é que vem primeiro para o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 17.11.2013 às 20:47

Só um louco é que seguiria outro louco, seja na A1, ou na M25... ;)

Tem a sua piada ler a sua preocupação com os destinos da administração e aproveitamento da formação do Sporting, mas mais piada tem, saber que nas últimas três temporadas, o investimento feito nessa área, e o seu aproveitamento por parte da equipa de honra do Sporting, foi muito inferior ao que é feito actualmente ou aquando da saída de Paulo Bento do Sporting. Mas nessa altura, ou há pelo menos um ano, não evidenciava tal preocupação. Que conveniente...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.11.2013 às 22:23

"De facto, tenho seguido muito atentamente todas as suas opiniões..."

Nas últimas 3 temporadas também se criou por exemplo a equipa B. O presidente que decide tudo e o seu staff nem que vivessem duas vidas punham as equipas B a competir na II Liga? E sabe o caro o que é que isto quer dizer? Que as equipas B nunca tinham arrancado. Nem precisavam, vinham aí muitos milhões russos em 2011. De lá para cá devem ter gasto muito a fabricar a justa causa porque não há modo de aparecer 1 cêntimo. Suponho que é este investimento que estamos a falar agora. Comigo é desnecessário, que eu não compro banha da cobra. E agradeçam mas é à formação ainda estarem sentados.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 18.11.2013 às 02:25

Aquando das eleições em 2011, nem Godinho Lopes nem Bruno de Carvalho falaram em equipas B... nem tal era falado na altura. Nem era preciso. O Godinho Lopes tinha 100 milhões para investir no Sporting, ele próprio o disse, não foi? E de onde é que veio esse dinheiro, sabe? Dos famosos investidores que ninguém ouviu ainda falar. Afinal, não havia investidores nenhuns, afinal quem meteu a guita toda para o Godinho Lopes estourar no casino foi o "sucker" do costume: a Banca. Só que a banca quase que se apropriou do património que ainda restava ao Sporting e a Holdimo ficou com o resto.

Os presidentes mudam, as direcções mudam, mas a formação, mal ou bem, continua. Pena é que deste o tempo de José Eduardo Bettencourt tenha tomado um turno para pior, mas disso ninguém quer falar. Apenas dos "prometidos" investidores, do sentar no banco e de outros pequenos "fait-divers" que apenas interessam aos pequenos de coração que guardam grandes ressentimentos...

Mas o Sporting é nosso, e é muito grande, tão grande que até nele cabem aqueles que o querem ver novamente na fossa em que estava há pouco tempo atrás...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.11.2013 às 11:56


O caro vai ficar com a sua ideia sobre os meus compromissos com o passado, quando do único investimento que eu tinha falado era do professor. E até estava a pensar mais na evolução dos jogadores mais jovens do e no processo defensivo, onde nunca fomos particularmente fortes. E em como poderiam evoluir muito mais em questões como o posicionamento e mais sentido táctico, fundamentais no futebol moderno, logo a começar pelo próprio William. E depois admiram-se das vendas dos outros, que também implicam muito investimento. Mas se a ideia era dispensá-los tão cedo fizeram bem. Como fez o professor em não abdicar de 3 ou 4 jogadores que lhe dariam outras garantias e que faria toda a diferença e que apesar de nunca ter sido público também não era por isso que deixava de ser dispensado. Sem dúvidas que ficamos muito melhor ao nível da formação e do que é hoje a realidade da equipa B. Também deve ser por essa preocupação que se fala tanto em títulos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.11.2013 às 12:13

A ideia é a mesma desde o dia das eleições, nem se tocar nas promessas ou nos milhões que nunca existiram porque nunca fizeram falta nenhuma, nem ninguém mentiu descaradamente aos sócios. Mas mentiram e as promessas já fizeram ou melhor nunca deixaram de fazer muita falta todos os dias. Deve ser preciso ser louco para vir agora falar das promessas com tão bons resultados.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 18.11.2013 às 16:05

Há quem acredite que Bruno de Carvalho mente mas que Godinho Lopes sempre falou verdade, e há outros que acham que Bruno de Carvalho não mente, mas que Godinho Lopes nunca falou verdade.

É um facto que por enquanto as promessas de investimento feitas em campanha eleitoral pelo actual presidente estão ainda por concretizar, para quem acha que converter dívida em capital social da SAD não é um investimento. Mas o anterior presidente também não cumpriu muitas das suas promessas e pagou (e pagámos todos nós também) o preço desse incumprimento.

Loucura é tentar tapar o sol com a peneira e demonizar a todo o custo o actual presidente, cantando loas ao anterior, esse sim, um exemplo de honestidade, probidade e integridade a todos os níveis...

Quanto à continuidade do Prof. Jesualdo Ferreira, eu também preferia que ele permanecesse, mas a escolha foi outra e até agora, dentro das actuais circunstâncias, parece bastante viável e ao nosso alcance, pelo menos o terceiro lugar do campeonato. A mantermos a regularidade contra todas as outras equipas, menos os nossos habituais rivais, e talvez o desgaste nas competições europeias permita que um deles fique para trás lá para o final do campeonato. Aliás, nos últimos anos, é bem sabido qual a equipa que costuma dar o berro por volta do mês de Março.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.11.2013 às 14:02

Talvez seja precipitado despachar o Nuno Reis, porque parece que um dos estrangeiros de qualidade duvidosa contratados por esta direcção pode ir para Manchester, e nessa altura se calhar ainda nos faz jeito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.11.2013 às 14:55

Li essa história do Manchester e para evitar dizer "disparates" optei por não comentar a escpectacular notícia.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo