Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
É hoje inaugurado a Cidade do Futebol, uma obra da Federação Portuguesa de Futebol pensava há mais de dez anos e que servirá de pólo agregador das selecções nacionais e da própria FPF.
O espaço, situado nos terrenos entre o Estádio Nacional e a prisão de Caxias, vai receber todas as equipas nacionais de futebol, que, nos últimos anos, dividiram o trabalho de preparação por vários complexos desportivos do país, como são os exemplos de Rio Maior e Óbidos, ou, mais recentemente, no Estádio do Restelo, em Lisboa.
A obra tem um custo estimado de 15 milhões de euros, sendo que tanto a UEFA como a FIFA contribuíram para a sua edificação. O Estado não teve qualquer contribuição na nova casa das Selecções.
Eis alguns números da Cidade do Futebol.
Área de construção de 12.400 metros quadrados. Localizado no Alto da Boa Viagem, a infra-estrutura faz parte do Complexo Desportivo do Jamor, apesar de estar numa área autónoma. Integra o edifício seda da FPF, o Centro Logístico, o Centro Técnico e o Núcleo Central.
O Centro Técnico é constituído por três campos de futebol e um campo de treino de guarda-redes. Tem ainda dois ginásios, piscina, sauna, crio terapia, balneários e áreas de trabalho para a Unidade de Saúde e Performance da FPF.
Terreno onde nasceu a obra, pertencia ao Governo e custou dois milhões de euros. O custo estimado da obra é de 13 milhões de euros. A FIFA e a UEFA comparticipam, a fundo perdido, nos valores de um e seis milhões de euros, respectivamente.
Três milhões de blocos de basalto que existiam no terreno foram reutilizados nos muros e na Cidade do Futebol.
Foram plantadas 11 mil árvores.
O edifício tem 90 painéis de aquecimento solar
A iluminação é feita com lâmpadas LED. Todo o completo tem a classificação mais alta em termos de eficiência energética.
A Cidade do Futebol vai estrear-se com um Torneio de Futebol de Selecções Nacionais de sub-15, entre 1 e 3 de Abril, e terá a participação de mais de 84 jogadores distribuídos entre quatro selecções.
A primeira selecção a estagiar no novo centro será a Selecção Feminina de Futebol. A Selecção A de Portugal fará a sua preparação no Euro 2016, em França, na Cidade do Futebol.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.