Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Logo-blanc-sur-fond-bleu_eng_20131122111850.jpg

 

Alguém (benfiquista), não há muito tempo, adiantou a ridícula noção que a melhor formação portuguesa é a do clube da Luz. Até acho que classificar a ideia de ridícula, é ser simpático, mas, de qualquer modo, eis que surge mais um estudo do Observatório do Futebol (CIES) com conclusões óbvias que anulam por completo a tese "encarnadada", se é que era necessário um estudo para o efeito.

 

O Sporting Clube de Portugal é, segundo o CIES, a 4.ª melhor formação do Mundo, atrás apenas do Ajax, Partizan da Sérvia e Dínamo Zagreb. Até o FC Porto (16.º lugar) situa-se à frente dos "encarnados" (18.º lugar). No total, há 54 futebolistas formados em Alcochete espalhados pelos clubes dos campeonatos analisados. Desses, oito deles ainda estão em Alvalade.

 

FC Porto surge com 41 futebolistas (quatro dos quais no plantel), mais um do que o Benfica, que tem os mesmos quatro no plantel.

 

A lista incluiu jogadores que tenham participado em pelo menos um jogo do respectivo campeonato em 2016/17 até 1 de Outubro ou nas duas temporadas anteriores. Para ser considerado formado num clube, teve de passar três épocas nesse emblema entre os 15 e os 21 anos, precisamente a definição da UEFA para futebolistas formados localmente.

 

Eis a lista dos melhores clubes formadores:

 

Clube
1.º Ajax (Holanda)
2.º Partizan (Sérvia)
3.º D. Zagreb (Croácia)
4.º Sporting (Portugal)
5.º Barcelona (Espanha)
6.º Real Madrid (Espanha)
7.º D. Kiev (Ucrânia)
8.º Sparta Praga (Rep. Checa)
9.º D. Minsk (Bielorrússia)
10.º Hadjuk Split (Croácia)
...
16.º FC Porto (Portugal)
18.º Benfica (Portugal)
No clube
9
5
13
8
7
7
13
8
9
10
...
4
4
Noutros clubes
63
56
42
46
46
46
39
40
38
36
...
37
36
Total
72
61
55
54
53
53
52
48
47
46
...
41
40

publicado às 13:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.10.2016 às 13:52

Não quero entrar em "guerras" com os Benfiquistas nem Portistas sobre esta questão!

O que me apraz dizer sobre sermos a 4ª melhor formação é que temos tirado POUCO proveito disso, quer em termos desportivos quer em termos financeiros embora nestes últimos anos já não tenha sido tanto assim!

Espero que a Academia continue a "dar" talentos e que sejam melhor aproveitados nas duas vertentes, a desportiva e depois a financeira. Sei que já se vêem algumas pérolas mas é necessário que as mesmas evoluam e possam entrar na equipa "A". Este sim o GRANDE salto e a maior dificuldade para alguns deles, às vezes tapados por contratações "cegas".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 14:00

Meu caro,

Em termos desportivos, se o barómetro é títulos, até poderemos concordar até um certo ponto, já o mesmo não é verdade pela vertente financeira.

Não sei de memória, mas já escrevi sobre este assunto e têm surgido outras análises no mesmo sentido. A formação do Sporting tem dado lucros substanciais e se não deu mais, deve-se somente à performance da equipa principal que, invariavelmente, desvaloriza os activos.

Não se deve perder de vista que além do venda inicial de um formado, esse jogador continua a render praticamente durante o resto da sua carreira, sempre que é transferido. Cristiano Ronaldo é apenas o exemplo mais sensacionalista, mas há muitos mais. Aliás, como o estudo do CIES indica, o Sporting tem neste momento 46 jogadores em outros clubes europeus.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 31.10.2016 às 14:04

Sim Rui, em termos desportivos falo de títulos.
Na vertente financeira e apesar de irmos recebendo no resto da vida dos jogadores, falo na parte da venda inicial, onde não somos fortes vendedores.
Espero que no futuro, seja com este ou com qualquer outro presidente que as nossas vendas sejam efectivamente BOAS.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 31.10.2016 às 14:06

Boa tarde,

O Sporting é reconhecidamente um clube com ótima formação, e muitos são os jogadores que populam em grandes equipas internacionais com origens no emblema do leão. Tudo isso é muito bonito e reconfortante, mas...onde é que esses jogadores têm ganho títulos? É no Sporting? Não. Tem o Sporting ganho fortunas com a venda desses jogadores? Não. Eu compreendo as bicadas dos benfiquistas...visto que alguns os jogadores formados na Luz têm ganho títulos...no clube que os formou. Quer se queira, quer não...é a mais pura das verdades. Se fosse ao contrário...seria igual. Esta "coisa" de ser um dos melhores da Europa e do Mundo num top qualquer é uma necessidade muito portuguesa. Estamos sempre a necessitar de nos compararmos uns com os outros, seja no que for. Somos mesquinhos. E em termos desportivos...penso que o Sporting (principalmente com BdC) é o exemplo máximo desse mesmo lado tão pequenino do ser português...

Abraço e parabéns pelo Camarote!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 14:13

Meu caro Jose Santos,

Ter uma boa formação não implica, necessariamente, conquista de títulos. Aliás, não obrigatoriedade alguma. A questão até se reflecte mais nas vendas dos activos mais jovens por não terem sido expostos às "montras" mais valorosas, como a da Champions, por exemplo.

O mercado tem sofrido muitas oscilações ao longo dos anos e várias das boas vendas de outros tempos não devem ser comparadas às que ocorrem no actual mercado. É uma situação que engana, de certo modo, porque feito uma análise em detalhe desde que a Academia SCP foi formada, o rendimento tem sido elevado. Se poderia ser melhor ?... Claro que sim, mas não é uma situação negativa.
Sem imagem de perfil

De Pedro Almeida a 31.10.2016 às 14:26

Como portista, até posso admitir que a nível da Europa o SCP é o melhor, está em 1º na produção de jovens craques, mas só apenas por esse prisma. Pois falar em Formação no seu todo, implica falar em muitos mais campos, vetores.

O FCP por ex., é Campeão da II divisão, é Campeão em Juniores. E a nível geral, se formos por esse primnas, temos:

Títulos por Clube
Total de títulos dos clubes, somando aqui as conquistas, em todas as respectivas categorias jovens: Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis

FC Porto - 58 (22+20+14+2)
SL Benfica - 52 (23+17+9+3)
Sporting CP - 43 (16+12+12+3)

Mas, como digo se formos só olhar para os craques tipo Futre, Litos, Figo, Nani, Reinaldo, Quaresma, J. Mário, Gelson... é óbvio que o SCP é o 1º !!!

Sem dúvida..



Sem imagem de perfil

De José Santos a 31.10.2016 às 14:32

Boa tarde Rui,

Concordo com o que escreveu. Contudo, a única coisa que este tipo de notícias consegue transmitir é o alimentar das habituais guerras nas redes sociais e cafés...e aproveitamento de alguns dirigentes para atirar areia para os olhos de alguns adeptos quando as coisas estão menos bem. No estado atual das coisas, os adeptos somente desejam vitórias dentro das quatro linhas semana a semana, de forma consistente. Os verdadeiros adeptos estão cansados de vitórias em determinados estudos, votações on-line ou em modalidades como o Dressage (desconhecia o jeito do Leão para realizar pet sitting com cavalos).

Se verificarmos o top ten...e tirando o Barcelona, o Real Madrid e talvez o Ajax...haverá razões para tanto orgulho?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 15:02

Meu caro,

É obviamente adepto de um clube que não o Sporting, caso contrário reconheceria a nulidade da sua pergunta final.

A formação do Sporting tem provas dadas ao longo de décadas e é, sem dúvida alguma, uma razão de grande orgulho sportinguista.

Há questões laterais que podem ser analisadas e debatidas, mas a formação, à raiz, tem um registo deveras espectacular.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 31.10.2016 às 15:42

Boa tarde Rui,

Sim, sou adepto do Clube. Sim, tenho orgulho na formação de muitos jovens que se tornaram em jogadores de renome mundial. Não, não tenho orgulho na forma como o clube gere estes mesmos jogadores estão na equipa principal. É aqui que reside o grande problema. João Mário é um dos poucos em que este processo correu bem.

Relativamente à potencial nulidade da minha pergunta...não tenho qualquer tipo de orgulho em comparar o meu clube com Partizan, D. Zagreb, Sparta de Praga ou D. Minsk.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 15:56

Mas logo a seguir também tem o Real Madrid e o Barcelona.

O problema com a valorização dos jovens em anos mais recentes está directamente ligado à performance da equipa principal. A exemplo, a ausência da montra da Champions é um factor de inquestionável impacte.
Sem imagem de perfil

De Zé Bastos a 31.10.2016 às 14:28

Sem dúvida que a formação do Sporting tem sido a melhor nos últimos 20/30 anos, acho que isso nenhum Benfiquista ou Portista pode negar, mas esse facto não é estático, sofre mutações, o Benfica também dominou a formação noutras décadas, embora seja um processo que demora tempo, pois um jogador não se "fabrica" em 2 ou 3 anos, começa a ver-se uma evolução nos clubes adversários. Esta noticia baseia-se muito em números absolutos e não em qualidade, o que não quer dizer que não exista, mas não é um factor determinante. Enquanto a qualidade de muitos deles é de classe mundial, existem muitos outros que nem o Sportinguista mais ferrenho se lembrará que foi formado no clube.

Se quiserem fazer um exercicio sério começarão a notar que nos últimos 4/5 anos tanto Benfica como Porto, têm começado a lançar jovens com muita qualidade com alguma regularidade o que não acontecia há muitos anos, o Sporting também, mas não com o mesmo nível nem os mesmos números de à 7,8 ou 10 anos.

Com o aparente "desafogo" financeiro e aposta em jogadores estrangeiros de melhor nível, o Sporting também desinvestiu na sua formação nestes últimos dois anos, o que pode ser mau para alguns dos jovens que necessitavam de continuidade. Os casos de William, Adrien e João Mário são em si um paradigma, será que um Sporting com mais desafogo financeiro teria feito a aposta nestes jogadores? Onde estariam hoje?

Este tem de ser o equilibrio que os clubes e os treinadores terão de encontrar, formar equipas que sejam competitivas com jogadores estrangeiros de qualidade, mas aproveitando os talentos que vão saindo das academias. No Benfica Bernardo Silva é talvez o maior exemplo da falta deste equilibrio em anos recentes, e que aparentemente tem vindo a ser reposto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 14:59

Os talentos oriundos do Seixal nos últimos 4/5 anos, como refere, não coloca de modo algum a formação no mesmo patamar da do Sporting. Quanto muito, poderá ser dito que sofreu uma evolução neste período, evolução esta que também tem muito a ver com a performance da equipa principal, vertente que tem afectado o mercado para os jovens do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Zé Bastos a 31.10.2016 às 16:33

Eu não insinuei isso, mas a titulo de curiosidade compare os ultimos 4 anos, os jogadores saídos de ambas as formações e qual as suas situações.

O que mostra é que a manter-se a tendência a inversão dar-se-á a médio prazo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 31.10.2016 às 14:36

Rui Gomes,

Penso que a sua análise não é correcta e, sinceramente, o adjectivo utilizado é até deselegante. E digo deselegante, porque está a descontextualizar no tempo, essa reivindicação dos Benfiquistas.

A questão, no meu ponto de vista, tem a ver com os momentos analisados... Ou seja, o que este estudo revela é que, num passado MUITO RECENTE, o SCP foi era o líder da formação em Portugal e, porque não dizê-lo, um dos melhores do mundo.

Penso que esta fase teve especial relevo após a formação da Academia em Alcochete.

No entanto, quando os adeptos do Benfica dizem que a melhor formação é a encarnada, estão a falar do presente e não do passado.

Ora, os dados apresentados, são relativos a seniores. E nada tenho a apontar a esses dados.

Mas, se analisarmos as convocatórias recentes das selecções jovens, dos vários escalões, percebemos que a mudança é real e inequívoca, com o Benfica e o Porto (FC Porto + Padroense) a dominarem as convocatórias.

Ou seja, se repetirem este estudo daqui a, por exemplo, 8 a 10 anos, presumo que o resultado será o inverso, e isso é que irá reflectir o trabalho feito "as dias de hoje".

Estes dados reflectem o trabalho feito pelo SCP no tal "passado recente".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 14:55

Meu caro,

Debater este assunto com contexto de comparação ao Benfica é um exercício fútil.

Não é por o clube da Luz ter apresentado meia dúzia de talentos acima da média em anos recentes, que o coloca no mesmo patamar que o Sporting.

Fala nas selecções jovens, que até têm muito que se lhe diga, mas ignora o recheio da selecção A campeã europeia.

Quanto à deselegância, toda fosse apenas esta.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 31.10.2016 às 14:46

Confesso que fiquei surpreendido com as posições cimeiras ocupadas pelos dois clubes da ex-Jugoslávia, Servia e Croácia, respectivamente. Desconhecia as suas capacidades na formação de talentos mas, vendo bem, são conhecidos inúmeros jogadores oriundos daquela zona da Europa.
Os encarnados sustentam a sua teoria da novel melhor escola do mundo e arredores nas instalações e equipamentos á disposição.
Recordo, certa vez, o Dr. Dias Ferreira responder a uma pergunta sobre se o SCP poderia vender a sua Academia o seguinte; "a força de formação do SCP não está nas instalações mas no now how".
E é nesse ponto que reside a minha preocupação. As informações que me chegam é que, primeiro no mandato de Godinho Lopes e, eventualmente, depois na reestruturação levada a cabo por BdC, terão saído muitos dos treinadores que formaram tantos talentos ao longo de gerações.
Ouvi mesmo dizer que alguns estarão a trabalhar actualmente no Seixal.
Será isso verdade? O Rui tem algum conhecimento acerca desta problemática?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 20:41

A minha memória não dá para tanto, teria de recorrer a pesquisa. É verdade que tem havido alterações em anos recentes e tenho uma vaga ideia de ingressos no Benfica, mas não me vem à ideia nomes.

Mas a estrutura da Academia é um assunto muito complexo que exige análise profunda por quem tem vastos conhecimentos da matéria.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 14:49

Este tema da formação tem o que se lhe diga.... se é verdade que não é sinónimo de títulos (o exemplo do Sporting é evidente), também é verdade que toda a gente quer ser reconhecido pela sua formação (se assim não o fosse, não ouviríamos constantemente a retórica benfiquista a alegar que são a melhor formação).

O maior activo do Sporting é a sua Academia... mas também é o da Selecção Nacional (que o digam os 10 jogadores campeões europeus).

Dizer que não é importante a formação, só porque não somos campeões nacionais, é uma visão muito redutora do que significa formação.... quais são os nossos símbolos? quais as imagens que se vê nos nossos balneários? Cristiano Ronaldo, Luis Figo, Nani, mas podem ser o Rui Patricio, Adrien Silva, William Carvalho.... em comparação com os Luisões e Heltons desta vida.... peço desculpa aos rivais, mas nós temos uma história distinta, os nossos capitães são da casa, e temos orgulho nisso!
Com ou sem títulos nacionais.... a nossa formação é das melhores do mundo... e deveria ser mais respeitada por um País que tem muito a dever ao Sporting Clube de Portugal.... formação não é apenas criar um jogador, mas sim ensinar/moldar um tipo de jogador, e isso é o forte do Sporting!

Não esquecer que a nossa grande falha ao nível da formação, foi não ter tido a capacidade para reter durante mais tempo alguns dos nossos valores (Ronaldo, Nani, Quaresma, etc), espero que se tenha percebido com os erros do passado.... outro clube rival pelos vistos gosta de nos imitar em tudo e pelos vistos foi pelo mesmo caminho.... o de vender os jovens ainda quase sem calçar na equipa principal.
Acho um erro vender estes talentos com tão tenra idade, tal como o Ronaldo, o Renato Sanches ou Bernardo Silva irão fazer as suas carreiras longe de Portugal, e sendo verdade que é muito dinheiro.... também é verdade que se paga grandes ordenados a jogadores estrangeiros que nem metade da qualidade têm!

Acho que se deveria valorizar mais o jogador português.... afinal até campeão europeu!
Sem imagem de perfil

De Marco a 31.10.2016 às 15:30

Nao querendo entrar na discussao de qual é ou deixa de ser a melhor ( para mim o Sporting era/é, com o Benfica a portar-se muito melhor agora), apraz-me dizer que é, no minimo, pouco inteligente usar um estudo que refere quantidade procurando aferir qualidade.

Este estudo fala de "Mais", nao de "Melhor". Obvio demais, mas por esta altura tem-se assistido a tanto mau uso de informacao neste nosso futebol que ha que comecar a limitar a palavra a quem apenas pretende propraganda barata (ou simplesmente nao entende os ambitos dos estudos, por exemplo)

De resto, ainda falta trabalho ao Benfica para atingir o que a formacao do Sporting conseguiu, mas as tres academias estao a funcionar muito bem e recomendam-se
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 15:37

Quer maior qualidade, que ter 2 prémios de melhor jogador do mundo?!?!
ou vai-me dizer que qualidade é meter um puto no banco do Bayern ou no Mónaco?!

Qualidade na formação é igualmente os exemplo do José Fonte e do Beto (GR), que fizeram a sua formação em Alvalade e mesmo não tendo oportunidades no Sporting, não deixaram de jogar em grandes campeonatos.... estes exemplos apenas evidenciam o grande trabalho de formação ao nível da personalidade que se dá em Alvalade, formação não é apenas ensinar a dar uns pontapés na bola....
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 16:47

João Moutinho?
Sem imagem de perfil

De Marco a 31.10.2016 às 17:40

Caro Schmeichel, referi-me ao estudo em questao, que nao menciona qualidade mas sim quantidade.

Dai tambem me referir ao facto de quem retira ilacoes inapropriadas de um estudo destes (tais como encontrar referencias a qualidade no mesmo) se deveria abster de comentar, pois nunca irá dizer nada muito inteligente (acabam normalmente por atacar o Benfica com referencias meio tontas ao Renato Sanches, e indo buscar um jogador que formaram há 30 anos e outro há 15).

De resto, friso que (ainda) nao comparo os frutos da academia do Sporting com outra qualquer em Portugal, mas as 3 maiores estao, finalmente, a trabalhar muito bem

Saudacoes desportivas
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 18:11

Caro Marco,

O estudo é quantitativo, e não qualitativo.... mas se fosse qualitativo, a diferença do Sporting para os restantes ainda seria maior!
O Sporting formou 10 jogadores campeões da Europa, quantos tem o benfica?! Quantos jogadores tem o benfica por exemplo na Premier League? e na Liga Espanhola?

E essa ideia de formar há 15 anos, é mentira.... o Cédric, o Dier, o Bruma, o João Mário, etc! Isto não é formação de qualidade nos últimos anos?!?!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 18:44

Schmeichel,

É perder tempo e energia tentar debater estas questões com benfiquistas como este Marco. Não tem argumentos bem fundamentados e recorre a palermices. Enfim...
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 17:05

Eu não consigo perceber como isto é um motivo de orgulho para um adepto de Sporting. Afinal um clube de futebol serve porque? Formar o máximo de jogadores possíveis para os outros clubes ou para ganhar competições e títulos? Eu como adepto do tricampeão, quer que o meu clube ganha o TETRA, não formar mais “Renato Sanches”! Para ser um clube de topo, não necessita ter uma boa formação. O Benfica tem provado isso nos últimos anos, tal como o Porto antes.

Viva o Benfica e boa sorte para o Sporting para o futuro 
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 17:33

"Para ser um clube de topo, não necessita ter uma boa formação."

Não, hoje em dia só é preciso ter dinheiro.... o Chelsea e o Man City que o digam!
É este o futuro do futebol? clubes sem alma?! pelos vistos sim....

Mas se a formação não é importante como diz, então porque razão o benfica investe tanto? e o Barcelona? e o Real Madrid? mesmo o City ou o Chelsea investem muito em formação....

Não me precisava de ter de explicar que no benfica estão-se a marimbar para a formação... É pena é ter de explicar a estes adeptos benfiquistas, que o benfica atingiu a sua grandeza histórica no passado a jogar só com portugueses.... e mais, o benfica foi o ultimo clube a aceitar estrangeiros em Portugal.
Ao contrário do que se possa pensar, as Selecções Nacionais no passado, as bases eram do benfica... hoje é o Sporting que ocupa esse espaço! Por essa razão, é que o Sporting deveria ser muito mais respeitado, por ser o clube que mais faz pelo País.

Mas já percebi, o que lhe importa é o tetra.... com ou sem vouchers.... vale tudo para ganhar, mesmo indo contra os ideais históricos do clube!
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 17:43

Que azia lol. Logo a desparrar contra o glorioso. Esta lista apenas apresenta quantidade e não qualidade! Só existe 2 clubes dos 5 principais ligas da Europa no top 10, e logo da Espanha! Podes falar do passado, mas eram tempos diferentes. Esse é o vosso problema, agarrados ao passado, sem perspectivas para o presente e para o futuro!

Volto a referir, hoje em dia, os clubes de TOP não necessitam formação para ter sucesso. Esta provado.

Mas parabéns ao Sporting pelos jogadores formados para os outros clubes. Eles agradecem!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 17:57

Para ganhar, os clubes não precisam de formação, precisam é de dinheiro... esta é a verdade!
Mas pense assim, se o Arouca tiver um magnata chinês por detrás, corre o risco de ser campeão, e lá virão os Mários desta vida festejar e dizer que o Arouca é um clube enorme.... porque ganhou!
Cada qual com a sua visão sobre, o que são os valores de um clube... o Sporting tem na sua génese uma visão de formação, que se estende a várias modalidades, só ultrapassado pelo Barcelona (aquele clube pequenino...).

Mas não precisa de me vir com essa conversa sobre a formação.... tem, de ir dizer é ao seu Presidente.... ele é que passa o tempo todo a falar nisso... e que são muita bons! enfim!
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 18:10

O Leichester ganhou com menos dinheiro! O Valencia ja ganhou com menos dinheiro! O Porto ja ganhou um LC e duas LE com menos dinheiro! O Nice esta em primeiro com menos dinheiro. O Feyernood esta em primeiro com menos dinheiro! O Boavista ja ganhou com menos dinheiro! Sevilha, Hoffenheim, Tottenham, Braga, Tondela, Rio Ave etc... O dinheiro ajuda, mas não é tudo.

Agora sobre os valores de cada clube, prefiro o meu! E de longe!!! Na proxima que estiveres em Alvalde com o teu clube a perder 3-0 com um rival e o publico a continuar a puxar pelo clube, depois alamos Schmeichel! Até la, continua com os vossos cartazes de "Atitude"...

Boa sorte
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.10.2016 às 18:20

Mário,

Sabes quem é que inventou a expressão, "rasgar o cartão de sócio"?! pergunta no estádio da Luz.... alguns vão te explicar!

Não sabes do que falas... comparas perder um jogo, em que cantaram umas tretas aos 70 minutos, e comparas isso com não ganhar títulos há mais de 15 anos.... nunca irás perceber!
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 18:29

Sobre o primeiro tema, parece ficaste sem argumentos. Deixaste falar. Normal para um Sportinguista. Como tudo que tem acontecido nios ultimos anos...

Agora sobre esse "contra ataque" do cartão de socio. Enfim. Um caso que é um não caso. Mais tens razão, nunca vou perceber os 15 anos...

Mais uma vez, boa sorte para o vosso futuro. Vão mesmo precisar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 18:37

Mário,

Anda por aqui a querer convencer quem do quê ?... Se o seu tempo é inútil, o nosso é precioso e preferimos não o desperdiçar com conversas banais e inconsequentes.
Sem imagem de perfil

De Mário a 31.10.2016 às 18:42

Tem calma pah. Outro Sportinguista que quando fica sem argumentos para debater começa logo a desparrar Não quer convencer ninguem de nada. Não preciso...

Boa sorte para o futuro
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 31.10.2016 às 19:19

É indiscutível que, nos últimos 20-25 anos, o Sporting formou mais e melhor futebolistas. Tal sucedeu após um desinvestimento que o Benfica fez a partir do início da década de 90 do século passado. Amanhã, há que ir ao 'cemitério' pôr uma velinha a Vale e Azevedo, Manuel Damásio e comparsas, que destruíram a formação do Benfica.

Mas nem sempre foi assim. Relembrem-se, por exemplo, os títulos de sub-20, onde os 3 ditos grandes ombreavam em número e qualidade dos futebolistas que compunham essas seleções.

Para concluir, pessoalmente estes 'títulos' importam-me muito pouco. Num país que iniciou, em pleno século XV, a globalização, o meu Benfica pode ser constituído por 25 futebolistas, cada um de sua nação, desde que sejam bons e ganhem. Porém, nada disto invalida a minha 'introdução'.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 20:36

Ah... sim, a globalização !?! Isso explica o Benfica já ter entrado em campo com onze estrangeiros e, por essa ordem de ideias, o adepto fica orgulhoso.
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 31.10.2016 às 20:47

Não se trata de orgulho ou não. Não me interessa rigorosamente nada a origem dos futebolistas, apenas a sua qualidade, ou falta dela.

A questão da formação interessa, sobretudo, às respetivas seleções. Mesmo em termo de benefícios financeiros futuros, convém reconhecer que a formação destes atletas fica bem cara.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 21:03

Pois a mim incomoda-me ver uma equipa europeia completamente recheada de sul-americanos. Sempre preferi promover o produto caseiro, nomeadamente da formação.

Há aqui uma questão que alguns adeptos parecem não compreender. Se os clubes abandonarem a formação por completo, como é que futebolistas vão ser criados ?

Há Ligas norte-americanas, pese ser em outras modalidades, que pagaram uma factura bem pesada por terem abandonado a respectiva formação.
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 31.10.2016 às 21:31

Em nenhum momento defendi abandonar a formação. O que quis dizer é que, entre um Lindelof sueco ou um Paulo Madeira português, que venha o sueco.

Aliás, qualquer clube anda por esse mundo mundo à cata de jovens talentos e qualquer um dos nossos clubes forma «n» atletas dos mais variados cantos do mundo.
Sem imagem de perfil

De Santos a 31.10.2016 às 23:12

Segundo a lógica apresentada pelo autor, podemos afirmar que o Dinamo de Zagreb e o Partizan têm uma formação superior à do Sporting?

Eu acho que não, mas se é essa a lógica...

Mas pronto, parabéns ao Dinamo Zabreb e Partizan por terem a 3ª e 2ª melhor formação do mundo.

E boa sorte para o Sporting, pode ser que um dia consiga ultrapassar esses modestos clubes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.10.2016 às 23:29

Primeiro, não é a lógica de um autor, mas sim as conclusões do estudo, e este reflecte as estatísticas disponíveis de momento.

O argumento do "melhor" é lateral.

Tente compreender !
Sem imagem de perfil

De Santos a 01.11.2016 às 00:16

O argumento do "melhor" é tão lateral que é o título do texto.

Se o autor não se distância das conclusões do estudo a única conclusão lógica é que partilha da opinião que o Partizan e o Dinamo têm uma formação superior.

Se discorda no fundo o que está a dizer é que afinal essa lista não serve para comparar formações...

Estatísticas? O que sei, porque li o estudo, é que aparecem duas listas referentes à formação, mas só é citada aquela onde o Sporting aparece em 4º...

"Há mentiras, mentiras malditas e estatísticas."

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo