Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A aposta nos jovens ?

City Lion, em 10.08.16

 

vist.jpg

 

Já é claro para todos que a formação do Sporting tem passado por um período negro que em minha opinião começou com Godinho Lopes, muito com o desinvestimento que houve nessa altura (em contra-ponto com o que os principais rivais fizeram) e com erros crassos na escolha dos principais responsáveis.

 

A recente escolha de Virgílio para assumir tanta responsabilidade foi, no mínimo, uma irresponsabilidade e tem sido um corropio de responsáveis e treinadores a sair e a entrar. Agora, depois de uma critica publica forte de Jorge Jesus, que até desmentiu Bruno Carvalho, lá tivemos que recorrer a quem lá estava no tempo dos "croquetes" para tentar endireitar a nossa formação.

 

Vamos ver no que vai dar desta vez mas é inegável que temos perdido já muito terreno para os rivais e não há dúvidas que este é um dos principais marcos negativos do consulado de Bruno Carvalho, mas cujo impacto só se verá bem lá mais para a frente.

 

Voltando a Jesus, ele tem agora tentado chamar a si próprio o mérito na aposta de jovens (que todos sabemos já não fazia no Benfica e até ficou célebre uma frase dele sobre esta matéria) e esta época até começou o seu discurso a enfatizar a qualidade dos jovens que temos, prometendo fazer uma forte aposta neles.

 

Um mês depois vimos cair aos poucos os jogadores que acreditamos poderiam ser o futuro imediato do Sporting nomeadamente Palhinha (no Belenenses, numa política de empréstimos que tal como aconteceu com Teo privilegia quem nos faz mal),  Francisco Geraldes (no Moreirense), Iuri, Podence e Wallyson.

 

Esgaio e Carlos Mané quando voltarem dos Jogos Olímpicos dificilmente terão mais oportunidades do que as poucas que lhe foram dadas a época passada (aliás a aceitação da ida deles ao Rio mostra isso mesmo), já para não falar em Tobias Figueiredo que está a caminho do Nacional, tapado que está por mais uma série de contratações bem duvidosas.

 

Já nem falo em Ryan Gauld e André Geraldes que também foram para o Setúbal porque me parecem que foram erros de "casting" (a somar a muitas dezenas deste género nos últimos anos) que nem sequer passaram pela nossa formação.

 

Lembro ainda que o ano passado Rúben Semedo teve que ser resgatado dum empréstimo ao Setúbal depois de Jorge Jesus constatar a inépcia dos últimos anos na contratação de mais de 10 centrais, cada um mais fraco que o outro. Foi também assim que João Mário e William felizmente conseguiram singrar no Sporting aproveitando uma falhada política de contratações cirúrgicas e conseguiram agarrar o seu "lugar ao sol".

 

As apostas em Matheus e Gelson a época passada foram ainda tímidas, embora espera-se que ambos tenham muito mais algumas oportunidades esta época, particularmente o último que parece mais maduro mas que não evoluiu ao longo da época passada tanto como prometeu no início. 

 

Em suma, Jorge Jesus tem-se mostrado um bom treinador (não tão bom como ele acha), mas esta falta de aposta nos jovens é claramente o seu ponto mais fraco.

 

Aqui, como em tantas coisas, tem faltado uma Direcção mais forte e a saber bem o caminho que quer seguir e que lhe imponha esta aposta que não só faz parte do nosso ADN, como é fundamental para a sustentabilidade futura do Sporting ... mas quem é que quer saber disso quando o único objectivo é o dia de amanhã e resultados imediatos que infelizmente tardam em aparecer.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De rui a 10.08.2016 às 12:12

E também não foi por acaso que o mais importante não foi, neste post, referido.
Exercite a sua imaginação e construa uma equipa, capaz de lutar pelo primeiro lugar, com os nomes dos jogados que mencionou.
O resto?
O resto é pura demagogia!
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:35

rui, imagine uma equipa campeã com nelson semedo, lindelof, renato sanches e sei lá mais quem. o resto é gastar dinheiro e sabemos a quem é que isso interessa.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 10.08.2016 às 12:28

"Foi também assim que João Mário e William felizmente conseguiram singrar no Sporting aproveitando uma falhada política de contratações cirúrgicas e conseguiram agarrar o seu "lugar ao sol".

Quem é que foram esses jogadores ? no caso de William e no caso de JM - sabe ?

De resto cada caso é um caso - nao podemos aproveitar todos os jogadores da formação mas também não devemos comprar pior (como já aconteceu)

No caso de Palhinha - tem Petrovic que justificar ainda essa compra - vamos ver

Sobre a formação - na minha opinião houve um claro desinvestimento na mesma no mandato de GL e no inicio de BC, mas creio que agora se está a trabalhar bem e as contratações feitas este ano e o ano passado mostram isso
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:39

J. Pinto, assim de repente e sei pensar muito lembro-me de Dramé, Fokobo, Gauld, Heldon, Magrão, Vitor, King, Rossel, Sacko e Shikabala. Alguém disse que temos que aproveitar todos os jogadores da formação? Petrovic que o ano passado vinha a custo zero e este veio por 2 milhões é muito estranho. Vamos lá ver se há melhorias na formação mas pelo menos já se admitiu que iamos por mau caminho.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 10.08.2016 às 12:49

Há 4 épocas;
- Ilori;
- Dier;
- Bruma;
- Zézinho;
- Ricardo Esgaio;
- Cédric (regresso de empréstimo)
- Adrien (regresso de empréstimo)

Há 3 épocas;
- Wilson Eduardo; (regresso de empréstimo)
- William Carvalho; (regresso de empréstimo)

Há 2 épocas;
- João Mário (regresso de empréstimo)
- Esgaio (regresso de empréstimo)

O ano passado:
- Gelson;
- Matheus;
- Ruben Semedo; (regresso de empréstimo)

Este ano;
- Podence;
- Iuri; (regresso de empréstimo)

Penso que não me falta ninguém;

Não deixa de ser curioso que a tendência de inclusão de jovens jogadores estabilizou, sendo tb notório que na nossa pior época de sempre foi aquela que mais jovens tivemos na equipa principal sendo que ao contrário do que se possa pensar foram esses jovens valores que emergiram nessa altura que salvaram a equipa de uma classificação ainda mais vergonhosa.

Sobre o que CL escreveu parecia mais aquele disco riscado usado pelos benfas a acusar JJ de não apostar nos seus jovens "talentos" (não os Ics).

Comparando com o passado (JF,LJ e MS) é notório que não houve grande alteração quantitativa na aposta dos nossos jovens jogadores ... mas isso sou eu que tenho a mania de fazer contas.

SL,
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:42

Sérgio Palhas, concordo que a aposta em jovens não tem sido o forte desta Direcção apesar da matéria prima disponivel. Mas alguns conseguiram sobreviver à verdadeira enxurrada de contratações. Jesus ainda me parece o menos disponivel para apostar nos jovens e com paciência dar tempo aos mesmos.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 10.08.2016 às 17:04

LOL como queira!

Reclama a obrigatoriedade de ser campeão e depois quer um plantel com muita juventude !???

Sendo que atualmente no plantel só tem:
João Mário;
William;
Ruben Semedo;
Paulo Oliveira;
Bruno Paulista;
Podence;
Gelson;
Matheus;
Juz;
Stoijkovic;

Quer uma equipa sub 25/6 só pode!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.08.2016 às 12:52

Mais uma vez vou ter que discordar da sua opinião.
Após acompanhar atentamente a pré-época do Sporting, verifiquei que, eventualmente à excepção do Daniel Podence, nenhum dos outros jogadores utilizados, da formação, me demonstraram poder ser, neste momento, alternativas válidas aos titulares. Penso mesmo que a melhor forma dos fazer evoluir é exactamente a emprestá-los a equipas da 1ª liga para poderem rodar numa liga competitiva e ganhar experiencia. Foi fruto desse empréstimo que Ruben Semedo regressou, muito mais forte, por exemplo do que Tobias que por cá ficou. William, João Mário, Adrien todos eles foram emprestados. Se tivessem ficado em Alvalade a fazer 4 ou 5 jogos por época, se calhar, agora, já nem nos lembrávamos dos nomes deles.
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:44

mike1906, Palhinha é pior que Petrovic? Iuri é pior que Bruno César? Temos que acreditar que eles são capazes. Podence tenho sérias duvidas tenha oportunidade com Jesus.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 10.08.2016 às 16:27

De Petrovic o que se viu não foi realmente grande coisa mas, a continuar William, pouco ou nada deve jogar. Não queria ter o Palhinha para jogar meia duzia de jogos e perder-se. Quanto ao Iuri, pode vir a ser um bom jogador. Neste momento ainda está bem abaixo de Bruno Cesar
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.08.2016 às 13:36

Hoje o 11 do Sporting é composto por jogadores top.... incluindo 4 campeões europeus! Ao contrário do passado recente, a entrada de jovens no 11 titular não é fácil, porque os titulares são muito bons.
Mesmo tendo em conta que não é fácil entrar hoje no 11, a realidade é que só no ano passado JJ apostou em R.Semedo, Gelson e Matheus. Consegue indicar uma equipa onde tenha havido mais aposta em jovens da formação? é que não se pode dizer que não apostamos em jovens, mas não dá um exemplo de um clube que aposte mais em jovens. Diz ainda que o R.Semedo não foi aposta, mas sim que foi resgatado?!?! na minha forma de ver.... isso é uma aposta de JJ!!

JJ já demonstrou que aposta em jovens... R.Semedo, Gelson, Matheus, Podence, Iuri, DiMaria, Rodrigo, Coentrão, Oblak, Salvio, A.Gomes, etc. Agora não confundamos o que é um treinador que quer ganhar com um treinador que é contratado para a formação... passa-se o mesmo com o Mourinho ou Guardiola.

Diga-me um treinador que aposte em jovens, para eu poder ter um termo de comparativo quando diz que o JJ não aposta em jovens.
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:48

Schemeichel sim são todos muito bons e não esquecer os craques que estão nas laterais, o Bruno César que não aquece nem arrefece, o jogador que chegou com 9 quilos a mais e um que é demasiado perdulário apesar de bom jogador e ainda um central que nunca singrou lá fora fez uns jogos razoaveis mas que está a mostrar o que me diziam dele em Inglaterra. Tudo o resto já cá estava antes do Bruno Carvalho será coincidência? Jesus não aposta em jovens e até fez gala disso de conseguir desperdiçar n talentos que teve no benfica como bernardo silva e agora no Sporting está a seguir o mesmo caminho.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 10.08.2016 às 16:43

CityLion,

Você confunde tudo.... então o titulo do post é sobre a falta de aposta nos jovens pelo JJ, e depois você escreve "...o jogador que chegou com 9 quilos a mais...", portanto, está a falar do Alan Ruiz, certo? e ele não é um jovem? ele tem 22 anos.... o CityLion confunde os temas todos, para somente falar mal do JJ e do BdC....
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.08.2016 às 15:27

A aposta na juventude e na rentabilização das Academias não passa só e apenas pela formação de jogadores para a equipa principal.
São inúmeros os exemplos de jogadores que são formados e vendidos a outros Clubes sem nunca vestirem a camisola da equipa A.

Essa sustentabilidade que fala no artigo, não é necessáriamente desportiva mas essencialmente financeira daí a formação e a venda ainda antes de atingirem os 23/24 anos.

Vamos ver um cenário interessante onde uma equipa de juniores S19 é campeã, tem um plantel com 21/22 jogadores.
Desses 1 ou 2 podem ir para a equipa A, dos restantes 20, se calhar 5, ou nem isso saltam para a B.
Faltam 15 atletas por colocar, uns ficam mais um ano nos juniores outros são cedidos ou vendidos.

Se fizermos a mesma analise para as equipas B, que normalmente ainda têm um plantel mais vasto...

Vejam o exemplo do Porto, campeão da II liga, aproveitou apenas André Silva para este ano.

compreendo perfeitamente que um plantel vencedor nem sempre está em sintonia com forte aposta na juventude.
Essa aposta acaba muitas vezes por ser apenas financeira e com pouco retorno desportivo:
Jesus pegou em Markovic, que ficou uma época e passou de 7/8 M para 25M... Oblak veio com 16/17 anos para o Benfica e saiu pela clausula de rescisão de 15M

Infelizmente nem todos resultam e o Clube acaba por ficar com mais 7 ou 8 argentinos,sérvios, colombianos, ganeses que vão sendo rentabilizados de empréstimo em empréstimo...

Alias se formos ver a quantidade de jogadores portugueses que jogam na Roménia, Chipre,Grécia, Bulgária e uma série de outros paises e numa pequena pesquisa vamos ver que 98% passaram por Alcochete,Seixal ou Olival.

No caso mais recente de Palhinha, ir gastar 2M num jogador para estar no banco e ir emprestar um jogador com potencial....enfim, não acho correcto mas compreendo a rodagem por belem.

Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 15:49

joao pereira eu também concordo que não podem vir todos da formação mas na duvida entre um e outro que se aposte no que cá estava como palhinha vs petrovic.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.08.2016 às 15:58

Sim, sim estou 100% de acordo.

Apostar nos que já cá estão.
Se é para ir buscar reforços, têm de ser melhores do que os que cá estão.
O que com Petrovic não é o caso.

A última equipa que me recordo de ter um sucesso desportivo aliado à formação foi o Ajax de Van Gaal, onde o nº de jogadores formados era superior aos "veteranos".
Rijkaard e Blind eram os veteranos o resto eram miudos até aos 24.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 10.08.2016 às 16:59

Algumas notas:

"Um mês depois vimos cair aos poucos os jogadores que acreditamos poderiam ser o futuro imediato do Sporting nomeadamente Palhinha (no Belenenses, numa política de empréstimos que tal como aconteceu com Teo privilegia quem nos faz mal), Francisco Geraldes (no Moreirense), Iuri, Podence e Wallyson."

Sendo que Wallyson está lesionado e, por isso, não pode jogar (admito que o City conheça melhor as lesões do plantel do Benfica...); Iuri e Podence foram apostas regulares na pré-época e continuam integrados na equipa, daí que custa perceber como é que os "vimos cair aos poucos". A não ser que o City Lion acha que Iuri e Podence tiram o lugar a Bryan e João Mário...

"Esgaio e Carlos Mané quando voltarem dos Jogos Olímpicos dificilmente terão mais oportunidades do que as poucas que lhe foram dadas a época passada (aliás a aceitação da ida deles ao Rio mostra isso mesmo), já para não falar em Tobias Figueiredo que está a caminho do Nacional, tapado que está por mais uma série de contratações bem duvidosas."

Tobias Figueiredo que, atualmente, se encontra tapado por Ruben Semedo, uma contratação duvidosa da equipa B que lhe passou à frente.

"As apostas em Matheus e Gelson a época passada foram ainda tímidas"

Gelson foi só o 12.º jogador com mais minutos e o 5.º (!) com mais jogos.

É que só o ano passado, Ruben Semedo pegou de estaca no 11, sendo Gelson e Matheus jogaram com bastante regularidade.

Esta história da não-aposta do JJ na formação é uma enorme falácia lampiónica que não pode ser tida como boa entre os sportinguistas que conhecem os seus.

Quanto a Palhinha, foi dos jogadores mais utilizados na pré-época. Talvez todos tenham preferido que ele fosse fazer minutos a titular, como o fez Ruben Semedo.

Venha o próximo carvão!
Imagem de perfil

De City Lion a 10.08.2016 às 17:09

Diogo Martins, tem muita graça essa das lesões do Benfica deve estar a confundir-me com alguém que esse sim é tem uma obsessão com esse clube. Noto alguma irritação no seu tom é sinal que devo estar a acertar no que digo. Matheus jogou com regularidade o ano passado? Encontrei-o mais vezes fora do campo do que em Alvalade. Se o Jesus aposta mesmo na formação que me surpreenda esta época. Palhinha fez muito mais do que petrovic na pre epoca e .. sai para o clube amigo dos lampiões. Não sei o que é carvão mas que há por ai muita gente nervosa há e eu percebo bem porquê. Acabaram-se as desculpas e ja ninguem quer saber dos arbitros, jornalistas, liga e sei lá o quê queremos titulos e a tolerância para pessoas com o perfil lampionico de carvalho (e tb jesus) é 0.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 10.08.2016 às 19:04

A única pessoa que citou jogadores "da formação do Benfica" foi o City Lion... veja lá a resposta ao primeiro comentário!

Como é evidente, porque não tenho qualquer tipo de problema psiquiátrico e não me irrito porque outra pessoa tem razão. Mas irrito-me com mentiras. Não são opiniões, cada um as tem. Mas irrita-me quando se mente. E neste post acontece isso.

Matheus apresentou-se com regularidade na premissa de ser a 4.ª ou 5.ª opção para o lugar... Ele tira o lugar ao Bryan Ruiz? Sim?

Ninguém aqui tá a falar de desculpas, árbitros, jornalistas ou liga. Objectivamente, o Sporting tem apostado e continua a apostar em jovens no seu plantel e no seu onze base. Mas o Sporting também quer mais. E os jogadores também querem mais. O Sporting não pode ser campeão com o João Palhinha a titular; e o João Palhinha não pode crescer como jogador no banco. Ambos são ambiciosos e bem a meu ver.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 10.08.2016 às 18:49

Isto já tem que ser visto de vários prismas para se tentar encontrar uma ponta por onde se lhe pegue. Mas vamos lá tentar:

"Já é claro para todos que a formação do Sporting tem passado por um período negro que em minha opinião começou com Godinho Lopes, muito com o desinvestimento que houve nessa altura (em contra-ponto com o que os principais rivais fizeram) e com erros crassos na escolha dos principais responsáveis."

Mas depois...

"Vamos ver no que vai dar desta vez mas é inegável que temos perdido já muito terreno para os rivais e não há dúvidas que este é um dos principais marcos negativos do consulado de Bruno Carvalho, mas cujo impacto só se verá bem lá mais para a frente."

Ó homem, você decida-se! Foi o Godinho ou foi o BdC?! Segundo diz no 1º parágrafo, uma vez destruída a estrutura, é preciso recomeçar do zero e só os génios como o City Lion é que conseguem acertar á 1ª em tudo...

Mais á frente, temos:
"Um mês depois vimos cair aos poucos os jogadores que acreditamos poderiam ser o futuro imediato do Sporting nomeadamente Palhinha (no Belenenses), Francisco Geraldes (no Moreirense), Iuri, Podence e Wallyson."

City Lion, ou não viu a pré-época ou percebe tanto de futebol como eu de lagares de azeite! Os jogadores que refere fizeram uma pré-época miserável...

E ainda:
"Em suma, Jorge Jesus tem-se mostrado um bom treinador (não tão bom como ele acha), mas esta falta de aposta nos jovens é claramente o seu ponto mais fraco."

Mas antes o City Lion havia escrito:
"As apostas em Matheus e Gelson a época passada foram ainda tímidas, embora espera-se que ambos tenham muito mais algumas oportunidades esta época, particularmente o último que parece mais maduro mas que não evoluiu ao longo da época passada tanto como prometeu no início."
Ó City, talvez por isso é que JJ não apostou neles! Não será?

Mas como acaba em beleza escrevendo:
"Aqui, como em tantas coisas, tem faltado uma Direcção mais forte e a saber bem o caminho que quer seguir e que lhe imponha esta aposta que não só faz parte do nosso ADN, como é fundamental para a sustentabilidade futura do Sporting ... mas quem é que quer saber disso quando o único objectivo é o dia de amanhã e resultados imediatos que infelizmente tardam em aparecer."

Eu deduzo que, para o City Lion, BdC deveria obrigar JJ a apostar nos jovens de uma escola - que, segundo as suas próprias palavras, está em desgraça, logo, não produz nada de jeito - independentemente da sua valia para a equipa principal e do poderio das equipas adversárias, para manter o "nosso" (meu não é de certeza) ADN que desde finais da década de 50 é de... perdedor!
Imagem de perfil

De City Lion a 11.08.2016 às 15:15

Implacável, bom esforço mas ainda fraquinho talvez demasiado irritado / agitado. Porque será? Foi Godinho com que a formação começou a descambar e Bruno Carvalho ajudou. Então o Sporting é que tem pagar pela inexperiência do Bruno Carvalho? O JJ não conseguiu fazer mais do Gelson e do Matheus acredito que a culpa é partilhada. Ninguém é obrigado a apostar nos jovens mas é esse o nosso ADN e foi o que nos prometido e, para já, ainda temos valores que vieram antes da chegada do Bruno Carvalho depois pode ser que apareça um ou outro mas não à mesma velocidade. Desde os anos 50 que não temos ganho como deviamos mas longe de sermos um clube perdedor e apenas uma minoria é que por exemplo foi festejar a Alvalade um 2º lugar no final da época passada porque o que sempre queremos são vitórias.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo