Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A comemoração do 20º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo verificou-se numa altura de grande sucesso da formação leonina. Ultrapassada a fase de enorme incerteza e instabilidade, sob a coordenação de Paulo Gomes e Tomaz Morais foi teorizado e aplicado um projecto que, através da introdução de uma abordagem multidisciplinar com base nas Ciências do Desporto e Ciências Médicas, visa o desenvolvimento individual dos atletas. Trata-se do “Modelo Centrado no Jogador” (MCJ), que é um programa pedagógico e educacional que incentiva a conjugação da evolução desportiva com o progresso das suas habilitações académicas”. O futebol feminino integra também o projecto.
Segundo Tomaz Morais, o MCJ “é uma abordagem holística e científica aos nossos jogadores e equipas. Temos muitas áreas a realizar um fantástico trabalho. Queremos que os jogadores tenham boa educação, carácter, valores, disciplina, compromisso. Isso é muito importante para nós. Para o Sporting, a atitude é a qualidade mais importante dos jogadores. Onze jogadores da formação ganharam o Campeonato com a equipa principal. Não tenho palavras, foi um sonho para nós. Vencemos o Campeonato com os nossos jogadores da formação dentro da equipa. Foi muito importante para todos nós na Academia. Foi um momento muito especial e provámos o valor do MCJ”.
Esta abordagem multidisciplinar tem como meta final a identificação dos jogadores com a mística do Sporting e a evolução dos jovens atletas dentro e fora do campo de futebol, na perspectiva de fazer crescer a pessoa e o jogador. Desenvolvendo o jogador, desenvolvem-se as equipas leoninas, potenciam-se as capacidades desportivas e intelectuais e contribui-se para que o ADN do Sporting seja cada vez mais forte, para que a formação do Clube seja todos os dias mais forte. O projecto “Modelo Centrado no Jogador” foi distinguido com o prémio internacional da Associação Europeia de Clubes, na Suiça em Setembro de 2021.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.