Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A arbitragem ou algo mais ?

Rui Gomes, em 09.03.15

 

prog_scp_penafiel.jpg

 

Hoje não me é possível escrever a minha usual crónica, dado que só assisti a parte do jogo: os 30 minutos iniciais e os finais 10. Deixo, portanto, a análise a cargo dos leitores.

 

Uma questão não posso contornar: a expulsão de Tobias Figueiredo. Estarei equivocado, mas a mim pareceu-me um corte limpo, com o avançado do Penafiel a atirar-se por cima do defesa leonino. De resto, também achei um autêntico exagero aquele cartão amarelo a William, que o impedirá de jogar no próximo jogo.

 

400JI430.jpgOPIW2I4S.jpg

 

Verificou-se a estreia de Ewerton na equipa principal, embora não tenha visto o suficiente para comentar. Bom golo de Nani, a cruzamento de Carrillo, para assegurar a vitória.

 

O lance que levou à expulsão de Tobias Figueiredo pode ser visto aqui.

 

publicado às 21:57

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De m1950 a 09.03.2015 às 22:34

O árbitro esteve bem , eu lamento que não tenha visto o Adrien jogar.

Penso que é caso para dizer : Parabéns Adrien.

"http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/parabens-adrien-1307548"

Estou malvado eu :D

Não sei se este jogo merece comentário , é melhor evitar negativismos , pois vi uma entrada de equipa grande e determinada em dar a volta e isso é mérito de MS , o que aconteceu foi uma mão cheia de falhas técnicas individuais que o treinador não controla , mas onde o treinador falha , é ao não reagir tendo a ilusão de controlo de jogo apesar de estar com 10 , o jogador que devia ter saído imediatamente o "aniversariante" tinha de estar no lugar onde apareceu o jogador de Penafiel que materializa o segundo golo deles. Uma equipa pode perder tudo menos o meio campo , pois o "aniversariante" estava muito mal no jogo a nível defensivo e ofensivo.

Nota para o relvado horroso de Alvalade com vários jogadores a escorregar e penso que é que acontece na falha técnica de Paulo Oliveira no segundo golo.

Não há culpa do treinador a não ser na reação à expulsão , deixo a nota que vejo uma subida de animosidade para com o treinador por parte de varios adeptos , e devo dizer que espero não ter influenciado ninguém , porque hoje quero que fique para não levarmos com um que venha aprender mais e mais e mais tempo , há coisas que acontecem que o treinador não controla , além das opções , tecnicamente não tem estado mal em campo.

Espero que Tobias seja reconfortado pelos colegas , o Ewerton respondeu muito bem tendo estado a 100% em todas as acções onde esteve envolvido , pareceu-me algo preso , e vi que sentiu o pico no pulmão e precisa de ritmo de facto.

Mais uma boa nota de MS na conferencia , a dar conta do silencio de Rui Quinta num jogo com o FCP onde marca 3 golos em fora de jogo e hoje lembrou-se de falar , a forma como está a defender o Sporting na conferenci agrada-me.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.03.2015 às 22:52

Lá saberá a que propósito vem o comentário sobre um outro jogo mas, de qualquer modo, tem direito à sua opinião, muito sua, diria até.

E... já começou a notar não só animosidade para com o treinador, mas a "subida" dessa animosidade, inferindo, portanto, que já existia. Será mera coincidência, decerto, andar a criticá-lo praticamente desde o primeiro dia.

Sinto vontade de dizer algo mais, mas não vi o suficiente do jogo.

Surpreende-me que agora verificar o mau estado do relvado, quando ele está mau há meses.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 09.03.2015 às 23:26

Depois do bom jogo efectuado com o Nacional, e ter sido decisivo no empate obtido, nada mais natural que tenha jogado de início no jogo de hoje. Uma vez que estava a jogar mal, MS optou, e bem, pela sua substituição. Aliás fez o mesmo com Mané, que tinha sido o autor do golo na Madeira.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 09.03.2015 às 23:10

Vejo mais como a bola rola do que propriamente o aspeto da coisa , hoje o golo do empate , é uma queda de Paulo Oliveira e vi várias vezes os jogadores a escorregarem.

Quanto ao Adrien , o Rui escreve neste texto , "Esperamos que fique bem registado na memória daqueles que o depreciam, ao mais pequeno ensejo."

Faz o registo do jogo dando destaque ao Adrien porque entrou e esteve bem , e hoje lamentavelmente não viu a aberração de jogo que fez.

Quanto ao treinador , está registado aqui no blogue , todas as razões das críticas , desde a primeira hora , não esperava eu tão lenta percepção do que é e o que tinha no SCP , se for escrever sai outro livro , hoje temo por mais um treinador que leve todo este tempo... a aprender.

A subida de animosidade geral tem muito com o facto de ser o 2º jogo que ganhamos em 8 jogos , penso que é normal para com qualquer treinador.

O Rui continua com insinuações , é assim que tem respondido quando perde na oratória , mas talvez pense que sou contratado para falar mal do treindor desde que chegou , pois BdC já o queria despedir antes de o contratar. Isto porque não posso ter a minha opinião acerca do futebol , e se falo mal do "verdadeiro Presidente do Sporting" , não é futebol é Brunismo!!

Não se perca nessa escrita fácil.

Há aquilo algo que a maioria dos que comentam o blogue não distinguem , fazem da fratura no SCP uma trincheira , MS de um lado , BdC de um lado (existe de facto) , logo quem criticar um é afeto a outro e etc. Então e o sportinguista onde fica nisto ? Não pode falar do treinador ou do Presidente ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.03.2015 às 23:36

Vamos esclarecer aqui umas questões:

- Qual é o significado de perder na oratória ?... O caro opina sempre em termos absolutos, como se a sua opinião fosse a única verdade.

- Não vejo o debate como um desafio. Quando não concordo, manifesto-me nesse sentido.

- Eu disse o que tinha a dizer de Adrien no último jogo, e não retiro uma vírgula. No jogo de hoje não vi o suficiente para comentar, por isso abstenho-me.

- Não tenho conceitos alguns sobre as razões da sua opinião em relação ao treinador. Daí que não hajam insinuações algumas, mas o simples facto de o ler a criticá-lo há meses.

Por fim, agradeço que reserve os conselhos paternalistas para os seus, eu já há muito que tenho cabelos brancos.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 10.03.2015 às 13:43

Concordo com tudo o que diz o m1950, excepto a parte do Ewerton, que me parece ainda muito preso e fora de forma, a revelar muito "tremelique", mas, ainda ssim, a dar mais segurança do que o Naby Sarr (o que é elucidativo).

Em relação ao lance do Tobias, é bem expulso. É certo que ainda toca na bola, mas bateu primeiro no jogador do Penafiel. Aliás, levou tudo à frente!

É um lance típico de um jogador inexperiente que, com mais maturidade, nunca teria feito uma coisa daquelas, mas sim acompanhado e pressionado o adversário. Se marcasse, marcava. Era 2-1, mas ficávamos com 11...
Sem imagem de perfil

De J. a 09.03.2015 às 22:37

Para já, pouco mais de um mês e meio de ter sido contratado, Ewerthon começa a mostrar o porquê da sua contratação. Entrou bem, ajudou a serenar aquela defesa que mesmo em inferioridade numero, estava a cometer demasiados erros infantis.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 09.03.2015 às 22:49

É cedo para falar , este jogo não propriamente problemático para um defesa , diga antes que esteve bem , não justifique já a sua contratação , eu conheço o jogador e tem qualidade e vai dar ainda mais saída de bola ao Sporting , mas senti a falta de ritmo apesar de ter estado a 100% em todos os lances que esteve. Não se precipite... aguarde.
Sem imagem de perfil

De FCS a 09.03.2015 às 22:55

Espero que o Montero tenha aproveitado bem o banco para perceber o que deve dar e como trabalhar um ponta de lança que jogue no Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.03.2015 às 23:02

Excepção ao lance que provocou a expulsão do Tobias.
Sem imagem de perfil

De FCS a 09.03.2015 às 23:11

De acordo. Embora a origem do lance seja um passe totalmente idiota do Adrien.

De qualquer forma o Slimani fez um jogo pleno de agressividade, pressing e dá uma coisa essencial que o Montero quase nunca dá - Profundidade ao ataque.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 09.03.2015 às 23:14

É esta a nossa sina - Sofrer !!!

Comecei a ver o jogo já estava 2-1 e não reparei bem mas pareceu-me mesmo falta do Tobias

Acho que MS errou em não meter logo o Ewerton - ou então o rossel e fixar o William a central

O segundo golo é na minha opinião resultado dessa (não) decisão, porque William recuava para central, mas o Adrien que hoje teve intensidade 0, veio a acompanhar a jogada com os olhos e a passo e apareceram 2 ou 3 jogadores do Penafiel em condições de marcar

Agora é recuperar fisicamente e mentalmente - uma vitoria na Madeira, pode garantir uma vantagem confortavel para o 4º classificado que dará concerteza uma maior paz de espirito e confiança aos jogadores
Sem imagem de perfil

De manelmadeira a 09.03.2015 às 23:28

Para mim é vermelho claríssimo, nem pensei que tivessem ficado dúvidas relativamente a isso, de realçar que o primeiro vermelho mostrado ao Penafiel foi mal assinalado.
Em relação ao jogo acho que tivemos um caudal ofensivo interessante, especialmente na primeira parte e com um jogador a menos. Se o Tobias não tivesse sido expulso provavelmente iríamos golear.
O Adrien está na mesma situação que o Kroos, precisam de parar um bocado urgentemente, mas agora sem o William na Madeira não estou a ver o MS a não jogar com o Adrien..
Vai ser um jogo muito complicado...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.03.2015 às 23:47

Acabei agora de rever uma dúzia de vezes as imagens do lance do Tobias e faço uma simples pergunta: quem dá na bola, é ele ou o avançado ?
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 10.03.2015 às 08:18

O Tobias, em desvantagem, rasteirou o adversário, que ficaria só com Rui Patrício pela frente. Logo, vermelho directo. Já quanto ao lateral do Penafiel, o segundo amarelo foi-lhe mal mostrado. O William, sem hipótese na jogada, agarrou o adversário. Logo, cartão amarelo bem mostrado. Factos que dispensam qualquer teoria da conspiração, i.e. "algo mais".
Saudações desportivas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.03.2015 às 08:27

Em primeiro lugar, não partilho da sua (expectável) convicção que Tobias "rasteirou". Já vi o lance uma dúzia de vezes e acho que ele dá na bola primeiro.

Segundo, o "algo mais" do título não é em referência a "conspiração", que nem sequer me passou pela mente, mas sim a questões do futebol da equipa.

Mas de um benfiquista que passa a vida a negar o inegável, não se espera muito mais.
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 10.03.2015 às 10:04

Pelos vistos, equivoquei-me na leitura do "algo mais", daí ter referido "teorias da conspiração". Peço desculpa.
No caso particular da jogada do Tobias, temos entendimento diferente.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 10.03.2015 às 01:07

A diferença deste jogo para outros num passado recente é que com o conjunto de contrariedades que tivemos não ganhávamos.Esta equipa mesmo em inferioridade numérica não se entrega e acabámos por ganhar.

O lance de Tobias é típico de um jogador inexperiente.Acho que deve continuar a jogar,mas corremos o risco de vir a perder pontos.Jogador que tem tudo para ser um grande central e isso foi bem acentuado pelo treinador-penso que falou em presente e futuro do Sporting.Também tenho dúvidas se fez falta,mas foi extremamente imprudente- a probabilidade de falhar é muito alta.

É muito diferente jogar na equipa B,2ª divisão,e na 1ª Liga.

A integração destes jogadores tem que ser progressiva como foi a de Mané.
Penso no entanto que TF deve continuar a jogar.Seria um golpe grande para o jogador se saísse.

Mas o passe desastrado é de Slimani e a barreira...enfim,adiante.

Quanto a Ewerton,gostei,mas não sei se aguenta os 90 min.Já tive ocasião de ver a flash e se repararem o jogador está muito cansado.
Mas nem quero pensar em Sarr para o próximo jogo...ou Rabia.

Por imaturidade ,continuamos a não controlar a o jogo com bola,queremos sempre marcar mais golos ...e quase sofríamos o empate.
JM quando pode circular a bola para trás,tenta um remate disparatado.Na sequência do pontapé de baliza surge um livre que só por pouco não dá o empate.

Os nossos jogos aborrecidos não são lá,isso é verdade.
Sem imagem de perfil

De L a 10.03.2015 às 11:40

Nos primeiros 10’, ainda com o Penafiel a procurar acertar marcações – algo que nunca conseguiu, aliás equipas como o Penafiel só reflectem a estupidez do alargamento - a diferença de jogar com um PL entre os centrais. Independentemente até da boa dinâmica com que entramos. Com a expulsão do Tobias mudou tudo menos a crença da equipa, a mesma aliás do jogo com o Nacional.

E um parágrafo especial sobre esta crença: já a época passada mais do que a classificação final, a capacidade de voltar ao jogo ou à luta na tabela foi o que mais me impressionou e que tanta falta fazia no Sporting. Claro que podemos voltar sempre a perder várias lutas em semanas definitivas, como já voltou aliás a acontecer, por supremacia dos adversários e desta vez também porque ninguém - muito convenientemente (?) - moveu uma palha contra o calendário. E confesso que na época passada ainda cheguei a ter dúvidas sobre a sua proveniência, gene ou não da nova direcção. Actualmente a guerra aberta com o treinador não deixa dúvidas, sobre o cerrar fileiras dos jogadores à volta do treinador. E que bom foi ver Carrilo outra vez a saltar do banco. E é com esta crença que se ganham títulos. Não duvido do Jamor nem da qualidade do adversário no Jamor mas quando os jogadores nunca deixam de acreditar estamos sempre mais perto de ganhar. Faltou muito desta crença por exemplo na última final europeia, também numa semana em que deixamos fugir tudo. Crença que ainda é de enaltecer mais com tanta gente nova. Também não foi por acaso que Nani voltou a ser fundamental ontem.

Voltando ao Tobias, inexperiência pura e até podia ter acontecido mais cedo, com algumas entradas de sola na Europa. Aliás a gestão desportiva daquele que ainda tem tudo para ser o melhor central made Academia, foi um caos nas duas últimas épocas. Como foi com outros, até ao centro da defesa da equipa principal, de que nem é bom falar. Mas um dos flancos da guerra aberta ao treinador é precisamente porquê Tobias tão tarde? Quando o que deviam questionar é como é que foi possível tamanha incompetência em duas épocas no centro da defesa? Mas se calhar já questionaram e não gostaram da conclusão.

No jogo, além das boas explicações do Marco Silva, também ainda fiquei com dúvidas se Ewerton aguentaria realmente 80’ e ainda corríamos o risco de ficar a jogar só com 9 a meio da 2ª parte. Mas a verdadeira intenção da guerra aberta ao treinador, inclusive aqui na blogosfera, é voltar ao clima de terrorismo puro que se viveu antes da interrupção do mandato. E para além do que não assistimos durante a semana de trabalho, assobiar uma equipa desgastada, intranquila, com menos um - até Nani que parecia mais um alvo - diz tudo sobre o clima instalado outra vez. Sem dúvida uma boa altura para ir de férias.

E muita gente a pensar que já tinha visto de tudo com treinadores no Sporting… Não caiu com o cozinheiro, coze em lume brando. A única coisa impensável é alguém vir defender a equipa. Quando até havia todas as razões e volto a lembrar que não jogámos uma vez mas duas vezes fora da lei na mesma semana, com menos de 72H! Ainda assim preferiram antes divulgar o contrato outra vez… Mas ainda assim há gente que acha que estão reunidas todas as condições para avaliar o trabalho de um treinador de futebol.
Sem imagem de perfil

De OCR a 10.03.2015 às 09:22



O lance da expulsão do Tobias, não é por causa de falta de experiencia como já foi dito. O Tobias fez-se ao lance daquela maneira para salvar um golo iminente, depois de um atraso de bola feito pelo jogador do Sporting com o nº. 9, que pôs a bola praticamente nos pés do jogador adversário.
Sem imagem de perfil

De L a 10.03.2015 às 11:48

Em última análise e até da forma como o Sporting estava por cima do jogo, tinha valido mais sofrer o golo ou não? Também cabe aos jogadores esse discernimento, não cabe é ao Tobias, da forma como foi lançado às feras e que por mais potencial não deixa de ser um miúdo com 20 anos. Agora com a pressão extra de Ewerton, com várias épocas de I Liga no banco. Eu por mais que me esforce não consigo imaginar nada pior do que foi feito ao nível do centro da defesa nas duas últimas épocas e por gente que nunca fez a mais pequena ideia do que é a formação! Gostam de falar de formação. Nem estava à espera de outra coisa quando o centro da defesa começou a ruir esta época com o maravilhoso internacional francês. E o melhor que ainda conseguiram foi um central lesionado em Janeiro. Melhor era impossível!
Sem imagem de perfil

De L a 10.03.2015 às 22:52

Caro OCR,

Para não ser muito “cansativo” falamos só dos centrais que chegaram à equipa principal. Ainda andava muita gente maravilhada com o cepo do Maurício e no Camarote já se falava do Tobias. Mas o Sporting nunca pode estar dependente de um central com 20 anos como aconteceu quando Tobias foi chamado porque não havia mais ninguém?! E por uma razão muito simples – não há grandes profissionais de futebol nem de nada com 20 anos! Por isso é que ainda havia à frente Rojo, Ilori, Dier, Fokobo e fiquemos por aqui. Da mesma forma que haverá Semedo e outros. Todos para continuarem a evoluir e valorizar e qualquer um dispensava bem a necessidade de ir ao Brasil contratar um cepo! E como já disse, para não falar do resto da tralha.

Ao mais alto nível e por mais qualidade que se tenha e Tobias tem tudo, de um projecto profissional com 20 anos não se pode esperar muito mais que o voluntarismo todo empregue no lance que ditou a expulsão. E ao arriscar a expulsão não protegeu a equipa nem tão pouco se protegeu a ele, tal a ingenuidade. E para cúmulo, tal a gestão desportiva, este tempo todo de paragem do reforço brasileiro pode agora tornar-se na tempestade perfeita para Tobias desaparecer da equipa. Com consequências para ele e para um activo do clube que ninguém consegue prever. Nenhum clube da dimensão do Sporting pode estar dependente de um puto com 20 anos mas se arriscou tem que estar preparado para assumir tudo. E quando digo tudo é o crescimento do Tobias no plantel principal. E como é óbvio nem Tobias nem Paulo Oliveira ainda conseguem competir com Ewerton bem. O problema é que esta época voltou-se a fazer tudo ao contrário, primeiro recorreram aos mais novos e só depois é que foram tentar comprar um central!? No mínimo hilariante!

Muito menos há projectos de formação a trocar de treinador todas as épocas. O próximo como é mais que evidente vai preocupar-se unicamente com os resultados. Os desastres são por definição acidentes difíceis de prever mas não é o caso da actual gestão desportiva do Sporting. Uma catástrofe em Alcochete e vai-se vendendo o que já cá estava e rapando o fundo ao tacho. É o que dizem os resultados positivos, onde o Bruno é muita bom.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.03.2015 às 09:22

SL,
Começo por dizer que para mim, TOBIAS é bem expulso.
Não me parece que tenha tocado na bola e "rasteirou" o avançado que se ia isolar.
Já antes TOBIAS tinha arriscado perante o extremo do Penafiel, um tal Quinones... que se fosse mais malandro "tinha caído na área".
Mas isto é o futebol... o lance da expulsão do Tobias... começa num erro do Adrien, passa por um mau passe do Slimani.... e depois temos uma barreira que salta...salta para quê? Só se for para passar a bola por baixo....
Adrien esteve menos bem... mas já fez bons jogos como na Madeira, Patricio que esteve mal noutros jogos, ontem salvou nos últimos minutos....é assim o FUTEBOL - MARAVILHOSOS....
De um jogo onde podiamos ter GOLEADO.... ficamos por um jogo de sofrimento... como é lindo o FUTEBOL!...
Sempre SCP....
Nota final: a primeira expulsão do jogador do Penafiel não é justa, mas houve outros que deviam ser punidos e não foram.
Sem imagem de perfil

De julio a 10.03.2015 às 09:36

Jogo do 80 para o 8 e novamente para o 80 com o golo do Nani, que apesar de insistir na nota artistica é mais de meia equipa. O Adrian está muito fraquinho e devia descansar. Na expulsão o Tobias pareceu-me um pouco lento, consequencia da verdura, e com a mania de ir à queima, como já tinha feito num lance anterior que podia ter dado penalti se o jogador adversário se tivesse atirado para o chão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo