Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Estamos a acabar 2013 e está na altura de se fazer o balanço deste ano e de se projectar o próximo.

 

Começámos o ano leonino com a marcação de eleições que ficaram marcadas pela forma como estas foram “forçadas” pela Assembleia Geral, as cenas muito tristes que se passaram no auditório de Alvalade a fazer lembrar as da reacção ao anúncio dos resultados das anteriores eleições e a surpresa de ter sido apenas José Couceiro a apresentar uma candidatura contra a natural recandidatura de Bruno Carvalho (agora já com um discurso bem diferente em relação ao da eleição anterior).

 

Com a vitória de Bruno Carvalho, que ainda evidenciou uma enorme divisão no clube, surgiu uma imediata pacificação do clube (ao contrário do que provavelmente se passaria caso tivesse ganho Couceiro), concretizando-se assim o nosso tranquilo “25 de Abril”. Depois de um período de sucessivas lideranças ligadas ao projecto “Roquette”, tinha chegado a hora de, para o bem e para o mal, se abrir uma nova página no nosso clube. Foi uma solução justa porque o “regime” anterior tinha falhado, em particular na capacidade de agregar os sportinguistas e porque o clube foi levado quase à bancarrota. À nova Direcção, apesar das desconfianças de muitos sportinguistas em relação à pessoa do Presidente, foi dado o benefício da dúvida e virámos assim esta página da vida do Sporting.

 

À semelhança do 1º ano com Godinho Lopes, foi possível ir recuperando a esperança entre as hostes leoninas e depois de um vergonhoso 7º lugar, acabámos este ano empatados em 1º (embora afastados da Taça de Portugal), muito graças ao acerto nas contratações de Leonardo Jardim e Fredy Montero e no bom aproveitamento de elementos como William Carvalho, produto do tal “roquetismo”. Foi ainda possível negociar condições com a nossa “troika” que permite deixar-nos respirar um bocado melhor em termos financeiros, embora ainda estejamos longe de poder tomar decisões de forma independente dos nossos financiadores (o que depois do que nos aconteceu na anterior liderança e conhecendo o perfil desta até não me parece mal).

 

Tive aqui a preocupação quase contracorrente de ir alertando para as contradições, mentiras, erros e até ausências de cultura sportinguista do actual Presidente. A “benfiquização” do Sporting, o constante atirar as culpas para o passado e para outros, as falhas na formação, as atitudes arrogantes e irresponsáveis foram aqui dissecadas, combatendo um excessivo “endeusamento” do Presidente, fomentado curiosamente pela imprensa ligada aos nossos rivais (e que tanto ajudou Bruno Carvalho a chegar a Presidente). Tendo sido concretizado o nosso 25 de Abril, os tiques ditatoriais, populistas e por vezes até delirantes do novo Presidente, infelizmente não me deixaram descansado que não estaremos perante o nosso Vasco Gonçalves (mas desta vez sem o apoio dos russos).  

 

Foi um ano de mudança para o Sporting e o nosso clube bem precisava de mudança e tenho ainda esperança que não se confirmem ao longo de 2014 as piores expectativas que tenho em relação a esta liderança (a inenarrável conferência de imprensa após o jogo com o Nacional não ajudou) e que seja mesmo possível estabilizar o clube e só voltarmos a eleições em 2017 e ai fazermos a avaliação definitiva desta Direcção. Caso contrário, espero que entre os sportinguistas surja um Jaime Neves / Ramalho Eanes a liderar um 25 de Novembro no nosso clube para voltarmos a ter um Sporting honrado e ganhador, fiel às suas origens e história.

 

Bom Ano Novo!!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 26.12.2013 às 13:16

Pois é...
O que o Sporting necessita mesmo é de união entre os seus adeptos...

E por isso, não irei aqui contrapor as minhas ideias a algumas da ideias expressas pelo City Lion...
Certamente, embora pensando de maneira diferente, ambos desejamos o melhor para o Sporting...

Por isso, limito-me a desejar um Bom Ano de 2014 a todos os sportinguistas, com a certeza de que também contribuirá para isso...uma óptima prestação do nosso Sporting...!!

Tenho para mim, que este ano para o Sporting, foi mais um 25 de Abril do que de Novembro...
Desejo então que para o Sporting sejam apenas aproveitadas...as coisas boas de Abril e ultrapassadas as más...

Sporting Sempre...!!

SL
Imagem de perfil

De City Lion a 26.12.2013 às 15:05

MaxMartins do que o Sporting precisa é que os adeptos apoiem as equipas do Sporting e quem não é sócio que se junte a esta familia. Não tenho duvida que todos os sportinguistas desejam o melhor para o nosso clube e é normal que haja diferenças de opinião. Deus queira que eu esteja enganado quanto ao nosso Vasco Gonçalves, mas para já nada me leva a pensar o contrário.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 26.12.2013 às 16:20

Mete mais tabaco nisso pá

Com os melhores cumprimentos,
Sem imagem de perfil

De jose antero mendes a 26.12.2013 às 18:24

mais um post e a mesma conversa.

Tu já deves ter feito uns 300 posts a dizer o mesmo. Todos sabemos a tua opinião sobre o presidente, estar constantemente a dizer o mesmo parece que estamos num manicómio. Não te tornes tão repetitivo. Varia as tuas análises, dá mais visibilidade a modalidades menos conhecidas, escreve sobre pessoas que fazem trabalho invisível mas não são muito reconhecidas, escreve sobre temas que ainda ninguém tenha feito, recorda momentos memoráveis, recorda grandes craques, se possível entrevista pessoas ligadas e que estiveram ligadas ao clube.

Um blog tem de ser potencializado, tem de ter matéria que atraia público, tem de se auto modernizar a cada instante.

Que interesse tem para um adepto comum vir a um blog se 90% das vezes já sabe o que vai encontrar escrito.

Apenas um conselho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 19:00

Meu caro, é verdade que cada autor tem um escopo diferente em que assenta os seus escritos mas, dito isto, e sem querer clamar glórias, duvido imenso que existam muitos blogues, se alguns, com a diversidade de publicações que se verificam no Camarote Leonino. O número de leitores tem aumentado significativamente ao longo do ano - facto que nos orgulha - mas, infelizmente, a maioria dos comentários relacionam-se apenas e tão só com o presidente e a sua liderança. Creio que não somos ingénuos ao ponto de não reconhecer que o reparo que faz ao meu colega de blogue, é tão ou mais aplicável aos leitores/comentadores, que não incentivam ainda maior diversidade.

Mas, em análise final, acaba por ser uma óptica ilusória, já que o registo do blogue claramente indica que por cada post que aborda a temática que cita, outros 30 ou mais visam questões totalmente diferentes. Agora, que há quem não goste que se critique, minimamente que seja, o presidente, também é verdade.
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 26.12.2013 às 19:32

Eu já o afirmei repetidas vezes...: não votei no actual Presidente, mas sim em Couceiro e tão somente por achar que talvez fosse mais ponderado para assumir a governação de um barco quase completament no fundo e a que era necessário retirar muita água, e tapar muito buraco...para tentar colocá-lo a navegar...
Como sempre fiz, mesmo não tendo votado no vencedor, a partir do resultado final, sempre dei o meu total apoio a quem esteja à frente do Clube, porque o meu interesse é que consiga fazer o melhor...
Desta vez não poderia agir de maneira diferente e por isso, apoio sem reservas (ainda não tive razões para outra posição...) o Presidente Bruno de Carvalho, desejando que consiga fazer o melhor pelo nosso Clube...
Se um dia descarrilar (e desejo fortemente que isso nunca aconteça, e não por ele propriamente embora não lhe deseje mal algum, mas pelo Clube a que preside..) retirar-lhe-ei o meu apoio...
Eu não sei a idade que possa ter o City Lion e por isso não posso aferir dos conhecimentos que possa ter do Vasco Gonçalves, eu já caminho para os 71 e tenho um conceito sobre o VG que não me leva a poder compará-lo com o nosso Presidente BC...

Ainda não vi razões para criticar BC (no sentido em que tem sido criticado por alguns...) ...
Vamos esperar que nunca o tenha e esperemos também que quem o ataque...porque sim e porquem não...
Acabe ainda por reconhecer que efectivamente estava errado...

Sporting Sempre...!!

SL...
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:48

MaxMartins, quem tem que ter o nosso apoio total é o Sporting e as suas equipas. Espero que se faça em 2017 uma avaliação justa do trabalho desta Direcção mas garanto-lhe que irei estar muito atento a alertar para o que é feito para benfiquizar o Sporting e aos tiques de pintocostismo com a esperança que o que aqui digo chega a quem pode ajudar a ajustar o caminho.
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:13

jose antero mendes, tenho pena que pense assim porque achei que este post foi bem original. obrigado pelo conselho mas, enquanto o Rui me permitir, eu vou continuar a escrever o que me apetece quando me apetecer.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 26.12.2013 às 19:44

Bom ano novo a todos que 2014 nos traga as mudanças positivas que todos desejamos !!!

SL,
Sem imagem de perfil

De Centurion a 26.12.2013 às 20:12

Tendo em conta que o 25 de Novembro deu no que deu (perda de soberania do país, como patrocínio dos americanos, e consequente crise económica), não me parece que a analogia tenha sido a mais feliz.

Já eu espero que se faça a alguns no clube aquilo que não foi feito no país dos anos 70... Meter os situacionistas do regime anterior no campo pequeno e... já sabem o resto. Neste caso, em sentido figurativo, través da auditoria.

Peça lá ao seu Jaime Neves para aparecer rápido, não vão os seus "amigos" ter que...desaparecer.
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:27

Centurion, o 25 de Novembro tirou-nos doutra ditadura e por mais dificuldades económicas que tenhamos estamos hoje bem melhores do que nesse tempo e a viver em democracia que tem os seus defeitos mas ainda é o melhor sistema politico que conheço. Essa conversa do Campo Pequeno é reveladora do que pensam e pensavam muitos dos apoiantes do Carvalho e do Gonçalves. Como disse no post não há pressa em que apareça um Jaime Neves mas se o Carvalho se revelar um Vasco Gonçalves espero que haja alternativa como naquela altura.
Sem imagem de perfil

De Centurion a 26.12.2013 às 20:21

Já agora em que momento deste mandato considera que o Sporting não tem sido ganhador e fiel à sua história? Só se for à sua história recente ("roquetismo"), de resignação, de levar chapadas e dar a outra face e de subserviência. De facto se estão à espera disso com este Presidente esperem sentados.

Que o Sporting nos próximos meses lhe continue a provocar azia e tristezas, pois já percebemos que a sua tristeza é a alegria da esmagadora maioria dos Sportinguistas.

Bom ano...
Sem imagem de perfil

De altaia a 26.12.2013 às 21:52

Deixa lá que esta azia não é comparavel áquela que vos levou a deitar tudo abaixo e que vai no seu movimento ainda ascendente esperamos que quando acabar ainda exista clube

S.L.
Sem imagem de perfil

De Liondamaia a 26.12.2013 às 22:29

Ainda bem que reconhece que o Clube está, no momento, em caminho ascendente -que continue assim, por muitos e bons anos.
Sabe o que me parece? O raio da "auditoria de gestão" está a mexer com "o estômago" de muita gente. Epá, não consigo imaginar um sportinguista, que goste do Clube, a desejar um mau resultado para uma Direcção -porque, se falha a Direcção, falha o Clube!
Registe-se o vosso apelo ao aparecimento de um Jaime Neves (à parte aquilo que, dele, dirá a Wiquipédia, que sabe você da figura de Jaime Neves? Olhe que, tal como há bons e maus livros, também há bons e maus autores. E até Tomás e Salazar têm, ainda, quem os defenda...)
Deixe que a História julgue pelos atos e não pelas palavras, pode ser? E se conhecem atos, atos reais, que mostre aos sportinguistas, sócios e adeptos, que a atual Direcção está a falhar, força, que não vos falte o ânimo e o jeito para porem a nu essas situações.
Meu caro, esperar escondido, "disparando" a coberto do anonimato, exigir (quase que seguramente) o que precisa de tempo (anos!) a reconstruir, apontar falhas sem as nomear, tenha paciência, é cobardia -cobardia e desonestidade intelectual.
Um bom 2014 e VIVA O SPORTING!
Sem imagem de perfil

De L a 26.12.2013 às 23:09

"Epá, não consigo imaginar um sportinguista, que goste do Clube, a desejar um mau resultado para uma Direcção -porque, se falha a Direcção, falha o Clube! " Só pode ser um brincalhão e procure lá bem que o Bruno também tinha a solução para as arbitragens e para tudo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.12.2013 às 23:09

Não era minha intenção intervir nesta conversa, mas não posso ignorar esta sua frase: "Não consigo imaginar um sportinguista, que goste do clube, a desejar um mau resultado para um Direcção, porque se falha a Direcção, falha o Clube!"

Concordo com a premissa... mas o que é que Bruno de Carvalho andou fazer - e pior - durante mais de dois anos ?
Sem imagem de perfil

De Centurion a 27.12.2013 às 00:48

Criticar uma direcção de incompetentes não implica desejar o seu fracasso, penso que está a misturar coisas.

Poderá acusar alguns apoiantes do Presidente de ter desejado derrotas do clube para fazer cair GL, mas acusar directamente BdC já será um acto de má-fé.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.12.2013 às 00:56

Mesmo antes de ela entrar em funções ???

Não me dei-a o trabalho de recapitular os discursos de Bruno de Carvalho logo a partir dos primeiros dias do então mandato de Godinho Lopes.

Não sou defensor deste, mas há que não ter memória à conveniência.
Sem imagem de perfil

De L a 27.12.2013 às 11:29


Na blogosfera leonina é mesmo possível ler de tudo, até um blogger que é sempre dos primeiros a despedir os treinadores vem hoje aconselhar o presidente do Sporting a nunca mudar de rumo, independentemente dos resultados. Como se não bastasse ainda se dá ao luxo de comparar as realidades do futebol alemão, inglês e português.

Aqui é a mesma coisa, já não restam dúvidas que Godinho Lopes é efetivamente o maior responsável por tudo de mal no Sporting desde a fundação e Bruno, o animador, o melhor presidente da história centenária do Sporting. O esforço da propaganda da “seita” foi sempre neste sentido. Para Godinho Lopes também se ter revelado um excelente presidente no Sporting só precisava de se ter rodeado de gente que também tivesse demonstrado ser mais capaz no Sporting, porque os presidentes também dependem sempre de quem os rodeia e ainda ia mais que a tempo disso. Já o Bruno é importante é para os “brunecos” e a comparação impossível que tentam fazer entre “dois” vultos fica mesmo por aqui, dada a irrelevância do Bruno em qualquer passado ou no contexto atual do Sporting. Não contando claro com quem gosta muito de circo, mesmo para além do Natal.

E se trago aqui esta temática em vésperas de ano novo é porque o maior problema do Sporting, desde que foi campeão pela última vez com Dias da Cunha e para além como é óbvio dos verdadeiros cancros que tanto apreciam saltos altos e também se escondem atrás do Bruno, tem sido mesmo o uso continuado de testas de ferro no lugar de presidentes. E a primeira consequência e a mais óbvia é que os verdadeiros responsáveis nunca são responsabilizados, como também está agora tão em voga e ainda acedem a um livre trânsito para saltar de mandato em mandato.

O Sporting, como qualquer instituição, precisa de alguém que exerça a liderança com capacidades reais para defender sempre o Sporting e só o Sporting. Mais um “fantoche” era a última coisa que o Sporting precisava no ano novo. Quanto mais depressa os verdadeiros novos donos do Sporting se assumirem melhor para o Sporting e para todos os sportinguistas.
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 11:45

L, já cansa de facto esta comparação entre o Godinho e o Carvalho mas agora fiquei curioso - quem são em sua opinião os verdadeiros novos donos do Sporting? Sei que continuamos muito dependentes da banca e que esta conseguiu impingir na administração da SAD quem é da sua total confiança.
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:43

Liondamaia, todos queremos o melhor para o Sporting. Tenho o hábito de ler e a sorte de conhecer pessoas bem cultas pelo que conheço alguma coisa desse periodo da história de Portugal mas claro é sempre arriscado fazer comparações mas são uteis para ilustrar um ponto. Se quiser ver no que esta Direcção tem falhado veja alguns dos posts aqui que temos posto o dedo na ferida. O facto de ser anónimo está relacionado com a necessidade que tenho de continuar no meu actual trabalho e sustentar a minha familia, não ter chatices com "ayatollhas" que enviam ameaças e porque que é normal em blogues - felizmente a cobardia não é dos meus defeitos até pelo contrário como por exemplo demonstrou o meu comportamento em alguns estádios por esse país fora. Ser honesto intelectualmente implica por vezes ter opiniões diferentes dos outros.
Sem imagem de perfil

De L a 27.12.2013 às 15:24

Caro City Lion,

Da mesma forma que deixei de acreditar no pai natal ainda em criança, hoje na Europa há 2 ou 3 clubes de cariz associativo e muitos especiais, com dimensão e capacidade para continuarem a praticar futebol de alta competição. O SLB, não fosse o buraco que o Vieira anda a escavar com a lavandaria angolana e era um deles. Ao contrário do que também se diz não é o SCP que vai perder mais, mesmo para quem pensa que vai perder alguma coisa. Muito dificilmente deixará de aparecer alguém outra vez a tentar vender mais banha da cobra. Isto para dizer que não estou a anunciar nenhuma calamidade mas uma necessidade imperativa do nosso tempo - mais de 100 anos depois da fundação estranho era senão mudasse nada - que permita um nível de competitividade para continuar a disputar e não só participar nas provas da UEFA, por exemplo.

Há quantos anos é que os sócios do Porto também não se imiscuem na estratégia do futebol? No Sporting a quem é que recentemente o Bruno fez o favor de alienar mais 20% do capital da SAD, para fortalecer alguns egos e poder dizer aos filhos que um dia foi presidente do Sporting? Quem era o grupo de sportinguistas que suportava e bem a candidatura do Couceiro e do Camarote Leonino? Quem é vai segurar outra vez o défice no fim da época? O que as contas dizem é que se nem com os putos saíamos do vermelho para o ano ainda vamos aparecer mais fortes não é?

Boas entradas City Lion.
Sem imagem de perfil

De Centurion a 26.12.2013 às 23:00

Não fosse o "ter mandado tudo abaixo" como você diz e aí sim não existia clube.
Saudades da paz podre em que vivíamos ainda não há muitos meses. Não desestabilizem diziam eles...

Lá íamos cantando e rindo para o abismo e o último passo seria dado com o Plano Especial de Revitalização. Que se lixe o Sporting, desde que os pomposos lá continuassem.
Sem imagem de perfil

De altaia a 26.12.2013 às 23:11

As mentiras muitas vezes repetidas nem por isso passam a ser verdades
Sem imagem de perfil

De Centurion a 27.12.2013 às 00:49

Pois então faça o favor de provar que é mentira.
Calha bem que na altura em que estas "mentiras" foram reveladas na Comunicação Social ninguém da anterior direcção veio a terreno exercer contraditório.
Quem cala...

Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:35

altaia, confesso que partilho da sua precupação - quando passar esta liderança ainda não sei o que vai sobrar e a questão não é tanto material.
Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:30

Centurion, deve ter lido mal o meu post - eu comparei o roquetismo à ditadura (embora aquilo fosse mais uma espécie de monarquia). Por outro lado, não é por se gritar ou falar mais alto que se é mais ou menos subserviente. Ao contrário de outros estou sempre feliz quando o Sporting ganha independentemente de quem nos lidera e esse tipo de acusação deve vir de quem se olha ao espelho.
Sem imagem de perfil

De Pean a 26.12.2013 às 22:59

Já vou tendo alguma dificuldade em comentar os seus posts, pois o seu registo surrealista/critico/injusto/completamente alheado da realidade... não se altera.... e já cansa.

Mas já se sabe que esta época de festividades é dada a exageros nos comes e bebes.
Olhe, subscrevo o comentário do Liondamaia!

Bom 2014
Sem imagem de perfil

De altaia a 26.12.2013 às 23:30

Ter duas caras fica MAL

Será que tens dois clubes?



Imagem de perfil

De City Lion a 27.12.2013 às 10:32

Pena, não sei que lhe diga excepto agradecer a sua paciência para apesar de tudo continuar a ler os meus posts e ainda comentá-los. Esse comentário à Carlos Queiroz até teve graça - Feliz Ano Novo!
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.12.2013 às 18:00

Desisto mas boas festas para si também


S.L.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo