As "Personalidades do Ano" são, na realidade, as figuras públicas que ocorreram com maior frequência nas notícias publicadas online pelos órgãos de comunicação social ao longo do ano. Recorrendo à tecnologia da Máquina do Tempo foram processadas mais de 900 mil notícias e identificadas quase 11 mil personalidades. Destas notícias recolheram-se 47 mil citações que assinalam os protagonistas e os acontecimentos que definiram o ano. Por este meio foram então identificadas as top 10 personalidades do ano.
Antes de activar o link que me daria a informação pretendida, era a minha plena expectativa - sem ironias - de vir a encontrar Bruno de Carvalho entre estas personalidades, mas tal não sucedeu, muito embora viesse a encontrar uma outra figura ligada ao Sporting que mesmo não se situando na lista top 10, destaca-se diversos meses.
O presidente do Sporting surgiu no mês de Março como a 8.ª personalidade mais noticiada em Portugal, no entanto, o treinador da equipa principal, Leonardo Jardim, surgiu em quatro ocasiões em posição de relevo: Agosto - 6.ª posição; Setembro - 10.ª posição; Novembro - 8.ª posição e em Dezembro - igualmente na 8.ª posição.
Eis então as "Personalidades do Ano" 2013:
1.ª - Pedro Passos Coelho
2.ª - Cristiano Ronaldo
3.ª - Aníbal Cavaco Silva
4.ª - Paulo Portas
5.ª - Jorge Jesus
6.ª - António José Seguro
7.ª - José Mourinho
8.ª - Vítor Gaspar
9.ª - Paulo Fonseca
10.ª - Barack Obama
Surpreendente ?... Em alguns casos, é possível que seja, mas após reflexão, será que a posição de Jorge Jesus, a exemplo, não se limita a denotar não só o protagonismo pessoal do treinador do Benfica, mas de igual modo a tendência "encarnada" dos órgãos de comunicação social portugueses ? Não esperava o mesmo nível de protagonismo de Paulo Fonseca, nem sei bem o que justificará tão elevada afluência noticiosa. Já o mesmo não será aplicável tanto a Cristiano Ronaldo - alvo noticioso quase tão importante como o Primeiro Ministro - e, ainda, ao treinador luso do Real Madrid e Chelsea em 2013, José Mourinho.