Um "clássico" muito bem disputado em Alvalade, com o Sporting quase sempre superior ao longo dos 90+3 minutos da partida, faltando apenas maior eficácia de finalização, muito embora a figura do jogo tenha sido Fabiano, o guarda-redes brasileiro do FC Porto.
Leonardo Jardim tinha indicado que iria mexer um pouco no onze leonino, mas acabou por surpreender com Rui Patrício a dar lugar a Marcelo, Maurício a Eric Dier e Montero a Slimani. O FC Porto até entrou melhor no jogo, mas passados os minutos iniciais o Sporting "arrumou a casa" e começou a exercer o maior domínio das operações, não permitindo espaços nem linhas de passe ao adversário, que só criou verdadeiro perigo para a baliza de Marcelo Boeck uma única vez, aos 7 minutos, quando Ghilas teve uma boa oportunidade mas rematou por cima da trave.
Não obstante o empate caseiro, não posso apontar um único jogador do Sporting que não tivesse feito uma boa exibição. A defesa esteve nada menos do que impecável - salvo no acima referido lance de Ghilas -, Cédric e Jefferson foram absolutamente incansáveis tanto a defender como a complementar as manobras ofensivas; grande jogo do trio do meio campo - William, Adrien e André Martins - Wilson Eduardo também com uma excelente exibição, especialmente na primeira parte e, por fim, Islam Slimani, que não tendo os dotes técnicos de Fredy Montero, não destoou minimamente. Necessitava, como acontece com o seu colega colombiano, de ser melhor e mais frequentemente servido na área.
Três substituições muito bem pensadas por Leonardo Jardim: Montero por Slimani aos 63' - Carrillo por Capel aos 67' e, finalmente, Vítor no lugar de André Martins aos 77 minutos. Carrillo entrou muito bem e criou diversas oportunidades de grande perigo e, ironicamente, Vítor Silva, por duas vezes, teve o golo da vitória nos pés mas faltou pontaria mais certeira.
Uma palavra final para o jovem Eric Dier que mais uma vez demonstrou grande maturidade e serenidade e que tem lugar nesta equipa do Sporting. Ajudou o facto de Marcos Rojo estar a subir de nível com o passar de cada jogo. Muitas razões para optimismo com esta equipa leonina !
Nota: Devo acrescentar que na minha modesta opinião, pelo futebol jogado e perante um adversário da qualidade do FC Porto, esta foi a melhor exibição da época do Sporting.