Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




abola.pt.jpg

A Academia do Sporting, pioneira na formação de atletas, e reconhecida em todo o mundo como excelente, também é, neste contexto uma mais valia. Ganhou prestígio pela sua competência. Não é obra de uma pessoa mas de muitas. Sem pretender menorizar outros contributos, é justo salientar o nome de José Roquete, como exemplo. Aurélio Pereira cujo nome está ligado à descoberta de talentos, merece a gratidão do Clube, mas é mais um (embora importante) nesse esforço colectivo.

Todos (e são muitos) os que estiveram ligados à formação mereciam ter o seu nome, do ponto de vista simbólico, com referência. A verdade é que só pode ser um. E seja qual for a solução, nunca será consensual. O único consensual será José Alvalade, com nome no estádio, porque sem o dinheiro da sua família, dificilmente o projecto "Sporting" teria tido pernas para andar. Mas na época, também não esteve sozinho.

Porquê Cristiano Ronaldo? CR7 foi formado no Clube, a quem deve muito, mas deve muito mais ao seu talento, e sobretudo ao seu trabalho. É um nome conhecido em todo o mundo, que se confunde com o do próprio país. Dar o seu nome à Academia do Sporting, com a sua concordância, traz visibilidade e prestígio ao Clube. Voltando ao início do comentário, para além da homenagem ao atleta, também saem reforçados os interesses do Sporting.

A polémica que se gerou não tem nenhum sentido. Apenas se compreende à luz da guerra contra a actual Direcção. Tivesse ela sido tomada pela anterior e haveria festa e foguetório.

É o Sporting que temos.

Texto de Nação Valente

publicado às 04:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 23.09.2020 às 07:52

Concordo com a questão da homenagem, enquanto símbolo de um conjunto de pessoas, não de um local em que nem sequer esteve enquanto jogador das camadas jovens.

A ideia é boa, mas foi bem feita?
À pressa e envergonhadamente, sem que o próprio Ronaldo se tenha ainda pronunciado sobre o assunto?
Um dos atletas mais mediáticos do mundo, e só conseguimos isto? Fosse "a decisão tomada pela anterior e haveria festa e foguetório" porque a coisa teria sido mais bem melhor feita (pelo menos uma reaçãozita do homenageado, um videozito inspirador)
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 23.09.2020 às 10:06

Pelo que me parece Cristiano Ronaldo deu o seu acordo e deve cá estar para a inauguração.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.09.2020 às 10:11

O LG enoja!!!. Nem vale a pena dizer mais... enoja!!!
Sem imagem de perfil

De LG a 23.09.2020 às 10:15

Quando não se gosta da mensagem ataca-se o mensageiro.
Nada de novo por aqui
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.09.2020 às 10:22

"sem que o próprio Ronaldo se tenha ainda pronunciado sobre o assunto?"

Isto não é razoável, LG. Alguém acreditaria que o CR7 não autorizou explicitamente que o seu nome fosse dado à Academia? Ao que parece bastou um telefonema.

Para mim será sempre Alcochete, ou Academia, e apesar de considerar que o rosto da academia é o grande Aurélio Pereira, que para mim está para a formação como Moniz Pereira está para as modalidades, acabo por enfiar a viola no saco e considerar que a escolha foi acertada.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.09.2020 às 10:43

Não é essa a questão, não estou a duvidar que Ronaldo tenha aceitado a homenagem.
A questão é a projeção pública: a página de facebook do Ronaldo tem mais de 130 milhões de seguidores, o instagram tem "apenas" 238 milhões, e não conseguiram UMA ÚNICA REACÇÃO dele?
Falando numa linguagem que a atual direção adora, onde está o engagement?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.09.2020 às 11:23

A sua "mensagem" é puro lixo!!!
Perfil Facebook

De Vasco Almeida a 23.09.2020 às 23:05

Lg quando ele vier cortar a fita vai publicar com o devido destaque no insta e face, tudo a seu tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.09.2020 às 23:34

Nem então ele reconhecerá o mérito da situação.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.09.2020 às 21:34

LG
Você, de certeza, não conhece Cristiano Ronaldo.
Insinuar que a Direção não consultou Cristiano Ronaldo, coloca-o( a si) ao nível do presidente do Nacional da Madeira.
Antes de matraquear as teclas do computador, pense no que vai papaguear!
Sem imagem de perfil

De LG a 24.09.2020 às 09:24

Ofereço aulas de interpretação de português, se quiser
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 23.09.2020 às 12:36

Bom de uma coisa todos podemos ter a certeza, bem ou mal divulgado, com mais ou menos "engagement", é algo que diz respeito ao SPORTING, que pertence ao SPORTING, que interessa aos Sportinguistas e não um qualquer video para anunciar uma gravidez que a mulher (que nem sei se existe) do Varandas possa ter......
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.09.2020 às 12:48

Do que você se lembrou...

Dos momentos mais ridículos a que já assisti. Eu estava no estádio (estou sempre) e praticamente não se percebia nada por causa da reverberação.

Mas quando circulou nas bancadas que BdC tinha acabado de anunciar que iria ser pai, foi uma vergonha alheia generalizada.... Pelo menos na bancada onde costumo estar, que é frequentada por gente moderada.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.09.2020 às 15:27

verdesangue,
Se bem lembro, penso ter visto uma notícia na comunicação social, que Varandas tinha sido pai, recentemente. Portanto, é um assunto do foro privado, e assim deve ser.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.09.2020 às 16:14

Bom, então talvez tenha interpretado mal o verdesangue.

Genuinamente pensei que se estivesse a referir àquele "lindo" episódio em que Bruno de Carvalho anunciou que ia ser pai nos ecrans de Alvalade e no intervalo de um jogo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.09.2020 às 15:20

LG,

Como escrevi ontem, num outro comentário, para os opositores deste Presidente, nem que ele inventasse a roda, no caso de não estar inventada, seria elogiado. Encontrariam sempre um "mas" para desvalorizar. Por exemplo que tal invento devia ser coisa do mafarrico. Quando se está em negação é que acontece.

Sobre a autorização do Ronaldo, foi dada com a condição de estar presente na inauguração. Sem mais palavras.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 24.09.2020 às 11:33

Caro LG, o CR7 deu o seu acordo e estará cá na cerimónia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.09.2020 às 10:34

Este tipo de polémicas são as habituais quando nos aproximamos de uma AG, tem sido sempre assim com esta direcção, faz parte de uma estratégia que visa colocar fait-divers antes de se discutir temas importantes e assim distrair….

Eu não sou contra o nome Cristiano Ronaldo para a Academia, porém acho que como se trata de uma mera homenagem, a pessoa em questão deveria ser o Aurélio Pereira…. se por outro lado o objectivo for dar maior destaque ao Sporting creio então que o naming Cristano Ronaldo deveria ser dado a outra coisa que não a Academia, não acho verosímil o argumento de que alguém no estrangeiro saiba o nome das grandes Academias de futebol do mundo, logo não vejo grandes benefícios para o Sporting a não ser efectuar uma homenagem ao melhor jogador português de sempre.

Um outro ponto que queria também destacar é esta ânsia em criar a ideia de que a melhor formação é o resultado da Academia…… pois que eu saiba os nossos melhores formandos de sempre não foram criados em Alcochete, mas sim nos campos de Alvalade, dormindo na Nave de Alvalade, tais como Futre, Figo ou Ronaldo, e olhando para o passado o nosso problema nunca foi a formação mas antes o aproveitamento desses jogadores enquanto séniores. Creio que esse problema continua sem ser resolvido, já
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.09.2020 às 10:35

Comentário acima é meu…..
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 23.09.2020 às 11:12

Pelo comentário do Nação Valente deduzo que se fosse uma decisão da direcção anterior, ele seria completamente contra.

Por mim, volto a dizer, era preferível uma parceria comercial mas também não acho mal e muito menos qualquer polémica
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.09.2020 às 11:25

Já lhe fiz esta pergunta ontem e não me respondeu.

Onde está esse "parceiro" ???
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.09.2020 às 12:13

Talvez a ideia também possa ser através do Ronaldo trazermos a Nike atrás.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 23.09.2020 às 19:17

Cabe à direcção encontrar esse parceiro - não a nenhum de nós.

A formação do Sporting é reconhecida como uma das melhores do mundo - pode não ser facil mas não será concerteza impossivel arranjar um bom patrocionio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.09.2020 às 19:26

Pois... especialmente depois do ataque?!?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.09.2020 às 15:23

Cris Dileo,

Pode fazer as interpretações que quiser do meu comentário, mas onde é que leu que se fosse a anterior Direcção eu era contra?

Sem imagem de perfil

De Luís Silva a 23.09.2020 às 11:53

Academia Nike Cristiano Ronaldo... got it...
O futuro trará novidades...
Sem imagem de perfil

De Paulo Matos a 23.09.2020 às 16:53

Mas qual o clube que não gostaria de ver associado a si o nome de Ronaldo?
Acho muito bem e este é um sentimento transversal aos Sportinguistas que não defendem A ou B, ou têm predilecções pessoais. Sporting acima de tudo! Boa iniciativa!
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 23.09.2020 às 19:48

Nem mais. Mas, mas quem é que no seu perfeito juízo, rejeitaria e não aproveitava a honra, o prestígio e a excelência de ter e dispor da vontade, do Sportinguismo e gratidão, do melhor jogador do Mundo?
O nosso extraordinário, querido e emérito Aurélio Pereira (o Senhor Formação) já e muitíssimo bem, foi homenageado e viu o seu nome perpetuado na Academia, designadamente o Estádio.
A junção destes dois enormes Sportinguistas e personalidades, encontram-se assim congregadas, associadas, de forma digna e umbilical no local mais adequado e próprio - a Academia.
Parceria de enorme significado e potencialmente vantajosa a todos os níveis, ângulos e visões, para o presente e futuro.
O contrário, apenas poderá significar a existência de sentimentos auto destrutivos, como pena e/ou inveja, ou mesmo, resquícios desviantes mal resolvidos e resultantes indícios de maledicência gratuita, laivos de má fé ou vontade patológica incorrigível e doentia, de se colocarem sempre do lado errado da baricada.
Força Sporting - Bem Vindo de regreso Vristiano.
SL
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 23.09.2020 às 21:31

Errata:
Bem Vindo de regresso Cristiano.
Sem imagem de perfil

De J,OLiveira a 23.09.2020 às 22:29

Quantos clubes em Portugal e no mundo não dariam tudo para ter uma Academia ou Centros de Estágio (alguns mal amanhados com 3 ou 4 relvados e balneários e depois dão-lhe o nome de Academias...) com o nome do melhor jogador do Mundo (as estatísticas não mentem) e o melhor jogador português de todos os tempos. É preciso recordar que o Sporting é o único clube a nível mundial que formou 6 bolas de ouro FIFA (CR7 - 5, Figo - 1).
Ele associou-se à excelente iniciativa da Direcção e quer estar presente, Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete com o próprio a cortar a fita, como ele pediu, para grande desgosto do LG, Shmeichel e Cris Dileo (que equipa do bota abaixo).
Dizer que isto é para distrair os sócios, não lembra nem ao guru, como se os sportinguistas não soubessem destrinçar as coisas.
Espero no dia da inauguração estar em Alcochete a assistir, é que eu sou apenas do Sporting e não preciso de mentores, penso e sempre pensei pela minha cabeça.
SL
Imagem de perfil

De relva a 24.09.2020 às 10:27

Com o titulo concordo, com a decisão não. Importa é logo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 24.09.2020 às 11:36

Se nas decisões menos felizes tenho criticado também sei elogiar quando as coisas correm bem. Esta é uma medida que merece o meu aplauso, quantos clubes não gostariam de poder dizer que formaram o melhor jogador do mundo??

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo