De Lionheart a 04.12.2013 às 14:08
Os problemas deles. É tudo um pouco. Os dois últimos campeonatos caíram-lhes do céu, e enquanto toda a gente pensava que, se quando o Porto não está bem ganha, quando estiver muito bem então não dá hipótese, a verdade é que eles não voltarão a estar tão bem, porque a era da dominação portista acabou. O Porto até pode ser campeão esta época, mas já não o será como eles estavam habituados, porque os rivais não deixam. O Benfica pelo menos dá luta até ao fim (deveria até ter ganho os dois últimos campeonatos) e o Sporting este ano está mais forte também.
E isso levanta problemas aos treinadores portistas, quaisquer que estes sejam, porque o paradigma que os andrades se habituaram a ver é o do treinador que faz épocas como o Mourinho e o Villas-Boas. Mas isso são excepções, e sê-lo-ão cada vez mais. O Villas-Boas tem sido uma desilusão em Inglaterra, o que só demonstra como o ano que passou no Porto, e toda aquela época do Porto (com um grande empurrão dos árbitros no início do campeonato para consolidar Villas Boas, e uma competição europeia ganha contra o Braga), foi mais "parra" do que "uva".
A percepção de que já não podem ter a mesma superioridade em campo retira confiança aos jogadores. E quando se acabar a superioridade fora do campo, pior. A próxima liderança daquele clube vai passar por momentos muitíssimo complicados. O velho Pinto da Costa ainda impõe respeito aos adeptos, mas quem lhe suceder, ou entra a ganhar, ou está lixado.