Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A âncora que mantém a equipa segura

Leão do Norte, em 27.12.20

João Palhinha foi uma das "novelas" da pré-temporada do Sporting e, seja por ter existido um entendimento entre os intervenientes, seja por "linhas travessas", acabou por ficar no plantel, estando até ao momento a escrever uma das belas histórias da temporada e sendo unanimemente reconhecido como um elemento chave no excelente rendimento da equipa.

Com um esquema baseado em três centrais e dois laterais de forte apoio ofensivo, a equipa necessita de um elemento que faça a ligação entre sectores e que a estabilize tacticamente. Alguém que reaja logo à perda de bola da equipa, fazendo a pressão e permitindo o tempo necessário para que esta se reequilibre, e que, ao mesmo tempo, saiba ocupar os espaços, jogando tanto em antecipação como em contenção, conforme a necessidade do momento. Paralelamente, esse elemento deve ser dotado das capacidades imprescindíveis para, uma vez recuperada a posse de bola, ser uma ajuda aos centrais na construção ofensiva.

João Palhinha, pelas suas qualidades físicas e técnicas, associadas à evidente inteligência táctica, tem vindo a desempenhar esta essencial posição na equipa, de forma exemplar. O conhecimento que já possuía das ideias-base de Rúben Amorim também ajudou-o nessa tarefa. É só avaliar o rendimento da equipa após a sua entrada e a forma como ela, a partir daí, cresceu. 

Poderia ter saído por 10/12 milhões de euros, mas, a esta distância, podemos afirmar que no rácio qualidade/preço, muito dificilmente encontraríamos alguém que desempenhasse a função melhor do que o Palhinha. E, em boa hora para o Sporting, não só não saiu, como ainda teve o prémio da renovação. Muitas vezes a melhor solução está mais próxima do que pensamos.

Ele é a verdadeira âncora da equipa, aquele que surge a estabilizar o "barco", no local onde se podem gerar as tormentas. E tanto é assim, que as forças externas já perceberam sua importância no fio de jogo da equipa e tentam condicionar o seu rendimento, através da sucessiva marcação de faltas (muitas delas inexistentes) ou na amostragem de cartões amarelos, como aquele aos 37 segundos do jogo com o Gil Vicente.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.12.2020 às 09:14

Caro Leão do Norte

A sua definição é muito acertada: Palhinha "é a verdadeira âncora da equipa". Se compararmos o futebol do Sporting antes e depois dele concluímos isso mesmo. É muito importante defensivamente, impede ou dificulta as transições do adversário e recupera inúmeras bolas. É agressivo na reação à perda da bola, o que o torna quase imprescindível.

Com ele em campo, João Mário (ou outro médio ofensivo) e os alas têm maior liberdade de acção. O corredor central está protegido e permite que a equipa jogue com blocos altos, com pressão alta. Há um Sporting com Palhinha e outro sem Palhinha.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 11:31

Caro Leão Zargo,

"Há um Sporting com Palhinha e outro sem Palhinha.".
Esta afirmação resume toda a importância do Palhinha na equipa do Sporting.

Com as dinâmicas do futebol actual é imprescindível ter um jogador que mantenha sempre a equipa equlibrada, independentemente do momento de jogo em que ela está.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.12.2020 às 11:03

Palhinha tem uma componente física extraordinária aliada a um nível técnico/táctico muito alto . Jogador para altos cenários.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.12.2020 às 11:04

Luis Moreira. Ainda não percebo porque o anónimo.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 11:41

Luís,

Encontrar todas essas características num jogador não é fácil.
Se a elas juntarmos a sua inteligência em "ler" e "interpretar" o jogo, vemos a importância do Palhinha para o Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.12.2020 às 12:21

Luís Moreira,

Porque não está a inserir o seu nome no local próprio. Não é automático.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.12.2020 às 11:16

Palhinha é um jogador feito e já é o melhor 6 portugues da actualidade , atençâo William !!
Palhinha veio encontrar neste Sporting de Amorim o que precisava para poder pôr em pratica toda a sua qualidade e capacidade , é coisa para se dizer que - "isto com Palhinha é outra coisa"!!!

Evoluiu muito tambem a sua capacidade tecnica de passe e remate a meia distancia, de pensar e compreender o jogo os timings que ele (jogo) pede o que o ajuda a ser um elemento muito util tambem nas manobras da construçâo .
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 11:56

Julius,
Totalmente de acordo em relação à sua evolução nas tarefas de construção e organização ofensivas, o que o levou para outra dimensão como jogador.

Em relação ao facto de ser o melhor 6 português da actualidade, só o conservadorismo das escolhas do selecionador o impede de ainda não ter sido convocado para a seleção nacional.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.12.2020 às 12:01

Faz algum tempo que nao tem havido jogos da seleçâo e a ascensâo do Palhinha de forma bem mais notada tem acontecido nos ultimos jogos , nao creio que escape ás proximas convocatórias , teriamos entâo mais um caso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 12:28

Apesar de entender que o selecionador queira ter alguma estabilidade a nível de opções, julgo que face ao momento dos concorrentes, o Palhinha poderia muito bem ter sido convocado para os jogos da Liga das Nações, no último mês de novembro.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.12.2020 às 12:40

Tinha a concorrência de peso do William e do Danilo , mas agora na minha opiniâo Palhinha ja os ultrapassou .
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 13:01

Mesmo com esses dupla intocável, ele poderia levar um terceiro 6, em detrimento de um outro jogador do meio campo (Ruben Neves, João Moutinho, Renato Sanches, Sérgio Oliveira).
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.12.2020 às 12:26

Quem não percebeu o potencial de Palhinha foi Jorge Jesus que o atirou às feras no Dragão.
Também muitos sportinguistas diziam que Palhinha não tinha categoria para jogar no Sporting.
Custa, a alguns, aceitar : Palhinha fez-se jogador no Braga, Afinal o emprétimo de 2 anos foi a melhor coisa que lhe podia acontecer.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 12:43

RCL,

Não só o atirou às feras no Dragão, como no final o queimou com a "famosa" expressão:
"Não levou o guião certo para o jogo"

É um facto que foi outro clube a dar-lhe a oportunidade de evoluir e afirmar-se como jogador.
Mas penso que actualmente o clube tem estrutura e profissionais que estão mais atentos aos valores existentes ns casa e a proporcionar-lhes essas condições de evolução e afirmação.
Sem imagem de perfil

De RCL a 27.12.2020 às 13:08


Logo à noite.
SL
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 14:21

Para acompanhar uma boa vitória!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.12.2020 às 12:48

Caro RCL ,
Quando na saída do Sporting para Braga , saiu um Palhinha e agora entrou outro Palhinha bem diferente , todos vemos isso.

Na altura quando saiu ainda lhe faltavam muitas coisas e o facto de jogar assiduamente na equipa de Braga acelarou o seu crescimento em tudo , tem um porte atletico fantastico para a posiçâo que ocupa e a faz muito bem diria mesmo que cada vez melhor .Quando estica a perna é dele.

É uma das peças que faltava na engrenagem do esquema de Amorim , agora ficam a faltar o tal avançado e o central de topo , com isso o Sporting sobe ainda mais um patamar acima.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 27.12.2020 às 18:27

RCL

Vi o Palhinha jogar no Sacavenense e ainda era júnior, mas é daqueles jogadores que não enganam. Quando o meu neto me disse que ele ía para o SCP fiquei satisfeito. Teve o azar de encontrar um treinador que não aposta nos jogadores da casa, pois prefere mandar comprar quem lhe garanta êxitos, a curto prazo . O facto de ter jogado em Braga com uma equipa que normalmente luta pelos primeiros lugares deu-lhe uma consistência importante, pois tem todos os predicados para ser ainda melhor jogador. O seleccionador nacional gosta mais de outras bancadas, pois nós estamos atentos e sabemos quem são os internacionais nacionais, alguns dos quais arrastam-se por esses campos. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.12.2020 às 14:38

Caro Leão do Norte,
Estou completamente de acordo com o seu post acerca de Palhinha. Palhinha cresceu muito desde o tempo em que o Mestre JJ quase o queimou. Como já foi dito, Palhinha é, neste momento, o melhor "6" português e está também a tentar marcar golos de fora de área, acredito que vai conseguir e aí os tais 10/12 Milhões, de que se falava para sua transferência, no início da época, vão parecer Mexilhões.
SL
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 27.12.2020 às 15:04

Não concordo minimamente com essa afirmação.
Jesus pode ter muitos defeitos mas avaliou bem os jogadores disponíveis no seu plantel.
Seria impossível a Palhinha evoluir na sombra de William Carvalho que era incontestável na posição.
Por sua vez, Battaglia ( jogador mediano) veio reforçar o músculo e experiência naquela posição.
Palhinha neste cenário era apenas um miúdo a necessitar de evoluir e a ida para Braga nessa troca veio lhe proporcionar uma elevação no rendimento do seu futebol muito evidente. Ajuda também não estar tanto sobre pressão numa fase dessas.
Finalmente, Palhinha foi sempre um valor seguro desde a formação onde era peça imprescindível nas equipas do Sporting e já um capitão reconhecível pela sua personalidade e maturidade precoce.
Do ponto de vista técnico e táctico pode-se sempre ter duvidas como se vai evoluir chegados à sua fase profissional.
No entanto, dada as insuficiências evidentes na posição que ocupa, desde que William saiu, o que é absolutamente incompreensível é verificar que, não fosse um treinador ajuizado como Amorim e ninguém apostaria nele nesta equipa, preferindo-se talvez continuar a contratar Doumbias ou Eduardos Henriques para o lugar...
Jesus nada tem que ver com isto...!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.12.2020 às 15:27

Caro Leâo campeâo (assim o espero) ,
Nao gosto do Jesus , nunca gostei e ja expliquei varias vezes os meus motivos , mas concordo consigo neste assunto , o Palhinha na altura ainda estava muito verde quando na equipa e no campeonato só dava Wiliiam , seria dificil evoluir no banco , Braga foi o clic que necessitava e eis o novo Palhinha ja bem "crescidinho" e chegar na minha opiniâo á posiçao de melhor 6 portugues da actualidade.

Quanto ao Doumbia , Eduardo Henriques , Duaby , Alan Ruiz , Castaignos, Petrovic, Jese , Misic , Bolasie é ver onde estao e o que têm feito , nao podemos de novo cometer esses erros que ja se previam erros graves.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 16:51

Caro Leão Campeão,

Concordo que com o William na equipa o Palhinha pouco poderia jogar e como tal evoluir.
No entanto o erro que eu aponto ao Jorge Jesus foi ter interrompido o empréstimo do Palhinha ao Belenenses, onde vinha a jogar de forma contínua e com excelente rendimento, para o fazer regressar ao Sporting, onde não teve o tempo de jogo necessário e estagnou a evolução.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.12.2020 às 16:34

Caro Greenlight,

Palhinha é neste momento um jogador top, principalmente pelo domínio que tem nos vários aspectos do jogo.
No aspecto ofensivo está a tornar-se uma ameaça. Se ao bom desempenho que já apresenta nas bolas paradas acrescentar essa capacidade no remate exterior, será um caso sério!
Sem imagem de perfil

De Jorge Ferreira a 29.12.2020 às 11:53

Na minha opinião, e concordando com o que já foi comentado por aqui, o empréstimo ao Braga fez o jogador crescer imenso taticamente, e felizmente evitou ser estragado por alguns treinadores que passaram por Alvalade nos últimos tempos. Creio que alguma da facilidade do Belenenses SAD, ou lá como se chama agora, com que chegava à nossa defesa no passado domingo se deveu a uma menor intensidade do Palhinha para evitar o 5º amarelo e que o retiraria do proximo jogo para o campeonato. A nivel de selecção, já a época passada merecia a chamada, nem que fosse para conhecer o jogador no grupo mas alguém acha que não merecia... Deve ser alguma coisa de empresários.
Imagem de perfil

De Helder Baltazar a 30.12.2020 às 07:33

Concordo em absoluto com todas as análises feitas sobre Palhinha.
Irrepreensível tácticamente, muito forte nos duelos.
Na minha opinião , Danilo e William não são indiscutíveis.
William é uma sombra do jogador que prometia ser, e teria muito mais evolução noutra liga ; em Inglaterra teria que perder a sua lentidão natural. Danilo é estritamente defensivo.
Palhinha e Ruben Neves são actualmente os dois melhores trincos portugueses, e com mais inteligência tática.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo