Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As diferenças !

Rui Gomes, em 29.11.13

 

 

A época da Liga Zon Sagres está a despertar muito interesse - pelo menos até à 10.ª jornada - pela luta pelos lugares cimeiros que dão acesso à Liga milionária, uma imprescindível necessidade para os clubes portugueses de topo. Enquanto que o ressurgimento do Sporting não passa despercebido - a comparação à última época - a "pior de sempre" - nem merece análise, está muito em voga clamar que tanto o Benfica como o FC Porto estão muito abaixo do seu usual. Reconhece-se alguma verdade neste argumento, mas somente no que diz respeito à qualidade de futebol praticado e à ausência do domínio de anos recentes, porque as estatísticas não diferem muito. Vejamos...

 

SL Benfica

 

- 2012/13: 8 vitórias - 2 empates - 0 derrotas - 25 golos marcados - 5 golos sofridos - 26 pontos

- 2013/14: 7 vitórias - 2 empates - 1 derrota - 17 golos marcados - 7 golos sofridos - 23 pontos

 

FC Porto

 

- 2012/13: 8 vitórias - 2 empates - 0 derrotas - 26 golos marcados - 6 golos sofridos - 26 pontos

- 2013/14: 7 vitórias - 3 empates - 0 derrotas - 20 golos marcados - 7 golos sofridos - 24 pontos

 

Tanto o Benfica como o FC Porto ainda não tinham sofrido derrotas à 10.ª jornada da época passada, mas a diferença de pontos é 3 para um e apenas 2 para o outro.

 

A conclusão óbvia, não obstante a qualidade exibicional e as competições europeias, é a ascensão do Sporting. Esta é a grande diferença !!!

 

publicado às 13:40

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.11.2013 às 14:21

É indiscutível a ascensão do Sporting. Há para aí uns seis ou sete anos que nesta altura do campeonato não estava tão próximo da liderança. Resta saber se é sustentável...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2013 às 16:18

Essa é mesmo a maior dúvida caro Lionheart.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.11.2013 às 20:29

A imprensa generalista de hoje diz que já existe um acordo de princípio entre o Sporting e o Flamengo para a transferência definitiva do Elias por quatro milhões de euros respeitante a 50% do passe. Elias que foi um dos melhores jogadores na vitória do "mengo" na Copa do Brasil (o equivalente à nossa Taça da FPF) .

Nunca duvidei que este é craque, só que no Sporting só jogava quando lhe apetecia e quando os problemas internos começaram, o Elias foi parte do problema. Foi um mau exemplo e um péssimo capitão de equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2013 às 20:36

Muito consta sobre este jogador e tudo indica que permanecerá no Flamengo, mas será melhor esperar por confirmação oficial . Não esquecer que este clube tem tido, e terá ainda, graves problemas financeiros.

Elias marcou o golo da vitória no jogo da segunda mão da Copa do Brasil.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.11.2013 às 20:46

A imprensa holandesa está a dizer que o PSV ganhou a corrida ao Fulham por Labyad. A única dúvida é se ele vai já a título definitivo, dependendo do que os holandeses estão dispostos a pagar, porque é alegado que o Carvalho não quer que ele jogue mais no Sporting.

O Jeffren parece ser o caso mais bicudo, porque não há interessados...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.11.2013 às 00:48

Acredito que BdC não o queira em Alvalade e não só pelo salário elevado. Há aqui questões de ego também, já que Labyad não se ajoelhou.

O PSV não tem meios financeiros para pagar nem o passe nem o salário. Para este negócio se concretizar, terá de haver qualquer acordo especial. Peno que o cenário mais plausível é o empréstimo.

O Jeffrén é um caso muito complicado e já que lhe pagam o salário poderia estar a jogar na B. E, quem sabe, até talvez se viesse a afirmar, sem lesões.
Sem imagem de perfil

De Bruno Giménez a 29.11.2013 às 21:52

O problema será mesmo os outros 50%, detidos pela QFIL. Não me parece que abdiquem receber os 3.850M € que dispenderam (mais os respectivos juros de então até esta parte).

Já anteriormente houve probelmas relativos a Marco Torsiglieri (salvo erro, julgo que ainda há uma qualquer penhora a decorrer em tribunal), relativo ao mesmo fundo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.11.2013 às 00:52

Pelas verbas em questão e o valor desportivo do jogador, a pior opção foi mesmo não o deixar jogar, precipitando a sua inevitável desvalorização.

