Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Caminho...

City Lion, em 13.08.14

 

... DE NOVA AUTODESTRUIÇÂO E O PERFIL DE UM NARCISISTA...

 

Estes últimos acontecimentos no Sporting fazem-me lembrar o pesadelo de desagregação do último ano da vigência Godinho Lopes. Tínhamos vindo de uma época com altos e baixos, marcada positivamente por uma ida à meia final da Liga Europa e à final da Taça de Portugal e havia esperança num treinador jovem e em melhores resultados desportivos na época que então começava. Este ano viemos de um bom 2º lugar, temos um treinador jovem e prometedor e estamos com vontade de lutar pelo titulo. Infelizmente, tal como há 2 anos, mais uma vez parece que nos estamos a começar a autodestruir, com o Presidente do clube no epicentro do que de mal nos está a acontecer, mas desta vez sem a desculpa dos ataques de uma “oposição interna”. Vi a entrevista de ontem na Sporting TV (em que terá beneficiado o Sporting?) e a única coisa que me ajudou a esclarecer foi quem é e o que quer o Bruno Carvalho (BC):

  

1) BC é obcecado com a sua imagem, dedica demasiado tempo a ler jornais e blogues e menos a antecipar problemas que repetidamente surgem para o seu “novo Sporting”;

 

2) BC disse que participa pessoalmente na contratação de todos os novos jogadores, como já foram 29 desde que entrou e alguns demoram meses a contratar, percebe-se o tempo que isto lhe tira (qual será a competência dele?) e descura situações em relação aos que já estão. Esquece-se ainda que dos 29 contratados por si apenas 3 (agora eventualmente 4) estão na equipa titular pelo que não fez sentido ter dito que não teríamos hoje equipa sem os jogadores que trouxe para Alvalade;

 

3) BC continua em campanha eleitoral, repetindo o lema já estafado que o mais importante do “novo Sporting” são os adeptos e sócios, o que cai sempre bem, auto-elogiando-se sempre que possível e prepara-nos para o reelegermos, repetindo que esta Direcção ainda tem muito por fazer;

 

4) BC continua a desculpar-se com o “velho Sporting” e a comparar-se com quem o antecedeu, referindo que mudou muito do que estava de trás e pela enésima vez lembrou que ficámos fora das competições europeias, o que já cansa;

 

5) BC faz-se de vítima em relação à comunicação social quando sabe bem que foi e continua a ser “levado ao colo” por muitos jornalistas. Ataca especialmente o Record quando ainda a semana passada li estarrecido um editorial que dizia que se não fosse BC o Sporting teria deixado de ser um dos grandes;

 

6) BC tem mesmo muita “lábia”: está cada vez mais à vontade em televisão, apesar de não ter conseguido disfarçar tiques nervosos no final da entrevista quando a conversa ficou mais complicada (o que já terá sido corrigido pelos seus assessores de comunicação);

 

7) BC não perde uma oportunidade para tentar sair pessoalmente de forma airosa das situações que lhe correram mal, nomeadamente da gestão fracassada do caso Dier, tentando sujar desnecessariamente a imagem de um jogador que já nem é nosso, que nunca em mais de uma dezena de anos de “velho Sporting” teve situações a apontar e vê agora BC acusá-lo injustamente de imaturidade, referindo ainda uma situação de ausência a um treino que me gera a maior das dúvidas e que nem referiu num inenarrável (mais um) comunicado do Sporting. BC que tanto gosta de dar entrevistas sem atender ao interesse do Sporting, mas mais ao seu interesse pessoal, não percebe que outros como Dier também possam dar entrevistas, neste caso com toda a pertinência depois do tal comunicado;

 

8) BC diz que no “novo Sporting” não se advoga vedetismo, mas isso será em relação aos jogadores, não em relação a ele próprio;

 

9) No “novo Sporting” é que somos todos um grupo e há óptimo ambiente e que acabaram as situações incorrectas do “velho Sporting”, mas BC não encontra explicação para estes casos inaceitáveis e repetidos de jogadores a quererem sair a mal, excepto atirar as culpas sempre para outros - fundos, agentes, pais, etc. Ah e agora é que não cedemos a chantagens ... como claro aconteceu nos casos Bruma e Ilori, pelo que deduzo que estes terão ficado a cumprir o que lhes faltava do contrato;

 

10) BC está cada vez mais populista, cai sempre bem a expressão: “faltam-lhes cumprir os 3 anos de contrato”, e depois esta pérola: “estão sob a alçada, mas cuidado: duras”. Em relação a tentativas de alterar situações contratuais esquece-se que ele próprio quando entrou tentou e bem, alterar para benefício do Sporting contratos já assinados com alguns jogadores, como Bojinov e, por outro lado, já aumentou e bem o vencimento de outros, como Mané;

 

11) BC adultera a verdade (grande novidade!), quando diz que não tivemos oportunidade de recomprar parte do passe de Rojo. Foi um assunto que poderia sempre ter colocado antecipadamente, mesmo que exigisse difíceis negociações, mas que por incapacidade nunca foi capaz de avançar;

 

12) BC não conhece bem os espectadores da Sporting TV pois disse que adiantou uma coisa "tão boa" para a Sporting TV: "garantidamente Slimani e Rojo não jogam Sábado". Sendo os sportinguistas como eu quem vê este canal, não percebo como isto pode ser bom para a Sporting TV, apesar da tal "cacha", que não deve fazer gala de dar más notícias para os seus espectadores mais fiéis;

 

13) BC é um individualista, cai-lhe sempre a tendência para falar no singular: eu fiz, eu quero, eu eu eu, por vezes ainda corrige para falar em Sporting Clube de Portugal, Direcção ou estrutura (deve estar treinado pelos tais assessores), mas é mais forte do que ele. No fim ainda lhe saltou a tendência para a ironia barata que talvez caia bem nos nossos rivais, mas acredito não é o que mais apreciam os sportinguistas especialmente quando se vivem momentos delicados no nosso clube que nos deixam muito preocupados.

 

Há quem goste do género e ainda acredito que a maioria dos sportinguistas como eu não goste, embora aceitem enquanto tivermos resultados desportivos. O problema é que se nos voltarmos a autodestruir o caminho de recuperação desta vez será muito mais penoso. Fico a desejar que esta situação se resolva a bem do Sporting mas não duvido que isto mexe com todo o plantel. Felizmente Sábado iremos encontrar uma Académica bem mais fraca do que o ano passado e teremos tempo até ao jogo da Luz para nos reorganizarmos, mas os sinais são muito negativos, embora nada que não esperasse.

 

publicado às 15:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


83 comentários

Sem imagem de perfil

De A. Figueiredo a 13.08.2014 às 16:26

Sublinho a parte do anúncio dos jogadores castigados não jogarem destacando o ponto a que chega a tendência deste homem para o show-off sem noção das prioridades: qual a necessidade de anunciar que Slimani e Rojo não jogam no próximo jogo? E que tal enviar já as notas de Marco Silva devidamente digitalizadas bem como o onze titular por e-mail para a sede da Académica para que se possam preparar ainda melhor para a estreia?

Surreal. Vive para a imagem, para o populismo, só pensa no imediato, capacidade zero de planear dois ou três dias à frente. Uma desilusão pois penso que asneiras todos os que chegam ao futebol cometem. Os inteligentes destacam-se não por não as cometerem mas por aprenderem com as mesmas. O nosso Presidente faz-me lembrar Paulo Bento: não só não aprende como insiste.

SL
A. Figueiredo
https://faxverdeebranco.wordpress.com/
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 16:43

A. Figueiredo, tem razão nem me lembrei desse ponto que reforça o que acho de onde estão as prioridades de BC. Quanto à comparação com Paulo Bento, concordo com a teimosia mas tenho a imagem dele ser um bom homem que tentou servir o Sporting o melhor que pôde, pelo que as comparações param logo ai.
Sem imagem de perfil

De Arnoldo Iguarán a 13.08.2014 às 17:21

City Lion
Estamos em desacordo, porque considero que Bruno de Carvalho também tenta servir o Sporting o melhor que pode.
O problema é que pode pouco. Mas não duvido nem por 1 segundo da sua imensa dedicação à causa.
E aí nem duvido que é um upgrade relativamente ao passado. Pena é que esteja a revelar tanta incompetência, em particular no passado recente.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.08.2014 às 20:29

A, Figueiredo um pequeno reparo nao é tão descabido a Direçao anunciar que certos jogadores estão castigados fora das convocatórias e que nao podem jogar , é á Direçao que compete essa informaçâo.
Nada tem haver com as decisões de Marco Silva ele limita-se a convocar os disponíveis e é essa a sua exclusividade.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.08.2014 às 20:31

Provávelmente se forem perguntar ao Marco Silva porque o Rojo e Slimani nao foram convocados a sua natural resposta seria "Perguntem ao Presidente".
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 13.08.2014 às 16:28

Não é que não tenha razão em certas apreciações que faz à pessoa de BC, é egocentrico, é populista e narcisista - é tudo isto

Mas por mais que queira (e lembro-me que já fez um post semelhante no passado a tentar colar a imagem de BC a GL), são 2 tipos de gestão e de resultados que não têm nada a ver uma com a outra.

Apesar de terem entrado muitos jogadores também, os valores são muito menores e suportados por receitas extraordinarias - e isso faz toda a diferença - vendemos mais do que compramos e até vendemos treinadores (aliás esse episódio ilustra um pouco essas 2 realidades - BC a falar de mais, em relação à clausula, mas a fazer um bom negocio.

Eu sou do Sporting, não sou do "novo Sporting" ou do "velho Sporting" e não gosto dessas expressões, mas ainda continuamos a pagar alguns erros de direcção transactas - a situação contratual de Rojo é apenas mais um episódio e segundo o que diz City Lion não existia essa clausula de re-compra, apenas a possibilidade, sempre dubia de se poder negociar com o fundo.

É obvio que poderiamos fazer isso, mas saimos de uma situação em que todos os meses os salarios eram pagos com retalhos de passes de jogadores, inclusive da formação - "só" estancar essa realidade já é quanto a mim bastante meritório.

Creio que damos todos importancia demais à figura do presidente - ele se calhar tem culpa disso, pelo High profile que deixa poucos indiferentes, mas pelo menos eu tento apreciar o trabalho da direcção de uma forma parcial - para mim o que conta são os resultados desportivos e financeiros e até ver nesse campo, esta direcção tem estado muito bem embora saiba que esta epoca será um teste mais complicado - vamos ver como corre
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 16:50

iorda9, cada vez mais me convenço que tivemos mesmo muito azar nesta ultima dupla de Presidentes. Claro que ainda há erros que vieram de trás mas ja cansa as desculpas com isso e em relação a Rojo bem ai eles tiveram o mérito de o contratar (em luta com o Benfica). Quanto à questão financeira não se está a fazer mais do que aquilo que nos foi imposto pela banca, porque por exemplo os prometidos investidores (já não os dos 50 mas os dos 15 milhões) afinal não existiam. Como sportinguista (ao contrário de benfiquistas e portistas) não basta ganhar (coisa que nem aconteceu com BC) mas importa também a forma como se ganha. Confesso que dou demasiada importância à figura do Presidente, o que até me está a fazer mal e afastar do Sporting, mas ele é mesmo insinuante e é o tipo de figura insuportavel que eu estava habituado a ver nos rivais.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 13.08.2014 às 17:05

É claro que não basta ganhar, somos um clube diferente, mas por mais que queira evitar, mas uma vez tem de ser, a 1ª grande nódoa que caiu sobre o nosso clube foi feita no mandato passado, com PPC, isso sim são factos que me envergonham como Sportinguista e mal dizia alguma coisa sobre o facto - tinha logo meia duzia a chamarem-me "virgem ofendida"

Engraçado que agora já se pode dizer mal de GL, já viu critica tanto BC e quem foi oposição de GL, mas agora dá-lhes razão ???

Faço-lhe uma pergunta directa - só responde se quiser - deveria GL ter concluido o seu mandato ? fizeram bem ou mal em terem-no tirado da presidencia ???

Em relação aos resultados fianceiros, acha que é só porque um banco diz que se deve fazer que é facil atinguir as metas ? Cortar até pode ser facil, mas cortar drásticamente e ter resuldados desportivos melhores que no passado recente não tem merito ?
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 17:14

iorda9, nunca respondo a respostas no blogue senão daqui nao saia mais mas abro uma excepção para si: tem toda a razão quanto àquela historia ainda muito mal contada de PPC; a BC critico a oposição destrutiva que fez a Godinho e a forma como armadilhou este mandato com ajuda do inenarrável Barroso e o pai do psicólogo da Academia seu grande amigo. Acho que foi nefasto o mandato ter sido interrompido nunca é bom tanta instabilidade e acredito que em termos de banca / parte financeira o resultado seria o mesmo porque as coisas estavam negociadas. A vantagem de BC é que entrou em clima de paz (ja nao estava ele na oposição) e com possibilidade de dar um novo élan que tem vindo a desperdiçar. Quantos aos resultados desportivos do ano passado foram bons com um bocado de sorte ate podiam ter sido melhores mas beneficiámos muito da ausência das competições europeias, de um Porto fraco como não se via há anos, de um bom treinador que nao foi possivel manter e ainda de uma base de jogadores interessantes que vinha do Godinho Lopes.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 13.08.2014 às 17:39

O facto de não dar qualquer merito a BC, (até a contratação de LJ, parece que foi um mero acaso) é revelador da antipatia que lhe tem e quando é assim não há muito a fazer - seja BC um bom, mau, excelente, pessimo presidente a sua opinião sobre ele não vai mudar

Por mais que culpabilize BC pelas criticas a GL, sabe tão bem como eu, que o principal foco de instabilidade veio de dentro, daqueles que gravitam à volta do clube e que BC tem conseguido manter e bem calados, mas principalmente do Conselho Directivo, PPC, Luis Duque e Carlos Barbosa tiveram comportamentos mais que reprovaveis e acredito que com uma gestão mais dura de GL e sem a presença destes 3 individuos as coisas nos tinham corrido bastante melhor, mas sem eles GL também não tinha ganho, por isso logo ai, o seu projecto estava morto à nascença, BC e EB podem ter acelerado a morte da anterior direcção, mas o cancro já vinha detrás
Sem imagem de perfil

De Joao a 13.08.2014 às 16:53

Em relacao ao Rojo, por pouco vantajoso que o negocio pudesse ser, convem nao esquecer que o Rojo so vem para o Sporting por causa do fundo. Estamos a discutir o Rojo como se ele sempre viesse jogar para o Sporting, o que nao e' verdade.

Mesmo que se ganhe menos do que gostariamos, a alternativa era nao ganhar nada porque ele nao estaria ca.
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 16:57

Joao, tem razão mas a situação foi agravada pelas nossas dificuldades financeiras. Pena que esta Direcção não tenha conseguido antecipar esta questão (reconheço que não seria fácil).
Sem imagem de perfil

De Joao a 13.08.2014 às 17:02

Isso City Lion, e' outra questao. O que eu estou a dizer e' em referencia a critica de "como foi possivel contrata-lo com a ajuda de um fundo e ficar so com 25% do passe". A realidade 'e que a alternativa nao era contratar o jogador de forma independente e ficar com 100% do passe, mas sim nao contratar o jogador e ficar com 0% do passe.

Esse facto tem sido sempre ignorado, e trata-se de uma premissa fundamental na discussao.

O que se fez a partir do momento que o jogador entra no clube, sao "outros quinhentos".
Sem imagem de perfil

De JRamos a 13.08.2014 às 16:39

Aqui cheira a bafio. É o blog do antes é que era bom. Já agora o SCP que faça as vontades dos jogadores e agentes assim que eles as manifestarem e fica com uma posição negocial do caraças. Se não houver resistência às primeiras ofertas porque os jogadores fazem logo uma escandaleira não é possível tomar uma posição negocial forte e nem o clube fica com a fama de negociador difícil dando a entender que quem vem para negociar um jogador tem de estar pronto para abrir os cordões à bolsa.

Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 16:54

JRamos, quando não há argumentos há que tentar defender o indefensável com insinuações - veja o historial do blog para perceber que aqui não há bafios. Não acredita que um bom negociador conseguiria evitar chegar-se a este ponto? Mas claro a culpa é sempre dos outros...
Sem imagem de perfil

De JRamos a 13.08.2014 às 19:09

Quando é que o clube deve começar a demonstrar que não é com desrespeito pelo contrato que assinaram com o clube que os jogadores vão ser respeitados pelo clube? Quando é que o clube deve começar a demonstrar que o clube coopera com os jogadores nas transferências na medida em que os jogadores cooperem com o clube?

Amanhã? Depois de amanhã? Nunca?

O Sporting, a direcção do Sporting, os sócios e adeptos do Sporting, com certeza que não quer jogadores descontentes no plantel nem querem impedir que jogadores possam ganhar o tríplo do que ganham - do que se trata é que não se permita que o clube se torne na casa da mãe Joana.

Uma vez isso garantido então tudo passa a correr melhor.



Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.08.2014 às 16:59

Depois tudo o que se passou e está se a passar parece-me que a única preocupação do City Lion é o Presidente BdC ... se isso não é amor não sei o que será .

O SCP não está como estava a 2 anos atrás com na altura tínhamos um rombo considerável nas nossas finanças, alienávamos percentagens de jogadores para pagar salários, vendíamos internacionais da seleção por valores abaixo do aceitável e veríamos um Leão como o grande Sá ser enganado e atraiçoado por quem deveria ser o 1º a o defender.

Resumindo por pior que possa ser BdC falta-lhe muito para chegar aos nível dos seus!
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 17:04

Sérgio Palhas essa de ir buscar o disco riscado do passado já cansa. Mesmo. Não sei quem são os meus de que fala no fim, mas de facto não me revejo de todo neste actual Presidente (nem no Godinho Lopes) embora reconheça que a situação tenha chegado a um estado tal que fazer pior era quase impossivel, mas este tem-se esforçado recentemente para lá chegar.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 13.08.2014 às 17:16

Como ? não foi o City Lion que escreveu isto!?

"Infelizmente, tal como há 2 anos, mais uma vez parece que nos estamos a começar a autodestruir, com o Presidente do clube no epicentro do que de mal nos está a acontecer, mas desta vez sem a desculpa dos ataques de uma “oposição interna”."

Sim seus quem tenta camuflar o que se passou com a desculpa " dos ataques de uma “oposição interna”" esta a fazer o que !?

E claro fazer pior é sempre mais difícil, fazer pior com menos recursos com a banca à perna com os credores à perna ... é só facilidades e depois eu é que tenho palas (palavras do Rui Gomes não suas).



Sem imagem de perfil

De Leão das Ilhas a 13.08.2014 às 17:03

12) Já ouvi falar em "cacha" na gíria jornalística. "Caixa" é a primeira vez.
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 17:05

Leão das Ilhas, tem razão obrigado pela rectificação.
Sem imagem de perfil

De madrod19 a 13.08.2014 às 17:14

Eu percebo que ele tente ser intransigente em relação a estas pressões de jogadores e de empresários. Num mundo perfeito esta era a forma certa de actuar, mas.... o mundo do futebol é tudo menos perfeito. Para alem de estar a prejudicar esta época , ele está a dificultar muito a contração de novos jogadores e a renovação de actuais jogadores para o Sporting , principalmente dos jovens fora de serie. Eu , se fosse um puto fora de serie com 17/18 anos muito dificilmente renovaria com o Sporting. Para que ? Para ganhar pouco e depois ser-me negada uma transferencia a não ser pela ridicula clausula de rescisão. Quer clausulas ridiculas tem que pagar salários ridiculos ou perto disso. Assim prefiro não renovar e ir para um clube mais facilitador . Hoje em dia os olheiros podem descobrir jogadores em todo o lado....

Em relação ao Slimani , se ele acha que o Slimani vale 12 milhões , tem que lhe pagar um salário condizente. Voces podem dizer ; ah , mas ele assinou de livre vontade o contrato no ano passado , mas quanto é que ele valia ? 500 mil euros ?
O contrato estava de acordo com o seu valor da altura . Não nos pudemos esquecer que a a carreira de um jogador dura 10-12 anos com sorte. Provavelmente o Slimani não vai ter outra oportunidade de assinar um bom contrato. é normal que fique revoltado.Eu não estou a dizer venda ao desbarato mas pelo menos ofereça um contrato condizente ao valor de mercado . Não precisa ser tanto como as ofertas de outro lado mas algo que o jogador se sinta valorizado e apreciado. E assim mais tarde puderiamos vender com mais calma e sem destabilizar o balneario.

O Rojo é um caso diferente , mas na essencia é igual , vale mais que 20 milhões então pague-se um salário condizente ou venda-se. O jogador não tem culpa que o clube só tenha 20 ou 25 % do passe.

A verdade é que o Bruno de Carvalho está lá para resolver os problemas do clube , de uma ou de outra forma e estas situações não estão a resolver nada. Fazer birrinha e atirar culpas para os jogadores é fácil e eu conseguiria fazer o mesmo , mas não vejo onde isto está a a judar o Sporting.
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 17:19

madrod19, concordo com o que diz desta politica poder afastar potenciais craques de Alvalade. O Slimani deve ter um caracter difícil porque tambem chegou a Alvalade em polémica com o seu clube e ai fomos nós que aproveitámos (cá se fazem cá se pagam). O Rojo parece que nos custa 15 M € para termos todo o passe o que é excessivo - devia-se ter acautelado. BC está a liderar para as hostes mais radicais que o ajudaram a eleger e que pululam na blogosfera, mas parece que é este tipo de personagem que está na moda no nosso país como aquele Marinho Pinto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.08.2014 às 17:57

«Eu , se fosse um puto fora de serie com 17/18 anos muito dificilmente renovaria com o Sporting. Para que ? Para ganhar pouco e depois ser-me negada uma transferencia a não ser pela ridicula clausula de rescisão. Quer clausulas ridiculas tem que pagar salários ridiculos ou perto disso. Assim prefiro não renovar e ir para um clube mais facilitador . Hoje em dia os olheiros podem descobrir jogadores em todo o lado...»

Os contratos feitos nesta administração estão bem longe de limitarem-se a pagar apenas "salários (base) ridículos ou perto disso". Incluem também prémios por objectivos e revisões salariais para todos, desde que se destaquem.

Obviamente que num universo de perto de 70 jogadores e em que apenas 11 podem jogar de início na equipa de honra, as oportunidades são mais reduzidas, mas a alternativa é muito simples: podem sair do Sporting e arriscar prosseguir carreira noutros clubes, noutros países, com melhores vencimentos, mas sempre em concorrência com outros jogadores, provavelmente mais velhos e mais experientes. E podem acabar por pouco ou nada jogar e acabar por ficarem com as carreiras estagnadas numa qualquer segunda divisão europeia de um qualquer país de segunda ou terceira linha...

Dos exemplos mais recentes, apenas o Adrien singrou, porque regressou ao Sporting a tempo, os outros andam por aí perdidos, em equipas que poucos conhecem...

Mas não deixa de ter piada, ler um tal de Johan Cruijff a dizer coisas como estas:
http://www.volkskrant.nl/vk/nl/2686/Binnenland/article/detail/3566909/2013/12/23/Cruijff-dreigt-Zaakwaarnemer-moet-gaan-meedenken-anders-eruit.dhtml

«'The agents job at ajax will be changing'. Johan Cruijff made this statement today in his column in "de telegraaf" today.

For the club this will be yet another way of standing by their young talent. The technical staff will be dividing the talent pool into a new scaling system. Every player will get some sort of ranking, that will put them into a financial bracket. When they prove they deserve a higher ranking, like Veltman, Klaassen and Denswil have done with their recent performance, an adjustment to the financial ranking will follow.

The agents role should be supporting and not obstructive in this new process says Cruijff. 'If the agent doesnt comply, he can find his player another club and he himself will not be welcome at Ajax anymore' according to Cruijff. 'If another youth talent shows up at the club with that agent he will be out of luck, because Ajax will not be doing business with people who are basically disruptive to the youth education process. This will strengthen the Ajax philosophy'.

Cruijff wants the players to complete their education in the youth academy and stay at the club until they are 22 or 23 years old. 'Then they will get all the cooperation from Ajax they could wish for to leave for another club. If an agent wants to deviate from this route, he doesnt have any fate in the people that are involved in the education of the footballer. If you are lacking that kind of faith, there is no use in coming here.'»

Cortesia do PTM.


É claro que o Cruijff é apenas um consultor ou conselheiro do Ajax, mas não deixa de ser curioso notar algumas semelhanças no seu discurso com aquele que foi proferido logo após as eleições pelo actual presidente do Sporting Clube de Portugal...
Sem imagem de perfil

De Jorge a 13.08.2014 às 18:42

Os contratos feitos nesta administração estão bem longe de limitarem-se a pagar apenas "salários (base) ridículos ou perto disso". Incluem também prémios por objectivos e revisões salariais para todos, desde que se destaquem.

Quer-nos elucidar sobre valores? Só para termos noção do que estamos a falar


"Dos exemplos mais recentes, apenas o Adrien singrou, porque regressou ao Sporting a tempo, os outros andam por aí perdidos, em equipas que poucos conhecem..."

A sério ? vai mesmo usar o Adrien para ilustrar o seu argumento? Lembra-se da historia da renovação? :-D

Já agora, se alguém souber que me elucide: de onde apareceram hoje todos estes seguidores do Cryuff que, logo hoje (pasme-se!), descobriram um artigo publicado em 23/12/2013 e não param de o postar em caixas de comentários.

SL
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 13.08.2014 às 19:33

O Cruijff disse algum disparate?

A prática recente do Sporting em relação às renovações, parece seguir o mesmo raciocínio do artigo de opinião escrito por Cruijff antes do Natal de 2013.

Contratos de longa duração, com salários base, com objectivos definidos para premiar o desempenho dos jogadores e com revisões salariais.

Talentos como um Futre, um Figo ou um CR7 aparecem de tempos a tempos, outros há que só se tornam certezas aos 22 ou 23 anos de idade. O Adrien até levou mais tempo que isso, e o Cédric está a entrar na fase final da sua afirmação. O problema é que com um tecto salarial baixo, dificilmente haverá acordo para a sua renovação de contrato, em virtude da sua valorização.

Mas como agora já se fazem orçamentos, por isso é que o Sporting não anda a gastar mais do dobro como fez em 2011/12 ou em 2012/13, incluindo prémios e comissões, as contas ficam mais equilibradas, mas é preciso fazer escolhas.

Agora, há quem prefira defender-se com investidores que não aparecem, com 20 e 18 milhões de euros prometidos, mas mal vai andar o Sporting se para vencer eleições, um candidato andar sempre a prometer milhões de investidores.

É que isto dos investidores e dos investimentos, implica retorno. Uns fizeram-no com fundos em que a maioria dos passes acaba por ficar fora da posse do Sporting, para pagar salários. Outros tentam que dívidas sejam convertidas em capital social. Porque quem investe tanto dinheiro, certamente que só o fará no Sporting se o retorno futuro for superior ao de outras oportunidades em aberto.

Agora, com fundos como o Doyen, com as ligações suspeitas que conhecemos a outros emblemas cá do burgo, fica complicado fazer negócio. Nós não sabemos quem são os investidores da Doyen. Da maneira que não sabemos que são os 2 investidores do Sporting Portugal Fund com mais de 25% de unidades participadas.

Mas não me surpreenderia que um deles até fosse Godinho Lopes e o outro fosse Jorge Mendes. Com a nova administração, o Sporting até pode nem ter a totalidade do passe, mas tenta ter a maioria. É muito fácil culpar o actual presidente por nada ter feito para recuperar 25% do passe, no mínimo, de Marcos Rojo, mas desconhecemos os detalhes do contrato, a vontade da Doyen em colaborar com o Sporting após a mudança de administração e desconhecemos por completo a composição do fundo e de quem está por detrás dele ou de como funciona.

Quando Bruno de Carvalho fala em regulação e outras matérias do género, não é apenas para efeitos de foclore.


P.S.: ontem, sabe com quem é que o FC Porto treinou em segredo?
Sem imagem de perfil

De Jorge a 14.08.2014 às 11:06

Não comentei o conteudo.
Simplesmente achei curioso a conveniente reciclagem que se fez desde artigo que já tem uns meses.

Não. Com quem treinou o Porto?
Sem imagem de perfil

De jose a 13.08.2014 às 19:51

Face ao seu comentário, um jogador que num determinado ano cresceu, correu bem, a pedido deste o seu salário deve ser aumentado e quando corre bem? Os jogadores aceitam baixar o salário?

Ainda bem que o actual presidente não alinha na sua tese, caso contrario, teríamos mais um GL

Admito que possa haver alguma actualização que de resto parece-me que iam aumentar de 200 para 300 mil, equivalente a um aumento de 50%.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 13.08.2014 às 20:46

Amigo tem alguma noçâo do que é gerir um balneário, tem que pagar?? que fácil não? sabe o que é gerir a justiça nos pagamentos entre atletas? pensa que todos os outros jogadores estão indeferentes a tudo isto que eles nao seguem ao pormonor tudo que se altera em vencimentos entre colegas ? E eu? Vao logo dizer no dia a seguir e ...lá se foi o balneário e a possibilidade de bons resultados desportivos.
Tudo tem que ser analisado e tratado com pinças são questões demasiado sensíveis para se tratarem dessa forma " tem que pagar". Áparte que existe um tecto salarial do conhecimento de todos os atletas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 13.08.2014 às 17:20

Esse amor por BdC, City Lion... e essa capacidade de escrever posts romanticos é qualquer coisa!

Só vou pegar numa coisa porque parece que ainda nao ficou claro para si:

"11) BC adultera a verdade (grande novidade!), quando diz que não tivemos oportunidade de recomprar parte do passe de Rojo. Foi um assunto que poderia sempre ter colocado antecipadamente, mesmo que exigisse difíceis negociações, mas que por incapacidade nunca foi capaz de avançar;"

BdC diz:
"Isso é completamente falso. (...) O único trigger que existe para nós podermos comprar é a 1 de Setembro de 2015 e nao tem nada a ver com valores de 750 mil ou 1 milhao de euros"
"Nao tínhamos nenhuma opcao, em altura nenhuma, de recomprar absolutamente nada: nem ao Fundo, nem ao Spartak".

Peco-lhe que nos explique claramente de onde vem a informacao que tem e em que é que consiste. Como é que o Sporting podia ter recomprado o passe de Rojo, quando, por que valores e onde é que baseia a sua informacao.

SL
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 17:23

Petinga antes de voltar ao trabalho, saudo o seu humor à BC. Em qualquer altura as pessoas podem sentar à mesa e conversar, não é preciso nenhum trigger e foi coisa que BC não fez. Pode dizer que seria dificil ok mas o Presidente do Sporting foi eleito para isso mesmo não para se queixar.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 13.08.2014 às 17:29

"Em qualquer altura as pessoas podem sentar à mesa e conversar, não é preciso nenhum trigger e foi coisa que BC não fez. Pode dizer que seria dificil ok mas o Presidente do Sporting foi eleito para isso mesmo não para se queixar."

Ah. "Sentar à mesa e conversar" é muito diferente de "cláusula de recompra automática de 25% por 1M€ em Outubro/Novembro de 2013" que foi o que nos venderam neste blogue nas últimas semanas. Para além de ser um bocadinho mais do que "difícil" recomprar parte de Rojo em ano de Mundial por "negociacao" (vá perguntar ao fundo se aceita negociar a recompra dos 40% do passe de William e depois diga-me o que obtiver como resposta?).

Só vos ficava bem fazerem um "mea culpa" e admitirem que nos transmitiram informacao que nao era verdadeira. Porque foi precisamente essa informacao que BdC refutou na sua entrevista.
Sem imagem de perfil

De PedroC a 13.08.2014 às 17:23

Você fez um post identico a estes na altura em que GL despediu o Carlos Freitas e o Duque, e mudou de treinador pela 3ª ou 4ª vez?

Que exagero.

Um post deste genero, só pode vir de alguém que é claramente contra a direcção que está no Sporting neste momento. Comparar o momento actual do Sporting ao de GL é um exagero que só pode ser intencional.

Blogs como este, e como outros quantos, desde o inicio do mandato de Bruno de Carvalho nunca lhe deram um minimo de margem de manobra, criticando praticamente tudo desde o inicio. Mesmo quando com metade do orçamento que tinha-mos, ficamos logo em 2º lugar no primeiro ano(a melhor classificação dos últimos anos infelizmente...), nem a isso foi dado valor.

Alias hoje ja se começa a dizer que o 2ºlugar foi obra de condições inesperada, porque o Porto estava mal, porque não iamos as competições Europeias, e porque o Jardim é que era bom (como se não fosse merito da direcção contrata-lo).

Desde o inicio certos sectores de adeptos e blogs exultam de alegria a cada coisa que corre menos bem, criticam quase tudo o que se faz, e conseguem defender mais os de fora(jogadores e empresarios) do que o proprio Sporting. E tudo só porque não gostam de Bruno de Carvalho....acho eu.

Eu só pergunto, se o Sporting está assim tão mal, quem sabe até pior que com GL(não sei se ainda haverá luz em Alvalade), do que estão à espera para arranjarem um candidato que na vossa opinião defenda melhor o Sporting?

Ao inves de andarem sempre a criticar nos blogs, juntem-se vão às AG's, apertem com o "Bruno", arranjem alguem que tenha tomates para agarrar num Sporting falido, com as limitações financeiras que neste momento existem(e que são culpa de quem?), e que faça melhor ou pelo menos mais do que vos agrada.

É o desafio que deixo feito.





Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 18:43

PedroC, lá vem a conversa do Godinho para variar. Esta de festejar segundos lugares e com baixos orçamentos faz lembrar outros tempos nao tão longinquos e que terá criticado tanto. Acha que eu exulto de alegria quando vejo o que se passa? Só espero que nas próximas eleições apareça mesmo alguém diferente no perfil, menos lampiónico.
Sem imagem de perfil

De Nuno Aires a 15.08.2014 às 12:55

Tou completamente de acordo com o PedroC.

A união dos adeptos já mostrou ter força no universo Sportinguista. Se não gostam da gestão de BdC é simples, criem um movimento para o tirar do lugar e reúnam o apoio necessário.. Tal como aqueles que o colocaram lá conseguiram!!
Sem imagem de perfil

De Sportinguista assumido a 13.08.2014 às 17:42

Depois de ler o seu post, e sem querer mostrar falta de respeito, o seu post é uma vergonha porque omite muitas verdades:
1º Qual o orçamento comparado com anos anteriores?
2º Já que fala do GL, devia falar das vendas do Postiga... por exemplo!
3º BdC é egocentrico?? Claro... se não, nunca tinha ido para presidente... conhece algum que não o seja?
4º Nenhum jogador está acima do Sporting, espero que concorde comigo, senão não eramos do Sporting, certo? Então vamos deixar sair jogadores sem ser do interesse do nosso clube (financeiramente e desportivamente)? Eu acredito que a maioria dos sportinguistas está com BdC, na defesa dos valores do nosso clube, e isso é o mais importante!!!
5º BdC em 2 anos fez um trabalho incrivel, e resumir a sua presidência a uma questão de personalidade (como o fez no seu post), retirando todo o historial financeiro do Sporting, é facciosismo!! porque negociar com "peseteiros" sem dinheiro do nosso lado, parece-me uma situação nada fácil. E nestas alturas temos de apoiar a Direcção que tem feito (na sua maioria) um excelente trabalho.
Imagem de perfil

De City Lion a 13.08.2014 às 18:49

Sportinguista assumido, já cansa a conversa do Godinho. Presidentes não egocêntricos - 90% dos que passaram pelo Sporting e certo talvez bem menos dos que passaram pelos rivais. BC defende os valores do clube? Fugindo à verdade sempre que pode, pensando em si em 1º lugar, a fazer-se de vitima, a contratar carradas de jogadores, a não cumprir o programa que o elegeu? Deve estar a falar do "novo Sporting" e não do Sporting que eu aprendi a amar. Vamos lá todos apoiar esta Direcção como os lamopiões apoiaram outros presidentes com o mesmo perfil! Eu não apoio nem nunca apoiei Direcção nenhuma apoio e sempre apoiei o Sporting!
Sem imagem de perfil

De Rui a 13.08.2014 às 19:16

Caro amigo, nas próximas eleições, chegue-se à frente. Caso lhe dê muito trabalho, pode sempre passar por uma AG, e expor tudo aquilo que aqui diz, ficar-lhe-ia bem.

Lembrar que após um ano de sócio, já pode, pelo menos, participar na AG...apenas no caso...

SL
Imagem de perfil

De City Lion a 14.08.2014 às 11:30

Rui, obrigado pelo incentivo mas tenho outras prioridades / ambições. Acha que o que expus aqui é matéria de AG?? Fogo, essa do um ano de sócio é que me trama ...

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo