Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A ausência de Paulinho é sentida?

Rui Gomes, em 13.12.21

paulinho1.jpg

"(...) Em relação ao jogo de ontem quero destacar um aspecto que deve fazer reflectir os sportinguistas. Notou-se a falta do Paulinho nas combinações ofensivas. Que o diga o Pote. No Sporting parece que há uma necessidade intrínseca de se criarem "ódios de estimação", seja porque os jogadores não marcam muitos golos, ou porque são limitados tecnicamente, ou ainda até porque foram muito caros... Como se o objectivo final fosse o rendimento individual e não o colectivo. E, actualmente, em relação ao rendimento colectivo do Sporting, estamos conversados.

Leão do Norte

"Concordo caro amigo Leão do Norte, com que diz sobre a ausência de Paulinho. E a sua opinião é sustentada por muitos analistas desportivos, com conhecimentos na análise ao jogo. Espero que os anti "paulinho" que fizeram uma campanha vergonhosa contra o jogador, tendo apenas como critério a ausência de golos, reconheçam o erro, baseados na sua pretensão de catedráticos de futebol, chegando a pôr em causa a competência de Amorim, na sua contratação.

Mas pior que os pretensos catedráticos, são aqueles, que o fazem por má fé. Lembro-me também do que fizeram com o Matheus Reis, embora de forma mais suave, após os seus primeiros jogos, acusando-o de não ter categoria para jogar no Sporting. A verdade é que temos que viver com esta assertividade, sem qualquer rigor. A realidade acabará por calá-los. Aplica-se o ditado: os cães ladram e a caravana passa".

Nação Valente

"A tripla, Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves é única no campeonato português, de longe a melhor, e a ausência de qualquer um deles fragiliza de forma clara a equipa. Mas Vou mais longe; a ausência do Paulinho é das que representa mais peso na equipa actualmente. Ninguém faz como ele a pressão à saída da bola do adversário ou a disputa dos lances divididos. Em Barcelos vai fazer imensa falta espero que o Rúben encontre uma boa solução para a sua ausência".

Julius Coelho

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 13.12.2021 às 06:35

Torna-se penoso às vezes discutir futebol por aqui ou por outros lados porque as pessoas tendem a polarizar opiniões em vez de aceitar diferentes pontos de vista.
Pela minha parte, no que a Paulinho diz respeito, mantenho a mesma convicção ao função daquilo que observo:
Não sendo um jogador extraordinário, também não é um inútil.
Amorim, conhecendo-lhe as características, viu nele um elemento que encaixe nas suas pretensões, seja pelo rigor táctico, seja ainda pelo empenho nas ações de jogo.
No entanto, Paulinho tem defeitos como todos. E o seu maior defeito talvez seja mesmo a pouca apetência com o golo. Para aquela posição, geralmente pede-se alguém mais letal no remate à baliza. Lembremo-nos de Liedson…
Mas o maior problema do Sporting até nem é as fragilidades de Paulinho, é sim a incapacidade para o substituir, dado a ausência de um goleador na equipa.
Logo, quando não há Paulinho, sobra ninguém.
O Sporting precisa-se ir ao mercado mas sabemos bem que não será fácil.
Aqui, mais uma vez, temos que contar com a sagacidade de escolha de Amorim e Viana.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.12.2021 às 08:20

Eu penso de outra forma Pedro.
O Pote é o goleador do SCP, por isso é que nos jogos em que ele faltou ou ainda não estava em forma, a equipa sentiu imensa dificuldade em marcar golos. O Paulinho apenas é uma das peças da equipa que ajuda o Pote a marcar golos e não o inverso.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 13.12.2021 às 08:58

Nós todos sabemos da apetência de Pote pelo golo mas isso não faz dele “o” goleador.
Paulinho, ocupando a posição “9” na equipa, deveria ser a jogador de área que, em geral, “resolvia”… tal como aí recordei Liedson mas que também poderia ser Slimani, entre outros.
Mas a questão que se coloca aqui nem é essa. Sabemos hoje que podemos bem viver com os falhanços de Paulinho porque existem outras soluções.
A questão é colocada de diferente modo, onde se quer crer ver que a falta de Paulinho em campo é uma perda grande para a equipa.
E eu concordo com a tese mas, simplesmente porque não existe no plantel substituto para ele.
Está equipa precisa mesmo de arranjar alguém que se bata com ele naquela posição. E se for alguém que ainda por cima marque golos…
Imagem de perfil

De Greenlight a 13.12.2021 às 09:44

Essa é que é a verdade. Paulinho é o único ponta de lança, ou avançado centro, ou o que queiram chamar à posição, que o Sporting tem no plantel principal. Assim quando Paulinho não está disponível sente-se a sua falta, como é óbvio. Há uns tempos atrás supunha-se que TT poderia ser o suplente de Paulinho. Até Amorim já desistiu da ideia, pois as carências técnicas de TT são mais que muitas, começando pela sua dificuldade em receber e dominar a bola. Face à inexistência de alternativas é fácil dizer e repetir, à exaustão, que Paulinho é único e faz muita falta.







Imagem de perfil

De Greenlight a 13.12.2021 às 09:57

Peço desculpa pelos espaços deixados no meu comentário acima. A verdade a que me refiro é aquilo que Pedro Santos diz.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.12.2021 às 10:12

Caros Pedro Santos e Greenlight,

Neste momento, e face à falta de rendimento do TT, é uma evidência que não existem alternativas ao Paulinho.
Mas o que motivou o meu comentário não foi aproveitar este contexto para salientar o seu rendimento, nem "silenciar" opiniões sobre as qualidades do Paulinho. Foi uma opinião que teve por base algumas injustiças/incompreensões que são praticadas sobre ele.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.12.2021 às 08:58

Pedro Santos,
Não se trata de polarizar discussões ou "impedir" a diversidade de opinião, antes pelo contrário. A diversidade de opinião não só é saudável, como é essencial para uma boa discussão.
Também não se procura cercear a opinião dos sportinguistas sobre o Paulinho. Eu tenho uma opinião sobre os diversos jogadores do Sporting e não é igualmente favorável para todos.

O que se procurou salientar foi a sua importância para a equipa, tendo por base opiniões que foram expressas com base na sua "inutilidade", na "incapacidade para ser um jogador do Sporting", na forma como seria "o enterro para o Rúben Amorim", no "elevado custo"...
Seria desejável que o Paulinho tivesse uma maior eficácia para o golo e compreende-se que o custo da sua contratação foi significativo, mas convém avaliar a outra "face da moeda". No deve e no haver a sua produtividade para o colectivo tem sido muito positiva.
Podemos gostar de ver no Sporting um ponta de lança que marque 30 golos, mas se temos um treinador que privilegia o jogo colectivo, com uma "partilha" de golos por diversos jogadores, não é altura de valorizarmos as qualidades do Paulinho e a sua importância para a equipa?
Da minha parte prefiro o jogo colectivo e a conquista do título de campeão, em lugar do título de melhor marcador para o ponta de lança. Até porque, como se comprovou o ano passado, o "estilo Rúben Amorim" permite que o melhor marcador não seja o ponta de lança.
Sem imagem de perfil

De LeaoCapel a 13.12.2021 às 11:28

Sorteio da Champions, calhou-nos a Juventus, que eu ja tinha afirmado aqui ser o meu adversario de eleiçao. Veremos do que somos capazes...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.12.2021 às 11:55

Esperemos o post do Rui sobre o assunto.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.12.2021 às 12:27

Bom, eu tinha pensado que seria bom Juventus ou Lille ou MU, saiu-nos a Juve, podia ser pior! Vamos ver no que dá
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.12.2021 às 12:25

Sobre Paulinho e os golos pra mim foi sempre um "não assunto", hoje em dia no futebol moderno o que interessa acima de tudo é o processo, neste caso o ofensivo, a RA interessava acima de tudo que esse processo funcionasse, quem marca os golos é sempre relativo, o que interessa é o processo, a forma de lá chegar, e é aí que há que montar a equipa e dar-lhe as características individuais necessárias ao bom desempenho do processo.... Se temos um grande finalizador? Óptimo, maior probabilidade de marcar teremos, se temos um jogador que abre espaços para os colegas entrarem e finalizarem e que cria desequilíbrios? Óptimo, mais e melhores chances teremos....
Portanto meus caros, é evidente que acima de tudo, o processo colectivo é que conta, se é com o jogador A, B ou C Rúben lá saberá.... Paulinho faz falta? Claro que sim! É mais um dos intervenientes no processo mas RA habituou-nos a arranjar soluções e não a fazer "choradinhos" que lhe falta este ou aquele jogador.
Sem imagem de perfil

De RCL a 13.12.2021 às 13:24

Paulinho é, neste momento, indiscutível na equipa.Ponto
Ontem, com Paulinho, tinha sido goleada. Pedro Gonçalves com Paulinho esta mais próximo da área, tem menos adversários à sua volta, logo marca mais.
Isto do 9 é conversa do tempo do Jardel, hoje as grandes equipas não jogam para o pinheiro, vide Liverpool com o tridente; mesmo no Bayern, Lewandowski não é o 9 clássico.
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.12.2021 às 17:26

Temos um sistema de jogo baseado principalmente de lançamentos para as costas da ultima linha da defesa adversária, temos mais hipotesses se recuperarmos a bola mais vezes no meio campo (segundas bolas) para aproveitar os desposicionamentos adversários e com mais espaço servir rápido entre linhas.

O Paulinho é elemento fundamental na ajuda na pressão e obrigar o adversário a jogar mais directo, a falhar .

Paulinho tornou-se fundamental no sistema, em Portugal ninguém o faz tão bem como ele.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 13.12.2021 às 18:08

Corroboro da opinião do leão Pedro Santos: continuo a achar Paulinho muito pouco para o Sporting, ainda mais sendo o único na sua posição.

Se o que Ruben vê no Paulinho é um pivot, a la fut5, e não um ponta de lança, a la fut11, então escusávamos de ter dado €20M ao Braga, pois temos na casa bons pivots e campeões Europeus: Cardinal, Zicky.

A Paulinho não se exige que seja "o goleador".
A Paulinho exige-se que participe na dinâmica coletiva (o que ele faz, e bem) e que concretize as oportunidades claras de golo que cria, ou lhe criam, como se exige a qq outro jogador. Tal como o falhanço de Pote no último jogo nos leva as mãos à cabeça e faz pensar "como é possível", o mesmo nos acontece com os falhanços de Paulinho! Só que com ele, acontece com mais frequência...

Infelizmente, o tempo de banco fez muito mal a TT, está um jogador irreconhecivel, sem confiança, tudo lhe sai mal. Julgo por isso essencial encontrarmos um jogador que faça semelhante a Paulinho, seja ele atualmente avançado, trinco ou defesa central. Extremando a posição, e se o essencial não é marcar golos, treinando, qq bom jogador do plantel poderá em teoria fazer aquela posição...
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.12.2021 às 19:35

Não concordo Paulo

Paulinho tem outro toque e muito bom nas triangulações curtas, tem uma visão do jogo diferente que não encontra assim com tanta facilidade.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo