Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




À beira do abismo

Rui Gomes, em 21.01.20

NAC_CUL_web_32.jpgMetia dó ouvir os adeptos sportinguistas à saída do Estádio de Alvalade após o Sporting-Benfica de sexta-feira passada. A equipa sportinguista até tinha jogado bem, batera-se de igual para igual com o adversário, mas não tivera a chamada “sorte do jogo”.

Nos jogos entre grandes, a sorte do jogo acaba quase sempre por decidir a vitória: é o momento de inspiração de um jogador, uma bola que bate na trave e não entra, uma entrada infeliz de um defesa que provoca penálti, etc. E assim aconteceu mais uma vez: o Sporting atirou um potente remate ao poste, o Benfica contou com dois momentos de 'inspiração' de Rafa que fizeram o resultado.

Pois bem: os sportinguistas que saíam do estádio, em vez de valorizarem a exibição da sua equipa, em vez de elogiarem os seus jogadores que não se haviam mostrado inferiores aos do clube líder do campeonato, desmereciam a equipa, atacavam o presidente (o seu alvo favorito), alguns clamavam pelo regresso de Bruno de Carvalho. Como é possível desejar o regresso de um homem que prometeu muito mas acabou por deixar o clube em pantanas? Um homem que directa ou indirectamente esteve por detrás da invasão de Alcochete?

As cenas ocorridas dentro do estádio já prenunciavam o pior. No início da segunda parte, quando ficou mais perto das suas claques, a equipa leonina foi “apedrejada” com tochas durante cinco longos minutos, e nas bancadas viam-se focos de incêndio. É assim que os fanáticos sportinguistas apoiam os seus jogadores? Perante estas cenas, eles até foram uns heróis, impondo-se no segundo tempo ao adversário e fazendo um belo jogo. Deve ser muito difícil um profissional de futebol atuar num clube que tem adeptos destes.

1024.jpg

Esta gente já pôs o Sporting à beira do abismo. É muito difícil um clube sobreviver a uma guerra como esta, que está a esfacelar-lhe as entranhas. Aplaudo com as duas mãos a coragem de Frederico Varandas ao decidir enfrentar as claques. Mas pergunto: terá ele condições para as vencer? Não estará a fazer o papel de D. Quixote? É que, como a História mostra com frequência, não basta ter razão para ganhar batalhas. É preciso ter força. E de que lado estará a força neste momento: do lado do presidente ou do lado das claques?

O Sporting tem de fazer uma significativamente profunda reflexão interna. E das duas uma: ou Varandas mostra força para submeter os rebeldes e os reconciliar com o clube, ou tem de abrir o diálogo com eles e chegar a um acordo. E, se ele não o quiser fazer, terá de ser outro a fazê-lo. Assim é que não é vida. O Sporting já não está muito forte. Se parte dos adeptos ainda se divorciam do clube e fazem guerra à outra parte, daqui para a frente, o clube irá sempre a cair. Até chegar a um ponto de não retorno.

Texto da autoria do arquitecto, jornalista e escritor José António Saraiva

publicado às 15:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 21.01.2020 às 15:26

Sem levar a sério as alusões a BC, eu sinceramente prefiro que os adeptos saiam de duas derrotas frustrados e zangados do que contentes pela exibição.

Eu nem quero imaginar o que seria a reação dos adeptos do Porto por exemplo se estivessem a ter uma época como a do Sporting.

O que muitos querem é um Sporting conformado com 3°/4°s lugares e em de vez enquando dar luta aos ex-rivais.
Sem imagem de perfil

De J. a 21.01.2020 às 15:50

Para Varandas ganhar esta "guerra" não basta somente ter razão, mas também mostrar competência.
Porque a cada derrota, lá voltará a mesma contestação de sempre, com os "ultras" a ter o cenário perfeito para espalhar o seu absolutismo bacoco assente em valores pré-25 de Abril.

E para mostrar competência, Varandas também deverá melhorar e muito em vários aspectos. A arrogância que mostrou nesta pré-temporada pelos titulos que conquistou no ano passado, fez com que esta época esteja a ser até agora, bem pior que a anterior, quando deveria ser o contrário.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 18:22

Resumir tudo à sua suposta arrogância, é simplificar exageradamente a gestão desta época, que, além dos condicionalismos financeiros, envolveu algumas decisões do foro técnico sem grande sentido.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.01.2020 às 15:59

José António Saraiva mistura aqui 3 coisas completamente diferentes que têm que ser tratadas em separado.

1ª achar estranho que os adeptos fiquem zangados com uma derrota, ainda por cima contra o rival de sempre e chamem nomes ao atual presidente, é viver num mundo paralelo, ou então, ainda pior, viver num mundo onde ficar contente com a exibição é que é importante, mais ainda que o resultado. Eu nunca viverei nesse mundo e penso que a maioria também não. Temos pena;

2ª o problema das claques é algo que deve ser tratado em conjunto com quem faz as leis e com quem deve providenciar segurança. Seria melhor se outros clubes se juntassem a nós nessa luta, mas se isso não acontecer, essa luta deve continuar e todos os que continuem a criar problemas ao clube, devem pagar por isso, seja com prisão, com multas pecuniárias, etc...

3ª o próprio presidente poderá ser um problema para ele mesmo se não conseguir mostrar que consegue levar a equipa de futebol sénior a vitórias. Para já o registo não é nada bom nesse departamento. Falta contratar jogadores que sejam reais mais valias para a equipa ou aproveitar os que temos nos sub23. Se não conseguir fazer isso, não irá sobreviver até ao fim do mandato.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 21.01.2020 às 16:23

Segunda vez que a equipa é "apedrejada" com tochas...
Agora querem meter as claques dentro de uma caixa de segurança própria...
Não vai correr bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 18:17

Mas a "jaula" da Luz foi uma boa ideia e.... sem claques à mistura!!!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 21.01.2020 às 18:35

Não queria usar esse termo, mas jaula também se aplica bem ao que vão criar para meter os leões mal comportados...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 22:35

Chame o que quiser, mas hoje o Sporting tem ampla justa causa para tomar medidas. Na altura, o seu clube ergeu a jaula desnecessariamente.
Sem imagem de perfil

De FF a 21.01.2020 às 16:26

Boa-tarde,
Porque não seguir o exemplo da Lazio?
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 18:18

Para isso, terão primeiro que identificar mais alguns "artistas" das tochas e afins.
Sem imagem de perfil

De RASR a 21.01.2020 às 17:48

A mim, o texto parece uma enorme caldeirada num momento ainda muito frágil. Fala sobre diversos assuntos e não aprofunda muito de nada.

O Sporting não está bem! Desportivamente, as lacunas relativamente a um Sporting estado de campeão são por demais óbvias! Esconder isto não é fazer um bom serviço. Temos que melhorar a equipa dentro do que seja possível o mais rapidamente possível. Se no início do ano já Bruno Fernandes dizia que não podíamos perder nenhum jogo, então agora não é mesmo brincadeira. A conformação com estes resultados frente ao Benfica não pode ser a norma. Podemos concluir, racional e civicamente, que o Sporting tem um plantel inferior. Mas não podemos aceitar como norma um Sporting dono do 3º lugar da tabela. O Sporting tem que ser o crónico possível campeão, ponto! É normal que os adeptos tenham saído do estádio descontentes com o resultado!

Juntar resultados com claque... ufff é por demais parvo! Se não são as claques que dão os bons resultados, também não são as claques que dão os maus. São a equipa que corre e chuta a bola, ponto! Se cada um fizer melhor o seu trabalho, tudo correrá melhor, impreterivelmente. Por mim, o caminho não pode passar por arredar pé do que foi assumido! É manter como está e passar a ideia que a presença no estádio não é um direito, mas um privilégio! Quem não souber apreciar esse privilégio, então não faz falta nenhuma lá. É manter como está, na minha opinião.

Deixem lá o BdC no passado, que é onde ele deve ficar. Fico muito mais chateado por, mais uma vez, o Sporting não pedir publicamente justificações à PSP e à Prosegur por ter permitido a entrada de tanto pote e very-light dentro do estádio. Reitero, eu tive que deixar um pacote de bolachas à entrada quando os outros entraram com hastes de bandeiras de vários metros e com material pirotécnico variado, proibido por lei!!! Isso é que devia preocupar! O BdC é passado e começa a ser conversa para desviar atenções. Há coisas muito mais importantes em cima da mesa.

É normal que os adeptos saiam chateados de um dérbi não conseguido e, isso, é um facto de vida de clube grande. O nível mais exacerbado de alguns comentários prendem-se, igualmente, pela diferença de pontos para o primeiro lugar, em quase 20. É normal, o descontentamento com uma equipa tão esquizofrénica de resultados.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 18:14

Algumas boas observações, mas críticas exageradamente injustas, a exemplo da acusação de misturar resultados com claques, adjectivando de parvo(?), quando, na realidade, os problemas criados exclusivamente pelas claques têm directa e indirectamente afectado a equipa esta época de algum modo.

Só não reconhece isso quem, na sua vida, nunca saiu da bancada crítica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 22:33

Meu caro,

Devo também dizer que as suas intenções com este comentário são muito transparentes.

Tem passado com o autor do texto?
Sem imagem de perfil

De Profeta a 21.01.2020 às 18:42

O que se viu naqueles 5 minutos da 2 parte foi completamente anti-Sporting. Até me deu revolta naquele momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 22:32

Foi mau de mais, de facto!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 21.01.2020 às 20:21

Na minha opinião, o assunto das claques está a ser mal resolvido.

Não digo pelo Sporting ou só pelo Sporting porque não conheço a lei a fundo para poder opinar, mas acho que se devia a começar a identificar individualmente quem tem esse tipo de comportamentos e começar a puni-los e uma hipotese seria impedir o acesso desses adeptos no recinto desportivo.

Com tanta camera, será concerteza facil identifica-los e tomar essas medidas.

Se legalmente não é possivel ainda fazer isso - que se converse com o ministro, com a PSP etc de forma a implementar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 20:40

Será possível, sem dúvida, mas acha mesmo que é "fácil"???
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 21.01.2020 às 22:04

Tecnicamente parece-me facil - burocraticamente ou legalmente não sei
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 22:28

É preciso que haja câmaras suficientes e bem colocadas. Não sei se Alvalade está devidamente equipado para isso nesta altura.
Sem imagem de perfil

De Perry a 21.01.2020 às 21:34

Há uma coisa que o engenheiro diz que não estou de acordo. Foi muito feio o que fizeram as claques, mas não foi dirigido aos jogadores do Sporting, na primeira parte estiveram em silêncio, na segunda quiseram dar uma demonstração de força para a Direcção. O Arquitecto com este escrito, ainda está a fazer mais confusão, porque viu mal o caso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 21:53

O "perry" é que viu bem?!?
Sem imagem de perfil

De Ferreira a 21.01.2020 às 22:18

Boa noite,O Sporting precisa de um presidente agregador e não de um divisionista. Atenção: Bruno Carvalho é passado e Varandas já o devia ser. Esta guerra não faz sentido. Não tem de ser o clube a promover esta luta das claques, mas sim o estado. É o ESTADO que tem de retirar a "escumalha" de todos os clubes dos estádios ( e não só os do Sporting). A incompetência desta direcção é demais evidente, principalmente a nível desportivo, com imensas más decisões, logo, esta guerra é mais um problema desnecessário que criaram. Lamento, mas só a destituição desta direcção liberta o clube desta tristeza.O Sporting tem rendimento ao nível de um moreirense, que tem um orçamento de 4M€ e nós de 60M€.SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.01.2020 às 22:31

Isto faz parte de uma qualquer cartilha de oposição ou saiu tudo da sua pouco fértil imaginação?

Curiosamente, nunca vi aqui um único comentário seu durante os mais de cinco anos do lunático ex-presidente destituído.

Andou distraído, com certeza!!!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo