Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A arbitragem autogoleia-se

Rui Gomes, em 03.12.17

 

O maior factor de instabilidade do futebol profissional não são os clubes: são os maus árbitros. Admitam-no !

 

19668301_GZJst.jpg

O que influenciará mais os maus fígados dos adeptos contra os árbitros? O que se escreve nos jornais e diz na televisão ou erros grosseiros de arbitragem que, em duas semanas, ajudam (não foram a única razão, claro) a abater quatro pontos ao líder do campeonato?

 

Erros grosseiros que, por razões diferentes, passaram ao lado do video-árbitro; na jornada anterior porque o árbitro Rui Costa nem sequer quis reavaliar a grande penalidade sobre Danilo Pereira, do FC Porto, e agora porque um árbitro assistente não viu Aboubakar três metros em jogo, nem respeitou a instrução de esperar pela análise do VAR num lance de golo, impedindo o recurso a essa ferramenta.

 

A arbitragem perdeu o clássico com estrondo e deve admiti-lo para que subsista um mínimo de sanidade e confiança nas instituições. Os árbitros não estão a fazer o seu papel de juízes equidistantes na decisão do campeonato e vão demolir o video-árbitro muito mais depressa do que os críticos. São eles o maior factor de instabilidade no futebol profissional, como já foram no ano passado e no anterior. Não se confunda os sintomas com a doença.

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

publicado às 04:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 03.12.2017 às 08:06

JMR perdeu o controlo emocional novamente. Se quer dizer que o FCP perdeu pontos no clássico devido ao árbitro, pois que diga. Mas deixa uma péssima imagem de jornalismo, pois nesse jogo há variadíssimos erros grosseiros que beneficiaram o FCP de forma clara.

Dizer uns disparates é fácil...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 09:21

A propósito de dizer disparates, creio que seria um dia especial do século o caro António ter qualquer outro tipo de consideração que não a versão "encarnada" das coisas.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 03.12.2017 às 10:09

desculpe senhor Rui Gomes, mas tente não ver os resumos faciosos e veja o jogo,o arbitro esteve mal para os dois lados, pelo menos um penalti por marcar para cada lado,não havia cartoes para o Porto,um golo mal anulado ao Porto,mas ouve erros grosseiros para os dois lados,isto que mostra aqui não é jornalismo pois se fosse poria todos os factos e seria isento,mas e um artigo de opinião de um adepto assumido do porto.
mais grave do jogo para mim e o empurrao do marega na confusao onde ate entra um adepto e o do benfica que deu um pontape na bola foi expulso, e com razao, mas a agressao do Marega nada,será isto normal e legal?
gostaria tambem de lhe perguntar qual o castigo exemplar que se deve dar a um clube onde um adepto entra no campo e agride um jogador e se nao houver esse castigo como vai ser a reaccao de qualquer jogador profissional que pode ser agredido em qualquer estadio sem qualquer sancção para os clubes.
cumprimentos a todos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 11:27

Dirige o comentário a mim como se eu tivesse assumido uma qualquer posição sobre o jogo. Não o fiz!

A minha resposta ao leitor António vai num outro sentido, assente nos seus usuais comentários.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 03.12.2017 às 12:56

Peço desculpa então.
Saudações a todos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 14:21

Não há problema algum meu caro. É importante compreender que a publicação de um qualquer artigo escrito por terceiros não implica, necessariamente, a nossa concordância com a opinião do autor.

Invariavelmente, o objectivo é de apresentar a questão aos leitores como um ponto de referência para debate.

Há casos, na realidade, em que partilhamos da opinião publicada, mas não todos, e, por vezes, adiciona um breve comentário nesse sentido.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 14:35

Ver um jogo de Futebol com óculos de Penafiel, não lembra, nem ao Diabo de Gaia, Hugo Gomes!

Casos escrutinados e analisados por cerca de 8 ex arbitros:

Amarelo por mostrar ao Felipe aos 10 minutos (uma estupidez os arbitros gerirem a amostragem de amarelos, um amarelo tem de ser mostrado ao minuto 1, ou ao 90, é a minha opinião).

GP cometida por Luisão, e 2º amarelo para Luisão!

Golo limpo de Herrera!

Moral da história, o Benfica foi lesado pela equipa de arbitragem no ultimo clássico!

Mas não será indecoroso queixarem-se do Jorge Sousa, que nem puniu a dupla mão do Pizzi na Luz, e que valeu o 2-0 então, ou já se podem fazer assistencias com mão no Futebol?

Convenhamos, a estupidez é mesmo atrevida!
Sem imagem de perfil

De antonio a 03.12.2017 às 14:42

Apenas refiro o que está à vista: o autor do artigo fala em perda de pontos devido a um erro do árbitro, esquecendo-se de falar no jogo como um todo. Nem sequer marquei posição. Oh caro Rui Gomes, isto é fácil de compreender.



Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 14:47

"Apenas refiro o que está à vista: o autor do artigo fala em perda de pontos devido a um erro do árbitro..."

Ouça lá, não há um golo limpo?

Não há uma GP bem visivel para o VAR, que a ser concretizada daria o 1-0 para o FC Porto?

A Equipa de arbitragem não adulterou o resultado final e a verdade desportiva?

Convenhamos, a imbecilidade nunca tem tédio ...
Sem imagem de perfil

De Pedro a 03.12.2017 às 14:59

Não. não há. Existe uma coisa chamada de apito que foi usado antes da bola ter chegado ao jogador que remata. Os jogadores do Benfica estavam já todos parados. Essa é mais uma falácia, não houve golo mal anulado houve uma jogada interrompida.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:04

OHBALHAMADEUS, BALHAME SANTA QUITÉRIA!

Onde estavam o Luisão e o Jardel, quando o Herrera remata para o golo? Provavelmente o veloz Luisão disputaria aquela bola com o Herrera, e este nem teria chutado. O Varela também parou?

E é isto, o Benfica foi seriamente penalizado pela equipa de arbitragem, concorda comigo ou não?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 03.12.2017 às 15:08

A jogada foi interrompida, ponto final. Por mais que esperneie não convence ninguém. O jogo estava parado ainda antes da bola chegar ao jogador que remata.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:11

Já entendi a sua tese, a batota é quem mais ordena...

"Empatei de forma mentirosa, quero lá saber da verdade desportiva..."
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:09

Pedro,

Faça por favor um exercicio, e avalie e analise o que escreveram os ex arbitros, sobre os 3/4 lances polémicos do clássico?

Quer que deixe aqui as avaliações dos ex arbitros? Ou será desnecessária a avaliação desses especialistas, porque o Pedro sabe mais de arbitragem que os próprios?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 03.12.2017 às 15:14

Não tenho que fazer exercicio nenhum e tão pouco ler opiniões do jornal do porto. Depois do apito não há golos, não há nada. O jogo está parado. Dizer que há um golo mal anulado é apenas desonestidade intelectual. Se quiser diga que anulou mal uma jogada perigosa, mas nada mais que isso. E quanto às certezas que tem, provavelmente ainda pensa que os golos cantados que o Marega falhou entraram, certo? Estamos conversados.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:18

Jornais do Porto? Pode ler no Record o Marco Ferreira e o Faustino!

Ou ainda, pode ler na Bolha o insuspeito "pedagogo" Duarte Calabote Gomes, o recordista Mundial de GP mal assinaladas, 3 GP em 11 minutos na Luz, contra o VSC!
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 03.12.2017 às 15:46

Bons exemplos de árbitros de internacionais de excelente categoria que se reformaram por já estar velho para arbitrar.arbitros esentos boa seus comentários.
Cumprimentos
A todos
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:38

"Depois do apito não há golos, não há nada. O jogo está parado. Dizer que há um golo mal anulado é apenas desonestidade intelectual"

Há um mês atras, no Sporting Braga, quando o Sp Braga marcou um golo limpo, mas o Xistra apitou (em todo igual ao golo do Herrera), e anulou o Xistra a decisão do VAR, o Pedro manteve então essa notável "honestidade intelectual"? Ou afirmou: ROUBO EM ALVALADE?
Sem imagem de perfil

De antonio a 03.12.2017 às 16:29

Há golo limpo se no entender da equipa de arbitragem não tiver existido falta atacante sobre Grimaldo (que é impedido de saltar). Se aqui não foi falta, então deveria ter sido golo.

O penalti é discutivel, pois a regra quanto à mao na bola é clara: deve haver intencionalidade ou perturbação de um lance de golo.

A história do jogo teria sido diferente se o vale-tudo tivesse sido expulso, se o Ricardo tivesse sido expulso e se o Telles tivesse visto amarelo quando jogou com a mão (essa sim propositada).

Escusa de vir chamar de imbecil. Vá ler as regras do futebol antes de dizer asneiras
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 17:02

António, vou-me repetir? Eu concordo consigo, o Benfica foi seriamente lesado e prejudicado pela arbitragem no clássico!

Vou mais longe, o Benfica com uma boa arbitragem teria goleado o FC Porto!

Perfil Facebook

De Mike Portugal a 03.12.2017 às 10:39

Muitos destes problemas do VAR resolvem-se facilmente alterando o protocolo do mesmo, dando assim outra abertura para o VAR poder intervir.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 03.12.2017 às 11:57

Ja me passou pela cabeça que os arbitros ou um grupo deles quer acabar com o VAR e têm de tudo feito um pouco para o descredibilizar e deixarem toda a gente no minimo na duvida da sua necessária utilização.

E querem acabar porquê ? Essa será à grande questao.
Porque lhes tira o protagosnismo ?
Porque os erros no VAR criam maior polemica e maior clareza para os incompetentes?
Ou, e porque nâo? Porque o VAR imepede a comunhäo nas missas ?

É caso para se enviar uns E-mails.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 14:26

É caso para reflexão Julius, mas, na realidade, nada me surpreende. Desde o primeiro dia que passou despercebido a alguns que esta funcionalidade terá um efeito ao nível dos homens que estão envolvidos na sua operação. Se estes não forem fiáveis, o VAR irá forçosamente ter dificuldades em se assumir como o veículo ideal para complementar a arbitragem.

Já assistimos a casos, salvo erro um num jogo do Sporting, em que o árbitro, mesmo perante as imagens claras provenientes do VAR recusou mudar a sua decisão. Isto depende do homem e não da tecnologia.
Sem imagem de perfil

De João a 03.12.2017 às 11:58

Podia mostrar outras imagens demonstrativas do facciosismo existente na comunicação social sobre lances que prejudicaram o Benfica neste jogo, mas mesmo estas duvido que sejam aceites aqui no blog.

- Entrada para vermelho de Filipe aos 10 minutos de jogo,
https://streamable.com/r9imr
- Luisão é empurrado por Danilo aos 11 minutos na área do Porto
http://i68.tinypic.com/15ug6t.gif
http://i64.tinypic.com/5ntyxl.gif

Assim, não se falam nestes lances, e parece que o Porto é prejudicado!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 12:09

Recomenda-se que o caro leitor se limite a emitir a sua opinião sobre as temáticas aqui abordadas e não levantar conjecturas sobre o que é aqui aceitável ou não.
Sem imagem de perfil

De João a 03.12.2017 às 12:36

O meu comentário sobre a aceitação das imagens, foi porque sei que normalmente não aceitam links externos, não pelo teor das imagens, pois reconheço pluralidade de opiniões aqui no Camarote Leonino.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 14:30

Tudo bem. Evitamos esses links, especialmente quando referem a artigos de opinião, por serem naturalmente subjectivos.

Na generalidade, preferimos que o leitor nos ofereça a sua opinião, independente de haver ou não concordância.

Mesmo quando referimos um qualquer link estatístico, já aconteceu haver interpretações diferentes dos números que nos são apresentados. Aliás, até pode acontecer com alguns dos nossos posts.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 03.12.2017 às 22:45

Rui eu falo de tentativa de sabotagem ao VAR pelos proprios arbitros.
A sensaçao clara que o querem deixar cair.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 23:22

Bem... da maneira que as coisas andam, somos forçados a admitir todas as possibilidades.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 14:42

Quem são os ex arbitros que analisam a arbitragem, e validam essas duas decisões?

90% deles apontam ao amarelo para Felipe!

Nenhum aborda esse suposto lance Danilo/Luisão!

Mas, o Coroado, vislumbra uma GP de Jardel sobre Marega, nesse lance, eu próprio assumo que será um lance discutível, mas as imagens são claras, o Jardel toca no Marega dentro de area, a duvida, jogou primeiro a bola?
Sem imagem de perfil

De Aparicio a 03.12.2017 às 14:52

O coroado na época passada arranjou um penalti contra o Benfica na área contrária!
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 14:55

Vá reler pf o que escrevi...

"Mas, o Coroado, vislumbra uma GP de Jardel sobre Marega, nesse lance, eu próprio assumo que será um lance discutível, mas as imagens são claras, o Jardel toca no Marega dentro de area, a duvida, jogou primeiro a bola?"

Mas, de uma coisa eu tenho a certeza, o Benfica foi altamente penalizado pela arbitragem no ultimo clássico, não concordar comigo?
Sem imagem de perfil

De Aparicio a 03.12.2017 às 15:31

Releia por favor o que escrevi.
-O coroado...
Concordo em absoluto consigo!
PS. O que é que o coroado disse sobre as duas penalidades gamadas ao Belenenses e que nem o paciência viu, pois estava a olhar paea o chão?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 03.12.2017 às 12:56

Os árbitros têm de se adaptar a este novo tipo de arbitragem.... o VAR permite a garantia da decisão correcta pelo que não se entende porque razão não se deixa prosseguir as jogadas e não se entende porque razão os árbitros quase nunca utilizam a possibilidade de visionar os lances na TV.
Logo, os maiores ataques ao VAR vem dos próprios árbitros.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 03.12.2017 às 13:14

Segundo li, se por exemplo um árbitro auxiliar deixar seguir um lance de fora de jogo que dará em golo, e depois o VAR rectificar essa decisão anulando o golo, o árbitro auxiliar será penalizado na sua pontuação.
O mais certo seria deixar seguir o lance, e o VAR que analisasse e que o árbitro auxiliar não fosse penalizado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.12.2017 às 14:34

Eu sempre argumentei que as decisões dos elementos da arbitragem devem ser totalmente independentes de uma eventual revisão do VAR. Ou seja, a função destes elementos é de fazer a melhor decisão possível no momento da jogada, sem qualquer consideração ao que pode vir a acontecer, ou não acontecer, pela intervenção do VAR.

Por conseguinte, a tese que lê ocasionalmente que devem deixar seguir a jogada a contar com a intervenção do VAR, não faz sentido algum e, na realidade, contraria a função da arbitragem, à raiz.
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 15:32

Bom, é tão engraçado observar a "coerencia" dos benfiquistas!

Vejamos, no mês passado, o Braga marcou em Alvalade um golo limpo, o Xistra apitou seguindo as indicações do auxiliar, a bola entrou, golo mal anulado, também então o arbitro ao apitar, anulou uma posterior decisão do VAR, tal como no clássico!

O que disseram então os "coerentes" benfiquistas? Roubo ENORME em Alvalade!

Passadas 3/4 semanas, no Dragão, surge um lance identico ao do Sporting Braga, e o apito do Sousa anula um golo limpo do Herrera. O que dizem hoje os mesmos benfiquistas? Não é golo, porque o arbitro já tinha apitado...

Convenhamos, alguma coerencia, é no minimo suspeita ...
Sem imagem de perfil

De João a 03.12.2017 às 16:53

Só por curiosidade, o que defendeu você nessa altura do jogo do Sporting - Braga?
Sem imagem de perfil

De Bruxo_Empata_Fada a 03.12.2017 às 16:58

Golo do Braga, e golo do Herrera, dois golos limpos!

Dois erros graves da arbitragem!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 03.12.2017 às 20:12

Meu caro são 2 erros graves com a diferença de 3m de diferença entre eles depois acresce o facto do RP não se fazer pois o apito soou logo, no lance do FCP confesso que para além do frame do momento do cabeceamento não vi mais nada.

E mais uma questão os árbitros que por exemplo pediam amarelo para Felipe são os mesmos que pediram vermelho para o Mathieu!????

O real problema nunca foi o VAR mas sim os arbitros que apitam e que VARejam o futebol nacional!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 03.12.2017 às 23:24

-" O maior factor de instabilidade do futebol profissional não são os clubes: são os maus árbitros. Admitam-no !" -
Mamma mia!!
1-Tá visto que este senhor não vê outros campeonatos.
2- Os clubes e os seus dirigentes pouco ajudam
3- E os amigos jornalistas então.. Ufff!! Paladinos da verdade. Admitam!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo