Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A "catedral" a desmoronar !

Rui Gomes, em 09.02.14

 

 

Deverá ser uma ocorrência histórica o adiamento de um "derby" entre Benfica e Sporting, pelas razões conhecidas. Afinal de contas, o grande estádio do "maior", a "catedral", nem resiste a ventos fortes que, aparentemente, fizeram cair muitos pedaços do que parecia ser lã de vidro oriunda da cobertura. Consequentemente, foi decidido que a integridade física dos participantes e dos espectadores estava em causa e que seria melhor o adiantamento, embora sem data marcada por enquanto.
 
Grande desilusão para todos e enorme transtorno para aqueles que se deslocaram de longe para assistir ao desafio. Perante a expectativa ansiosamente esperada há muito, o dia e a semana já não vão ser os mesmos.
 
À parte das condições do recinto, regista-se que Leonardo Jardim tinha uma surpresa na manga com uma linha avançada composta por Slimani na ponta da lança, o estreante Heldon numa ala e, para pasmar, Fredy Montero na outra, presume-se assente no mesmo modelo 4x3x3. Claro, como não se viu a equipa em campo, não é possível adiantar muito mais, dado que o real funcionamento dos jogadores só no relvado se poderia verificar.
 
Muito mais para dizer sobre tudo isto, mas vamos ficar por aqui, por agora, para permitir os comentários aos leitores, que até nos poderão elucidar sobre o estado das coisas.
 
Adenda: O jogo foi marcado para terça-feira, às 20h15. 
 

publicado às 19:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.02.2014 às 19:38

O problema da cobertura é estrutural e não se vai resolver em dois dias. Basicamente, a olho nu, parece-me que o material é fraco e baratucho, daí que os ventos fortes tenham desprendido as chapas da cobertura e por isso a lã (de rocha ou de vidro, não interessa), que está entre as chapas superiores e as chapas inferiores, começou a cair no relvado. Como o temporal vai prolongar-se toda a noite, é de esperar mais danos na cobertura.

Agora só uma vistoria pode verificar a extensão dos danos e as condições de segurança para quem fica debaixo dela. De uma coisa eu tenho a certeza, outro jogo que não o Benfica-Sporting não se realizaria antes da reparação da cobertura. Ms como é com a lampionagem, já não digo nada. Agora tenham consciência que para o material de isolamento estar a cair no chão, acho que a integridade da cobertura não está assegurada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:10

Segundo um nosso leitor, já outro joga da equipa B do SLB foi suspenso pelas mesmas razões, o que significa que tinham conhecimento do problema estrutural e não o resolveram.

Qual é a solução ? Realizar o jogo num outro recinto ?

Sujeitam-se, até, que a UEFA venha a retirar a final da Champions da Luz.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.02.2014 às 20:18

Não o resolveram porque custa muito dinheiro. Se isto fosse com o Braga ou com o Guimarães, não tenha dúvida que o jogo seria repetido noutro recinto. Mas como é com o Benfica, ainda por cima no ano em que é suposto acolher uma final europeia, já está tudo a ser feito para abafar o caso.

Mas recordo que quando o LNEC apontou um problema de segurança à pala do antigo estádio de Alvalade, a nossa bancada central esteve interdita até que o Sporting realizasse as obras de reforço da cobertura, tendo as pessoas que tinham lugar cativo nesse sector tido de se deslocar para a bancada nova enquanto as obras duraram.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:26

Com as inevitáveis influências da lampionagem, medidas "especiais" serão tomadas à conveniência, penso eu.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.02.2014 às 23:41

Há uma situação curiosa. Não foi a Martifer que montou a cobertura do estádio da Luz. A Martifer montou a estrutura metálica da cobertura, não o revestimento. À partida deveria ser a empresa que montou a cobertura a repará-la, se é que esta já não faliu.

http://www.martifer.pt/pt/portfolio/detalhes.php?sec=3&tipo=2&id=29
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2014 às 00:01

Não acompanhei essas movimentações Lionheart. Recordo bem a primeira vez que fui ao Estádio e que não fiquei nada impressionado. Ao intervalo do jogo telefonei a um amigo meu benfiquista e disse-lhe que era uma caixa de ferro e cimento armado.

Por acaso, também assisti ao primeiro jogo oficial da UEFA nesse recinto, por mera coincidência da ocasião, como convidado de LJV. Acho que já mencionei isto num post qualquer.
Sem imagem de perfil

De L a 09.02.2014 às 19:40


Não obstante a seriedade toda do caso que envolveu mesmo a vida de muitos adeptos, estou muito mais em crer que o caro Rui Gomes perdeu mesmo uma grande oportunidade para testar as suas preces - 1 extremo e 2 avançados - do Rui e de muita gente mais próxima da equipa. Apesar de ser muito discutível a utilização de um jogador que acabou de chegar ou mesmo mudar tanta coisa num jogo desta amplitude, desta vez até também tendo a pensar que era uma muito boa ideia para tentar bater o Benfica também só com 2 homens no miolo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:07

Fiquei logo muito entusiasmado quando vi a linha de jogo, embora não se saiba ao certo a disposição em campo da equipa; se o mesmo 4x3x3 ou o meu preferido 4x1x3x2.

Face ao imprevisto, a surpresa deixou de ser surpresa e muito possívelmente não iremos ver esta disposição táctica no próximo jogo.
Sem imagem de perfil

De L a 09.02.2014 às 22:31


Caro Rui,

Eu nunca pus as rotinas à frente da necessidade da variarmos mais o jogo, nomeadamente no processo ofensivo. De qualquer maneira só no fim do jogo é que estaríamos em condições de avaliar melhor os resultados. Mesmo com Jesus este Benfica tem muitas soluções no banco para contrariar qualquer ascendente adversário. Não deixo por isso de louvar a coragem do Jardim em pontualmente ir contra aquilo que sempre defendeu até aqui, até porque depois também cabe ao treinador assumir essa responsabilidade perante o plantel. Para quem também quero acreditar a prioridade nesta fase é mesmo ganhar na Luz e para isso também é mesmo preciso fazer mais qualquer coisa que aquilo que temos vindo a fazer nos últimos jogos. Se a equipa viesse a marcar mais regularmente nunca concordaria e também julgo que um empate com o Benfica nesta fase não acrescenta nada, ao contrário de outros. Para além do 3º lugar o derradeiro desafio da época também é vencer os outros grandes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 22:38

Estamos em acordpo caro L. Ambos já indicámos que era necessário ver a disposição em campo e a eficácia desta, para permitir avaliação. Agrada-me tmbém verificar que a ideia era levar o jogo ao Benfica, independente das soluções ao seu dispor.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 09.02.2014 às 19:52

In RECORD: O mesmo tipo de objetos, em que se incluem lã de vidro e chapa metálica, já haviam obrigado à suspensão do Benfica B-Feirense, partida relativa à 23.ª jornada da Segunda Liga, que se iria realizar na Luz, a 19 de janeiro de 2013.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:04

Por conseguinte, já tinham conhecimento problema e não o resolveram.
Sem imagem de perfil

De phanatik a 09.02.2014 às 19:53

em minha opinião o adiamento beneficia mais a equipa do Benfica do que nos:
- já não se podem queixar que jogaram para a taça a meio da semana e tiveram pouco tempo de descanso.
- vão ter tempo de se preparar para a surpresa do LJ, o que já vai deixar de ser surpresa:)
- por uma questão de justiça e forma de compensar o Sporting,o william carvalho devia ver considerado a limpeza do seu amarelo hoje e já poderia jogar na terça feira...hehe:)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:03

O Benfica sairá potencialmente beneficiado desta situação, porque a próxima data vai ser bem escolhida.

Essa do William é interessante. Em princípio, o seu castigo transfere-se para o próximo jogo.
Sem imagem de perfil

De phanatik a 09.02.2014 às 20:35

duvido que consigam resolver o problema do estádio até terça feira, o que significa que poderá ter que ser encontrada outra data a meio de uma semana, o problema é que o Benfica vai ter um calendário a jogar 2 vezes por semana, se não for o jogo na terça penso que o william carvalho cumpre o castigo com olhanense e talvez o jeferson recupere antes da próxima data, porque não confio muito no ivan.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 22:44

Com a influência "lampiónica" tudo é possível.
Sem imagem de perfil

De Pean a 09.02.2014 às 19:54

É uma pena não ter havido jogo pois a surpresa Heldon que eu já tinha referido aqui há uns dias teria dado frutos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:01

Para mim a maior surpresa não foi a entrada de Heldon logo de início mas sim a disposição táctica da equipa.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.02.2014 às 20:02

O Jardim tem de arranjar outra surpresa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 20:30

Não imagino o que poderá ser. A estas horas já JJ está frente ao quadro a fazer as "contas" ao novo alinhamento do Sporting.

Também creio que a ideia era de cair nos benfas logo pelo apito inicial, o que já era de esperar, considerando as palavras do técnico na entrevista de antevisão ao jogo.
Sem imagem de perfil

De Pean a 09.02.2014 às 20:32

Espero que o 11 se mantenha o mesmo. Não é em 2 dias que JJ vai arranjar antidoto, nem em 2 semanas. De certeza que o homem ficou aliviado por não haver jogo.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 09.02.2014 às 20:45

Agora que foi desvendada a surpresa - surpresa seria repetir a formação

para cima deles - sem medos !!!
Sem imagem de perfil

De Anti-brunetes a 09.02.2014 às 21:26

A hora do jogo na terça feira não ultrapassa as 48 horas regulamentares?

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 22:15

Como é que são aplicáveis, nas circunstâncias ?... Desde que as duas equipas concordem...
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.02.2014 às 21:53

Estás a ver Rui, o LJ viu o meu 11 e decidiu que eu tinha razão ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 22:13

Caro Mike, a entrada do Heldon sempre foi admissível, pese a dúvida, agora o sistema de jogo, se é que ele o modificou, ando há muitos meses a insistir nele.

De qualquer modo, bom palpite.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 09.02.2014 às 22:17

Surpreendeu-me agradavelmente o 11, não tanto pelo Heldon, mais pelo Montero e Slimani juntos. Para além disso com Mané e Carrillo no banco ficava com excelentes opções para desequilibrar o jogo quando necessário, entrando um deles para o lugar de André Martins.

Fica uma questão: Garay na 3ª feira terá já sido vendido para a Rússia?

Caso o estádio não fique em condições até 3ª feira, sugiro outro que fica a menos de 5 minutos de carro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 22:43

Também me agradou Miguel, mas ficou por ver a disposição da equipa em campo.

Mesmo que Garay já tenha sido vendido, foi na condição de jogar contra o Sporting antes de partir e não vejo que dois dias faça alguma diferença.

Onde quer jogar, em Odivelas ???
Sem imagem de perfil

De L a 09.02.2014 às 22:45


As televisões vão conseguir estar na mesma duas horas a comentar um jogo que ainda não aconteceu. Se ainda fosse para chamar nomes ao Benfica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.02.2014 às 23:01

Faz parte da venda da "banha da cobra" mediática.
Sem imagem de perfil

De HY a 09.02.2014 às 23:15

Quando me lembro da tourada que montaram por causa da pala do velho Alvalade... Como dizia o eng. Edgar Cardoso, nao caiu enquanto nao demoliram o estádio... A nova cobertura do galinheiro durou uns anitos... Espero que alguém responsável garanta a segurança do jogo na Luz, mas duvido.... Já sabemos o que a casa gasta

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo