Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x519$2020_03_05_15_42_32_1671639.jpg

É por de mais óbvio que não é em conferências de imprensa que se ganham jogos ou se conquistam títulos, mas a que ocorreu hoje para a apresentação de Rúben Amorim como novo técnico da equipa principal do Sporting, decerto que terá impressionado até os mais cépticos, se não os usuais críticos de oposição, porque para esses só o mal estar do Clube satisfaz.

Tanto o presidente como o novo treinador estiveram muito bem, especialmente o último, que terá surpreendido com o seu dom da palavra e bem evidente lucidez.

Tive ocasião de conhecer e privar brevemente com o Rúben, há uns bons anos, dava ele na altura, ainda como júnior, os seus primeiros passos na equipa principal de Os Belenenses, então liderada por Manuel José. Por mera coincidência, tinha marcado uns dias antes um golo ao FC Porto em jogo de campeonato. De qualquer modo, a minha memória dele, como pessoa, é muito vaga.

Limito-me, então, a transcrever a conferência de imprensa de apresentação, que teve lugar esta tarde em Alvalade, a começar pelo discurso do presidente:

"É com grande prazer que estou a apresentar o novo treinador. Não é só o treinador mas acima de tudo o homem escolhido para liderar este projecto, é o treinador do nosso projecto. Gostaria de esclarecer algo: esta operação não implica um 'all-in' financeiro, nunca o iremos fazer. Isso fez-se há mais de dois anos e passados dois meses ia-se à conta-reserva pagar pagar salários. Esta operação não compromete as finanças do clube. Há sim uma mudança de paradigma. O orçamento para a próxima época foi decidido há meses e a contratação de Amorim não altera um cêntimo, muda sim a alocação dessas verbas. Amorim vai potenciar e criar valor. Acreditamos que o treinador certo num ano valoriza um plantel em 30 M€. Às vezes o que é aparentemente caro sai barato e o nosso critério foi a competência. O futebol português não consegue atrair grandes treinadores portugueses que estão fora e não vêm apenas por questões financeiras. Amorim dentro de poucos anos será demasiado grande para o futebol português. Se fosse apresentado daqui a 3 meses noutro clube seria uma grande jogada, aqui é um grande risco... conheço este clube e durmo bem com isso. Amorim é o treinador do nosso projecto, muito por estar alinhado na nossa visão para o futebol: apoiada na formação e sem medo de potenciar jogadores. É a nossa escolha não só pelos resultados no Sp. Braga mas pelo conhecimento que temos dele como homem, vai muito para além dos resultados desportivos em Braga. É uma mudança de paradigma e não tenho problema em investir no treinador certo. Contratamos um grande treinador mas não um milagreiro. Hoje arranca a época 2020/21 para o Sporting. Sobre Silas, agradeço e sempre tivemos uma relação 100% transparente e leal e sempre teve grande dignidade enquanto foi treinador do Sporting".

img_920x519$2020_03_05_16_32_33_1671688.jpg

Eis, então, a parte que compete a Rúben Amorim:

"Orgulho enorme estar nesta casa e defender estas cores. Sei o que o Sporting CP é, independentemente do momento. Acredito no clube e espero que acreditem em mim. Posso tentar convencer os sportinguistas que não acreditam em mim mas interessa quem ganha. Estou preparado para este desafio. Objectivo imediato é o Aves. Existe projecto a longo prazo e queremos valorizar jogadores, clube e formação. Conheço a formação do Sporting mas vou inteirar-me mais. Passa por voltar à melhor escola de Portugal, queremos voltar a ser o número 1."

Treinador mais caro?

"Os adeptos do Sporting querem ganhar, independentemente do valor. Treino seria igual mesmo que tivesse custado zero euros. Nada muda em mim. Quando puseram essa cláusula comecei a rir, ninguém ia gastar dinheiro comigo, mas aconteceu isto e agradeço a confiança. No fim faremos as contas."

Passado

"Onde estou é onde quero ganhar. Temos de ganhar todos os jogos. Primeiro o Aves e depois o futuro. Seria mais cómodo para todos esperar pelo fim da época mas em primeiro está o Sporting. Temos de ganhar tempo para a próxima época, sabendo que se não ganharmos pode não haver próxima época (risos)".

Próxima época

"Conceito foi o que me motivou. Não falámos em reforços, apenas em ideias para o clube. Fiquei motivado, sei do desafio e da dificuldade mas estamos preparados. Queremos fazer as coisas com tempo, lembrando que temos ainda esta época. O foco é o que queremos para o futuro."

Por que deixou o SC Braga?

"Por motivos financeiros não foi. Se não ganhasse aqui ia ganhar noutro lugar. Falam do risco. E se corre mal? Mas eu pergunto. E se corre bem? O facto de o Sporting precisar de uma nova vida... e se conseguirmos fazer isso? Talvez tenha escolhido o desafio mais difícil mas foi o que quis".

Importância de aos 35 anos chegar a um grande?

"Não esperava este percurso mas prova que estava pronto para cada passo que dei. Sobre a importância, não só mas também o orgulho mas passo a passo vamos preparar o futuro. O meu foco é melhorar a equipa e ajudar a formar jogadores. Tenho uma boa estrutura e vou focar-me a preparar este futuro."

Quarto técnico nesta época: que espera encontrar? E sobre Silas?

"Agradeço as palavras de Jorge Silas quando se despediu, apresentou-me sem estar apresentado (risos). Silas é um excelente homem e treinador mas como disse o Sporting precisa de ganhar. Sobre o plantel, encontrei-o bem. Se o encontrasse muito bem seria um problema... o lugar do Sporting é a lutar pelas provas. Encontrei o plantel aberto a novas ideias, sabendo que temos de nos conhecer e que no domingo temos um teste de exigência máxima."

O que falta a este plantel? E Palhinha volta?

"Sobre os jogadores, vou ter tempo para ver os do plantel e emprestados. Já tivemos dois miúdos da formação que conhecíamos e que queríamos ver já. Nomes concretos da próxima época não falo. Não prometo o lugar a ninguém na nova época. Conta pouco o que aconteceu antes. Todos têm de provar que merecem estar aqui e o primeiro a ter de fazê-lo é o treinador."

Debilidades da equipa?

"Defrontei duas vezes o Sporting com dois sistemas e tive dificuldades em ganhar. Vamos mudar um pouco a ideia de jogo, não pela anterior ser má. Se calhar teremos outras debilidades e outras forças."

Comentário às palavras de Varandas sobre Amorim ser demasiado grande para Portugal dentro de pouco tempo

"Muito orgulhoso mas não mexe nada comigo. As palavras passam-me ao lado pois os treinadores vivem do presente. Tenho zero ilusões nisso. Modelo de jogo? Poderemos jogar com 3 centrais ou não. Haverá conceito novo mas temos dois treinos e não há milagres."

Diagnóstico ao Sporting nestes anos todos?

"Sou um treinador, uma peça aqui. Não resolvo os problemas todos, se os há. O nosso foco é o treino e os jogadores. Certamente seria mais fácil dizer que para o ano vamos lutar pelo título... Mas vamos correr mais do que os outros e no fim fazem-se as contas. Sporting é o Sporting, entramos para vencer e no fim logo se vê."

Como é que um fanático pelo Benfica se torna do Sporting?

Sou um profissional e sou fanático por ganhar. Há poucas semanas dei esse exemplo com todos os clubes em Portugal. O meu foco é defender esta casa, como defendi o Casa Pia. O meu empenho é igual em todos. Sei a grandeza deste Clube, fui adversário, não escondo o meu passado e como adversário conhecemos a grandeza dele. Conheço a grandeza do Sporting. Ninguém aqui quer mais ganhar do que eu, digo-o com toda a tranquilidade."

publicado às 04:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Sem imagem de perfil

De Passaleão a 06.03.2020 às 07:13

Gostei muito da postura do Ruben Amorim na apresentação. Teve graça quando brincou com o valor da cláusula no contrato que assinou com o Braga - quando se lembrou que o maluquinho capaz de pagar os 10 milhões estava mesmo atrás dele, já era tarde demais :)

A pergunta "E se correr bem?" é uma excelente maneira de começar a sua carreira no Sporting e espera que uma lufada de ar fresco na vida do clube nos próximos tempos.

Quanto ao presidente ter estado bem, presumo que esteja a ser sarcástico. A sensação que fica é que, quando abre a boca no início de uma frase, ainda não sabe o que vai dizer - e tudo pode acontecer.

É o comunicador mais inepto que me lembro de ter visto em qualquer posição pública.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 08:46

Ele não é um bom orador, mas já houve outros presidentes no Sporting do género.

Importante é o que ele tem para dizer e não o estilo.
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 06.03.2020 às 09:42

Noutros tempos parece que o estilo era um problema (e eu concordo que era, aliás).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 09:49

Meu caro,

Apreciação sempre em contexto.

Neste caso concreto - não beligerante como o outro que infere - refere-se a eloquência de discurso, que Frederico Varandas obviamente carece.
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 06.03.2020 às 10:06

Carece de eloquência, persuasão, carisma, eficácia e muito mais. E pior ainda, carece de evolução, visto que não melhorou em nada desde que foi eleito (até o LFV melhorou e muito!).

Não precisava de ser um Obama. Mas não ter um único atributo comunicacional, nesta era da comunicação, é imperdoável. É como entrar em campo com 9 em todos os jogos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 10:16

Sabemos que eloquência não é o seu forte, mas acho a sua análise excessivamente rigorosa dado que o mais importante é o conteúdo.

O outro que referiu era super beligerante e nada carismático, o que também não é bom.

P.S.: Não confundir carisma com populismo.

O Dias da Cunha, por exemplo, também não era grande orador. Sobretudo, muito ambíguo, o que no deixava algo perplexos quanto à intenção das suas palavras.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 06.03.2020 às 11:49

Em minha opinião, do que me lembro, tirando o Santana Lopes que era advogado e politico e por essa razão teria forçosamente de ser bom comunicador....não me lembro de mais nenhum presidente do SPORTING que possamos dizer ser um bom comunicador.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 17:22

Passaleão,

A "incompetência" comunicacional preocupa-me menos que acção em concreto. Mas essa é outra discussão
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 08:27

O discurso de Ruben foi bom, mas o de Silas também tinha sido.
Nós queremos é ver o trabalho em campo. Vamos torcer para que o Ruben seja, de facto, muito bom e que nos traga muitas alegrias.

Um pormenor, só agora reparei que o contrato com o Ruben dura mais 1 ano após terminar o mandato desta direção. Não me parece bem jogado isso de forçar 1 treinador a uma nova direção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 08:41

Mas que rigor!... Uma coisa nada tem a ver com a outra. E os contratos de jogadores, também devem obedecer a esse critério?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 08:48

Jogadores são ativos e não obedecem aos mesmos critérios que os treinadores. Apenas achei mal pensado em ter um contrato que excede as funções da direção, embora não ache que seja algo GRAVE.
Imagem de perfil

De relva a 06.03.2020 às 10:37

Lógico. Se lá chegar outros podem fazer o que fez ao peseiro.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.03.2020 às 11:30

E o treinador também não é um activo, embora com outras características?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 11:46

LeaoCovilha ,

Treinadores não têm o mesmo mercado nem valor que os jogadores. Pensei que isto fosse óbvio.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.03.2020 às 12:14

Claro. Mas tem que ser considerado um activo. Olha o caso do Ruben Amorim, para o Braga foi um activo e um bom activo. Não devem ter vendido muitos jogadores acima desse valor.
Sem imagem de perfil

De LG a 06.03.2020 às 08:34

fujam, que chegou o anti.
O discurso de Amorim salientou-se, sabe que vai ser um trabalho difícil, que a cobrança vai ser muita por causa da etiqueta 10 milhões (mais juros), em muito importante não fugiu a nenhuma pergunta difícil.

Quanto às declarações de Varandas, mais do mesmo: o discurso que fez parece copiado das apresentações de Keizer e de Silas, que não difere muito: "nós sabemos o que queremos, a nossa estratégia é um espetáculo e vamos ter sucesso, este treinador é o treinador do nosso projeto (como tinam sido os anteriores), tem ambição, blá, blá, whiskas saquetas

Que Amorim tenha sucesso, que pelo resto ....só uma graaaaaaaaaaaande profissão de fé
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 08:43

Palermice personificada, ou pior, má fé.

Nada de novo, só sabe estar assim. Triste!!!
Sem imagem de perfil

De T. Cascais a 06.03.2020 às 11:33

Quanto às declarações de LG, mais do mesmo

O presidente não tem dom da palavra, é real, mas queria o quê?
Que ele fizesse uma apresentação como se fosse um concurso de Mister Mùsculo? Que ele viesse com um discurso derrotista?

Posso imaginar como anda o homem, com tanta pressão e insultos a toda a hora!

Você é dos que esmiuça para encontrar temas para rebaixá-lo de todas as maneiras.
Bolas, mais do mesmoooooooooooo é a sua imagem de marca!

Fez o mesmo com o Azevedo de Carvalho? Antes, faz o mesmo com esse descompensado que não se cala e que tenta por todos o meios lixar o Sporting, muito mais do que enlamear o presidente Varandas??
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 06.03.2020 às 09:50

Também gostei do discurso do RA - muito fluido e principalmente positivo.

Espero que passe essa positividade aos jogadores.

Para mim não é importante ficar em 3° ou 4° lugar - o importante é começar a jogar bem e preparar a próxima época - esta já está mais que despachada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 09:54

Compreendo que não será o mais importante, a exemplo do que seria na Champions, mas é uma consideração.

O 3.º lugar dá acesso directo à fase de grupos da Liga Europa, enquanto o 4.º obriga a disputar as pré-eliminatórias.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 10:00

P.S.: O aspecto menos agradável, é que as pré-eliminatórias obrigam o clube a começar a época muito mais cedo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 10:07

P.S.#2 - Fui ver e esta época as pré-eliminatórias começaram no dia 27 de Junho e foram disputadas até 29 de Agosto.

As férias dos jogadores terão de começar o mais cedo possível e aperta a pré-época.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 06.03.2020 às 10:39

Sim por esse ponto de vista é preferível o 3° lugar e não deixava de ser um feito para Amorim recuperar o 3° lugar quando está a 4 pontos.
Imagem de perfil

De relva a 06.03.2020 às 10:38

Já será diferente o sexto.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 06.03.2020 às 09:59

Não vi a apresentação, aliás pouco importa o blá blá blá. A minha opinião é que é uma despesa absurda num clube com tantos problemas financeiros. Mas já que está feito, agora deixem o Ruben Amorim trabalhar em sossego.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 10:19

Esperamos que o jogo de domingo corra bem para aliviar um pouco a pressão, que é o que ele precisa menos neste momento.
Imagem de perfil

De relva a 06.03.2020 às 10:39

Pior é se não é.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 18:14

Já o avisei que se a sua contribuição limita-se apenas a estas bocas que nada de positivo oferecem para o debate, passo a apagar todas.

Não voltarei a avisar!
Imagem de perfil

De Rampante a 06.03.2020 às 10:38

Como à maioria dos Sportinguistas, esta contratação surpreendeu-me por todos os aspectos... pelo timing, pela pessoa, pelos valores envolvidos... enfim... por tudo...

Confesso que foi tudo tão rápido, surpreendente e "estranho" que me senti "abananado" com a noticia... parecia que tinha levado um K.O. logo no 1º assalto...

Só ontem despertei para a realidade... durante a apresentação do Rúben...
Uma apresentação que devo dizer cativante, prometedora, lúcida...
Rúben trouxe consigo uma frescura que afastou imediatamente um aroma bafiento que se começava a sentir em Alvalade com Silas, que até pode ser uma excelente pessoa, mas tem a empatia de uma ameijoa e isso nota-se...

Um treinador tem de ser um cativador... um motivador... tem de conseguir fazer acender a chama que cada jogador (e adepto) tem dentro de si e isso só se faz tendo uma personalidade electrizante... e sejamos sinceros... Silas não a tinha... ou pelo menos não mostrava que a tivesse... quando o ouvia falar, era como levar com um balde de água fria, isto se não adormecesse à sua segunda palavra...

Rúben até pode vir a ser um fracasso no Sporting... até pode ser "muita parra e pouca uva"... mas pelo menos fez-me "despertar"... mostre-se ele diariamente com a mesma atitude, honestidade, lucidez e frontalidade com que se mostrou ontem na apresentação e rapidamente já ninguém falará de toda a "novela" que envolveu a sua vinda para o Sporting.

PS: Quanto aos valores envolvidos e quanto ao facto de o treinador ser mais caro do que qualquer jogador na historia do SCP, isso a mim não me diz nada... há décadas que digo que o futebol é a única industria onde o chefe ganha muito menos que os subordinados... sempre defendi que se devia gastar mais dinheiro com um bom treinador do que com um bom jogador. Dito isto, não deixa de ser surpreendente todo este negócio à volta de Rúben Amorim.

PS2: Rúben será porventura a "última" oportunidade de Varandas... vamos a ver se será a sua "tábua de salvação" (parece-me que sim).
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.03.2020 às 11:32

Não havia um treinador qualquer de uma equipa de topo que dizia que nenhum jogador poderia receber mais do que ele? Tenho uma ideia disso. Seria o Alex Fergunson?
Sem imagem de perfil

De Queres é tacho a 06.03.2020 às 16:56

Sim mas tem que ser um treinador de topo, não um treinador que veio do casa pia
Imagem de perfil

De relva a 06.03.2020 às 10:42

Ouvi uma analise com que concordo, há 2 meses este amorim era o mesmo.
O lage valeria quanto, ou kaiser. Conjunturas e Ciclos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2020 às 11:41

Faço uma primeira declaração de interesse. Sou simpatizante do Benfica ( podem assobiar-me!), há quase seis décadas, mas não sou fundamentalista, não odeio adversários, sou principalmente adepto de FUTEBOL, quero como é normal, que a minha equipa ganhe, mas aplaudo igualmente aqueles com os quais o Benfica perde se merecer; E ultimamente, tem merecido muitas vezes!
Dito isto, relativamente ao novo treinador do SCP, um jovem, será bom para todos, principalmente para o seu (agora) clube, que tenha sucesso. O seu êxito e do SCP, aumenta, enriquece a competitividade, enriquece a qualidade da nossa 1ª liga, tão pobre nos últimos anos, em constante declínio, o país sobe nos rankings europeus. Até aqui, tudo isto parece consensual. Porem,o problema do SCP não passa a meu ver,pela qualidade, competência, fluência, cordialidade, comunicação do treinador.
Podiam até contratar o Guardiola! O SCP, carece de uma profunda "higenização" das suas estruturas, eliminar a horda de parasitas que gravitam á sua volta, velhos e menos velhos, que apenas se servem e não servem, muito dos quais vivem na sombra, conspiram na sombra, inquinam a organização, tomam partido de alguns grupos que nada dignificam ou valorizam o SCP. F. Varandas, outro jovem, que já revelou enorme coragem, ainda está rodeado de "capelinhas" e gente sempre disposta a meter-lhe a faca nas costas, para sobreviver. O SCP, carece de limpeza, de uma mão firme, corajosa, por forma a arejar e modernizar a sua estrutura anquilosada. Cumprimentos e sucesso!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 11:48

Deixo o alerta que aqui necessita de se identificar para comentar, através de nome ou pseudónimo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2020 às 12:11

As minhas desculpa Rui Gomes. Não foi premeditado. Em próxima ocasião, comentário, assim farei.Obrgd.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 12:16

Mas voltou a fazer o mesmo...

Deve seguir estas simples instruções:

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/3531015.html
Sem imagem de perfil

De Profeta a 06.03.2020 às 12:43

Com 35 anos, personalidade e carisma já tem. Na prática, no que toca a seniores, embora a carreira seja curta, ganhou ao Sporting e ao Porto na Taça da liga, ganhou novamente ao Sporting na pedreira no campeonato, e foi ganhar à luz e ao Dragão. A ver vamos...
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 18:07

Não esquecer que fez isso tudo com uma outra equipa. Vale o que vale, e na maioria dos casos com, incrivelmente, muitas estrelinhas. Mais uma vez, vale o que vale.
Sem imagem de perfil

De Alcibíades a 06.03.2020 às 13:29

"(...)o homem escolhido para liderar este projecto(...)"
Alguém acredita que o Sporting tem um projeto de futebol? Como é possível acreditar nisso com tanta entrada e saída de treinador? Foi desenhado quando esse projeto? A semana passada antes de oficializar o RA? Na semana anterior a oficializar o Silas o projeto era o mesmo ou outro? E na semana anterior a oficializar o Pontes o projeto era o mesmo ou era outro?

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo