Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A agenda também chateia o Sporting

Rui Gomes, em 21.12.20

Quando a agenda encheu, também o Sporting  embaciou. À primeira sucessão de três jogos numa semana, os rapazes de Rúben Amorim não tiveram a mesma energia: as maldades do calendário tocam a todos.

Os três da frente ganharam, mas de formas diversas. O extraordinário é que, por um par de minutos, o pior desempenho (o do Benfica) não rendeu o primeiro lugar em igualdade de pontos com o Sporting. Seria, nesse caso, a melhor equipa da Liga, para aplicar a lógica de Jesus?

image.png

O Gil Vicente discordaria, mesmo a jogar com apenas dez. Rematou tanto como os lisboetas (12 vezes) e enquadrou mais bolas na baliza (7), depois de os conter sem problemas aparentes enquanto teve onze jogadores lá dentro e até depois disso. O Benfica será sempre um perigo, pelas armas à disposição, mas fica a ideia de que piora, em vez de melhorar. A Supertaça vai trazer mais dados, depois de amanhã, ainda que o adversário viva as suas próprias idiossincrasias.

O FC Porto fez, com o Nacional, o jogo mais consistente dos três. Conseguiu o feito raro, esta época, de acabar uma jornada da I Liga sem golos sofridos, nem percalços de monta. Na verdade, fez setenta metros de um futebol sem contestação. Nos outros trinta, estragou jogadas atrás de jogadas com um catálogo inteiro de más decisões individuais e erros técnicos incompreensíveis que fizeram da noite de ontem bastante menos do que ela devia ter sido, como se não fosse possível aos jogadores reunirem o mesmo foco nas duas pontas do campo. Foi mais desconcertante ainda por três dos participantes no ataque serem Corona, Otávio e Taremi, a quem a bola não costuma incomodar. Por muito confuso que esteja, o Benfica não dará tantas chances.

Texto da autoria de José Manuel Ribeiro, Director do jornal O Jogo

publicado às 11:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 21.12.2020 às 13:03

As análises de o Jogo são sempre algo enviesadas, a favor do Fcp. Mas quanto à Supertaça e já que não podem perder os dois, que perca o pior, na certeza porém, que o treinador perdedor vai, provavelmente, dizer, após o jogo, que a sua equipa foi a melhor. Essa será a parte do espetáculo que eu não quero perder.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 13:31

Estão bem um para o outro!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.12.2020 às 14:26

Bem, aí sou sempre tendencioso: na dúvida, que perca o Benfica. Que perca SEMPRE o Benfica!
Sem imagem de perfil

De Zen a 21.12.2020 às 14:31

Os 5-0 da época passada ainda não passaram?
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.12.2020 às 15:00

E os 7-1?
Sem imagem de perfil

De o cunhado a 21.12.2020 às 15:03

É para o Zen, mas eu respondo de certezinha como ele.
Os 7 a 1 passaram. Nós não somos gente de guardar ressentimentos.
Sem imagem de perfil

De o cunhado a 21.12.2020 às 15:01

Nem nunca passarão!
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 21.12.2020 às 15:46

Caros, nesse jogo de má memória dos 5-0 até poderíamos ter ganho por 10-0 que quererei, em qualquer modalidade e qualquer competição, que o Benfica perca SEMPRE. E por muitos!

Feitios!
Sem imagem de perfil

De RASR a 21.12.2020 às 15:06

Entre ambos, que venha o diabo e escolha. Numa liga que se prezasse, nenhum dos dois estaria no futebol português ou teriam descido por várias vezes, atendendo aos comportamentos de ambos. Mas, como em Portugal, o que interessa é o meu clube e que se lixe a competição, somos a m....a da Europa a ser inevitavelmente ultrapassados por Turquias e Escócias destas vidas... Depois vão-se queixar que nenhum jogador que se preze (Cavani salta logo à mente) quer para cá vir, nem que seja apenas para terminar a carreira em 1 ou 2 anos.........

Enquanto a FPF continuar a olhar para o lado a todo o lixo que produz entre os dois do regime, nada disto vai mudar e só vamos continuar à deriva rumo ao abismo. Qual vencer uma Champions, qual vencer uma Liga Europa... O que importa é o acesso para receber mais uns "poucos" milhões apenas para encher os bolsos aos mesmos de sempre... Que a qualidade se lixe (vendo-a quando confrontados com clubes europeus), onde jogamos 30/45mins até rebentar. É uma tristeza, a atualidade do futebol português.

Que não ganhe nenhum! Que vão a prolongamento, depois de 90mins mais 10 de compensação e, no mínimo, 15 penalties cada, para rebentarem as perninhas todas. Depois façam moeda ao ar, que é tanta importância do vencedor entre estes 2!!!
Sem imagem de perfil

De Rui a 21.12.2020 às 16:23

Subscrevo: 90min + prol. + penáltis, e se houver alguma expulsão ou lesão pelo meio, melhor!
Sem imagem de perfil

De o cunhado a 22.12.2020 às 10:44

"Se houver alguma lesão pelo meio, melhor"
Muito elucidativo sobre a cultura desportiva da Verde Nação.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.12.2020 às 17:01

"Quando a agenda encheu, também o Sporting embaciou. À primeira sucessão de três jogos numa semana, os rapazes de Rúben Amorim não tiveram a mesma energia: as maldades do calendário tocam a todos.".

Nota-se bem que estes jornalistas têm o discurso preparado, independentemente da realidade.
Todos estavam preparados para, na primeira oportunidade e subentendendo que o Sporting é beneficiado pelo menor número de jogos, escrever que a equipa não aguentaria uma sucessão de jogos mais compacta.

Acontece que na sucessão de três jogos referida, a teórica equipa titular do Sporting, na práctica, efectuou dois jogos (salvo alguns jogadores que jogaram alguns minutos no jogo da Taça da Liga) e não os três referidos, uma vez que, no jogo da Taça da Liga, o Rúben Amorim efectuou 10(!) alterações.
Efectivamente a equipa titular do Sporting realizou os "habituais" dois jogos completos no espaço de 8 dias, excluindo-se os escassos jogadores a realizarem alguns minutos no jogo com o Mafra.

Como tal, dizer que os jogadores do Sporting não tiveram energia na primeira sucessão de jogos é ter a "cassete" já gravada ou não ter prestado a devida atenção aos jogos.
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 21.12.2020 às 18:03

Independentemente deste tipo de considerações por parte dos jornaleiros, o Sporting terá que jogar mais nos próximos jogos, a começar pelo Belenenses SAD. Esqueçam lá o jogar mal e ganhar na mesma, porque nesse jogo não vai resultar... As equipas do Petit têm sempre elevados índices de agressividade em campo e só um Sporting ao seu melhor nível, como já o demonstrou por 3 vezes esta época, conseguirá os 3 pts.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 20:45

Ai sim sem duvida , as equipas de Petit lutam por cada cm do terreno e nos duelos que se lixe a tecnica.

Muito se fala do jogo com o Farense mas eu tenho uma outra visâo dos factos.
Nao foi uma 1ª parte oferecida como se apregoa , nesse 1º tempo os de Faro tiveram pernas, tiveram bom fisico para fechar sempre bem e até ameaçar incomodar no contra ataque .
Aos 20/25 mt de jogo ja dava para entender que foi essa a estratégia que treinaram durante a semana e nem ficamos a saber se tinham um plano B , apresentaram-se só com 1 avançado e 2 linhas atras dele a defender , o Rubem devia ter sido mais lesto a arriscar a saída de um dos nossos centrais logo ali ou no maximo ao intervalo , a ocupaçâo dos espaços muito atras pelo adversario reduziu as linhas de passe e tinham sempre vantagem numérica , faltava-nos mais alguem ali ( avançado ou medio atacante que deveria ter entrado substituindo um dos centrais).
Depois os nossos tambem se foram desgastando e com isso a capacidade de inspiraçâo que por exemplo trouxeram ao jogo, felizmente a tempo, tanto o Plata como o Tabata .

Em Belém vamos ter varios problemas para resolver , entrar com tudo para ganhar e ao mesmo tempo proteger a equipa de cartôes, veremos quem teremos a apitar se algum dos manhosos em vai para lá já com a liçâo estudadae bem decorada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2020 às 22:48

Julius,

Lutar por cada cm do terreno é uma coisa, e fazer o que Petit fez toda a sua carreira é outra muito diferente. Era um grande lutador, mas tudo menos limpo.

As suas equipas jogam muito à imagem do que ele foi como jogador.

Se não tivesse jogado tanto tempo no Benfica (6 anos), passava mais tempo castigado do que a jogar.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 22:49

Por isso escrevi "e nos duelos que se lixe a tecnica".
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.12.2020 às 23:14

Atenção que as equipas treinadas pelo Petit são pródigas em roubar pontos ao Sporting, o que nos custou um título.
São bem ao estilo do treinador. Jogam muito fechadas, dão "porrada" qb e não têm problemas em recorrer à falta quando precisam.
Ou "encarrilamos" o jogo desde o início ou vamos ter sérios problemas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2020 às 23:27

O Sporting vai entrar numa fase já em Belem que pode levar a grandes decisôes atè para o mercado de inverno maior inclinaçâo para vender ou para comprar?

Belem e Braga definem em muito o que vamos poder esperar do Sporting para o resto da época , começa a amontoar-se alguns problemas com dificil resoluçâo ,
- Os adversarios ja respeitam o Sporting e fecham-se mais
- O limite de cartoes amarelos chegou mais cedo como sempre primeiro ao Sporting, que aos adversarios directos
- O jogo de Belem, a preceder o jogo com o Braga que se imagina ainda mais dificil .

Áparte a importância do resultado nesses 2 jogos será fundamental conhecer-se a resposta que a equipa vai dar no campo no proprio jogo que vai fazer , se vencermos , repito o "se" conseguirmos os 6 pontos e dermos uma boa resposta no jogo temos candidato a serio e a Direçao terá que fazer o esforço de reforçar onde temos lacunas visiveis.

Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 22.12.2020 às 01:17

Mas a necessidade de reforços em Janeiro, sobretudo de um PL (está mais que demonstrado de que precisamos de um como do pão para a boca) é independente do resultado contra o Belém, isto se o objectivo for no mínimo o 2o lugar é entrada direta na champions.
Mentalizem-se de uma coisa: um eventual 3o lugar e possibilidade de eliminação no play off seria o acentuar do fosso para os dois rivais, não há volta a dar.
Já nem falo de um 4o lugar no campeonato, isso então seria o desastre completo.
Sem imagem de perfil

De António a 22.12.2020 às 10:29

O estilo de jogo do Sporting de RA não se dá bem com equipas que jogam com o bloco baixo e que só pressionam quando a bola já circula no seu meio campo. Foi o que aconteceu com o Farense e vai ser a regra daqui para a frente.
Parece me que há 3 jogadores que, nesta nova normalidade, podem ser muito valiosos e que deverão ter mais tempo em campo e são eles o Tabata, o Plata e o Sporar, sobretudo os 2 primeiros, pois são capazes de inventar espaço onde não o há.
O extraordinário é que olhamos para o Sporting e não vemos uma equipa limitada, mas sim uma equipa cheia de soluções, pelo menos no ataque
Sem imagem de perfil

De José Silva a 22.12.2020 às 15:41

Um jogo entre quem mais beneficia deste "sistema" podre que grassa no nosso futebol há décadas. Pelos treinadores, que percam os dois. Um tem a "mania" que sabe tudo sobre futebom e que é o melhor do..mundo.! O outro, é mal educado e não sabe perder, porque só cumprimenta o adversário quando ganha. Ao contrário do que diz aqui um colega de painel, não queria que se lesionassem, porque isso era admitir que a nossa equipa os temia; mas no fim, não me importava de os ver todos à porrada e fossem meia dúzia deles todos expulsos de cada lado, para nos divirtirmos e passarmos um Natal ainda melhor.Por falar em Natal, desejos de um bom Natal a todos os leões e leoas de Portugal.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo