De Lionheart a 22.12.2013 às 18:00
O Sporting não é mais, nem menos, candidato ao título por ter empatado ontem. Mesmo que tivesse ganho, dois pontos nesta altura do campeonato é quase uma margem simbólica. Tal como não havia razões para euforias, não há motivos para depressões. Foi um resultado que se servir para alertar a equipa, até poderá ser bom.
Não gostei da atitude ontem. Para ultrapassar a equipa do Nacional o Sporting tinha que ter tido uma intensidade de jogo que nunca demonstrou. Pior, na medida em que o Sporting não se impôs, o adversário cresceu, instalou-se no nosso meio-campo e podia perfeitamente ter marcado. Se uma certa toada de jogo dá para vencer o Belenenses sem grandes problemas, não dá para ganhar a adversários da metade superior da tabela classificativa. Dá a ideia que a equipa se habituou (mal) à boa onda das últimas jornadas, e não pode ser. Que sirva de aviso, porque para ganhar ao Estoril, equipa ainda mais organizada do que o Nacional, o Sporting vai ter de jogar muito mais do que ontem.
De resto, é claro que a arbitragem teve influência nos acontecimentos, porque deixou o Nacional distribuir "fruta" com fartura sem consequências disciplinares (muitas vezes sem sequer ser sancionado com falta) enquanto ao Sporting não lhe era permitido defender com a mesma impetuosidade faltosa, e o golo é obviamente mal anulado (nem sequer há falta do Montero, como andam para aí a falar).
O jogo de ontem foi muito parecido com o do Rio Ave. Os nossos oponentes estiveram muito concentrados e com grande vontade de se impor, mas o Sporting não demonstrou igual vontade, nem inspiração. Mais uma vez taparam as alas, o nosso jogo interior foi insuficiente, e nos momentos em que se podia alvejar a baliza, muitas vezes houve demasiada exitação e perda de tempo.
Que sirva de lição e toca a rectificar já no próximo jogo. Uma vitória contra o Porto seria um óptimo tónico para ultrapassar a amargura do empate de ontem ;)
Na minha opinião, além de tudo o que citou, e bem, a lacuna critiva do meio campo vai-nos dar mais dissabores e, ontem, Leonardo Jardim terá cometido o primeiro grande erro da época com a opção de deixar o meio campo só com o WC e o Adrien. Na realidade ficámos a jogar num 4x2x4 que não resultou, obviamente.
Espero estar errado, mas parece-me que Montero anda cada vez mais desinspirado, pelo facto de não ser servido. Ontem não foi uma única vez, que eu me lembre.
Veremos...
De Lionheart a 22.12.2013 às 18:37
Não, aquele sistema da segunda parte é muito arriscado. O Sporting perdeu o meio-campo. Contra uma equipa mais forte, teríamos perdido. O problema é mesmo que não parece haver alternativa ao André Martins para aquele sistema. Apenas dois homens no meio-campo contra equipas que só vão a Alvalade para tentar empatar, como o Belenenses, ainda dá. Contra adversários que têm outro tipo de argumentos, como o de ontem, é um tiro no pé.
Não sei qual é a solução. Se é interna, se tem vir de fora. Apenas espero que quem de direito também esteja a ver o problema. Especialmente porque já se percebeu que há equipas dispostas a encapacitar os jogadores do Sporting, em seu benefício (e de outros) com o conluio de alguns árbitros. Por isso isto não fica por aqui.
PS - O Sporting empatou 5-5 com o Benfica em hóquei em patins! Notável.
Aquele "sistema" da 2.ª parte não faz sentido algum. Seja um 4x4x2 puro ou, melhor, um 4x2x3x1/4x1x3x2, tem sempre de haver um médio criativo/ofensivo e menos um extremo.
Ontem, o WC e o AS foram obrigados a defender sozinhos e depois tentar construir as manobras ofensivas, com o inevitável resultado de que a bola ia sempre parar às alas. Muito previsível... tantos os laterais como os extremos ganham a linha, olham e há um mar de defesas no centro a cobrir Montero e neste caso Slimani.
Ps Não estou totalmente convencido de que não há falta de Montero. Este vídeo da Liga não mostra bem o lance. De qualquer modo, o árbitro não apitou e a jogada continuou.