Salvo erro, também há 15% nas mãos do Sporting Portugal Fund.
Sem imagem de perfil

De PM a 29.11.2013 às 15:57

Completamente de acordo Rui! O Sporting está indiscutivelmente mais forte e mais regular do que nas épocas anteriores.

No entanto acredito que Porto e Benfica vão perder mais pontos esta época, comparando com a anterior.

O Benfica fala-se que se sair da Champions para a Liga Europa terá de vender 1 jogador e o Porto não tem a equipa que tinha com Vitor Pereira. Além de Paulo Fonseca me parecer um técnico inferior ao seu antecessor.

PS- No post anterior o city lion fala em "gémeos" referindo-se a Godinho Lopes e Bruno Carvalho. Há entre muitas outras coisas...uma "pequenina" diferença. O primeiro teve custos com pessoal no valor de 41 M. O segundo terá custos de 27M. Falar em gémeos é uma parvoíce.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2013 às 16:17

A minha preocupação principal é se vamos conseguir aguentar a "pedalada" agora no Inverno com um plantel muito curto, mesmo sem as provas europeias.

Aprendi ao longo dos anos nunca menosprezar Pinto da Costa e, principalmente, a estrutura portista, admito, portanto, que não vão permitir que a situação actual se prolongue por muito.

O Benfica é mais imprevisível, pela liderança, mas tem um plantel superior ao do Sporting.

Isso dos ´"gémeos" é uma outra conversa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.11.2013 às 16:13


«Ambicionamos cada vez mais mas o título não é o principal objectivo» - Jardim

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=444028

O discurso é sempre mais que lúcido, o problema é o desgaste de ter que o ouvir todas as semanas. O Braga já geriu muito bem este tipo de discurso há umas épocas atrás mas o Braga também nunca teve grandes aspirações. No Sporting, vai chegar a uma altura que soa e cansa mais que o do coitadinho, que não temos dinheiro.

O futebol depende sempre tanto dos intérpretes como da forma física dos interpretes, num plantel muito escasso. E daqui para a frente em Alvalade até da relva e das lâmpadas que já cavaram. Vamos ver se não se sente muito já no domingo contra os tractores do Calisto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2013 às 16:21

Leonardo Jardim terá de se tornar mais inovador para dizer o mesmo por outras palavras. O problema é que a CS não o larga com a questão do título.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.11.2013 às 16:49

O problema é mesmo esse e a média já percebeu há muito tempo onde tem que carregar. Julgo que o caro deve saber mais disto que eu mas de qualquer forma eu acho que chega a uma altura que não pode ser sempre só o treinador a dar ao peito às balas enquanto outros ficam no bem bom e ainda ajudam mais na ideia de falta de uniformização ou outras aspirações, mais à medida do ego de cada um. Havia que resolver ou clarificar mais logo esta questão e senão de uma vez por todas, pelo menos por bastante tempo, para permitir mais tranquilidade ao grupo. Calculo que é aqui que entra a estrutura e senão houver tem que entrar o presidente que decide tudo, sem qualquer gozo. Apesar de continuar a pensar que esta direcção não tem nenhum nome forte no futebol para além do treinador, nesta área também sempre pensei que no futebol fala o presidente, o treinador e os jogadores.

Sobretudo quando ficou sempre no ar uma clivagem ou algum mal estar entre treinador e alguns dirigentes neste tema, que muito sinceramente até já julgo não ser real nesta altura. Não me recordo onde mas até li qualquer coisa onde o presidente também pede mais cautelas e muito cuidado com as euforias. O problema é que se calhar não sou só eu que não me lembro onde.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.11.2013 às 17:20

BdC disse isso das "cautelas" esta semana e foi noticiado em diversos jornais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.11.2013 às 00:59

PS: O problema, por vezes, é que surgem pessoas a quererem ser tão espertas que acabam por ser "espertas" de mais.

Na minha opinião, que já referi em diversos escritos, a situação tinha morrido à raiz se tivessem declarado aquilo que eu sinto ser correcto quanto ao Sporting; ou seja: "O Sporting por história e tradição é sempre candidato ao título" !

"Dito isto, a plausibilidade de concretização varia de época para época e as contas são feitas no fim. "

"Mais nada há para dizer sobre isto, hoje ou amanhã, e se a pergunta ressurgir será ignorada."

Este seria o meu discurso, palavra menos palavra.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.11.2013 às 01:16


Era um caminho, sem dúvida. O essencial era nunca ter chegado a haver assunto. Agora que há o essencial era matá-lo o mais rapidamente possível e mais uma vez não há estrutura e deixa-se o treinador queimar em lume brando. Há muito que alguém devia ter vindo dizer exactamente o mesmo que o treinador e não deixar pairar a ideia que não pensam todos da mesma maneira. O truque em comunicação é não só vir dizer o mesmo como usar exactamente as mesmas palavras, nomeadamente o último parágrafo da peça da bola: «Nesta altura, as preocupações de toda a estrutura estão diretamente ligadas ao processo, isto é, à capacidade de fazer evoluir estes jogadores e esta equipa para um patamar mais elevado de performance desportiva, em termos coletivos e individuais, com a valorização de ativos; proporcionar aos nossos adeptos bons espetáculos de futebol e com intensidade; e, claro, disputar todos os jogos com a ambição de vencer e poder estar o mais acima possível na tabela classificativa».

Quando até a novela da bandeira teve hoje um novo capitulo, também não vai acontecer. Mais do que esperteza revela sempre a mesma coisa, falta de maturidade e uma necessidade de afirmação terrível. Isto nunca vai passar de mais uma fase para esquecer no Sporting. Das piores, por sinal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.11.2013 às 01:26

Meu caro, o "assunto" ganhou alma precisamente por andarem a alimentar expectativas com meias palavras e insinuações suaves.

Li essa novidade sobre a bandeira. Admito o meu desconhecimento sobre a bandeira do presidente e, talvez por isso, a minha primeira reacção foi perguntar a mim próprio se BdC tinha a mínima ideia sobre essa bandeira antes da polémica e de ter sido devidamente instruído.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.11.2013 às 10:26


Pelos sítios oficiosos da blogosfera percebe-se sempre o que aí vem e ainda se percebe melhor que devidamente instruído é mesmo o termo, até já manda os jornalistas observarem as leis. A bandeira do Presidente da Republica que até é mais o estandarte presidencial, que costumamos todos ver hasteado no palácio de Belém para indicar que o presidente se encontra nesse momento na residência oficial.

Das duas uma, ou foi mesmo para um núcleo dizer que é adepto de um regime mais presidencialista ou também acha que a solução para a crise portuguesa passa por o presidente dissolver já o parlamento. Claro que acreditamos todos. Não é a primeira nem vai ser a última que é apanhado numa situação perfeitamente anormal. E depois a emenda ainda consegue ser sempre pior que o soneto. O que nunca consegue é estar calado ou depois passar a desvalorizar o que nunca teve a gravidade que lhe querem atribuir, não voltar mais ao assunto, matando de vez mais um assunto que nem nunca devia ter começado. Postura que parece que está guardada para as notas dos árbitros nos derbys, também aqui para evitar mais mal entendidos com o maior rival. Parecem os putos que querem ter sempre a última palavra a dizer e depois também não dizem nada que tenha jeito.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 30.11.2013 às 14:41

É a bandeira da Presidência da República, é assim o termo correcto. Em muitos países há a bandeira nacional e a bandeira do regime. Os EUA têm a "Stars and Stripes" e a bandeira presidencial, que só a presidencial federal pode ostentar. O Reino Unido tem a "Union Jack" e o Estandarte Real. Etc.

Pelos vistos foi preciso a bojarda do Carvalho para muitos saberem que a presidência tem uma bandeira própria. Que bom. E os blogues da "Tasca" e do "Pabe" foram logo a correr ajudá-lo a sair da "gaffe". Não haja dúvida que tem um apoio "interclassista", para chegar a todos os "públicos".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.11.2013 às 14:57

Assim parece.

PS: Escolheu o post errado para isto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.11.2013 às 15:25


Qualquer estandarte hasteado passa a bandeira. Como o Lionheart é mais monárquico deve saber que os Reis também tinham estandarte pessoal, para além da bandeira, assim seja, de Portugal ou da Monarquia. O presidencial, todo verde, até deriva do último, todo vermelho, para ser mais preciso carmim. A outra curiosidade é que também chamavam ao actual palácio de Belém, quando palácio dos Reis, Leoneiras, onde ainda não falta o leão como emblema do solar, a ver com sabedoria e poder. Deve ter sido a isto que se referiu o Bruno e senão foi também não faz mal, passa a ser.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 29.11.2013 às 21:02

Somos candidato se ganharmos os próximos 15 jogos !
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 29.11.2013 às 23:27

Os outros 5 é para confirmar a candidatura

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo