Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




À beira de um ataque de nervos

Naçao Valente, em 12.03.19

 

musee-rodin.jpg

 

Na  nossa vida todos temos que fazer opções, desde as mais comezinhas do quotidiano, até às mais importantes sobre o que chamamos de destino, até as que têm influência no rumo das sociedades, como as escolhas políticas.

 

Enquanto sócios de colectividades desportivas, também temos que participar na escolha dos nossos dirigentes. No último acto eleitoral do Sporting, uma maioria de votos elegeu, de acordo com as normas em vigor, o dr. Frederico Varandas. De entre as alternativas considerei que não era a melhor. Não por falta de seriedade e de competência, mas por uma série de atitudes, na minha perspectiva criticáveis, e que já abordei noutros textos.

 

Varandas é agora o presidente eleito. Deixando de lado alguns erros desnecessários, quero salientar o contexto em que teve que actuar. Encontrou um clube numa situação caótica. Quase sem tesouraria, com dívidas a pagar a curto prazo, a amortização de empréstimo que já tinha sido adiada, uma perda de muitos milhões em activos, do que se recuperou apenas uma parte.

 

Drake Wilson, no post "O Sporting que nos escondem", afirmou que Varandas não podia resolver de um dia para o outro, problemas com trinta anos - considero que até serão mais - que ficaram por resolver pela última Direcção. Foram antes escondidos ou mascarados. Digamos que durante o referido mandato, os sócios estiveram anestesiados, com "Prozac". Viveram numa ilusão, estavam felizes e não sabiam porquê.

 

Quando o "Prozac" acabou e se caiu na verdadeira realidade, chegou a depressão. Agora os adeptos que estavam imbuídos de uma atroz falsa felicidade, estão à beira de um ataque de nervos. Qualquer insignificância,  é transformada num caso de vida ou de morte, e num motivo para auto flagelação.

 

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Varandas no seu estilo 'low profile' tem estado a pôr a casa em ordem. E enquanto não concluir esta enorme tarefa é de uma absurdidade total fazer exigências impossíveis, nomeadamente a uma equipa de futebol que perdeu metade dos melhores titulares.

 

O adepto que deixou de estar "prozaciado" quer tudo ao mesmo tempo, porque só olha para a árvore e não para a vasta floresta. A sua árvore, o futebol profissional, só terá êxito, quando toda a floresta estiver de boa saúde. Enquanto não se perceber isto e se continuar a criar um clima de guerrilha interna permanente, com os dirigentes e entre associados, o Sporting continuará em permanente instabilidade como está há mais de trinta anos.

 

Já ficou provado que o "Prozac" não é a solução. A solução ou as soluções exigem uma grande dose de realismo e racionalidade. Exigem união em redor da Direcção, embora sem seguidismos cegos. Exige-se que a deixem fazer o seu trabalho com tempo e serenidade, e que este seja avaliado, sem demagogias e palpites inconsistentes, baseados na ignorância.

 

Que os ditos 'brunistas' lobotomizados continuem a sua campanha contra o Clube, é um assunto estritamente da psiquiatria . Que os sportinguistas o façam, é difícil de entender. Se continuarmos por este caminho, de "prozaciados" ou de adeptos à beira de um ataque de nervos, daqui a mais trinta anos continuamos a ter a mesma discussão.

 

Quem é sportinguista e gosta realmente do Sporting não pode estar permanentemente a criar instabilidade, muito menos num período muito complicado, e contra uma Direcção com meio ano de mandato. 

 

P.S.: A histeria que por aí vai a propósito dos resultados do futebol merece o seguinte esclarecimento, porque a memória é curta. Nos últimos dez anos o Sporting só disputou o primeiro lugar até ao fim apenas uma vez, em 2015/2016. No momento em que escrevo, está a oito pontos do primeiro lugar. Nas últimas épocas na 25ª jornada (com excepção da época atrás referida) estava a oito pontos ou mais, com equipas mais fortes e o dito melhor treinador. Concretamente, na época de 2016/2017 acabou a dez pontos do primeiro e em 2017/2018 a doze pontos. Que raio se passa?

 

publicado às 02:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.03.2019 às 11:28

Nação Valente ,
Estamos en lados opostos!
Quem cria a instabilidade são sempre os que mandam.
Seja, na politica, no futebol ou na própria casa.

O ter estado e não estado, no estado que temos estado, não é condição, não é desculpa para tudo, nem motivo para nada..Ele sabia na alhada que se metia!
Quanto mais baixo se começa, menor são as expectativas. Logo... Só perde, falha quem "quer" .. Uff!. 😎

O problema, a instabilidade é criada por as formas e maneiras que nos chegam desda a cúpula. (Há um aproveitar de alguns?.. Há!.. Mas, isso é inevitável. Só lhe dá crédito quem quiser)
Repito...
A instabilidade é sempre criada por as cúpulas, governos, papá e mamá.
Estes teem sempre o pão , o queijo e faca na mão.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 12.03.2019 às 11:56

Freddy..e amigos,
O Keizer(mauzinho mesmo) que se ponha as pilhas..
C. Mané, Nani, Jovane, Miguel Luís
(Formação trocada por Diaby, Luis Phelyppe e Wendel... E outros cepos)
Trocar golos por instabilidade!..
Por muito que se fale em milhões e milhõezinhos e adjacentes, eis aqui a instabilidade.
O supporte, a base são os golos.

P. S.. A bola de cristal diz-nos que a instabilidade vai crescer.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.03.2019 às 13:31

Carlos N.T.,

Sabe que sempre critiquei a mudança de treinador, no tempo e na forma. E Keizer nunca me deslumbrou e penso que sem ele estaríamos melhor. Mas também sei que com o actual plantel não se pode aspirar a grandes vitórias. E os planteis fazem-se com milhões. Olhe à sua volta.

Claro que o adepto na sua natureza só vê resultados. Pedir esmola a um sem abrigo é um acto inútil. Como dizia Otto Glória, não se fazem omeletas sem ovos.Parece que andamos a discutir o sexo dos anjos.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 12.03.2019 às 13:49

Nao concordo de todo , lacunas são visiveis no plantel mas entre o que ja demonstrou que é capaz de fazer e o outro lado do que tambem se deixa cair existe uma margem enorme incomprensível que só tem um responsavel o que gere e teina a equipa aue ainda nao encontrou o ponto de estabilidade.

Nao sabe rentabilizar os jogadores nem a equipa , ja o disse o unico que se rentabiliza é o Bruno mas esse fá-lo por conta própria pela sua qualidade.
Sem imagem de perfil

De Ghost a 12.03.2019 às 14:25

Concordo com o Julio. Podemos ter um plantel mais fraco que o do ano passado, isso é óbvio, mas o que temos seria, em teoria, mais que suficiente para ganhar a todas as equipas do campeonato à excepção do SLB e do FCP.
O facto de os jogadores não estarem a render não tem a ver com a sua qualidade futebolistica mas sim com a sua gestão a nível de treinos, orientação táctica, gestão de esforço, acompanhamento motivacional e psicológico.

Não acredito em ganhar o campeonato este ano mas vejo que temos equipa para estar ali no topo da tabela a discutir a 2ª vaga na champions com SLB e FCP.
Estarmos, neste momento, a disputar um 3º lugar com o Braga é que é inacreditável e inaceitável.

E isto, por mais que tentem desculpar, não é culpa da direção anterior nem da comissão de gestão, esses arruinaram um plantel capaz de ganhar o campeonato mas o que sobrou tinha condições e deveria estar a disputar o 2º lugar. Se a equipa de futebol está como está hoje deve-se a algumas decisões menos bem conseguidas do CD eleito e são eles que têm de assumir essa responsabilidade e apresentar soluções para melhorar, independentemente do restante trabalho que tenham em mãos para reerguer o clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.03.2019 às 15:11

Caro Ghost,

Essas suas generalizações não me convencem.

Para ser justo, e não como advogado de defesa dos actuais líderes, que más decisões decisões foram tomadas no futebol? Isto, sem referir a troca de treinadores que é tema muito subjectivo.

Já agora, o caro não é adepto do SLB?
Sem imagem de perfil

De Ghost a 12.03.2019 às 15:57

Oh Rui, por amor de Deus... aceite lá que podem haver opiniões diferentes da sua sem estarem agarradas a alguma facção, interesse ou clube. Ou então informe-me que a minha opinião não é bem-vinda ao fórum e eu não volto a meter cá os pés.

Quer decisões relacionadas com o futebol que não foram as melhores? Já que não posso falar do treinador (óbvia esta) falo do resto então.

Por motivos financeiros mandámos embora jogadores que rendiam e marcavam golos.
Investiu-se num gabinete médico novo mas continuamos a ter jogadores a serem afastados por lesões musculares.
Temos um claro desaproveitamento das camadas jovens que, em vez de serem potenciados, são desprezados e mandados abaixo ao serem rotulados de "fraca qualidade".
Falta quem acompanhe psicologicamente os jogadores e faça relatórios para indicar quem se sente motivado ou não. Causa disto é a displicência com que a equipa entra em campo nos primeiros minutos. Ainda relacionado com isto falta quem possa motivar e levantar a moral aos jogadores. Falta alguém que possa ser visto como um líder.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.03.2019 às 16:01

Meu caro,

Qual o porquê de tão exagerada indignação???... Ofendi-o de algum modo?

Claro que tem direito à sua opinião, mas como adepto encarnado a perspectiva é sempre diferente, por muito que tente ser objectivo.

Acha mesmo que com os milhares de comentários que recebemos aqui eu estou preocupado com opiniões diferentes da minha?

Eu defendo as minhas opiniões e cada um defende a sua. Ponto!
Sem imagem de perfil

De Ghost a 12.03.2019 às 16:11

A minha indignação só tem a ver com a sua maneira de reagir aos comentários. Aqui já me apelidou de brunista, de apoiante do ricciardi e agora de lampião... pois bem, sou sportinguista apenas, não sou a favor de nenhuma facção ou candidatura nem estou envolvido em jogos de interesses ou de poder. A única coisa que tenho a ganhar com o meu clube é a satisfação de poder ver um bom jogo de futebol e ver a minha equipa vencer.
Pode muito bem optar por me responder ou ignorar (a mim e a qualquer outro participante do fórum) sem primeiro ter de recorrer aquela estereotipação da praxe. Já cansa...

Não fui a favor de FV mas foi ele que ganhou, portanto é o meu presidente, mas isso não me impede de questionar as decisões dele ou de alguém da sua equipa.
Se há alguma coisa que BdC fez de bem no universo sportinguista foi tornar-me (e a muitos outros milhares de adeptos/sócios) desconfiado. E da mesma maneira que o outro teve de sair após prejudicar o clube, todos os que se lhe seguirão estarão sobre um escrutínio mais cerrado, de modo a evitar novas desgraças.

SL (e não, não me esqueci do B...)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.03.2019 às 16:22

P.S.: Pela referência "encarnada" fiz confusão com o leitor "e-mocho", salvo erro é esse o pseudónimo.

Talvez se usassem os nomes próprios, como eu faço, não havia tanta confusão.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds