Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Soltem o Leão"

Rui Gomes, em 26.12.13

 

 
"Soltem o Leão" é a manchete de principal destaque na capa do jornal «Sporting" desta semana, acompanhada por três outras manchetes que, tudo indica, visam complementar e reforçar a temática do dia:
 
"Quem é quem no Conselho de Arbitragem"
"Quando o telefone toca"
"Liderança isolada foi de mota"
 
É óbvio que a abordagem não surgiu ao acaso e que obedece a uma estratégia por parte do Conselho Directivo sobre o que considerará ser uma "política" obscura no futebol português que visa a sua bipolarização, centrada no Benfica e FC Porto, relegando o Sporting para um papel subalterno que aliás já vem a assumir, inadvertidamente, de há uns anos a esta parte.
 
Admitindo que é este o caso e não obstante desconhecer a minuciosidade do que os dirigentes têm em mente, não será totalmente descabido questionar os efeitos pragmáticos da estratégia, dado que o impacto global do jornal do Clube é limitado e, mesmo que não fosse, não deixa de ser discutível até que ponto este "veículo" perturbará os principais responsáveis por esta "política" vigente. 
 
Alguém terá dito algures que palavras são só palavras se não forem reforçadas por poder e acção. 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.12.2013 às 15:06

Esta é a época em que todos desejamos um ano novo repleto de felicidade ao Sporting e a todos os sportinguistas. Infelizmente reparo que bastou um empate no último jogo para “oficiosamente” aparecer um comentário no Camarote a dar conta que o atual orçamento não permite acalentar esperanças para além do 3º lugar, com o play off de acesso à Champions, porque o “sistema” já reservou os dois primeiros lugares que garantem o acesso direto aos milhões para orçamentos de outra magnitude. E eu até digo que o Sporting beneficia em 2013/14 de condições muito favoráveis para acabar nesse 3º lugar, muito para além do excelente início de época e de tudo de igualmente bom que a equipa do Sporting ainda venha a alcançar, como por exemplo e em contraponto e por várias razões, o péssimo início daquele que tem sido o nosso adversário mais direto nas últimas épocas, nomeadamente no acesso à Champions, o Braga.

Também já todos devem ter reparado que nesta altura nenhum ponto separa um Sporting fantástico de Porto e Benfica em profunda crise, como também se diz e como é óbvio não augura nada de bom no que concerne a ambições maiores que também passam pela cabeça de alguns sportinguistas. E aqui aproveito para me distanciar daqueles que como eu também pensam que o Sporting já excedeu todas as expectativas esta época. No meu caso, só porque nunca esperei tanto da maioria dos jogadores, que Leonardo Jardim com muito mérito tem conseguido que se transcendam num coletivo muito razoável, quase sempre.

Independentemente do que a voz oficial do clube vai dizendo, no cômputo geral e exceptuando o que dá jeito ao Benfica, o Sporting está muito longe de ter razões de queixa da arbitragem nesta época. Ainda lamento mais que o treinador se deixe subjugar aos mesmos sound bites que a propaganda da direção passa aos jogadores para o flash interview e apareça depois a dizer o contrário nas conferências, sempre que o resultado não agrada. E ainda percebo menos que o líder da propaganda continue com os fretes ao único braço do sistema que nos lixou até aqui. Outra vez numa época muito especial – que tem passado despercebida a muitos sportinguistas que continuam a falar de árbitros – o pior que podia acontecer ao braço do norte era ver os sportinguistas também desinteressados da Liga e desligados da Sport Tv.

Vi como todos ao que vinha o último árbitro, sem precisar de chegar ao golo anulado a Slimani e também assisti às muitas discussões que envolverem os últimos 2 jogos do Sporting. Numa fase e por muitas razões que já foram debatidas, inclusive no Camarote, em que a equipa do Sporting já não aparece com o mesmo esclarecimento de início de época, também com mais mérito dos adversários, como não podia deixar de ser e como é mais que óbvio. Podemos e devemos todos pensar que mesmo sem o penalti mal assinalado – na televisão é tudo muito fácil - o Sporting mais tarde ou mais cedo acabaria por fazer ao Belenenses o que Porto e Benfica não conseguiram. Por alguma coisa somos sportinguistas mas também não é menos verdade que o tempo sem golos inverte sempre algo fundamental em qualquer jogo, a confiança e o Sporting mal entrava na área do Belenenses até ao penalti. O argumento que com o Belenenses já completamente desconcentrado, o árbitro não assinalou outro penalti, fica mal até a um lampião. Há sempre vários jogos num jogo e nunca devemos sustentar-nos em nada que o mais certo até era nunca vir a acontecer. Ou também acham que os jogadores de Belém empatados davam tanto espaço ao André Martins para pôr a bola dentro da baliza? Contra um Nacional, muito mais forte e mais rápido na frente que o Belenenses, havia tanto para dizer e nunca nada sobre outro lance que também vemos bem é na Tv.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.12.2013 às 15:07

Este ano ainda vamos receber o Porto, a contar para outro objetivo assumido - a Taça da Liga – e independentemente do resultado, num jogo em que a qualidade individual dos jogadores que também resolve muitos jogos volta a ser tão distinta, já era bom não voltar a sentir a mesma vergonha da direção, que quase faz sentir vergonha deste Sporting. Não é à toa que se volta a ouvir tantos pedidos de união, tão fundamental para lutar contra o sistema. Para além da falta de vergonha na cara depois de tudo quanto fizeram também não se devem lembrar que ainda não foi há muito tempo que não só enfrentamos o sistema com sucesso como ainda fomos duas vezes campeões em 3 épocas e logo de seguida e numa semana dramática de fim de época vimos o Sporting perder campeonato, Taça de Portugal e a final da Taça UEFA. Numa época de votos, não desejo muito mais para o Sporting, independentemente de ser ou não ser nosso outra vez. Um dia saberemos todos quem sempre lutou por um Sporting verdadeiramente dos sócios e quem só como agora manifesta interesse em manter um lugar na Tribuna. Nisto que entretanto se transformou o Sporting e já nem merece muitas palavras é que nunca mais! E já agora um voto para segurar o William, nem que seja por empréstimo, até ao fim da época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 18:44

Caro L,

Não deixo de admitir que a campanha do Sporting até este ponto da época também excedeu as minhas expectativas. Já respeitava Leonardo Jardim mesmo antes de chegar a Alvalade e a qualidade do trabalho efectuado no Sporting só reforça esse meu respeito pelo té cnico.

Apesar das conhecidas circunstâncias, sinto algum optimismo que se consiga pelo menos assegurar um dos primeiros três lugares, o terceiro sendo o mínimo aceitável neste momento. De maior importância, partindo do princípio que não vamos conseguir chegar ao título, seria o segundo lugar pelo acesso directo à fase de grupos da Champions e os milhões que isto implica.

Temo o plantel curto - embora creia que chegarão mais um ou dois jogadores em Janeiro, esperamos de alguma qualidade - e, claro, o "sistema".

Nem tudo é só Leonardo Jardim, mas a parte fulcral do trabalho levado a cabo é dele, assim como a voz da razão e da serenidade. Espero que mantenha esta atitude e que não se deixe influenciar pelas adversidades que surgirão e também pelas vozes laterais.

As suas decisões neste último jogo, nomeadamente a de não colocar um médio no lugar do André Martins, preocupou-me, mas sem alarme.

Não creio que saia alguém nuclear pela abertura do mercado, salvo por valores excepcionais. Pelo menos, espero que assim seja. No caso do William , o Sporting só beneficiará por esperar até depois do Mundial. Creio que ele irá ao Brasil e se Paulo Bento lhe der a oportunidade, brilhará.

Dito isto, não ignoro que não têm havido receitas extras neste novo mandato, nem investimento, e que o cash flow " deve andar muito perto dos limites. A receita das vendas de Bruma e Ilori só chegarão até um certo ponto. Por isto, e não obstante o discurso do momento, penso que a SAD vai tentar vender. O caso Elias poderá dar algum, veremos o que acontecerá com Labyad e té com Jéffren .
Sem imagem de perfil

De L a 26.12.2013 às 22:21

Caro Rui,

O Sporting hoje de clube desportivo tem os atletas, as equipas e os técnicos que disputam as várias provas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 23:00

É verdade meu caro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 15:21

Caro "Anónimo", agradecemos que recorra ao seu nome ou a um "nick" para evitar ser editado. Desta vez passou porque o sistema não estava activado. Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.12.2013 às 15:29

Caro Rui Gomes,

Pela razão de ter aproveitado a paragem no Natal para mudar de processador deixei de ter o nick gravado. Agradecia o favor de me recordar os passos para voltar ao meu nick no Camarote. Desde já obrigado e votos de um ano novo muito feliz, extensível a todos no Camarote Leonino.

"L"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 16:03

Caro L,

Basta escrever "L" onde diz "nome" e escrever o seu URL ou email, à escolha.

Por baixo "clica" "guardar dados".

Cumprimentos

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 16:05

Também para si e para os seus, votos de um Ano Novo muito feliz.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo