Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A atitude desejada !

Rui Gomes, em 13.02.15

 

4139_adf04f9d378b91f394e07822132cceb2.png

 

Esperamos que a atitude de Marco Silva tenha contagiado os seus pupilos e que a sua mensagem tenha penetrado o seu consciente. Apesar da diferença pontual para o líder, nada acaba até chegar ao fim, e com ou sem título, existem outros importantes objectivos

 

O «Record" dá destaque aos 21 jogos consecutivos em que o Sporting marca, o que é significativo, mas a média por jogo - 1.95 golos (39 em 20 jogos) - tendo em conta que se trata do campeonato português, devia ser melhor. O Benfica, com 45 golos, tem uma média de 2.25/jogo, enquanto que o segundo classificado FC Porto regista 49 golos, uma média de 2.45/jogo.

 

Em uma outra manchete desta sexta-feira, o «A Bola» noticia que o Sporting está disposto a quadruplicar o salário de André Carrillo, para garantir a sua renovação. Mesmo duvidando da "fonte" de informação, até faz sentido fazer este investimento por aquilo que o avançado peruano representa desportiva e financeiramente. Creio, até, que mesmo com este hipotético aumento, não será o jogador mais bem remunerado da equipa. Essa distinção pertencerá a Rui Patrício, com Adrien Silva a seguir muito de perto.

 

Marinho Peres, antigo treinador do Sporting, diz que Marco Silva tem "pinta de Mourinho". Bem... esperamos que tenha razão e considerando que com 36 anos, ainda tem uma longa carreira à sua frente, tudo é possível. Creio que os sportinguistas até ficariam satisfeitos se o actual treinador leonino percorresse um terço do percurso do actual técnico do Chelsea e... de leão ao peito.

 

Por fim, a cada vez mais preocupante lesão de Slimani. O Sporting, muito naturalmente, não divulga o estado clínico do jogador, mas a possibilidade de ele estar um mês fora dos relvados e até poder falhar os embates com o Wolfsburgo e o FC Porto, não pode entusiasmar ninguém. Alguma irresponsabilidade por parte do argelino, ao insistir a jogar na Taça das Nações Africanas, consciente de que estava debilitado e que o risco de agravar a lesão era enorme. Infelizmente, foi precisamente o que aconteceu.

 

Tags:

publicado às 04:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De L a 13.02.2015 às 09:45

Eu próprio escrevi aqui logo no início do mês de Janeiro, até pela situação financeira do Sporting, um avançado mais móvel como o Tanaka chegava e sobrava para as encomendas durante a CAN. Partindo do princípio que tinha sempre Slimani, mais que apto, desde o derby, Liga Europa e Porto. Até porque chegava a competir. O que sabemos agora e como é óbvio a direcção tinha que saber muito mais porque tem a obrigação de acompanhar os jogadores nas selecções, sobretudo um jogador fundamental como Slimani, é que já fez a CAN praticamente com a perna sempre ligada. O que só por si indiciou sempre qualquer coisa de menos bom, até sem falar com o jogador. E quando assim é, como é óbvio também só piora a cada jogo. E o pior agora é que para além da lesão ainda há o tempo de paragem. Vamos ver mas nunca podíamos ficar sem o único verdadeiro PL numa fase tão determinante da época. E já se começou a sentir a sua falta!

Mais uma “prestação de serviços” que os clubes pagam e pagam quase sempre muito bem e quando as coisas correm mal ainda assumem o ónus? Quando o verdadeiro responsável também está perfeitamente identificado. O agora amigo Blatter e a FIFA! Porque a CAN anda a “espalhar” esta miséria por vários clubes europeus quase todos os anos. Desta vez foi o Sporting em Portugal mas podia perfeitamente ser o Porto e no limite ainda se podem perder muitos mais milhões nalgum eventual negócio. Com os clubes unicamente a serem ressarcidos pelo tempo na CAN e partindo do principio que corre sempre tudo bem!? Há muito tempo que o calendário da CAN é perfeitamente inadmissível para jogadores africanos ao serviço de clubes europeus. Cabia à FIFA alterar a data da CAN há muito tempo mas como não o fez também devia caber à FIFA indemnizar os clubes lesados, como é agora o nosso caso. Sem exagerar nada na próxima reunião com o sr. Blatter o Bruno pode perfeitamente invocar a continuidade, quiçá em 3 provas. Há seguro para isto tudo ou não? E independentemente da CAN estar marcada há muito. A continuar sem fazer nada e no futuro os grandes prejudicados serão os jogadores africanos, nomeadamente em clubes como o Sporting que nunca têm tantas opções como isso.
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 13.02.2015 às 11:28

Bom-dia. Da apreciação que faz ao caso do Slimani, não será a responsabilidade do jogador a meias com o clube? 1) se o jogador não se sente ficamente capaz para jogar na CAN e/ou ao fazê-lo coloca em risco a sua integridade física, não deve alinhar, por muito honroso que seja representar o seu país numa competição internacional; 2) o clube paga (e não é pouco) pelos serviços do jogador. Tem um departamento médico que cuida da saúde do jogador, de modo a que este esteja sempre apto para os funções para as quais foi contratado. Se o departamento médico entende que o jogador não está em condições e/ou corre o risco de se lesionar de modo a prejudicar o clube, pura e simplesmente deve, em conjunto com os dirigentes, proibir a competição por parte do jogador, doa a quem doer. Se isto não aconteceu neste caso do Slimani, que respeonsabilidade/culpa tem a FIFA, o Blatter, a organização da CAN ou a Federação de Futebol da Argélia? Desculpe esta iterpelação, mas parece fazer parte do adeptos do futebol em geral (eu incluído :-)) procurar-se sempre imputar culpas a quem não tem, pelo que acontece com o nosso clube. :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2015 às 11:46

Este é um eterno problema entre clubes e selecções. Neste caso concreto, visto de fora para dentro, nada de negativo constou sobre o estado clínico de Slimani antes de se juntar à selecção da Argélia. Recorde-se que esta até consentiu que o jogador se apresentasse dois ou três dias mais tarde de modo a permitir a sua utilização pelo Sporting em mais um jogo.

Uma vez com a selecção, não há muito que o clube possa fazer à distância, salvo, porventura, imagino eu, contactar o atleta em particular sobre quaisquer dúvidas. O próprio Slimani admitiu que forçou para jogar e, daí, que tenha referido alguma irresponsabilidade da sua parte.
Sem imagem de perfil

De L a 13.02.2015 às 11:50

E o que é que o Sporting podia fazer na CAN? Ainda percebo a selecção da Argélia ou o jogador poderem ter alguma responsabilidade partilhada no agravamento de uma lesão e muito sinceramente não sei se foi o caso. Mas uma lesão também pode surgir de um momento para o outro, completamente imprevisível. Nada faz com que a CAN, a meio da nossa época desportiva, continue completamente contraproducente.

E no fim o futebol são sempre resultados. Para aferir se o Slimani vai continuar a fazer falta ou não é muito simples. E já fez muita falta no derby, onde perdemos 2 pts. Sempre que ganharmos ninguém se lembra do Slimani. Sempre que não ganharmos fez muita falta. Tão simples como isto. O próprio Tanaka, o presumível substituto, até porque não há mais nenhum, em Janeiro estava muito mais confiante de certeza. E o mesmo para a equipa depois de uma vitória ou de uma derrota, porque o futebol é um jogo colectivo. Portanto a falta de Slimani também ainda pode afectar o rendimento dos colegas. Outro dado que ainda pode muito bem vir a ser determinante.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.02.2015 às 12:13

"""" pelo que acontece com ...........o nosso............... clube. :-)"""

Joe , mudando pouco a pouco de cor clubística!!!!???
Ou ainda é só, uma deformada interpretação "da minha, (nossa) parte" !!!??
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 13.02.2015 às 20:37

(...) parece fazer parte do adeptos do futebol em geral (eu incluído :-)) procurar-se sempre imputar culpas a quem não tem, pelo que acontece com o nosso clube. :-) (...)

Pura generalização. Eu sou Benfiquista de pai e mãe, como de resto já aqui escrevi. Sou leitor/seguidor do "Camarote Leonino" porque aprecio a qualidade do blog e porque não encontro aqui o fundamentalismo que encontro noutros blogs, tanto sportinguistas como benfiquistas, nem a ofensa gratuita proferida por quem tem por hábito escudar-se no (tão aparente como ilusório) anonimato da net.
Onde você lê "pelo que acontece no nosso clube", queira ler "pelo que acontece no clube de cada um". É tudo uma questão de interpretação.
Cheers! :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2015 às 20:43

E é muito bem vindo. Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De PSousa a 13.02.2015 às 09:50

É esta a atitude, "NUNCA MANDAR A TOALHA AO CHÃO!!!"
Lutem em campo ganhem os vossos jogos!
Espero nada mais nada menos que uma BOA atitude em campo... e vitórias!
Força SCP, EU ainda acredito!
Mesmo com BdC...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.02.2015 às 10:52

Queria apenas referir uma mudança de atitude da nossa CS em relação ao Sporting, desde o blackout (noticias positivas depois de um mau resultado não é muito normal...), de destacar o jornal Record que finalmente se aproxima um pouco mais do publico sportinguista!
Sem imagem de perfil

De J. a 13.02.2015 às 11:09

Acho que também tem a ver com um estudo de mercado.
Com a colagem cada vez mais evidente da Bola ao Benfica, e do Jogo ao Porto, pois quem sobra?

Slimani vai fazer uma falta....
Mas acho que nem será tanto no jogo do Dragão ou da Alemanha. Acho que para este tipo de jogos, Montero até se vai ajustar melhor á estratégia da equipa. A segurar a bola na frente e a lançar nos espaços vazios, Nani ou Carrillo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 13.02.2015 às 11:16

Não sei até que ponto, essa mudança tem a ver com o patrocínio do rascord à Sporting TV.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2015 às 11:18

Schmeichel,

Desculpe, mas a mudança de atitude da CS , nomeadamente do Record , nada tem a ver com o blackout, mas sim pelo reconhecimento que perdeu muitos leitores sob as lideranças de Alexandre Pais e depois, pior ainda, João Querido Manha.

Já há muitas semanas que eu referi aqui no blogue a sua postura mais equilibrada, desde que JQM foi demitido.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2015 às 17:18

Rui Gomes,

Concordo com o que diz, relativamente ao Record. Mas, o blackout teve influencia nas noticias que foram saindo, como é obvio... nem que seja pelo facto de os intervenientes não falarem tanto (MS, jogadores e BdC).
Estou a falar disto, porque no outro dia ouvi uma entrevista do Beto (o central) em que afirmava que antigamente estavam quase sempre em blackout, e que quem falava à imprensa era escolhido pela Direcção. E sinceramente acho que no caso do Sporting, o blackout o beneficia, uma vez que somos um clube muito conflituoso, onde se aproveita qualquer coisa para começar uma guerra. O blackout cria um tampão entre os jogadores e a CS, que traz mais paz e serenidade para a equipa.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.02.2015 às 17:33

Nesse sentido, terei de concordar, especialmente no que diz respeito ao presidente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.02.2015 às 17:41

Já sabia que ia dar essa alfinetada...

Mas concordo! Apesar de eu ser um grande apoiante de BdC, acho que o excesso de comunicação é a sua maior fraqueza como presidente do Sporting, já que não precisa de estar constantemente a aparecer (repare que escrevi excesso de comunicação e não forma de comunicação, porque nesse campo concordo com BdC, temos de ser agressivos...).

SL
Sem imagem de perfil

De m1950 a 13.02.2015 às 11:48

Começo por referir a frase de Lopetegui , "Quem não jogar neste , não joga na champions" , esta frase importante para abrir os olhos aos jogadores ,certamente alguém disse ao Lopetegui para dizer , e nota-se que este senhor já treina a comunicação que lhe é orientada pelo Porto.

Faltou esta frase ao MS na primeira volta, e estas pequenas coisas são importantes e ainda faltam à nossa estrutura , chamo a atenção também para o número de amarelo de William Carvalho...vem aí o jogo com o FCP onde ele é sempre o melhor em campo. Cuidado.

De resto devo dizer que fico satisfeito com a mentalidade da equipa , acho que o reconhecimento da superioridade sobre o Benfica lhes vai servir de estimulo , pois eles viram em campo que eram melhores que a equipa do Benfica tecnicamente , aliás isso foi por demais evidente.

Hoje sai a convocatória do SCP e eu quero lá ver Ryan Gauld.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 13.02.2015 às 13:11

Ainda não é desta que ganhou coragem, para não convocar Rossel, André e Capel sem mencionar Sarr, já que Rabia tem estado em bom plano nos últimos jogos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.02.2015 às 13:23

""".... que eram melhores que a equipa do Benfica.... tecnicamente..... , aliás isso foi por demais evidente."""
m1950 ....vamos lá, só um esforçozinho !!! (tacticamente também)
Sem imagem de perfil

De m1950 a 13.02.2015 às 14:52

Carlos N.T nós fomos anulados no jogo interior e exterior, e obrigados a recorrer a um jogo de cruzamento por falta de soluções , sendo que quem estava na frente era o Montero , as 2 equipas anularam-se uma a outra , o Benfica não levou autocarro , eles simplesmente perante a pressão do Sporting e bem organizada(!) , nem tinham capacidade para sair a jogar logo preferiram ficar para trás , como não tinham Gaitán que dá muita força ao jogo interior quando Jonas baixa para abrir espaço entre-linhas(segredo do jogo do Benfica , mobilidade entrelinhas) , ficaram só com extremos de linha e também foram anulados.

Não fosse o erro do Samaris o resultado correto até seria o 0-0 mas como o Sporting quis mais ganhar , apesar de não o ter demonstrado nas substituições e no tempo delas.

Pedro Miguel já vi a convocatória e estou desiludido , os recursos do SCP teem de ser maximizados , o banco do Sporting dificilmente melhora o jogo , aliás perdemos sempre qualidade quando substituimos, não faz sentido.

A direção devia ter vendido/despachado Sarr e Martins , e espero que no final vendam também o Rosell que não mostra dimensão para ser alternativa credivel , mas como tem escola Barcelona dá mais confiança ao treinador... enfim.

O Carlos Martins não joga , vamos ver se não levamos com mais um autocarro.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.02.2015 às 22:37

m1950 ... não é por acaso, o nick do JJ ?!?!?

"""Não fosse o erro do Samaris o resultado correcto até seria o 0-0""""
Se.... seria, 0-1 !!
O erro.. não terá sido a causa, da pressão alta..ou o Samaris atrapalhou-se sozinho??
Anularam-se mutuamente..Ok mas, o Sporting com todos esses defeitos e feitios foi mais perigoso e até podia ter marcado antes.... Verdade, não é???

P.S. O m1950 era o meu parceiro ideal para as conversas de café e guerrinhas tácticas da bola... Porque??? É duro de roer !!!!! LOOOLL !!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo